A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Razões para o descontentamento da população, nos finais do séc. XIX: -Apesar do desenvolvimento industrial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Razões para o descontentamento da população, nos finais do séc. XIX: -Apesar do desenvolvimento industrial."— Transcrição da apresentação:

1

2 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República

3 Razões para o descontentamento da população, nos finais do séc. XIX: -Apesar do desenvolvimento industrial verificado na 2ª metade do século XIX, a maior parte da população continuava a viver mal; -O país tinha grandes dívidas; -Havia grande agitação e falta de liberdade.

4 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Em 1876, formou-se o Partido Republicano Português, que pretendia substituir a Monarquia pela República. MonarquiaRepública - O chefe de Estado é o rei. - O rei herda o trono. - Governa até à morte. -O chefe de Estado é o presidente. -O presidente é eleito pelos cidadãos, ou, pelos seus representantes. - A duração do mandato presidencial é limitada por lei.

5 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República. Em 1886, Portugal apresentou um mapa (Mapa cor-de-rosa), onde constavam os territórios a que se julgava com direitos. A Inglaterra opôs-se à pretensão de Portugal e enviou um ultimato. O rei D. Carlos e o governo aceitaram a exigência britânica, deixando o país numa posição humilhante. O descontentamento da população aumentou e o Partido Republicano passou a ter mais votos.

6 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República - A 31 de Janeiro de 1891, houve no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia.

7 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República - No dia 1 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, quando a família real voltava de Vila Viçosa, o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, foram assassinados.

8 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República - Subiu ao trono D. Manuel II, o filho mais novo de D. Carlos.

9 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República A 4 de Outubro de 1910, em Lisboa, rebentou a revolução republicana. Na manhã de 5 de Outubro de 1910, foi proclamada a implantação da República.

10 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Foi criado um governo provisório, presidido pelo Dr. Teófilo Braga. -Adoptou-se uma nova bandeira; -O hino nacional passou a ser A Portuguesa; -A moeda passou a ser o escudo em vez do real.

11 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Realizaram-se eleições para a Assembleia Constituinte, a qual iria elaborar uma nova Constituição. A Constituição Republicana ficou conhecida como Constituição de 1911,pois foi aprovada nesse ano.

12 Manuel de Arriaga foi o 1º Presidente da República eleito. Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República

13 Os governos republicanos tomaram medidas para melhorar a instrução dos portugueses: Criaram o Ensino Infantil para crianças dos 4 aos 7 anos; Tornaram o Ensino Primário obrigatório e gratuito para as crianças entre os 7 e os 10 anos; Criaram Escolas do Ensino Técnico (escolas agrícolas, comerciais e industriais); Criaram Escolas Normais" destinadas a formar professores primários; Criaram Liceus nas cidades mais populosas; Criaram as Universidades de Lisboa e Porto e reformaram a de Coimbra.

14 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Os governos republicanos tomaram medidas para defender os trabalhadores: Direito à greve; Redução do horário de trabalho para 8 horas; Direito a um dia de descanso semanal; Criação de um seguro obrigatório para a doença, velhice e acidentes de trabalho.

15 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República A 1º Guerra Mundial Entre 1914 e 1918 deu-se a 1ª Guerra Mundial, também conhecida por Grande Guerra. A Inglaterra e a Alemanha lutavam entre si pelo domínio de territórios fora da Europa (nomeadamente em África). Em 1917, Portugal entrou na guerra, lutando ao lado da Inglaterra. Os nossos soldados lutaram na Europa e também em Angola e Moçambique. Em 1918, a guerra terminou, com a derrota da Alemanha. Cemitério de La Lys, localidade onde morreram muitos portugueses (Batalha de La Lys)

16 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República A guerra trouxe várias consequências: -Os preços dos produtos subiram; - Os impostos aumentaram; -Aumentou a agitação social: eram frequentes as greves, os assaltos aos armazéns de alimentos e os atentados à bomba.

17 Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Instabilidade governativa Entre 1910 e 1926, Portugal teve 8 Presidentes da República e 45 Governos. Os governos eram substituídos frequentemente, porque os deputados dos diferentes partidos políticos estavam sempre em desacordo. Em 28 de Maio de 1926, uma acção militar chefiada pelo General Gomes da Costa pôs fim à 1ª República.

18 Fátima Guerreiro 2009


Carregar ppt "Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República Razões para o descontentamento da população, nos finais do séc. XIX: -Apesar do desenvolvimento industrial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google