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A COMERCIALIZAÇAO DO ATUM FRESCO NA EUROPA: PRESENTE E FUTURO Juan M. Vieites Baptista de Sousa Secretário Geral ANFACO.

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1 A COMERCIALIZAÇAO DO ATUM FRESCO NA EUROPA: PRESENTE E FUTURO Juan M. Vieites Baptista de Sousa Secretário Geral ANFACO

2 2 As capturas de atuns a nível mundial atingiram em 2004 um volume total de toneladas, o que supôs um incremento desde o ano 1950 de um 850%, segundo dados da FAO. Capturas mundiais de atuns Capturas mundiais de atuns

3 3 AnoVolume TM Evolução das capturas mundiais de atuns

4 4 Fonte: FISHTAT de la FAO País Africa América del Norte América del Sur Asia Unión Europea (25) Resto Europa Oceanía Otros TOTAL Evolução das capturas mundiais de atuns por zonas – Volume TM

5 5 As principais espécies capturadas a nível mundial são o atum listado e o rabil ou yellowfin. Capturas mundiais de atuns por espécies - % Fonte: FISHTAT de la FAO

6 Rabil Listado Patudo Atún Blanco Atún rojo del Atlántico Bonito del Atlántico Atún aleta negra Atún rojo del Sur< Atún Tongol Bonito Pacífico Oriental Bonito mono TOTAL Fonte: FISHTAT de la FAO Evolução das capturas mundiais de atuns por espécies – Volume TM

7 7 Em relação às capturas da União Europeia, Espanha e França são os principais países em capturas de atuns, seguidos por Itália e Portugal: -ESPANHA: 57% -FRANÇA: 35% -ITÁLIA: 4,5% -PORTUGAL: 2% Principais países da UE em capturas de atuns

8 8 Fonte: FISHTAT de la FAO Relação das capturas de atuns por países na UE25

9 9 Ao igual que no resto do mundo, a frota atuneira da UE captura principalmente atum listado e rabil, representando ambas espécies o 83% do total de capturas. Porém, na UE, as capturas de rabil superam às de listagem. Capturas da UE de atuns por espécies - % Fonte: FISHTAT de la FAO

10 Rabil Listado Patudo Atún blanco Atún rojo Bonito del Atlántico TOTAL Fonte: FISHTAT de la FAO Evolução das capturas da UE de atuns por espécies – Volume TM

11 11 Principais productos do atum como matéria prima atuns frescos e refrigerados, destinados na maioria dos casos à produção de sashimi e de filetes de atum.atuns frescos e refrigerados, destinados na maioria dos casos à produção de sashimi e de filetes de atum. –atuns congelados, destinados basicamente à produção de atum em conserva. –lombos de atum, produtos semiprocesados (precocidos e congelados) nos países próximos às zonas de captura e destinados para a elaboração de atum em conserva nos países desenvolvidos.

12 12 –O atum listado e o rabil, capturados pelos grandes cerqueiros nos mares tropicais, são utilizados principalmente para as conservas de atum claro (light meat tuna). –o atum branco é utilizado principalmente para as conservas de albacora (white meat tuna) e para a produção de filetes de atum. –O atum vermelho e o patudo, capturados pelos palangreiros e as embarcações com cana e linha, são utilizados principalmente para a produção de sashimi e de filetes de atum. Principais destinos do atum como matéria prima segundo as diferentes espécies

13 13 A comercialização de produtos pesqueiros na UE A UE junto com Japão e EEUU são os principais mercados de produtos pesqueiros a nível mundial. O consumo médio na UE é de 25 Kg./habitante/ano. O maior consumidor é Portugal com 59,8 Kg./habitante/ano, seguido por Espanha com 40,5 Kg./habitante/ano. A UE junto com Japão e EEUU são os principais mercados de produtos pesqueiros a nível mundial. O consumo médio na UE é de 25 Kg./habitante/ano. O maior consumidor é Portugal com 59,8 Kg./habitante/ano, seguido por Espanha com 40,5 Kg./habitante/ano. Quanto ao consumo de produtos pesqueiros na UE, o 45% corresponde a pescado fresco, um 12% a pescado congelado, um 13% a conservas e o 30% restante a mariscos, moluscos e crustáceos. Quanto ao consumo de atum fresco, este mal representa um 3% do total de produtos pesqueiros frescos comercializados. Quanto ao consumo de produtos pesqueiros na UE, o 45% corresponde a pescado fresco, um 12% a pescado congelado, um 13% a conservas e o 30% restante a mariscos, moluscos e crustáceos. Quanto ao consumo de atum fresco, este mal representa um 3% do total de produtos pesqueiros frescos comercializados. As vendas de pescado fresco se concentram principalmente em peixarias especializadas tradicionais, com uma quota do 60%. Seguem-lhe em importância os supermercados com o 24% e os hipermercados com o 10%. Agora bem, a aparição dos produtos frescos elaborados, com diversos tratamentos e apresentações, permitiu em muito pouco tempo aumentar enormemente a oferta de pescados nos lineares da grande distribuição, incrementando sua quota de mercado. As vendas de pescado fresco se concentram principalmente em peixarias especializadas tradicionais, com uma quota do 60%. Seguem-lhe em importância os supermercados com o 24% e os hipermercados com o 10%. Agora bem, a aparição dos produtos frescos elaborados, com diversos tratamentos e apresentações, permitiu em muito pouco tempo aumentar enormemente a oferta de pescados nos lineares da grande distribuição, incrementando sua quota de mercado. Os novos hábitos de vida e a incorporação da mulher ao mercado trabalhista supuseram um incremento no consumo dos produtos pesqueiros preparados em detrimento do pescado fresco. Os novos hábitos de vida e a incorporação da mulher ao mercado trabalhista supuseram um incremento no consumo dos produtos pesqueiros preparados em detrimento do pescado fresco.

14 14 A comercialização do atum fresco: circuito comercial Frota costeira e de altura Outras origens Lota de contratação em porto Atacadistas em origem Indústria transformadora e conservera Atacadistas centrais com ou sem posto em Mercado minoristas, hotelaria, restaurantes e outros Consumidor

15 15 Principal consumo do atum fresco: o sashimi O sashimi é um produto cru de atum fresco e refrigerado, muito apreciado pelo mercado japonês e exportado com sucesso a Norteamérica e Europa. O sashimi de qualidade superior prove dos exemplares maiores de atum vermelho, imediatamente refrigerados depois de sua captura e processados a bordo. Entre os factores que determinam sua qualidade são a textura firme da carne, o alto conteúdo gorduroso e a cor translúcido. Nos últimos anos, devido à alta demanda de atuns vermelhos para o sashimi e a escassez dos recursos, os principais produtores destes atuns como Espanha, Itália e França, entre outros, desenvolveram com bastante sucesso o engorde em jaulas de atuns vermelhos para sua posterior exportação a Japão ou a outros países consumidores.

16 16 As qualidades do atum fresco Desde o ponto de vista nutricional, os atuns frescos que chegam à mesa do consumidor representam uma sobressaliente fonte de proteína de alto valor biológico, como também uma fonte excelente de vitaminas e minerais. Tem a vantagem de possuir um nível baixo de gorduras saturadas e, pelo contrário, uma elevada percentagem de ácidos gordurosos polinsaturados do tipo Omega3.

17 17 –Predomínio de unidades produtivas, maioritariamente familiares, com escassa mentalidade empresarial. –Exploração intensiva dos recursos atuneiros, o que motivou situações de oferta excessiva e um descenso pronunciado dos preços. A cotação média do atum branco nas lotas do norte de Espanha foi descendo progressivamente nos últimos anos (Ano 2002: 4,68 /kg.; Ano 2003: 3,87 /Kg.: Ano 2004: 3,18 /Kg.; Ano 2005: 2,88 /Kg.). –Incapacidade para adaptar-se às novas condições de mercado: globalização dos mercados, incremento da concorrência, maiores exigências de qualidade, etc. –Obtenção de produtos de baixo valor adicionado e desinteresse dos pescadores em envolver-se na comercialização das suas capturas. O atum fresco: problemática actual do sector extractivo atuneiro de baixura

18 18 –Descentralização da oferta devido à atomização e dispersão das lotas e escassa especialização das lotas para a comercialização das suas capturas. –Mínima intervenção dos pescadores no processo de fixação dos preços. Hegemonia dos compradores no actual sistema de leilão holandês. –Descenso da rentabilidade da frota de baixura como conseqüência do incremento do custo do combustível (o diesel passou de 0,11 /litro em 1988 a 0,50 /litro na atualidade) e pelas dificuldades para abastecer-se de isca viva, principalmente anchova e sardinha, empregado na captura de atuns. –Insuficiente utilização das novas tecnologias na comercialização das capturas. O atum fresco: problemática atual do sector extractivo atunero de bajura

19 19 O atum fresco: perspectivas de futuro para o sector extractivo atuneiro de baixura Para garantir a sua sobrevivência, o sector extractivo de baixura em general, e o atuneiro em particular, deve dotar-se de uma estructura, uns métodos e uma mentalidade empresarial que lhe permita intervir nos seguintes processos: –Na comercialização de suas capturas como único meio de garantir um aumento do valor de suas capturas, já seja controlando um pouco melhor os mercados participando neles; bem criando valor adicionado para seus produtos com melhores classificações, apresentações ou denominações de origem, ou bem organizando suas capturas em função da posterior comercialização das mesmas. –Na organização da extracção com planos de pesca racionais desde um ponto de vista económico e sustentável em relação ao estado dos recursos.

20 20 O atum fresco: Recomendações para a sobrevivência do setor extractivo atuneiro de baixura (I) –Aplicação de Planes de Pesca em função de umas estratégias de comercialização prefixadas pelos próprios produtores. Intervir no processo de comercialização criando nas Confrarias empresas para a comercialização de suas capturas.Intervir no processo de comercialização criando nas Confrarias empresas para a comercialização de suas capturas. Dotar ao produto de um maior valor adicionado criando nas Confrarias unidades de manipulação do pescado para prepará-lo, embalá-lo e identificá-lo.Dotar ao produto de um maior valor adicionado criando nas Confrarias unidades de manipulação do pescado para prepará-lo, embalá-lo e identificá-lo. –Maior concentração da oferta para garantir uma maior presença de compradores e um verdadeiro nível de unificação de preços e desenvolvimento da comercialização Online mediante Internet.

21 21 –Especialização de algumas lotas em certas espécies ou para certo tipo de compradores, o que permitiria uma maior racionalização do mercado. –Desenvolvimento de campanhas promocionais orientadas a incrementar o consumo dos produtos pesqueiros frescos. –Implantação de distintivos de qualidade para identificar os produtos frente aos da concorrência. O atum fresco: Recomendações para a sobrevivência do setor extractivo atunero de bajura (II)

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