A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro II."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro II

2 Cronograma C obertura jornalística e Webwriting Fotojornalismo Radiojornalismo Telejornalismo Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem (a distância)

3 Fotojornalismo FOTOGRAFIA: CONHECIMENTOS BÁSICOS Escolha do equipamento Operação básica

4 Entre um clique e outro Observe as capas de jornais e revistas. É possível avaliar a importância das fotos para o jornalismo? 1

5 Existem várias e importantes razões para se aprender a fotografar: 1.O Registro em si é algo importante para a preservação da memória histórica de pessoas, eventos e instituições. 2. Num mundo obcecado por imagens, a Fotografia também ocupa um papel preponderante como forma de comunicação. Bons motivos para fotografar 2 3

6 3. O ato de fotografar também pode ser um Discurso, formando ou mudando opiniões. 4. No âmbito da escola, fotografar educa o olhar para ser crítico em relação às imagens 4 Bons motivos para fotografar

7 A tecnologia digital predomina então, a menos que você deseje aprender revelação química por razões artísticas ou profissionais, não precisará se preocupar com filmes e revelação. Esta regra tem uma exceção: confeccionar máquinas Pinhole, basicamente caixas (ou latas) com um buraquinho daí o nome buraco de alfinete que usam filme fotográfico, pode ensinar bastante sobre a tecnologia e a linguagem desta arte. Pesquise sobre fotografia Pinhole em Nos dias de hoje, existe uma infinidade de opções para todos os usos e com preços muito diferenciados. A câmera certa 5 6 6

8 TIPOEXEMPLOS VANTAGENSDESVANTAGENS Câmeras digitais de baixo custo Webcams e Dispositivos fotogr á ficos inclu í dos em fones celulares. Custo baixo, portabilidade, discri ç ão. Baixa qualidade de imagem, fragilidade. Câmeras de uso amador Câmeras com lentes fixas e ajustes autom á ticos. Custo baixo a m é dio, com v á rios recursos autom á ticos. Poucas possibilidades t é cnicas,fragilidade. Câmeras Semi- profissionais Câmeras com lentes intercambi á veis. Excelente qualidade (custo- benef í cio), recursos manuais. Pre ç o alto, pouca resistência Câmeras profissionais Câmeras com lentes intercambi á veis. Excelente qualidade, recursos manuais, resistência. Pre ç o alt í ssimo. Escolha seu equipamento!

9 Ajuste as câmeras para uma resolução média a boa. Caso a imagem necessite ser reduzida, diminua a qualidade na edição. Atente para um bom enquadramento, enfocando com precisão o objeto da imagem. Não tente conciliar retrato e paisagem: ou é um, ou é outro. Evite bater sempre a mesma foto: busque ângulos ousados e inesperados. Use o Flash mesmo durante o dia: ele equilibra melhor a luz nas imagens. Nas externas, evite a luz direta do sol, especialmente nos horários próximos ao meio-dia. Teste vários ajustes diferentes da câmera fotografando o mesmo objeto. Em ação!

10 Use um tripé ou, ao menos um monopé. É muito difícil obter uma imagem sem um apoio fixo. Só recorra ao Zoom quando não puder se aproximar do objeto enquadrado. Evite particularmente o uso do Zoom digital. As câmeras digitais modernas contam com bons ajustes automáticos de abertura e foco. Para abrir mão deles, é necessário ser um operador experiente. Garanta a melhor produção de imagens que for possível. Lembre-se: a maioria dos problemas NÃO pode ser resolvida na edição. Mais do que tudo: TENTE! A ordem é experimentar. Em ação!

11 Durante a cobertura fotográfica Todas as pessoas cuja imagem venham a ser veiculadas deverão manifestar sua autorização para a publicação das mesmas. Há sites específicos para postagem de fotos (Ex. Picasa). Todos necessitam de cadastramento prévio que deve ser providenciado ANTES do evento. Por maior que pareça ser o espaço disponível nesses repositórios, a transmissão de mídia ainda é problemática. Por isso, convém manter o limite de tamanho dos arquivos em torno de 5 Mb. A cobertura deve ser um trabalho integrado, com horários definidos para a captação de material (cerca de uma hora), edição (uma hora e meia a duas horas) e publicação (30 minutos a uma hora). Assim, leve em conta um período de três a quatro horas bem aproveitadas para o cumprimento da meta de uma postagem diária.

12 Durante a cobertura fotográfica Dificuldades Sombra: afaste o assunto da parede Contraluz: flash Palco e platéia: procure um ângulo para registrar os dois. Às vezes temos espaço para apenas uma foto Qual é a pauta? Qual o assunto a ser fotografado? A foto deve ser a do entrevistado ou a do grupo? 1112

13 Após a cobertura fotográfica Os arquivos digitais do material bruto e das produções finalizadas são a base do portifólio e da midiateca. Devem ser descarregados das câmeras e salvos em mídias de backup como CDs e DVDs. Depois de finalizada a cobertura, é necessária uma reunião com a equipe na qual todos os participantes expressem sua avaliação pessoal. A avaliação final da atividade deve ser levada ao conhecimento de todos os participantes. Elaborar um relatório final com os aspectos relevantes da ação realizada garante aos educadores a justificativa pedagógica para o desenvolvimento de novos projetos educomunicativos.

14 1)Para começar, procure algo inusitado ou novo que esteja acontecendo ao seu redor, nesse exato momento. 2) Vá a campo e registre, por meio de imagens, o fato que está em curso. As imagens devem falar por si próprias. 3) Volte para a redação e redija, ao menos, cinco legendas para cinco fotos pré-selecionadas e já editadas (ou seja, trate as fotos antes de finalizar seu trabalho). 4) Publique as fotos no blog indicado pelo(a) formador(a). 5) Divulgue e acompanhe a repercussão do fato registrado! Soldado inglês perde a compostura e desmaia em apresentação Atividade 13

15 REFERÊNCIAS

16 Imagens 1.Imagens copiadas do site: https://www.google.com.br/https://www.google.com.br/ 2. Imagem copiada do site: 3. Imagem copiada do site: beijo-mais-famoso-acabou-o-misterio/.http://ocasionalidades.wordpress.com/2007/08/14/o- beijo-mais-famoso-acabou-o-misterio/ 4. Imagem copiada do site: 5. Imagem copiada do site: ttp://www.pixmac.com.br/picture/filme/ ttp://www.pixmac.com.br/picture/filme/ Imagem copiada do site: 7 a 10. Imagens copiadas do site: 11 e 12. Imagens copiadas do site: 13. Imagem copiada do site: GUARDA+DESMAIA+EM+FRENTE+A+CHEFE+NO+CANADA.html. GUARDA+DESMAIA+EM+FRENTE+A+CHEFE+NO+CANADA.html

17 Quem somos? COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) FORMADORES Anderson Zotesso Cadu Fernandez Carmen Gattás Débora Menezes Isabel Santos Kassandra Carvalho Katia Cristina Izabel Leão Mariza Pinto Paola Prandini Patrícia de Oliveira Regina Vilela Salete Soares Silene Lourenço


Carregar ppt "Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google