A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. Miriam Lage Março de 2013. Os lémures pertencem ao grupo dos animais vertebrados, pois possuem um esqueleto interno. São animais mamíferos, porque respiram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". Miriam Lage Março de 2013. Os lémures pertencem ao grupo dos animais vertebrados, pois possuem um esqueleto interno. São animais mamíferos, porque respiram."— Transcrição da apresentação:

1 . Miriam Lage Março de 2013

2 Os lémures pertencem ao grupo dos animais vertebrados, pois possuem um esqueleto interno. São animais mamíferos, porque respiram por pulmões, alimentam-se de leite materno quando são pequenos e desenvolvem-se no ventre da mãe. Por esta última razão, são vivíparos. Pertencem à Ordem dos Primatas e infra-ordem dos Lemuriformes.

3 Os lémures são animais com o corpo coberto de pelo lanoso e muito macio. Têm olhos grandes e caudas geralmente longas e peludas. O seu focinho parece-se com o da raposa. Os lémures podem ir de 30 gramas (o lémur-rato- pigmeu) aos 10 kg (o indri).

4 Os lémures vivem nas árvores das florestas tropicais da Ilha de Madagáscar (quarta maior ilha do planeta) e em algumas pequenas ilhas circundantes.

5 O modo de deslocação deste animal depende da sua espécie. Assim, alguns lémures andam, outros trepam e outros saltam. Os seus dedos e mãos fortes ajudam-nos a trepar às árvores facilmente. Se umas espécies preferem andar pelo chão, outras consideram-no um desafio e preferem as copas das árvores, onde vão saltando de ramo para ramo.

6 O lémure é geralmente herbívoro e insetívoro, mas também há espécies omnívoras (como os ratos- lémures). As espécies mais pequenas alimentam-se de frutos, folhas, néctar, insetos, pequenos vertebrados e ovos roubados a outros animais. O resto da espécie é essencialmente herbívora, embora complemente a sua dieta com insetos.

7 Os lémures alimentam-se de plantas e insetos. Por sua vez, a fossa, os falcões e até o homem - alguns habitantes da ilha de Madagáscar – alimentam-se de lémures. Fossa

8 Os lémures são uma espécie ameaçada de extinção e isso deve-se por um lado à destruição/ desmatamento da sua floresta tropical e, por outro lado, à caça ilegal feita por alguns habitantes da ilha.

9 Atualmente existem 60 espécies de lémures. Aqui estão alguns exemplos. Lémur rato cinzento Coquerel Sifaka Lémur de cauda anelada Lémur castanho lepilemur Varecia rubra Varecia Variegata

10 Os lémures vivem em grupo (até 25 elementos), pois assim estão mais seguros e defendem melhor o seu território. Podem viver de 20 a 25 anos e são normalmente as fêmeas mais velhas as líderes do grupo. Quando há conflitos, são elas que lutam.

11 Estes animais são geralmente noturnos, por isso passam o dia a dormir nos troncos das árvores. Quando há perigo, os lémures soltam um grito que em grupo se torna muito assustador. Aliás, quando os primeiros europeus os ouviram, pensavam que se tratava de fantasmas. É por esta razão que têm o seu nome. Lémure significa fantasma.

12 Há lémures muito famosos e que divertem imenso as crianças e os adultos. Basta lembrar o filme Os Pinguins de Madagáscar.

13 Maurice é um Aye-aye. Mort é um rato lémur. O rei Julien XIII é um lémur de cauda anelada.

14


Carregar ppt ". Miriam Lage Março de 2013. Os lémures pertencem ao grupo dos animais vertebrados, pois possuem um esqueleto interno. São animais mamíferos, porque respiram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google