A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 05 – Clima e Vegetação Prof. Raphael Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 05 – Clima e Vegetação Prof. Raphael Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 05 – Clima e Vegetação Prof. Raphael Ramos

2 Cap Clima

3 Tempo Refere-se a certas características de temperatura, pressão atmosférica, umidade e ventos em determinado lugar estão relacionadas aos movimentos das massas de ar. Podem mudar a qualquer momento. Palavras-chaves: Ensolarado, nublado, chuvoso, parcialmente nublado e etc.

4 Massas de Ar Correntes de ar atmosférico que estão em permanente movimento modificando as condições de tempo por onde passam. As massas de ar que agem em nosso país são: 1 – mEc – Massa equatorial continental 2 – mEa – Massa equatorial atlântica 3 – mTc – Massa tropical continental 4 – mTa – Massa tropical atlântica 5 – mPa – Massa polar atlântica

5

6 Previsão do Tempo Oferece informações com as quais se podem antecipar períodos de frio, seca, muita chuva, calor e etc. Essas informações são fundamentais para diversas atividades desenvolvidas pelos grupos sociais, como: Agricultura, transporte aéreo e o marítimo.

7

8 Clima É a forma como os diferentes tipos de tempo se alternam em um lugar. É determinado após rigorosos estudos científicos, pelo menos 30 anos. São características de tempo que sempre se repetem. Os elementos do clima são: Temperatura, precipitação e pressão atmosférica.

9 Elementos climáticos Para determinarmos o clima de uma região, devemos considerar os elementos climáticos e os fatores climáticos e verificar como eles atuam. Os fatores climáticos são: Latitude, Altitude, Maritimidade, Continentalidade e as atividades humanas.

10 Camadas da atmosfera terrestre A atmosfera é formada por gases que envolvem a Terra. Pode ser dividida em camadas com espessuras e composições diferentes. As camadas são: Troposfera, Estratosfera, Ionosfera, Exosfera e etc.

11 Altitude (km) Nível do mar

12 Latitude À medida que nos afastamos do Equador, os raios solares atingem a Terra de forma mais inclinada, resultando em menor incidência dos raios solares. (menores temperaturas) Quanto mais nos aproximamos da Linha do Equador, os raios solares atingem de forma direta, resultando em maior incidência dos raios solares. (maiores temperaturas)

13

14 Altitude Quanto menores as altitudes maiores as temperaturas e vice-versa. Em áreas mais altas, o ar está mais disperso, mais rarefeito, tornando a temperatura mais baixa.

15

16 Maritimidade-Continentalidade As Regiões próximas aos oceanos, mares, e grandes lagos apresentam menores variações de temperatura ao longo de um dia do que aquelas que se encontram no interior dos continentes.

17 Pressão Atmosférica Pressão do ar sobre a superfície terrestre e sobre os seres humanos. É o peso do ar sobre os corpos na superfície. Os fatores que determinam suas variações são a altitude e a temperatura.

18 Altitude O ar rarefeito das áreas de maior altitude exerce menor pressão sobre a superfície terrestre. Em altitudes grandes existe um volume menor de ar, em áreas de menor altitude o volume e a pressão do ar é maior.

19

20 Temperatura A pressão varia conforme a temperatura. Em zonas onde a temperatura é mais baixa, a distância entre as moléculas de ar é menor, tornando o ar mais denso, com pressão mais elevada. Em áreas onde as temperaturas são mais altas, as moléculas de ar encontram-se mais afastadas, com baixa pressão.

21

22 Precipitação Acontece em razão da condensação do vapor de água existente na atmosfera. Sua origem está na evaporação da água dos oceanos, mares e etc., assim como a transpiração dos solos, vegetais e animais.

23

24 Atividades humanas Através da emissão contínua de gases poluentes causadores do efeito estufa que provocam o agravamento do efeito estufa. Esses gases poluentes provocam alterações climáticas em vários locais do planeta, gerando secas em alguns lugares e enchentes em outros.

25 Tarefa Responder questões da Apostila p. 226 e 227 (Todas as questões).

26 Cap. 02 – Tipos de Clima

27 Climas segundo temperatura e precipitação Os climas podem ser reunidos de acordo com a temperatura ou de acordo com a precipitação. CLIMAS Segundo a precipitação Árido: a precipitação anual é inferior a 250 mm Semiárido: a precipitação anual está entre 250 e 499 mm Subúmido: a precipitação anual está entre 500 e mm Úmido: a precipitação anual está entre e mm Muito úmido: a precipitação anual é superior a mm Segundo a temperatura Polar: temperatura média anual abaixo de 10 ºC Frio: temperatura média que não ultrapassa 10 ºC. Temperado: temperatura média anual próxima de 20 ºC Quente: temperatura média do mês mais frio superior a 18 ºC

28 Climas do Brasil

29 Clima Equatorial Encontrados em áreas próximas a Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas e com grande quantidade de chuvas. Seu clima é quente e úmido. A média térmica anual é de 25ºC. Encontrado na região Norte do Brasil.

30 Clima Tropical Apresenta suas estações bem definidas: Verão quente e chuvoso e inverno frio e seco. Ocorre em áreas entre os trópicos. Possui algumas variações de acordo com as localidades.

31 O Brasil central – Chuvas mal distribuídas, principalmente no Verão. É conhecido como: Tropical Semiúmido. Zona sertaneja nordestina – As chuvas são raras, quando ocorrem são rápidas. É conhecido como: Tropical Semiárido. Áreas serranas do Sudeste – médias térmicas inferiores em relação as áreas mais baixas, e chuvas acentuadas nas encostas dos morros voltados para o litoral. É conhecido como Tropical de Altitude.

32

33 Clima Subtropical Apresenta duas estações do ano bastante diferenciadas: Verão quente e inverno rigoroso, com quedas acentuadas da temperatura. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. Ocorre no Brasil nos estados do sul do Brasil, nas áreas próximas do trópico de capricórnio.

34 Climas que não ocorrem no Brasil Clima Polar – Ocorre nas altas latitudes, com temperaturas muito baixas o ano todo. Clima Frio – Apresenta temperaturas baixas na maior parte do ano e precipitação nival. Clima Temperado – Típico das áreas entre os trópicos e círculos polares, as temperaturas amenas e as estações do ano são bem definidas. Clima Mediterrâneo – Verões quentes e secos e invernos com temperatura amena e muitas chuvas.

35 Clima desértico – Caracteriza-se pela escassez de chuvas, podendo ser frio ou quente. Clima frio de Montanha – Ocorre em áreas de altitude elevada, apresenta temperaturas sempre muito baixas.

36 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 234 (01 a 03) e 235 (02).

37 Cap Vegetação

38 Tipos de paisagem vegetal Há vários tipos de formações vegetais na Terra. As principais são: Florestas, savanas, pradarias, tundras e os desertos. Muitas formações vegetais foram eliminadas para dar lugar a pastagem, cidades, áreas agrícolas etc.

39 Florestas Florestas equatoriais e tropicais – Presentes nas faixas de clima equatorial e tropical, típicas de áreas quentes e úmidas. São exuberantes, e com diversidade de espécies vegetais. Florestas temperadas e subtropicais – Localizam-se em regiões de clima temperado úmido, apresentam menor diversidade de espécies vegetais e animais.

40 Florestas boreais – Também conhecidas como Taigas e Coníferas. São homogêneas e ocorrem em lugares de clima frio.

41 Savanas Encontradas em áreas de clima tropical, em áreas que apresentam uma estação seca bem definida. São compostas basicamente por arbustos e plantas rasteiras.

42

43 Pradarias e Tundras As PRADARIAS são características de áreas pouco chuvosas e de inverno rigoroso, formado basicamente por: Gramíneas e alguns arbustos. As TUNDRAS ocorrem em áreas polares. É formada por um tapete de musgos e liquens e algumas plantas rasteiras.

44

45 Vegetação de deserto Ocorrem em áreas onde a quantidade de chuvas é muito pequena, podendo ser áreas frias ou quentes. Há pouca vegetação de pequeno porte, com poucas folhas e espinhos, que se adaptam ao ambiente, como os Cactos.

46

47 Vegetação no Brasil

48 Floresta Amazônica Ocupa a Região Norte e parte do Centro- Oeste e nordeste no Brasil. Grande variedade de plantas e animais. Apresenta árvores altas, densamente distribuídas e copas entrelaçadas, solo úmido. Nas últimas décadas, a floresta tem sido desmatada em ritmo intenso.

49

50 Mata Atlântica Ocupa a porção litorânea do Brasil. Hoje limita-se a apenas 5% da formação vegetal que foi intensamente destruída desde a chegada dos portugueses. As árvores são altas, densamente distribuídas, copas entrelaçadas, grande biodiversidade e etc.

51

52 Mata de Araucária ou Pinhais Localiza-se em toda a região sul do Brasil e nas áreas serranas do sudeste. Apresenta pequena variedade de espécies vegetais, predominando os Pinheiros. Foi intensamente devastada para a retirada da madeira para produção de papel e celulose.

53

54 Mata de Cocais Transição entre a caatinga, o cerrado e a floresta equatorial. Encontrada nos estados do Maranhão e Piauí. É composta basicamente de carnaúba, babaçu, palmeiras.

55

56 Cerrado Predomina na área central do Brasil. Suas árvores têm, geralmente: árvores baixas, tronco retorcido, casca grossa, folhas pequenas, arbustos, gramíneas. Solos pouco férteis. Vem sendo bastante devastados nas últimas décadas com a expansão da agropecuária.

57

58 Caatinga Ocupa uma área do nordeste (sertão). Área de clima semiárido, com baixos índices de pluviosidade. Seus arbustos e plantas são adaptados à escassez de água da região. As árvores são baixas, troncos retorcidos, espinhos e raízes profundas e etc.

59

60 Campos Predomina no sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul. Também conhecida como: Pampas e campinas. Vegetação rasteira, formada por gramíneas, arbustos e poucas árvores.

61

62 Pantanal Localiza-se no Centro-Oeste do Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Árvores de baixo porte, plantas aquáticas e arbustos.

63

64 Vegetação Litorânea Encontrada no litoral brasileiro. Podemos encontrar as vegetações de praia, de dunas, de restingas e de mangue. É característica de áreas alagadas. As características são: árvores médias, raízes aéreas, solo pantanoso.

65

66 Tarefa: Responder questões do Livro p. 244 e 245 (01 a 05).

67 Referências: Recurso multimídia sistema UNO (Ensino Médio e Fundamental) Apostila Sistema UNO (6º anos) Imagens: Google images; recurso multimídia Sistema Uno Montagem: Prof. Raphael Ramos


Carregar ppt "Unidade 05 – Clima e Vegetação Prof. Raphael Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google