A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE CHAMADOACOLHIMENTOE PERMANÊNCIA NA ESCOLA NA REGIÃO DO SERIDÓ DO RN PROFA. ANGELA CHUVAS NASCHOLD UFRN PRESENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE CHAMADOACOLHIMENTOE PERMANÊNCIA NA ESCOLA NA REGIÃO DO SERIDÓ DO RN PROFA. ANGELA CHUVAS NASCHOLD UFRN PRESENTE."— Transcrição da apresentação:

1 REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE CHAMADOACOLHIMENTOE PERMANÊNCIA NA ESCOLA NA REGIÃO DO SERIDÓ DO RN PROFA. ANGELA CHUVAS NASCHOLD UFRN PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

2

3

4

5

6 10a. DIRED 45 escolas das cidades de: PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA Caicó Ipueira Jardim do Seridó Jardim de Piranhas Jucurutu Ouro Branco São Fernando São João do Sabugi São José do Seridó Serra Negra do Norte Timbaúba dos Batistas

7 A PESQUISA ENVOLVE: UFRN UFRN 10a. DIRED 10a. DIRED ESCOLAS ESCOLAS CONSELHOS TUTELARES CONSELHOS TUTELARES PROMOTORIAS DE JUSTIÇA PROMOTORIAS DE JUSTIÇA PAIS PAIS SOCIEDADE POLÍTICA E CIVIL SOCIEDADE POLÍTICA E CIVIL PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

8 PESQUISA-AÇÃO PESQUISA-AÇÃO Busca desencadear um trabalho em rede entre a escola e a sociedade com vistas à construção de projetos para chamar, acolher e manter o retorno à escola por meio do envolvimento do aluno com a aprendizagem Busca desencadear um trabalho em rede entre a escola e a sociedade com vistas à construção de projetos para chamar, acolher e manter o retorno à escola por meio do envolvimento do aluno com a aprendizagem Direção da Escola (equipe) Direção da Escola (equipe) Conselho Escolar (Presidente) Conselho Escolar (Presidente) Pais Pais Sociedade política e civil Sociedade política e civil PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

9 COMO ESTÁ PLANEJADA A PESQUISA-AÇÃO? Portfólio Eletrônico: meio de registro e de comunicação Portfólio Eletrônico: meio de registro e de comunicação Círculos de Discussão: para a construção de Projetos de Chamamento, Acolhimento e Manutenção da Freqüência por meio da aprendizagem Círculos de Discussão: para a construção de Projetos de Chamamento, Acolhimento e Manutenção da Freqüência por meio da aprendizagem Comissão Coordenadora formada por 28 representantes: Comissão Coordenadora formada por 28 representantes: -10a. DIRED (2 representantes) -11 municípios (2 representantes por município) -Promotoria Pública (1 representante) -Conselhos Tutelares (2 representantes) -Pesquisadora da UFRN PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA

10 AÇÕES A SEREM EMPREENDIDAS EM 2008 Escolha de 2 representantes e 1 suplente por município para: Escolha de 2 representantes e 1 suplente por município para: Participar da Comissão Coordenadora levando para a mesma as discussões ocorridas em seu município Participar da Comissão Coordenadora levando para a mesma as discussões ocorridas em seu município Coordenar a organização dos Projetos de Chamamento, Acolhimento e Manutenção do Acolhimento em seu município Coordenar a organização dos Projetos de Chamamento, Acolhimento e Manutenção do Acolhimento em seu município Participar do Curso de Portfólio Eletrônico Participar do Curso de Portfólio Eletrônico Registrar os projetos das escolas do seu município no Portfólio Registrar os projetos das escolas do seu município no Portfólio

11 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA ETAPAS DO TRABALHO 1. Levantamento em cada escola (por turma) dos alunos infreqüentes ou que já abandonaram a escola em Círculo de Discussão na Escola envolvendo o Conselho de Escola (professores, pais, alunos, comunidade) para tomar providências para: Chamar Chamar Acolher Acolher Manter o acolhimento por meio da aprendizagem Manter o acolhimento por meio da aprendizagem 3. Círculo de Discussão no município Curso de Capacitação Construindo Portfólio Eletrônico e registro das estratégias de cada escola no Portfólio Eletrônico Curso de Capacitação Construindo Portfólio Eletrônico e registro das estratégias de cada escola no Portfólio Eletrônico 4. Círculo de Discussão da Comissão Coordenadora Publicação do Portfólio Eletrônico na Web Publicação do Portfólio Eletrônico na Web

12 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA SUGESTÃO: Filme: Nenhum a Menos Questões para discutir após o filme: 1. Será que estamos fazendo de tudo para não perder nenhum aluno? 2. Quais os motivos do abandono da escola por nossos alunos? 3. O que vamos fazer para CHAMAR, ACOLHER quando retornem e MANTER O ALUNO NA ESCOLA APÓS O RETORNO? 4. Escrever o projeto, entregar o arquivo (em doc) para o representante do município e colocá-lo em prática

13 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA SUGESTÃO DE MODELO DE PROJETO 1.Dados de Identificação da Escola 2.Diagnóstico 3.Ações para CHAMAR 4.Ações para ACOLHER 5.Ações para MANTER O RETORNO COM APRENDIZAGEM 6.Parcerias Nome do alunoIdadeSérie Infreqüente EvadidoMotivo

14 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA Chamar Chamar Acolher, isto é receber bem na chegada à escola Acolher, isto é receber bem na chegada à escola Manter, isto é prever estratégias para a permanência Manter, isto é prever estratégias para a permanência

15 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA Fazer o levantamento Fazer o levantamento Planejar a visita definindo data, horário, forma de realização e de registro Planejar a visita definindo data, horário, forma de realização e de registro Individual? Em grupos? Turmas? Individual? Em grupos? Turmas? Cartão da volta Cartão da volta Lista de controle Lista de controle Deixar mensagem escrita sobre a importância da freqüência à escola Deixar mensagem escrita sobre a importância da freqüência à escola

16 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA Melhorando o trabalho Pedagógico Melhorando o trabalho Pedagógico Preparando cartazes de acolhida Preparando cartazes de acolhida Recebendo bem desde a porta de entrada até à direção Recebendo bem desde a porta de entrada até à direção Preparando o professor do aluno que retorna Preparando o professor do aluno que retorna Preparando os colegas do aluno Preparando os colegas do aluno Fazendo uma festa Fazendo uma festa Escrevendo uma poesia... Escrevendo uma poesia...

17 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA Dança Dança Música Música Teatro, Dramatizações Teatro, Dramatizações Discussões temáticas e estudo sistematizado da infreqüência suas causas e conseqüências sociais, individuais, psicológicas, econômicas, etc. Discussões temáticas e estudo sistematizado da infreqüência suas causas e conseqüências sociais, individuais, psicológicas, econômicas, etc. Composição de músicas (Rap, rock, etc.), poesias, redações Composição de músicas (Rap, rock, etc.), poesias, redações Montagem de recortes de artigos em jornais e revistas Montagem de recortes de artigos em jornais e revistas

18 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA Organização de exposições/painéis de trabalhos sobre a temática da infreqüência e da evasão Organização de exposições/painéis de trabalhos sobre a temática da infreqüência e da evasão Cartazes Cartazes Mostra de trabalhos Mostra de trabalhos Montagem de stand Montagem de stand Painéis Painéis

19 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA Orientação aos pais; Orientação aos pais; Oficinas com pais alunos e comunidade Oficinas com pais alunos e comunidade Discussão de alternativas com grupos de pais; Discussão de alternativas com grupos de pais; Promoção de palestras aproveitando talentos da comunidade: pais e entidades comunitárias sobre a importância da freqüência; Promoção de palestras aproveitando talentos da comunidade: pais e entidades comunitárias sobre a importância da freqüência;

20 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA ENFIM É NECESSÁRIO Aprimorar o trabalho pedagógico por meio de metodologias inovadoras Aprimorar o trabalho pedagógico por meio de metodologias inovadoras Criar redes de acolhimento e parceria Criar redes de acolhimento e parceria Exercer a cobrança afirmativa Exercer a cobrança afirmativa Tecer elos de carinho Tecer elos de carinho Desnaturalizar a exclusão Desnaturalizar a exclusão

21 PRESENTE & CONSCIENTE NA ESCOLA E aí então ele falou mais ou menos quarenta minutos ou uma hora sem que ninguém lhe perguntasse nada, todos o deixando sonhar. E quando ele terminou e voltou do amanhã, do futuro... alguém entre eles, um pouco embaraçadamente lhe disse: Mas, camarada... isto é um sonho. Ele disse: Exato, exato é um sonho e ai dos que não sonham... Eu agora diria a nós, como educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, ai daqueles que em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina. (FREIRE, 1982) (FREIRE, 1982)


Carregar ppt "REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE CHAMADOACOLHIMENTOE PERMANÊNCIA NA ESCOLA NA REGIÃO DO SERIDÓ DO RN PROFA. ANGELA CHUVAS NASCHOLD UFRN PRESENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google