A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais Coordenadores: Prof. Dr. Teodoro Zanardi Prof. Dr. Wolney Lobato PUC-Minas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais Coordenadores: Prof. Dr. Teodoro Zanardi Prof. Dr. Wolney Lobato PUC-Minas."— Transcrição da apresentação:

1 Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais Coordenadores: Prof. Dr. Teodoro Zanardi Prof. Dr. Wolney Lobato PUC-Minas

2 O projeto, através da reformulação curricular da rede pública de Ensino Médio em Minas Gerais, tem como objetivo a criação de um novo ciclo de estudos com identidade própria, que propicie, simultaneamente, melhores condições para o prosseguimento dos estudos e mais instrumentos favorecedores da empregabilidade dos estudos ao final de sua formação nesta etapa de ensino

3 A disciplina Meio Ambiente e Recursos Naturais proposta deve, portanto, carrear conteúdos que articulem o conhecimento especializado com o contexto local, como forma de articular ações transformadoras aos desafios ambientais da comunidade.

4 Princípio orientador A educação ambiental deve privilegiar o estudo da interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque humanista, democrático e participativo.

5 Orientação pedagógica Práticas pedagógicas de caráter multi e interdisciplinar que envolvam diretamente a realidade do aluno, através de projetos. A Pedagogia por Projetos, neste contexto, emerge como instrumento adequado para o desenvolvimento da proposta curricular de um conhecimento contextualizado, sendo o eixo condutor sugerido para desenvolvimento das múltiplas dimensões do meio ambiente no primeiro ano a Água, no segundo, o Solo, e no terceiro, o Ar.

6 Meio ambiente e suas dimensões: a diversidade biogeográfica e seus processos ecológicos vitais, as influências políticas, econômicas e sociais. A relação entre sociedade, meio ambiente, natureza, cultura e ciência.

7 CONTEÚDO DA ÁREA Àgua para viver, água para beber CONTEÚDO PRÁTICO Projetos de educação ambiental voltados para a realidade local. EMENTA Água. Qualidade da água. Dimensões biogeográficas, socioambientais e histórico-culturais

8 UNIDADES - Conhecendo a água: propriedades físicas, químicas e biológicas. - Uso consciente. - Poluição : Causas e consequências. - Impacto ambiental, social e na saúde ( ou Problemática socioambiental e Saúde pública). - Qualidade e tratamento. - Atualidades: A água no Brasil e no mundo.

9 CONTEÚDOS DA ÁREA O solo e as nossas pegadas CONTEÚDOS PRÁTICOS Projetos de educação ambiental voltados para a realidade local. EMENTA Solo. Qualidade do solo. Dimensões biogeográficas, socioambientais e histórico-culturais

10 UNIDADES - Conhecendo o solo: propriedades físicas, químicas e biológicas. - Uso consciente. - Poluição : Causas e consequências. - Impacto ambiental, social e na saúde (ou Problemática socioambiental e Saúde pública). - Conservação e recuperação. - Atualidades: O solo no Brasil e no mundo.

11 CONTEÚDO DA ÁREA O ar que respiramos. CONTEÚDOS PRÁTICOS Projetos de educação ambiental voltados para a realidade local. EMENTA Ar. Qualidade do ar. Dimensões biogeográficas, socioambientais e histórico-culturais.

12 UNIDADES - Conhecendo o ar: propriedades físicas, químicas e biológicas. - Poluição : Causas e consequências. - Impacto ambiental, social e na saúde ( ou Problemática socioambiental e Saúde pública ). - Qualidade e tratamento. - Atualidades: O ar atmosférico no Brasil e no mundo.

13 Realização de estudos de caso – Problematização Uso de objetos de aprendizagem multimídias: filmes, animações, simulações, etc.; Uso de espaços não-formais de ensino e aprendizagem: museus, teatros, indústrias, parques, etc.; Uso de atividades lúdicas: jogos, brincadeiras, músicas, dinâmicas, etc.; Uso de textos de divulgação científica; Atividades práticas.

14 Documentos oficiais que preconizam e/ou orientam a abordagem das temáticas; Livros didáticos e técnicos; Artigos técnico-científicos atualizados; Agências e órgãos estaduais e federais relacionados ao meio ambiente; Sites especializados- áreas de meio ambiente e de ensino; Repositórios de objetos de aprendizagem.


Carregar ppt "Área de empregabilidade: Meio Ambiente e Recursos Naturais Coordenadores: Prof. Dr. Teodoro Zanardi Prof. Dr. Wolney Lobato PUC-Minas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google