A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da."— Transcrição da apresentação:

1 OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra coisa todos os dias são meus” Alberto Caieiro (Fernando Pessoa)

2 (Bosi IN Soares, p21) MEMÓRIA E MEMÓRIAS...
“O passado não é o antecedente do presente, é a sua fonte” (Bosi IN Soares, p21)

3 O QUE É UM TEXTO? obra humana expressa através dos mais variados meios simbólicos: teatro, filmes, tv, pintura, escultura, literatura, livros científicos e filosóficos, artigos de revistas e jornais, etc memória do homem que se constitui na herança que possibilita dar continuidade à obra humana na história o autor é um homem historicamente situado (tempo, espaço, economia, ideologia, cultura, política) (Carvalho, 1993)

4 O TEXTO LITERÁRIO COMO FONTE DE MEMÓRIA
“(...) é a intimidade com a memória viva que permite que o poema perdure, retenha sua durabilidade fora da página escrita ou impressa. A memória e o dom de lembrar dos quais provém todo desejo de imperecibilidade, necessitam de coisas que os façam recordar, para que eles próprios não venham a perecer” (Arendt, 2001, p. 183)

5 A PERMANÊNCIA DO MUNDO E A OBRA DE ARTE
“Os homens que agem e falam precisam da ajuda do homo faber (aquele que faz) em sua mais alta capacidade, isto é, a ajuda do artista, de poetas e historiógrafos, de escritores e construtores de monumentos, pois sem eles, o produto de sua atividade, a história que vivem e encenam não poderia sobreviver” (op. cit. 187)


Carregar ppt "OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google