A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”"— Transcrição da apresentação:

1 “O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”
Ao pensarmos em uma WebQuest para o desenvolvimento de um jornal televisivo, escolhemos o programa Manhattan Connection para servir de modelo de apresentaçã ao vivo. junho/ apresentação em outubro 18 a 29 de outubro

2 Apresentar um jornal televisivo com matérias relacionadas aos acontecimentos nacionais e internacionais. Duração: 20 minutos (no máximo). Notícias: curtas e objetivas. Linguagem: padrão. Apresentar o jornal ao vivo.

3 Cada grupo deverá apresentar em 20 minutos:
Vinheta de abertura e fechamento do jornal (filme editado pelo grupo). Entrevista (filme editado pelo grupo). Matéria sobre cultura e lazer em São Paulo (filme editado pelo grupo). Propaganda (filme editado pelo grupo). Notícias internacionais – destaques no mundo (filme editado pelo grupo). Reportagem do Colégio (filme editado pelo grupo). Notícias nacionais (comentários ao vivo, pelos repórteres e/ou âncora).

4 Passo1 – Formar 5 grupos (cada um, no mínimo, com cinco integrantes).

5 Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo2 - Criar a vinheta de abertura e de fechamento do jornal. Exemplos na tabela abaixo: ABERTURA ENCERRAMENTO 1 7 13 2 8 14 3 9 15 4 10 16 5 11 17 6 12

6 Confira entrevistas feitas por nossos alunos na
Passo3 – Entrevista (vídeo editado pelos alunos). Escolher uma pessoa para ser entrevistada, ligada a: Esporte Cinema, televisão e/ou teatro Música Literatura ONGs Cartum, Charge, HQ Confira entrevistas feitas por nossos alunos na Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

7 Passo4 - Propaganda (vídeo editado pelos alunos).
Criação de um produto que você considere importante para a saúde física ou mental das pessoas. Criação de uma campanha contra o desperdício de alimento, de papel, de energia elétrica e de água, tendo em vista que ela poderá ser colocada em prática no Colégio. Escolha uma das propostas para criar sua propaganda. Tempo máximo – 30 segundos.

8 Passo5 – Matéria sobre cultura e lazer (vídeo editado pelos alunos).
A matéria será elaborada no formato de um filme editado pelos alunos. Para realizar essa matéria, o grupo deverá visitar o local do evento, entrevistar pessoas, e fazer comentários sobre o assunto em pauta. Se o grupo encontrar dificuldades em realizar as gravações da matéria cultural fora do ambiente escolar, poderá montar a matéria com fotos da mídia e com trechos de reportagens já existentes na internet. Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

9 Avaliação Passo6 - Reportagem internacional (vídeo editado pelo alunos e com comentário ao vivo) 1. Os grupos deverão escolher ou sortear um dos temas abaixo: AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA AMÉRICA LATINA EUROPA ÁFRICA ORIENTE MÉDIO 2. O grupo deverá editar um vídeo com uma notícia internacional que informe: a) localização do país em que a notícia ocorreu, inclusive com mapa. b) localização da região dentro do país. c) Explicação do fato d)Entrevista com profissional e/ou pessoa para comentar a notícia. 3. Comentários do grupo ao vivo no dia da apresentação. Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

10 Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10
Passo7 – Reportagem do Colégio (vídeo editado pelos alunos). Deve ser apresentado um filme editado pelos alunos sobre o evento escolhido. O objetivo desta reportagem é a divulgação dos eventos que acontecem do Colégio. 27/03 - Teatro (Ed. Infantil, Ens. Fund. e Ens. Médio 10/04 – Circuito Cultural (Ens. Fund. II e Ens. Médio). 17/04 - Cinema (Ed. Infantil, Ens. Fund. e Ens. Médio) 17/04 - Torneio Esportivo (Ens. Fund. II e Ens. Médio) 24/04 – SoletraDante (6os anos) 08/05 - Oficina do Dia das Mães 08/05 - Fórum Teenager de Universidades e Profissões (Ens. Fund. II e Ens. Médio) 15/05 - Oficina de Arte, História e Informática (Ens. Fund. II - 7º ano) 29/05 - Sábado Científico 12/06 - Oficina da Pizza (Ens. Fund. I) 12/06 - Sonhos em amarelo (Ens. Fund. II) 26/06 – Festa Junina 07/08 - Oficina do Dia dos Pais (Ed. Infantil e Ens. Fund. I - 1º ano) 11/09 - Feira do Livro 18/09 – Festa do livro (Ens. Fund. I - 1º ano) 18/09 - “O mito da vida” (Ens. Médio) 25/09 - Manhã de Conhecimento (Maternal II, Jardim, Ens. Fund. 1º ao 6º ano) 25/09 – ExpoGeo 25/09 - Sábado Cultural de História 23/10 - Feira de Ciências da Natureza (Ens. Fund. II) 23/10 - Mostra e Oficina de Arte 06/11 – Mostra de Robótica (Ens. Fund. e Ens. Médio) Viagens Brotas (9º ano) Rep Lago (8º ano) EUA (High School) Itália Inglaterra Espanha Cruzeiro dos 100 anos Teatro Coral High School Projeto Acorde Dante in Foco Oficina de Cinema Projeto Dante Catraca Cientista Aprendiz Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

11 Passo8 – Notícia nacional ao vivo com comentários dos repórteres.
Sugestões de links:

12 Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo9 – Delimitar papéis para apresentação ao vivo. Os integrantes do grupo devem assumir diferentes papéis na apresentação ao vivo, em especial na apresentação da notícia nacional: Repórter âncora: é um repórter cuja função é dizer as notícias e dirigir o jornal. Ele pede a opinião de um repórter sobre um fato da notícia, abrindo, a partir da fala desse repórter, uma discussão sobre ela. Ele também é responsável pelo fechamento da notícia. Repórteres comentaristas da notícia nacional: são responsáveis por comentar os fatos levantados pelo repórter âncora, apresentando vários pontos de vista, e ampliando a notícia para o telespectador.

13 Passo10 – Cenografia Montar os painéis digitais que servirão de cenário para a apresentação ao vivo. Lembrem-se de que o cenário é um texto visual. Usem a criatividade para compô-lo. Todo o material do cenário deve ser gravado numa mídia (CD, DVD ou pen drive), para ser utilizado no dia da apresentação. É de responsabilidade do grupo ter o material em mãos no dia da apresentação. Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

14 Escolher um figurino adequado para a apresentação do jornal.
Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo11 – Figurino Escolher um figurino adequado para a apresentação do jornal.

15 O roteiro será entregue no dia da apresentação.
Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo12 – Roteiro Fazer um roteiro das matérias que serão apresentadas no jornal, indicando a sequência de vídeos, músicas e de textos. O roteiro dever ser elaborado de forma criativa e interessante, capaz, enfim, de prender a atenção do telespectador. O roteiro será entregue no dia da apresentação.

16 Passo13 – Entrega dos arquivos
O grupo deve entregar os arquivos de filmes conforme as datas estabelecidas pelas professoras. Os filmes deverão ser entregues editados e prontos para exibição. A entrega será feita através do Moodle.

17 Passo14 – Treinamento e teste
Antes da apresentação do jornal televisivo, treinar tanto quanto necessário para eliminar possíveis problemas. Estejam atentos à postura, ao vocabulário e ao tom de voz.

18 Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional
Divisão de papéis para edição dos vídeos. Os integrantes do grupo devem assumir diferentes papéis para a produção de material para apresentação. Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional

19 Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional
Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Entrevistadores Serão responsáveis por: estudar o assunto do qual o entrevistado irá falar; preparar as perguntas para a entrevista (elas deverão ser curtas, objetivas e claras); agendar a entrevista com a pessoa escolhida pelo grupo; providenciar um local adequado para a entrevista; realizar e filmar a entrevista utilizando equipamentos adequados, como câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares; Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. editar a entrevista utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

20 Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional
Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Publicitários Serão responsáveis por: Montar o roteiro da propaganda de acordo com o tema escolhido pelo grupo; A propaganda deve ter, no máximo, 30 segundos, e deve ser clara e objetiva; Realizar e filmar a propaganda utilizando câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Editar a propaganda utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

21 Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional
Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Repórteres de campo Serão responsáveis por: Selecionar os detalhes mais significativos do evento (por exemplo, filme, livro, exposição) escolhido pelo grupo, considerando o quanto eles podem despertar o interesse do telespectador; Montar o roteiro da matéria; Sair a campo para filmar, entrevistar, enfim, fazer os registros necessários para a edição da reportagem. Filmar com o uso de câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Caso o grupo não possa fazer essa pesquisa de campo, pesquisar materiais na internet, selecionando fotos, vídeos, enfim, editar uma reportagem sobre a matéria escolhida pelo grupo. Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. Editar a reportagem utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

22 Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional
Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Cobertura do Evento do Colégio Serão responsáveis por: Visitar e filmar o evento que, realizado no Colégio, tenha sido escolhido pelo grupo; ou selecionar fotos e filmagens de eventos que já aconteceram. Entrevistar participantes, organizadores, visitantes, enfim, fazer os registros necessários para a edição da reportagem. Filmar com o uso de câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. Editar a matéria utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

23 Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional
Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia internacional Cobertura da notícia internacional Serão responsáveis por: Pesquisar materiais na internet, selecionando fotos, vídeos, enfim, editar uma reportagem sobre a notícia escolhida pelo grupo. Se possível, sair a campo para filmar, entrevistar, enfim, fazer os registros necessários para a edição da matéria. Tempo máximo do filme editado: 1 minuto. Editar a matéria utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

24 Grupo1 Grupo2 Grupo3 Grupo4 Grupo5 Grupo6 Grupo7 Grupo8
Haverá duas avaliações: uma será da professora, e a outra, do próprio grupo, de acordo com os seguintes critérios: Confira!!! Os Melhores de 2008 Grupo1 Grupo Grupo Grupo Grupo5 Os Melhores de 2009 Grupo1 Grupo2 Grupo3 Grupo4 Grupo5 Grupo6 Grupo7 Grupo8

25 “A palavra é a senha da vida A palavra é a senha do mundo”.
O poeta Carlos Drummond de Andrade diz em um poema: “A palavra é a senha da vida A palavra é a senha do mundo”. Esperamos que, após a vivência como repórteres de um jornal, vocês possam concluir: “O JORNAL é a senha do mundo”.

26 Direção Pedagógica Profº LAURO SPAGGIARI Coordenação Pedagógica de Língua Portuguesa Profª MARIA CLEIRE CORDEIRO Coordenação Pedagógica de Tecnologia Educacional Profª VALDENICE M. MELO DE CERQUEIRA Coordenação Pedagógica de Geografia Prof° Everaldo Marino Vellardi Argumentação Pedagógica Profª CASSIA NOGUEIRA DA SILVA Profª FATIMA MARIA GNECCO Profº HELITON GOMES DUARTE Profª LEILA LONGO Profª LIETE MARIA DE AMORIM MACHADO Profª MARIA CAROLINA F. DE CARVALHO CAPARICA BREDER Produção Gráfica e Design Digital Profª ADRIANA DE FREITAS SEBASTIÃO


Carregar ppt "“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google