A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

U E S C Comunicação Social. Materiais necessários Câmera digital Monopé ou tripé (ou experimente livros, revistas para apoiar a câmera) Programa de edição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "U E S C Comunicação Social. Materiais necessários Câmera digital Monopé ou tripé (ou experimente livros, revistas para apoiar a câmera) Programa de edição."— Transcrição da apresentação:

1 U E S C Comunicação Social

2 Materiais necessários Câmera digital Monopé ou tripé (ou experimente livros, revistas para apoiar a câmera) Programa de edição de vídeo Figuras e materiais de cenário Uma lâmpada ou duas para garantir uma boa iluminação (abajures servem) Uma história

3 Como Criar uma Animação em Stop Motion Se você fica imaginando como eles criam filmes como "Wallace e Gromit - A batalha dos vegetais" ou aqueles curtas rústicos de Lego no YouTube, sua procura por respostas terminou! Embora criar animações em stop motion não seja difícil, é demorado, repetitivo e requer paciência. Enquanto você estiver interessado, isto se torna um hobby fantástico. E, às vezes, até pode se transformar em uma carreira.

4 Criando a sua animação Pegue objetos e figuras (pode-se entender também como bonecos) para usar em seu filme. Algumas boas escolhas incluem argila, arame, Lego ou figuras de bloco de montar semelhantes. Seja criativo quanto aos tipos de objetos e figuras que podem funcionar bem no seu filme. Você também pode usar um quadro branco, figuras de animação e ir editando o desenho um pouco a cada quadro.

5 Criando a sua animação Arrume as figuras (personagens) em uma determinada posição e dentro do "set" (cenário). Coloque suas câmera em frente ao "set" do qual você vai tirar fotos. Certifique-se de enquadrar todo o cenário. É muito importante apoiar a câmera ou colocá-la em algum lugar firme para que ela não balance quando você for fotografar. Use um tripé, por exemplo. Caso contrário, o resultado final parecerá caótico e sem continuidade.

6 Criando a sua animação Instale uma boa fonte de iluminação. Pode ser uma lâmpada, um abajur ou uma lanterna. Se sua luz estiver piscando, você precisará eliminar outras fontes de luz. Feche as cortinas ou as persianas. Tire uma única foto da figura na posição selecionada.

7 Criando a sua animação Comece a sequência de movimento. Mova a figura pouco a pouco, em movimentos muito curtos a cada vez. Pode ser o corpo inteiro se a figura estiver andando. Ou pode ser apenas um braço, a cabeça ou um pé. Se você estiver movendo apenas uma parte do corpo e achar que a figura está tombando ou ameaçando cair, use fita adesiva sob os pés ou em outra área que toque parte do cenário.

8 Criando a sua animação Repita a sequência de movimento até que a etapa de ação esteja concluída, ou até que a memória de sua câmera fique cheia. Salve as imagens em seu computador, em um lugar fácil de lembrar.

9 Criando a sua animação Use seu programa de criação de vídeo conforme as instruções (ou veja dois métodos com programas populares abaixo). Existem algumas etapas chave, independentemente de qual programa de criação de vídeo você use. Importe as fotos para o programa desejado. Certifique-se de que as imagens estejam configuradas a uma duração muito curta, para que fluam rapidamente. Se você está decepcionado com a velocidade em que seu programa consegue animar, tente exportar o projeto como um arquivo de vídeo ( antes de adicionar o áudio ). Em seguida, importe- o novamente usando um efeito de velocidade nele como "velocidade em dobro" (estes efeitos só funcionam em vídeo clipes). Então, se a velocidade resultante for suficiente, você poderá adicionar seu áudio.

10 Criando a sua animação Adicione títulos e créditos se quiser. Você também pode adicionar efeitos ou transições, se desejar. Veja se você gostou do resultado final da sua animação em stop motion. Continue trabalhando se você precisa completar mais ações para criar uma história. Salve o vídeo. Se você planeja ter vários segmentos de stop motion, salve cada segmento como um filme à parte. Uma vez que todo o grupo de segmentos esteja concluído, você poderá importar todos os segmentos para a versão final do filme. O filme parecerá muito melhor e será mais fácil finalizá-lo.

11 Criando a sua animação E por fim, Compartilhe seu filme, gravando-o num CD. Ou coloque-o num iPod. Continue a fazer outros!

12 Dicas Verifique se a bateria está totalmente carregada. Fique fora do foco de sua fonte de luz ou posicione-o de maneira que evitar sobras indesejadas, que mudem a cada quadro, em sua animação. Para reduzir a cintilação e criar uma animação mais suave, defina as configurações de exposição e equilíbrio da câmera no modo manual. Assim, elas não mudarão a cada foto. Se você usar argila como sua mídia, tente colocar arame por dentro. Isso irá ajudá-lo a mover as figuras mais facilmente. Se os objetos vão ser membros que se mexem, certifique-se de que você consiga mantê-los em uma posição sem ter que ficar segurando. Fita adesiva comum ou a de dupla-face servem bem a este propósito. Se seu computador for um pouco lento e você tentar visualizar seu vídeo na fase de edição, todas as fotos podem não ser reproduzidas e o filme vai ficar parado em uma imagem. Está tudo bem se isso acontecer. Quando você salvá-lo, vai rodar muito bem.

13 Dicas Tenha em mente que quanto mais fotos você tiver, mais suave será o resultado de seu vídeo. Se você não tiver um tripé, boas alternativas incluem se apoiar em livros firmes, fita adesiva na superfície do cenário ou um móvel firme e de mesma altura. Num único quadro, 24 fotos são iguais a 1 segundo de filme. É melhor tirar duas fotos na mesma posição. Deste modo, você só precisará de 12. Se não quiser que todos os quadros sejam salvos no seu computador, você pode excluí- los. Você não precisa do Windows Movie Maker. Existem alguns programas próprios para stop motion que são melhores. Porém, o Windows Movie Maker é gratuito. E isto pode, muitas vezes, ser uma razão convincente.

14 Dicas Esta maneira de fazer filmes pode levar de 30 minutos a várias horas, dependendo do comprimento. Saiba que você tem que ter muita paciência ao fazer um filme. Veja outras animações em stop motion para se inspirar. Elas podem dar-lhe algumas idéias novas sobre como fazer sua própria animação. "Wallace e Gromit - A batalha dos vegetais", "O fantástico Sr. Raposo" e "A fuga das galinhas" são animações populares. Com mais prática, você vai mover as figuras e julgar as distâncias mais rapidamente. Se a taxa de quadros (quadros exibidos por segundo) no Windows Movie Maker estiver muito rápida/lenta, você poderá usar o efeito de velocidade dupla (x2) ou de meia- velocidade (x0.5). Isso deixará a taxa de quadros mais rápida ou mais lenta. A quantidade mínima de quadros por segundo, necessária para os seres humanos perceberem movimento é 24.

15 Dicas Quando você estiver começando, experimente fotografar as sequências onde os personagens estejam se movendo em stop motion. Quando eles estiverem falando, tire um única foto de seus rostos. Isto acelera o processo e ainda fica bom. Se você quiser fazer um brinquedo voar (como um pterodáctilo ou um pássaro), fixe um fio transparente a ele. Segure-o no ar para cada foto em que ele estiver voando. Certifique-se de ter duas pessoas trabalhando nesta parte. Verifique se sua câmera é compatível com o programa de criação de vídeo que você está utilizando. Se o programa de criação de vídeo não encontrar seus arquivos, você terá que baixar um programa diferente para fazer o filme.

16 Referências Referência: Nesse site consta um tutorial para utilizar o Windows Movie Maker


Carregar ppt "U E S C Comunicação Social. Materiais necessários Câmera digital Monopé ou tripé (ou experimente livros, revistas para apoiar a câmera) Programa de edição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google