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Adobe Flash Professional
Animação Digital 2D
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A plataforma Adobe O que é o Flash Professional?
um ambiente de autoria avançado para criação de conteúdo de animação e multimídia criar conteúdo mais envolvente usando extensões nativas para acessar os recursos específicos do dispositivo e criar ativos e animações para serem usados no HTML5.
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Conhecendo o Flash
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Clique na opção Abrir na tela de boas-vindas
Atalho: Ctrl + O ABRIR UM ARQUIVO Clique na opção Novo, no menu Arquivo Atalho: Ctrl + N CRIAR UM ARQUIVO Clique no botão Alternador de área de trabalho e escolha a opção desejada Essenciais ESCOLHER UMA ÁREA DE TRABALHO Menu Janela, selecione a opção Biblioteca Atalho: Ctrl + L ABRIR A BIBLIOTECA Menu Arquivo, selecione a opção Publicar Visualização/Flash Atalho: Ctrl + Enter SALVAR UM ARQUIVO Menu Ajuda, selecione a opção Ajuda do Flash Atalho: F1 EXIBIR AJUDA DO PROGRAMA
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Configurando a Área de Trabalho
dimensões de seu filme, a velocidade do filme, cor de fundo, etc Modificar > Documento (Ctrl + J) Propriedades (Ctrl + F3) Botão direito > Propriedades do Documento
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Modos de Cor RGB (Red, Green, Blue)
CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) HSB (Hue, Saturation, Brightness) Grayscale
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Desenhando Elementos Gráficos
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Ferramentas de Seleção
Seleção: Tecla “V” – seleção parcial ou total Subseleção: Tecla “A” – pontos/nós Transformação Livre: “Q” – dimensão Transformação de Gradiente “F” Rotação 3D “W”- rotacionar e inclinar a ferramenta Movimentos de Translação e Rotação Laço “L” – escolha livre
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Ferramentas de Desenho
Canetas “P” você clica e ele marca um ponto, depois ao clicar em outro ponto e mover o mouse ele fará curva conforme você move o mouse, ao clicar em um terceiro ponto ele cria nova curva. Texto “T” Linha “N” Formas: Retângulo “R” Oval “O” Primitivas PolyStar
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Ferramentas de Desenho
Lápis “Y” Pincel “B” Borrifar Deco “U” Bone “M” Balde de Tinta “K” Conta-gotas “J” Borracha “E”
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Ferramentas Visualização
Mão “H” Zoom “Z”
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Desenhando elementos gráficos
Selecione a opção Balde de Tinta no painel Ferramentas Atalho: K CONFIGURAR PREENCHIMENTO E TRAÇADO Selecione a opção Lápis no painel Ferramentas Atalho: Y DESENHAR COM LÁPIS Selecione a opção Ferramenta oval no painel Ferramentas Atalho: O DESENHAR FORMAS OVAIS Abra o painel Alinhar no menu Janela Atalho: Ctrl + K ALINHAR OBJETOS Selecione a opção Linha no painel Ferramentas Atalho: N DESENHAR COM LINHA Menu Inserir, selecione a opção Linha do Tempo/Camada CRIAR UMA NOVA CAMADA
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Desenhando elementos gráficos
Selecione a opção Caneta no painel Ferramentas Atalho: P DESENHAR COM CANETA Selecione a opção Borracha no painel Ferramentas Atalho: E APAGAR PREENCHIMENTOS E TRAÇADOS Selecione no menu Janela/cor a opção Gradiente Atalho: Alt + Shift + F9 PINTURA GRADIENTE (DEGRADÊ) Selecione a opção Ferramenta Retângulo no painel Ferramentas Atalho: R DESENHAR FORMAS RETANGULARES Selecione a opção Ferramenta de transformação de gradiente no painel Ferramentas Atalho: F EDITAR GRADIENTE
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ATIVIDADE * 1 Desenhar uma bola de Basquete,
Escolher COR: Balde de tinta Criar forma: Ferramenta Oval *** Shift Alinhar (Menu Janela ou Ctrl + K) Traçar Linhas Moldar Linhas Salvar Arquivo (Atividade 1 – NOME – ARQ 1078) ATIVIDADE * 1 Desenhar uma bola de Basquete, utilizando as formas básicas
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Como homens e mulheres se comportam em relacionamentos.
Por que as namoradas devem amar mais do que seus namorados? (GO) – ani – vídeo – 6’ – 2011. Direção: Iuri Araújo. Como homens e mulheres se comportam em relacionamentos.
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ATIVIDADE * 2 Desenhar um cenário
Criar camadas (Fundo, Cenário, Objetos) *** Botão Nova Camada Renomear Camadas Traçar Linhas Utilizar ferramentas de desenho Moldar Linhas Aplicar DEGRADÊ/GRADIENTE Editar GRADIENTE Salvar Arquivo (Atividade 2 – NOME – ARQ 1078) ATIVIDADE * 2 Desenhar um cenário
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Criar e desenhar um personagem
Em papel A4 branco, com grafite ou lápis de cor Na plataforma do programa Adobe Flash Professional Artesanal: No papel, desenhar diversos ângulos (perfis) do personagem Rosto com detalhes e formas Corpo inteiro com articulações, formas e detalhes Digital: Criá-lo em camadas (para rosto, boca, olhos, detalhes do personagem...) Corpo inteiro Salvar Arquivo (Atividade 3 – NOME – ARQ 1078) ATIVIDADE * 3 Criar e desenhar um personagem
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Símbolos e Biblioteca
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Símbolos Biblioteca Elementos = Símbolos
Elementos criados podem ser armazenados 3 tipos de símbolos: Clipe de filme, botão, gráfico Para criar um símbolo, basta selecionar o elemento e acionar a tecla F8 Abre-se uma Janela com as 3 opções de símbolos Renomeie e escolha o tipo de elemento Biblioteca Cada símbolo criado é adicionado à biblioteca, independente de estar no palco ou não Atalho: Ctrl + L
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Animação
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Criando Animações Criar quadro-chave Atalho: F6 KEYFRAMES
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Criar animação STOP-MOTION
Converter objeto em Símbolo Criar quadro-chave Posicionar símbolo Movimentar (utilizar ferramenta Transformação Livre) Criar sequência de 2 segundos e 10 frames utilizando a técnica quadro-a-quadro Salvar Arquivo (Atividade 4 – NOME – ARQ 1078) Exporte o filme Publique o filme KEYFRAMES F6 ATIVIDADE * 4 Criar animação STOP-MOTION
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Interpolação Clássica
Interpolação – aquilo que fica entre as extremidades da animação Keyframes
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Criar interpolação clássica
Converta o objeto em Símbolo Crie um quadro-chave no primeiro frame da timeline Crie um quadro-chave na timeline equivalente à 1 segundo e 6 frames Com o segundo keyframe selecionado, desloque o objeto para outra extremidade do palco Selecione novamente o primeiro frame e com o botão direito, selecione a opção Criar interpolação clássica Para visualizar, tecle ENTER Salvar Arquivo (Atividade 5 – NOME – ARQ 1078) Exporte o filme Publique o filme SÍMBOLO F8 ATIVIDADE * 5 Criar interpolação clássica
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Interpolação de Forma
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QUADRO CORRESPONDENTE
Crie 2 camadas uma camada para rosto (camada 1) uma camada para boca (camada 2) Crie um quadro-chave na camada 2 (boca) equivalente à 30 frames Na camada 1, crie 30 quadros correspondentes Selecione o segundo keyframe na camada 2 (boca) Com o segundo keyframe, altere (movimente) a marcação da boca na camada 2 Selecione o primeiro quadro na camada da boca com o botão direito, selecione a opção Criar interpolação de forma Salvar Arquivo (Atividade 6 – NOME – ARQ 1078) Exporte o filme Publique o filme FRAME QUADRO CORRESPONDENTE F5 ATIVIDADE * 6 Criar interpolação de forma
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Interpolação de Movimento
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você pode trocar o símbolo,
Converta o objeto em Símbolo Crie um quadro-chave no primeiro frame da timeline Clique com o botão direito sobre o símbolo (palco), selecione a opção Criar interpolação de movimento Selecione o último quadro criado Arraste (movimente) o objeto pelo palco Acione a ferramenta de seleção e curve a linha (guia) Salvar Arquivo (Atividade 7 – NOME – ARQ 1078) ALTERNAR SÍMBOLO Como botão direito, você pode trocar o símbolo, mantendo o movimento ATIVIDADE * 7 Criar interpolação de movimento
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ATIVIDADE * 8 Criar animação
Abra o arquivo do cenário criado na atividade 2 Crie animações com as camadas ou insira objetos cênicos que possam ser animados, lembre-se de criar animações quadro-a-quadro e com interpolações Salvar Arquivo (Atividade 8 – NOME – ARQ 1078) Exporte o filme Publique o filme ATIVIDADE * 8 EXPORTAR Ctrl + Alt + Shift + S PUBLICAR Alt + Shift + F12 Criar animação
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Ferramenta Bone BONE TOOL
Utilizada para criar articulações - facilita a manipulação de personagens e objetos articulados BONE TOOL
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Usando Ferramenta Bone (Bone Tool)
No palco, desenhe uma perna, com parte superior da perna separada da inferior Converta cada parte em Clipe de Filme Posicione a parte de superior da perna integrando a inferior, unindo na posição referente ao joelho Selecione a ferramenta “bone”, clique na primeira articulação (acima da parte superior) e arraste até a segunda articulação (referente ao joelho) Clique na parte inferior da perna e movimente, observe que a parte superior depende da parte debaixo e estão integradas Observe que foi criada uma camada chamada “Armadura” na timeline A partir de uma interpolação de movimento, criar-se-á a animação. Estenda o quadro chave até o frame 30; Inicie a animação com a pose inicial no primeiro quadro chave da animação Clique com o botão direito sobre o frame 30 e em “criar uma pose”, assim, criará a pose final da animação Nos intervalos, a fim de refinar o movimento, crie outras poses Selecione todo a imagem e converta-a em Gráfico Salvar Arquivo (Atividade 9 – NOME – ARQ 1078) Exporte o filme Publique o filme ATIVIDADE * 9 Usando Ferramenta Bone (Bone Tool)
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SOUTH PARK
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Obrigada pela Atenção! Anna Morais annamorais@pucgoias.edu.br
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