A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Foi com Antônio Carlos Gomes que a arte brasileira, pela primeira vez na história, conseguiu atravessar o Atlântico e foi aplaudida na Europa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Foi com Antônio Carlos Gomes que a arte brasileira, pela primeira vez na história, conseguiu atravessar o Atlântico e foi aplaudida na Europa."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Foi com Antônio Carlos Gomes que a arte brasileira, pela primeira vez na história, conseguiu atravessar o Atlântico e foi aplaudida na Europa.

4 Nascido em 11 de julho de 1836, na pequena Vila Real de São Carlos, atual Campinas (SP), o pequeno Tonico, como era chamado pelos familiares, era filho de Manoel José Gomes, mestre de música e banda. Aos dez anos, com o auxílio do pai, aprendeu a tocar diversos instrumentos.

5 Casa onde nasceu Carlos Gomes Rua Regente Feijó Campinas (Foto de 1954)

6 Quando adolescente, Carlos Gomes trabalhava em uma alfaiataria, costurando paletós e calças. No tempo livre, aproveitava para aperfeiçoar os estudos musicais. Já nessa época, apresentava-se com o pai e o irmão mais velho, Pedro Sant'Anna Gomes, nos bailes e pequenos concertos da cidade. Ele era uma espécie de "coringa" da banda. Como sabia tocar vários instrumentos, podia assumir qualquer posição do grupo.

7 Desde este período, Carlos Gomes já compunha canções religiosas e modinhas românticas - que sempre estiveram presentes em seu repertório. Em 1859, partiu em turnê com o irmão e o amigo Henrique Luiz Levy.

8 Ao chegar na capital paulista, ficou amigo dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Em homenagem aos novos companheiros, compôs o Hino Acadêmico e a modinha Quem sabe?, obras que o tornaram conhecido entre as repúblicas estudantis – Faculdade de Direito do Largo São Francisco – São Paulo/SP

9 No ano seguinte, com o objetivo de consolidar sua formação musical, mudou-se para o Rio de Janeiro, contra a vontade do pai, para iniciar os estudos no conservatório da cidade. Rio de Janeiro – Botafogo Antigo

10 "Uma idéia fixa me acompanha como o meu destino! Tenho culpa, porventura, por tal cousa, se foi vossemecê que me deu o gosto pela arte a que me dediquei e se seus esforços e sacrifícios fizeram-me ganhar ambição de glórias futuras?", escreveu ao pai, aflito e cheio de remorso por tê-lo contrariado. "Não me culpe pelo passo que dei hoje. [...] Nada mais lhe posso dizer nesta ocasião, mas afirmo a que as minhas intenções são puras e espero desassossegado a sua benção e o seu perdão", completou.

11 No Rio, foi apresentado a D. Pedro II, que se tornaria seu admirador e mecenas. O imperador o enviou a Milão para que aprimorasse os conhecimentos em música. D. Pedro II

12 Anos depois, em 1870, Carlos Gomes iniciou-se a brilhante carreira do compositor, ao apresentar, no Teatro Alla Scalla da cidade italiana, a ópera O Guarani, baseada no romance homônimo de José de Alencar. A obra rodou o mundo. Teatro Alla Scalla – Milão – Itália (inaugurado em 3 de agosto de 1778

13 Foi nesta época que conheceu a italiana Adelina Conte Peri, por quem se apaixonou. Pianista e professora, ela era colega de conservatório do compositor. Em 1871, casaram-se. Embora a união tenha sido um tanto quanto conturbada, tiveram cinco filhos - três morreram prematuramente. Adelina Conte Peri

14 Com a morte de Mário, um dos filhos do casal, o compositor entrou em profunda depressão e mudou-se para Gênova. "Mário, subindo ao céu, aos cinco anos, me deixou na terra infeliz para toda a vida", escreveu o músico. Monumento em São Paulo – SP – Praça Ramos de Azevedo

15 A partir desde momento, Carlos Gomes endividou- se, passou por grandes dificuldades financeiras, sofreu várias crises nervosas e viciou-se em ópio. Há quem diga que manteve casos amorosos com várias mulheres, o que justificaria a separação com Adelina, em 1885.

16 Ao longo da vida, Carlos Gomes esteve dividido entre duas pátrias, duas nacionalidades. Ao adotar a Itália como segunda nação, o compositor foi duramente hostilizado pelos brasileiros, que o viam como um aproveitador do dinheiro público, já que tinha como "mecenas" o imperador D. Pedro II.

17 Em contrapartida, os italianos o enxergavam como um mercenário, pois acreditavam que ele produzia arte com fins comerciais -O Guarani, inclusive, foi vendido a um editor. Monumento a Carlos Gomes O GUARANI Praça Ramos de Azevedo - São Paulo - SP

18 Um ano antes de morrer, o compositor foi convidado para dirigir o Conservatório do Pará. Mesmo doente, aceitou o convite. Após três meses no cargo, Carlos Gomes morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896, aos 60 anos.

19 Carlos Gomes em seu leito de morte O cortejo fúnebre é acompanhado por pessoas. Em 24 de outubro de 1896 o enterro é feito no mausoléu da família Ferreira Penteado já em Campinas

20 Obras de Carlos Gomes

21 ÓPERAS: A Noite do Castelo (1861) Joana de Flandes (1863) Se sa Minga (1866) Nella Luna (1868) Guarany (1870) Fosca (estréia 1873) Salvador Rosa (1874) Maria Tudor (1879) Lo Schiavo - O Escravo (1889) Condor (1891) Colombo (1891)

22 Missa de São Sebastião (1854) Bela Ninfa de Minh'Alma (1857) A Alta Noite (1859) Hino Acadêmico (1859) Quem Sabe? (1859) Suspiros d'Alma (1859) Anália Ingrata (1859) Missa de Nossa Senhora da Conceição (1859) Salve o Dia da Ventura (1860) A Última Hora do Calvário (1860) Lo ti vidi (1866) Noturno (1866) La Madamina (1867) Eternamente (1867) Lisa, me vos tu ben? (1869) Saldação do Brasil (1876) Hino a Camões (1880) Tu m'ami ( ) Pensa ( ) Per me solo ( ) Dolce rimprovero ( ) Canta ancor ( ) Povera bambola ( ) Addio ( ) CANÇÕES

23

24 Busto de Carlos Gomes em Porto Alegre/RS

25 Monumento-túmulo de Carlos Gomes em Campinas/SP

26 Sala do MUSEU DE CARLOS GOMES, no Centro de Ciências Letras e Artes - de Campinas/SP Rua Bernardino de Campos, 969 Fone: (19)

27 Aí está um pouco da história desse grande artista brasileiro, campineiro chamado ANTÔNIO CARLOS GOMES

28 PESQUISA E FORMATAÇÃO: Mima (Wilma) Badan Informações retiradas da Coleção Folha de Música Clássica IMAGENS: da Internet MÚSICA: Quem sabe – Carlos Gomes (A letra é do poeta sergipano Bittencourt Sampaio) Interpretação: Francisco Petrônio (Repasse com os devidos créditos) BLOGS: wwwrecantodepalavras.blogspot.com wwwrecantodasreceitas.blogspot.com wwwcasadavovomima.blogspot.com wwwpurezadoutrinaria.blogspot.com PPSs e ESTÓRIAS INFANTIS em:


Carregar ppt "Foi com Antônio Carlos Gomes que a arte brasileira, pela primeira vez na história, conseguiu atravessar o Atlântico e foi aplaudida na Europa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google