A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A origem dos imigrantes Da Poian. Veneto / Belluno / Sédico No nordeste da Itália fica a região do Veneto, onde se encontra a Província de Belluno, cuja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A origem dos imigrantes Da Poian. Veneto / Belluno / Sédico No nordeste da Itália fica a região do Veneto, onde se encontra a Província de Belluno, cuja."— Transcrição da apresentação:

1 A origem dos imigrantes Da Poian

2 Veneto / Belluno / Sédico No nordeste da Itália fica a região do Veneto, onde se encontra a Província de Belluno, cuja capital é a cidade de Belluno. Perto de Belluno fica a pequena cidade de Sédico

3 Em Sédico, com seu antigo campanário, na Via Cal de Mesa nº 102, há mais de 200 anos vivem integrantes da Família Da Poian

4 O distrito de Poian Entre os distritos da cidade de Sédico encontramos um, com não mais que seis casas, chamado Poian. Existem registros muito antigos (do ano de 1600), de naquela época já lá viviam algumas famílias Da Poian. Será essa a origem do nome?

5 Armênia Muitos nomes armênios tem uma terminação ian. Pesquisando, encontramos nomes de famílias armênias tais como Depoian ou Poian. Será que os Depoians armênios são originários de Sédico, na Itália, ou será que os Da Poians italianos são de origem armênia?

6 Registro Civil de Sédico Não consta do registro o nascimento do último filho – Pietro, em Duas filhas – Teresa e Oliva, faleceram ainda crianças, com apenas 1 e 4 anos. Restaram 6 filhos.

7 A região de Belluno / Sédico A região de Belluno, perto das Montanhas Dolomitas, é hoje um cartão postal turístico. No fim do século XIX, no entanto, era muito pobre, os empregos eram escassos e a propriedade da terra se concentrava em poucas mãos.

8 Fare lAmerica Como alguns países da América, especialmente o Brasil, a Argentina e os Estados Unidos, estavam incentivando a imigração européia, as famílias pobres do norte da Itália foram atraídas pelas promessas de um lote de terra fértil e um futuro melhor. E foi assim que Giuseppe Da Poian reuniu a esposa e os seis filhos (que tinham entre 19 e 4 anos) e partiu de Sédico para Gênova, em 11 de novembro de 1892, onde juntaram- se a muitos outros emigrantes, embarcando em navios que iam para algum lugar da América.

9 A chegada a Antonio Prado E foi assim que, em 25 de janeiro de 1893, Giuseppe Da Poian, com sua esposa Celeste e seus filhos Angelo, Teresa, Luigia, Luigi, Giuseppe Olivo e Pietro, chegaram a Antonio Prado, uma nova colônia criada em 1886, chamada pelos imigrantes de Paese Nuovo.

10 O difícil começo Apenas 20 dias após sua chegada, os Da Poians sofreram o primeiro baque, com o falecimento do filho mais velho – Angelo, vitimado por doença infecciosa contraída na viagem, a qual também atingiu a filha Luigia, que resistiu mas ficou marcada pelo resto da vida. Logo após, Giuseppe, que tinha prática em trabalhos em pedra, acidentou-se com explosivos, na abertura de uma estrada, o que lhe provocou cegueira total. Como tinha boa voz, passou a cantar de porta em porta, acompanhado por seus filhos Giuseppe Olivo e Pietro, em troca de alguma ajuda.

11 O Caderno de Memórias de Tio Pedro Tio Pedro relata em seu Caderno que de 1896 a 1900, durante 5 anos, tendo ele no início apenas 8 anos de idade, viajava com o pai, até Caxias e Porto Alegre, duas ou três vezes por ano, buscando alguma esmola para ajudar na criação da família.

12 Os Da Poians em Antonio Prado

13 Os primeiros descendentes brasileiros O filhos Luigia, Giuseppe Olivo e Pietro não se casaram. Giuseppe Olivo ordenou-se padre. Pietro tornou-se alfaiate. Teresa casou-se com Giuseppe Baroni e teve 4 filhos : Laurindo, Alfredo, Nair e Zulmir. Teresa teve 15 netos.

14 Os primeiros descendentes brasileiros Luigi, que teve uma ferraria, uma oficina mecânica e um posto de gasolina, casou-se com Stella Santi, com quem teve 13 filhos (Ermelinda, Maria, José, Hercília, Gemma, Laurindo, Otacílio, Luiz, Waldemiro, Julieta, Nayr, Normélio e Terezinha). Casou-se depois com Maria Bogoni, com quem teve mais 2 filhos (Luiza e Luiz César). Luigi teve 38 netos.

15 Homenagens A Giuseppe Da Poian A Giuseppe Da Poian, que decidiu em 1892 deixar sua terra natal e vir com a família tentar uma nova vida no Brasil, começando tudo de novo a partir do zero. Enfrentou muitas dificuldades, inclusive ficando cego logo ao chegar. Gioseffa Celeste Da Riz Da Poian A Gioseffa Celeste Da Riz Da Poian, que perdeu duas filhas pequenas ainda na Itália, perdeu o filho mais velho ao chegar ao Brasil, ficou com uma filha incapacitada e teve que enfrentar a vida com um marido cego e 5 filhos para criar.

16 Giuseppe e Gioseffa Celeste (que virou Giuseppina) enfrentaram tudo e chegaram juntos às Bodas de Ouro (50 anos de casados) em 1922 Faleceram em 1924 e 1925, ele com 80 anos e ela com 75 anos


Carregar ppt "A origem dos imigrantes Da Poian. Veneto / Belluno / Sédico No nordeste da Itália fica a região do Veneto, onde se encontra a Província de Belluno, cuja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google