A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL Após o fim da Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental deixou de ser a líder no cenário internacional, e o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL Após o fim da Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental deixou de ser a líder no cenário internacional, e o."— Transcrição da apresentação:

1 GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL Após o fim da Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental deixou de ser a líder no cenário internacional, e o espaço passou a ser ocupado pelos Estados Unidos (capitalista) e pela União Soviética (socialista), também conhecida como URSS.

2 A BOMBA ATÔMICA Em 1945 a primeira bomba atômica foi produzida pelos Estados Unidos. Quatro anos mais tarde, a URSS já tinha seu primeiro artefato militar atômico. Daí pra frente, as grandes potências adotaram a estratégia do equilíbrio pelo terror. Prevendo os efeitos desastrosos que uma possível Terceira Guerra Mundial atômica poderia causar, começaram a ganhar força os movimentos pacifistas. Esta bomba alcançou 6000 metros de altura.

3 Hiroshima e Nagasaki As estimativas do número total de mortos variam entre 140 mil e 220 mil, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. Mais de 90% dos mortos eram civis. As explosões nucleares, a destruição das duas cidades e as centenas de milhares de mortos em poucos segundos, levaram o Império do Japão à rendição incondicional em 15 de Agosto de 1945, com a subsequente assinatura oficial do armistício em 2 de Setembro na baía de Tóquio e o fim da II Guerra Mundial.

4 A CORRIDA FORA DA TERRA Durante a Guerra Fria também houve uma rivalidade técnico-científica entre EUA e URSS. Em 1957 a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputinik. Em 1961, os soviéticos lançaram a nave espacial Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro homem a fazer um vôo orbital em torno da Terra. Em 1961 os Estados Unidos enviaram à Lua a nave Apollo 11, o que acabou consagrando Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar na Lua. Neil Armstrong Yuri Gagarin

5 PACTOS MILITARES Pactos Militares: Em 1949, foi criado a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que atendia aos interesses dos países capitalistas. Os Estados Unidos lideravam a Otan, que financiava a Europa Ocidental destruída pela Segunda Guerra Mundial. Em troca os EUA estimulavam os governantes daquela região a preservar o capitalismo, e além da instalação de armas nucleares controladas pela Otan. Em 1955 foi feita uma aliança de ajuda militar mútua que atendia aos interesses dos países socialistas. Essa versão da Otan socialista ganhou o nome de Pacto de Varsóvia.

6 CONFLITOS RESULTANTES DA GUERRA: GUERRA DO VIETNÃ Guerra do Vietnã No ano de 1954, a Independência do Camboja, Laos e Vietnã foi reconhecida pela Conferência de Genebra, que tinha sido convidada para negociar a paz, foi estipulado também que até as eleições em 1956 para unificar o país, o Vietnã ficaria dividi em: - Vietnã do Norte: socialista governado por Ho Chin Minh - Vietnã do Sul: capitalista governado por Ngo Dinh-Diem No ano de 1955, as eleições foram anuladas por Ngo Diem que se tornou ditador após liderar um golpe militar e proclamou a Independência do Sul. Os EUA se aliaram ao Vietnã do Sul enviando armas, dinheiro e conselheiros militares, e os sul-vietnamitas atacaram por 10 anos o norte. Com todos esses acontecimentos surgem os movimentos de oposição: Frente Nacional de Libertação: apoiados pelo Vietnã do Norte junto com o seu exército Vietcong. Lindon B. Johnson, presidente dos Estados Unidos, determinou que o Vietnã do Norte fosse bombardeado, como vingança dos bombardeios das embarcações americanas no Golfo de Tonquim. No ano de 1972, os EUA bombardearam a região de Laos e Camboja, trazendo com eles até armas químicas, mas os guerrilheiros levavam vantagens pois conheciam bem a região. SOLDADOS VIATNAMISTAS

7 GUERRA DO AFEGANISTÃO No contexto da Guerra Fria, a União Soviética esteve do lado do governo, enquanto que os insurgentes tinham apoio dos Estados Unidos, do Paquistão e de outros países muçulmanos. As primeiras tropas soviéticas que entraram no Afeganistão chegaram em 25 de dezembro de A retirada final teve início em 15 de maio de 1988 e foi finalizada em 15 de fevereiro de Pelo alto custo e ao resultado frustado para aquela superpotência da Guerra Fria, a intervenção soviética no Afeganistão costuma ser comparada ao que foi, para os EUA, a Guerra do Vietnã. Este conflito faz parte de uma longa guerra civil afegã, que teve início no ano de 1978 e perdura até hoje.

8 FINAL DA GUERRA FRIA A Guerra Fria começou a esfriar durante a década de Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o ato simbólico que decretou o encerramento de décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares entre os blocos capitalista e socialista, Na sequência deste fato, ocorreu a reunificação da Alemanha Ocidental e Oriental. No começo da década de 1990, o presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev começou a implementar a Glasnost e a Perestroika. A União Soviética estava pronta para deixar o socialismo, ruma a economia de mercado capitalista, com mais abertura política e democrática. Na sequência, as diversas repúblicas que compunham a União Soviética foram retomando sua independência política. Futuros acordos militares entre Estados Unidos e Rússia garantiriam o início de um processo de desarmamento nuclear.

9 Mikhail Gorbachev Derrubada do muro de Berlin

10 O filme Superman 4 em busca da paz é baseado nos acordos de desarmamento nuclear entre EUA e Rússia após a divisão da URSS e mostra o lado americano em relação ao desarmamento. Recentemente, em 25 de outubro de 2011, os EUA desarmaram a sua última bomba nuclear, 600 vezes mais potente que a de Hiroshima, confirmando o tratado do assinado em abril de 2010, sobre a redução de arsenais nucleares entre os EUA e Rússia.

11 Data:4/11/11 12:11 armamentista.html armamentista.html Data: 17/11/11 21:35 de-armas-nucleares-960.html de-armas-nucleares-960.html


Carregar ppt "GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL Após o fim da Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental deixou de ser a líder no cenário internacional, e o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google