A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Cristiana Skraba fotografia publicitária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Cristiana Skraba fotografia publicitária."— Transcrição da apresentação:

1 profª. Cristiana Skraba fotografia publicitária

2 fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba roteiro de trabalho áreas de atuação da fotografia fotografia publicitária estúdio fotográfico Iluminação fotografar um produto prática análise das imagens

3 Iluminação para fotografia A luz é o principal elemento da fotografia e essencial para a sua existência. A própria palavra "fotografia", criada em 1839 por Sir. John Herschel, deriva de dois vocábulos gregos que significam "escrita com luz". Em fotografia, a luz informa as características do objeto como cor, textura, forma e profundidade. A luz pode valorizar ou não os componentes da imagem e atribui atmosfera à foto – alegria, tristeza, honestidade, pureza, etc. Para o estudo da iluminação, algumas definições devem ser consideradas. luz natural - luz do sol (o horário define a direção e qualidade da luz) DUAS FONTES DE LUZ luz artificial - luz de estúdio (posicionamento das diversas fontes de luz determina o equilíbrio entre elas) fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba

4 Iluminação para fotografia fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba A iluminação pode ser classificada sob três aspectos: qualidade, direção da luz e tipo. - QUALIDADE: termo usado para definir a natureza da fonte emissora de luz. Ela pode ser suave - produzindo sombras tênues, difusa – quase não produz sombras, ou dura – produzindo sombras densas e maior contraste. - DIREÇÃO DA LUZ: a direção da luz é determinada pela posição da câmera em relação ao objeto ou assunto a ser fotografado. A luz frontal – realça as cores, as luzes direcionadas: lateral direita e lateral esquerda – criam efeitos interessantes e realçam a textura e volumetria do objeto, o contraluz ou back light – realça o contorno, a luz rebatida – suaviza as sombras do rosto, e a light painting – pintar com a luz, vários pontos iluminados criando efeitos de diferentes intensidades de luz. - TIPO: refere-se ao grau de intensidade de luz, sendo classificada como principal e secundárias.

5 Iluminação para fotografia fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba em resumo, classifica-se: QUALIDADEDIREÇÃO DA LUZTIPO principal e secundária difusa, suave e dura direcionais esquerda e direita, frontal, contraluz, rebatida e backlight. Através desses elementos de iluminação a fotografia recebe qualidades mais subjetivas caracterizando o clima da cena – drama, alegria, pureza, tristeza, descontração, seriedade, honestidade, etc. Fotos de publicidade exploram muito esse aspecto.

6 difusa dura suave Qualidade da luz produzida por várias fontes uminosas associadas produzida pela luz frontal ou direcionadas produzida pela luz rebatida fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba

7 Direção da luz fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba Luz frontal

8 Direção – luzes direcionadas Luz lateral direita Luz lateral esquerda fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba

9 Direção da luz Backlight fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba Contraluz

10 Direção da luz A luz pode ser rebatida em materiais brancos, dourado, prateado ou ainda listrado usando duas cores, produzindo efeitos específicos. Luz rebatida Lighting painting fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba

11 Tipo de iluminação LUZ PRINCIPAL - é a fonte de luz mais forte LUZ DE PREENCHIMENTO- deve ter a metade da potência da luz principal e é a responsável pela impressão de volume LUZ DELINEADORA- geralmente é colocada na lateral do corpo e/ou no cabelo para definir o limite entre modelo e fundo LUZ DE FUNDO- deve ser igual à luz principal, mas será rebatida no fundo fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba

12 exemplos de fotografia publicitária fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba

13 Mensagem Certa manhã, na redação da extinta revista Manchete, seu fundador, Adolpho Bloch, estava junto à sua equipe de fotógrafos, vendo umas imagens premiadas pelo mundo. Um dos fotógrafos comentou : - Mas também, o sr. tem que ver o equipamento deles ! Só usam máquinas fotográficas de última geração. Adolph Bloch, então, pegou do bolso sua caneta Montblanc de ouro, uma das mais caras do mundo, e disse : - Toma ! Me escreva então uma linda poesia. Isso vale para fotos, vale para fatos, Isso vale para fotos, vale para fatos, vale para a vida. vale para a vida. fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba

14 ...fim Obrigada e até a próxima !! fotografia publicitária profª. Cristiana Skraba E lembrem-se, só a prática traz a experiência e habilidade, então – pratiquem ! E se surgirem dúvidas, me procurem !! Cristiana Skraba


Carregar ppt "Profª. Cristiana Skraba fotografia publicitária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google