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AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS
PROGRAMA AVES AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2 PROVAS DE DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO Outubro Novembro L.PORT/PORTUGUÊS
DATA REALIZAÇÃO ANO ESCOLARIDADE RECEÇÃO RESULTADOS ANÁLISE DOS DADOS DESTINATÁRIOS PLANOS MELHORIA DIAGNÓSTICO  Outubro Novembro Direção Conselho Pedagógico Coordenadores de Departamento Delegados de Grupo Grupos Disciplinares - Comparados os resultados nas competências/ /fatores/temas comuns à avaliação interna - Discutidas estratégias que conduzam a melhores resultados L.PORT/PORTUGUÊS 5º, 7º, 10º MATEMÁTICA HISTÓRIA INGLÊS CIÊNCIAS NATURAIS

3 PROVAS DE DIAGNÓSTICO 2010/2011
MAPA RESUMO DISCIPLINA 10º 10º EP PORTUGUÊS 75.5 Resultado superior à média total (71.5) e ao das escolas do mesmo contexto (72.9) 54.3 Resultado superior à média total (49,3) e ao das escolas do mesmo contexto (51) 53.3 Resultado superior à média total (51.1) e ao das escolas do mesmo contexto (52) 42.8 Resultado superior à média total (38.3) e ao das escolas do mesmo contexto (38.9) MATEMÁTICA 62.0 Resultado superior à média total (58.9) e ao das escolas do mesmo contexto (59.8) 47.7 Resultado superior à média total (40.7) e ao das escolas do mesmo contexto (41.9) 65.5 Resultado superior à média total (57.6) e ao das escolas do mesmo contexto (56.1) 30.3 Resultado inferior à média total (34.8) e ao das escolas do mesmo contexto (36)

4 DECISÕES DO GRUPO DISCIPLINAR
PROVAS DE DIAGNÓSTICO 2011/2012 (OUTUBRO) DECISÕES PEDAGÓGICAS e/ou ORGANIZACIONAIS DOS GRUPOS DISCIPLINARES DISCIPLINA RESULTADOS DIFICULDADES DETETADAS DECISÕES DO GRUPO DISCIPLINAR HISTÓRIA Superiores à média das escolas do mesmo contexto e à média total  Tema 2 Definição de conceitos    Memorização Continuar a desenvolver as competências específicas da disciplina Consolidar os conhecimentos relacionados com o Tema 2, Século XII Reforçar a definição e memorização dos conceitos fundamentais

5 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
REGISTO DIACRÓNICO LÍNGUA PORTUGUESA - 5º ANO ANO LETIVO MANUEL LARANJEIRA CONTEXTO GERAL 2010/11 75.5 72.9 71.5 2011/12 68.9 72.8 2012/13

6 PROVAS DE CONHECIMENTO
PROVA DATA REALIZAÇÃO ANO ESCOLARIDADE RECEÇÃO RESULTADOS ANÁLISE DOS DADOS DESTINATÁRIOS PLANOS MELHORIA CONHECIMENTO MAIO SETEMBRO Direção Conselho Pedagógico Coordenadores de Departamento Delegados de Grupo Grupos Disciplinares Analisados os resultados em reuniões de grupo Preenchida uma ficha com as decisões pedagógicas e organizacionais que possam conduzir à melhoria dos resultados. L.PORT/PORTUGUÊS 6º, 9º, 12ºR, 12ºP MATEMÁTICA HISTÓRIA INGLÊS CIÊNCIAS NATURAIS

7 PROVAS de CONHECIMENTO – MAIO 2011
MAPA RESUMO DOS RESULTADOS DISCIPLINA 6º ANO 9º ANO 12º ANO 12º PROFISSIONAL ML C T PORTUGUÊS 78 72.6 68.5 52.2 49.9 49 56.7 53.1 52.5 40.1 40.7 41.2 MATEMÁTICA 63.9 57 53.8 50.5 49.3 48.2 52 46.9 44.4 26.7* 25.1** 29.2* 31.8** 30.4* 34.2** ML: Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira Sugere-se que os Grupos Disciplinares analisem cuidadosamente os resultados finais acima apresentados (média ponderada de todos os fatores que constituíram as provas) bem como os parciais obtidos em cada um dos fatores (ver documentação anexa). Deverão ser encontradas estratégias que permitam melhorar os resultados nos fatores/competências com piores classificações. Na primeira reunião de grupo deverá ser preenchido o Quadro de Interpretação dos Resultados e Decisões Subsequentes que será, logo depois, entregue à Diretora para análise posterior. C: Escolas do mesmo contexto sociocultural T: Totalidade de escolas no Programa (+ de 50) *Matemática – 100 horas **Matemática – 300 horas Espinho, 29 de Setembro 2011

8 DIFICULDADES DETETADAS
PROVAS DE CONHECIMENTO 2010/2011 (Maio) DECISÕES PEDAGÓGICAS e/ou ORGANIZACIONAIS DOS GRUPOS DISCIPLINARES DISCIPLINA RESULTADOS DIFICULDADES DETETADAS DECISÕES LÍNGUA PORTUGUESA/ PORTUGUÊS Superiores à média das escolas do mesmo contexto e à da totalidade das escolas nos 6º, 9º e 12º anos (Ensino Regular) Iguais à média total e aos da média das escolas do mesmo contexto no 12º ano (EP) Aperfeiçoamento de texto Funcionamento da língua Manter as aulas de preparação para exame (9º ano) Reforçar as atividades de aperfeiçoamento de texto e de estudo do funcionamento da língua (9º ano) Será reforçada a abordagem do conteúdo de funcionamento da língua já que os alunos obtiveram uma prestação inferior à média (12º ano) Nos fatores /competências com piores classificações serão reforçadas as estratégias e medidas implementadas (EP)

9 9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA REGISTO DIACRÓNICO M. Laranjeira Contexto
REGISTO DIACRÓNICO Ano M. Laranjeira Contexto Geral 2000/01 43 % 39 % 2001/02 47 % 42 % 41 % 2002/03 2003/04 2004/05 2005/06 52 % 2006/07 51% 46% 47% 2007/08 49 % 48 % 2008/09 51 % 46 % Apenas no “Texto Dramático” os nossos alunos têm resultados (ligeiramente) inferiores a todos os colegas 2009/10 52% 50% A escola obtém resultados inferiores aos de todas as escolas nos fatores “Categorias Gramaticais” , “Estrutura da Frase”, “Tipologias Textuais” e nas competências “Aquisição” e “Aplicação”. 2010/11 49% Apenas nos fatores Categorias Gramaticais, Oração e Tipologias Textuais a escola obtém resultados inferiores aos de todas as escolas 2011/12

10 PROVAS OCV Janeiro 7º, 9º, 10º, 12º Setembro Direção Coordenadoras DT
DATA REALIZAÇÃO ANO ESCOLARIDADE RECEÇÃO RESULTADOS ANÁLISE DOS DADOS DESTINATÁRIOS PLANOS MELHORIA OCV (Alunos ER/EP) Janeiro 7º, 9º, 10º, 12º Setembro Direção Coordenadoras DT Diretores de Turma Conselhos de Turma (Grupos Disciplinares) Temas tratados em Formação Cívica e DT/DTT

11 QUESTIONÁRIOS O. C. V. ENSINO REGULAR - 2010/2011
1. Atitudes e Valores  2010/11 Tolerância Ecologia Saúde Transversalidade 10º 12º Nós 58.5 63.7 65.3 69.8 68.6 59.8 59.5 92 85.6 81.8 76.8 56.9 61.3 48.8 Contexto 51.9 59.1 58.8 65 65.1 59.2 87.4 82.9 78.5 75.5 63 66 57.6 55.4 Total 50.6 57.2 58.4 64.7 62.9 57.9 58.1 86.2 82 78.8 75.9 63.6 57 56.5 PONTOS FORTES PONTOS CRÍTICOS Os resultados obtidos na Prova Opinião sobre a Escola são, este ano, claramente melhores dos que os obtidos no ano passado. Vários fatores (quais?) poderão ter contribuído para isso: a mudança para as novas instalações será, seguramente, um deles O fator Atividades vem obtendo classificações inferiores aos das escolas do mesmo contexto e também inferiores aos da totalidade de escolas no Programa. Este facto contradiz, de algum modo, a leitura que a escola faz do seu Plano Anual de Atividades. De que forma é que os alunos percecionarão as questões que constituem a prova? Estarão eles a interpretar corretamente o conceito Atividades? Os resultados obtidos na Prova Estratégias de Aprendizagem em todos os anos de escolaridade Os muito bons resultados obtidos no fator Raciocínio Abstrato (Feminino e Masculino) na Prova Competências de Raciocínio.

12 O fator Ordem e Disciplina obtém, nos alunos do Ensino Secundário, maus resultados.
SUGESTÕES Os Grupos Disciplinares e os Conselhos de Turma deverão discutir estratégias que permitam uma abordagem transversal de temas como a educação ambiental, educação para a paz, educação para a saúde e educação para a igualdade entre os sexos A Direção da escola, o Conselho Pedagógico e os Grupos disciplinares deverão debruçar-se sobre o fator Atividades e encontrar estratégias que permitam melhorar resultados nesta área e/ou modificar a forma como a questão é encarada pelos alunos A questão Ordem e Disciplina poderá/deverá ser discutida com os alunos do Ensino Secundário na 3ª hora da Direção de Turma no sentido de se perceber as razões que levem a que a escola seja avaliada negativamente 7 de Outubro de 2011

13 PROVAS OCV - ENSINO PROFISSIONAL
REGISTO DIACRÓNICO “ATITUDES E VALORES” Ano curricular: 10º ano Ano letivo 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014  Tolerância  60 %  57 %  58%  62%  61%  Ecologia  56 %  49 %  52%  54%  Saúde  81 %  75 %  74%  77%  Transversalidade  48 %  41 %  47%

14 ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
QUESTIONÁRIO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DATA DA REALIZAÇÃO RECEÇÃO RESULTADOS ANÁLISE DADOS DESTINATÁRIO PLANO MELHORIA  Janeiro Início do ano letivo seguinte  Direção Plano de Melhoria para os itens com piores resultados

15 INQUÉRITO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (2011/2012)
 2011/12 1. Funcionamento 10º 12º 10ºEP 12ºEP  Nós  71.9  73.4  73.9  72.6  75.3  71.1  67.3  Contexto  72.9  71.5  72  69.7  68.2  64.3  Total  69.3  69  70.8  68.6  70.2  64.6  2011/12 2. Comunicação 10º 12º 10ºEP 12ºEP Nós  78.9  82.6  83.3  78.1  87.6  76.8  84.9  Contexto  81.1  79.5  80.8  75.4  77.2  76.7  Total  79.3  80.1  75.9  77.6  78  76.6

16 O fator Atividades apresenta resultados negativos em dois anos de escolaridade sendo, por isso, aquele em que os resultados são menos bons. De referir, no entanto o facto de, no ano letivo anterior esse fator ter sido avaliado negativamente em cinco dos anos de escolaridade. NOTAS Os resultados são globalmente muito satisfatórios: em 35 combinações fator/ano de escolaridade a escola tem melhores resultados em 31 … SUGESTÕES Os resultados são significativamente melhores do que os do ano letivo anterior. De salientar que nos fatores Funcionamento da escola e preparação dos alunos e Disciplina (neles se centra muita da essência do trabalho de cada escola) os resultados são sempre melhores do que os das escolas do mesmo contexto e do que os da totalidade de escolas no Programa Dedicar especial atenção aos resultados de 5º ano nos fatores Comunicação com professores/diretores de turma e Informação e participação dos pais/encarregados de educação na vida escolar (Direção/Coordenadora DT/DT de 6º ano) Discutir a melhor forma de se conseguir que os resultados no fator Atividades se modifiquem (Direção/Coordenadora PAA / Conselho Pedagógico)

17 (Questionário para professores)
CLIMA ORGANIZACIONAL (Questionário para professores) QUESTIONÁRIO DATA REALIZAÇÃO RECEÇÃO RESULTADOS ANÁLISE DE DADOS DESTINATÁRIOS PLANO MELHORIA CLIMA ORGAZINACIONAL (Questionário para professores) Final do ano letivo Início do ano letivo seguinte Direção Plano de Melhoria para os itens com piores resultados

18 RELACIONAMENTOPESSOAL
CLIMA ORGANIZACIONAL (Questionário a Professores) MAPA COMPARATIVO: 2010/ /2012 RESULTADOS GLOBAIS FATORES 2010/2011 2011/2012  ML TOTAL ESCOLAS RECURSOS 3.3 3.6 3.8 3.7 DIREÇÃO DISCIPLINA INTERNA RELACIONAMENTOPESSOAL 3.2 3.4 3.5 SISTEMA SOCIAL NÍVEL DE SATISFAÇÃO CLIMA DE TRABALHO EFICÁCIA em 2010/2011 em sete dos fatores o valor era inferior ao da totalidade de escolas do Programa; em 2011/2012 em três dos fatores a média é superior, em quatro é igual e só um fica ligeiramente abaixo dos alcançados pelas outras escolas PONTOS FORTES Foi nos fatores Clima de Trabalho e Relacionamento Pessoal que se verificou maior progressão. Os valores no fator Nível de Satisfação são agora também significativamente melhores Melhores resultados em todos os fatores:

19 ASPETOS A MELHORAR Fator Direção (sendo verdade que uma análise mais detalhada dos dados permite identificar alguma contradição uma vez que, em vários indicadores, o seu trabalho é claramente valorizado) Consolidação dos bons resultados obtidos este ano em todos os outros fatores sobretudo agora que a escola vive um processo de agregação e novas e mais complexas dinâmicas irão, com toda a certeza, surgir.

20 PROGRAMA AVES PONTOS FORTES Comparar resultados com os das escolas do mesmo contexto sócio-cultural e com os da totalidade de escolas no Programa CONSTRANGIMENTOS/ASPETOS A MELHORAR Sobreposição do número de provas de conhecimento em alguns anos de escolaridade (Testes na avaliação interna, Provas intermédias, Exames Nacionais, Provas de Conhecimento do Programa AVES) Estabelecer Planos de Melhoria para os fatores/competências com piores resultados Obter dados importantes para a melhoria da qualidade do processo ensino/aprendizagem, dados esses que não são fornecidos nem pela avaliação interna nem pelos exames nacionais a que os alunos são submetidos (Provas OCV e Clima Organizacional, por exemplo) Resistência de alguns professores Questões organizacionais que se prendem com o crescente número de alunos envolvidos no Programa (escola em processo de agregação)

21 AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS
PROGRAMA AVES AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS


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