A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”"— Transcrição da apresentação:

1 CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”
TEMA: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PALESTRANTE: LUIZ CARLOS R GALVÃO Apoio:

2 Energia Solar Fotovoltaica
gere sua própria energia elétrica A preocupação com a economia de energia e a utilização de fontes alternativas, a energia solar fotovoltaica ganha atualmente renovada importância, devido a uma série de fatores: esgotamento dos recursos naturais, custos de geração das energias tradicionais, riscos de contaminação (energia nuclear), aquecimento global, etc.

3 Outro fator desatroso também são as termoeletricas

4 Usinas Termoelétricas
Outro fator desastroso também são as Termoeletricas Poluição pelo uso de térmicas já é maior que a do desmatamento; e o total de CO2 despejado na atmosfera chegou a 15,3 milhões de toneladas, de acordo com a consultoria WayCarbon, que fez o estudo. 

5 ...15X mais energia chegando pelo sol. Energia solar é mais que suficiente. E no Brasil temos muito sol e é obrigação nossa; é questão moral, nos precisamos usar bem essa energia para aliviar os outros sistemas energéticos que seja os sistemas elétricos, petróleo...Nos temos uma forma de realizar isto, a realização chama-se Energia Solar fotovoltaica.

6 Energia Solar Fotovoltaica
Foto – Luz Voltaica – Volts Fotovoltaica e o casamento de duas palavras Foto – Luz / Voltaica – que vem da palavra Volts

7 Sílicio O Sílicio e segundo elemento mais abundante da face da terra.

8 Células Fotovoltaicas
As células fotovoltaicas são fabricadas com fatias super finas de Sílicio.

9 Incidência da Luz Solar
Os sensores espalhados pelo país ajudaram a mostrar onde o sol brilha mais forte e com menos interrupções. NA ALEMANHA ENTRE 12H E 13H DO DIA 26 DE MAIO, O PAÍS GEROU 22 GIGAWATTS DE ELETRICIDADE, USANDO APENAS A LUZ DO SOL UM RECORD MUNDIAL. É O EQUIVALENTE A 1,5 VEZES A PRODUÇÃO DE ITAIPU NO MESMO PERÍODO.

10 SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - CONCEITOS
Essa energia chamada de energia solar nos sistemas fotovoltaicos possuem duas configurações básicas: Sistemas Isolados e Sistemas Conectados à rede.

11 SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - TIPOS

12 SISTEMA FOTOVOLTAICOS ISOLADOS (SFVI)
• Não possuem conexão com o sistema público de fornecimento de energia elétrica. • Normalmente são instalados em locais sem acesso à rede elétrica. • A energia elétrica gerada normalmente é armazenada em baterias. Tanto pode usar a energia produzida em CC ou CA.

13

14 SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS A REDE ELETRICA (SFVCR)
São efetivamente conectados ao sistema público de fornecimento de energia elétrica. • A energia elétrica gerada é injetada diretamente na rede elétrica. Não possuem elementos para armazenar energia. • Podem ser instalados integrados a edificações, proporcionando geração distribuída, ou instalados em locais amplos, atuando como uma central geradora. Os Sistemas Fotovoltaicos oferecem diversas vantagens para a rede elétrica, como a redução de perdas na transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida.

15 SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS A REDE ELETRICA (SFVCR)
Os Sistemas Fotovoltaicos oferecem diversas vantagens para a rede elétrica, como a redução de perdas na transmissão e distribuição de energia; já que a eletricidade é consumida onde é produzida.

16

17

18 A tecnologia Solar Fotovoltaica realmente começa a ganhar maior interesse e os custos serão decrescentes com maior velocidade; O cenário mundial nos últimos dois anos com a entrada da China, e a interrupção de políticas de subsídios na Europa. Isso faz com que países como o Brasil passem a ser interessantes para os fabricantes. O preço da eletricidade no Brasil irá aumentar e certamente dentro de poucos anos os custos da energia gerada em aplicações conectadas à rede em edificações urbanas atingirá a paridade com as tarifas de eletricidade em diversas regiões do pais.

19 1 - A construção pela Tecnometal de uma linha de produção de módulos fotovoltaicos, fabricação a partir de silício nacional, quando se prevê ainda para este ano uma capacidade produtiva de 100 MWp/ano; 2 - Investimentos em pesquisa na purificação de silício grau solar que consome menos energia e integra-se a linha produtiva do já existente parque produtivo de silício grau metalúrgico. Há quatro tipos de silício que diferem entre si em relação ao nível de impurezas. O grau metalúrgico é o menos puro, seguido do químico, do solar e, por fim, do grau eletrônico, com maior nível de pureza. "Já temos um resultado bastante interessante. Conseguimos reduzir as impurezas metálicas do grau metalúrgico de partes por milhão (ppm) para 60 ppm e já estamos chegando a 10 ppm", afirma o pesquisador João Batista Ferreira Neto, do Laboratório de Metalurgia e Materiais Cerâmicos. 3 - Devido a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, algumas concessionárias de distribuição estão investindo no conceito dos Estádios Solares como Cemig, Light e Celba.

20 Mineirão é o primeiro estádio da Copa de 2014 a inaugurar usina solar Além de alimentar a própria arena, energia será aproveitada na rede local para atender a até residências de médio porte Exemplos de produção: Alemanha, Italia, Japão e China; No Brasil temos usina de Campinas, cap. 200 KW/h; Usina de Tauá – 1MW; volume capaz de abastecer 1500 familias; Construção da usina de Juazeiro-Ba - Espanha privatizou o sol; quem gerar energia para o proprio consumo sem autorização do governo paga multa de ,00

21 As Micro e Mini centrais geradoras devem ter fonte com base em:
Micro e Mini Geração A Micro e Minigeração se aplica a qualquer unidade consumidora sendo que as centrais geradoras devem possuir potência instalada menor ou igual a 100 KW(Micro) e menor ou igual 1MW(Mini) e utilizar fontes de energia renovável. As Micro e Mini centrais geradoras devem ter fonte com base em: Solar Eólica Hídrica Biomassa Resolução 482/12 Esse sistema tem analogia com uma “conta-corrente” de energia entre consumidor e concessionária. Os eventuais créditos resultantes da geração excedente ao consumo próprio expiram em 36 meses após a data do faturamento, não sendo ofertada ao consumidor qualquer forma de compensação após esse prazo. observando as proporcionalidades entre as diferentes tarifas, quando for o caso. Os montantes de energia ativa injetada que não tenham sido compensados na própria unidade consumidora não poderão ser comercializados, porém poderão ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades previamente cadastradas para este fim e atendidas pela mesma concessionária, cujos dados cadastrais do titular (CPF/CNPJ) sejam os mesmos da unidade com sistema de compensação de energia elétrica. O consumidor deverá definir a ordem de prioridade das UCs participantes do sistema de compensação de energia elétrica. Para fins de acompanhamento a concessionária de energia elétrica informará mensalmente, na fatura de energia elétrica onde o serviço foi contratado, os dados do sistema de compensação de energia elétrica A concessionária deve então desenvolver as análises pertinentes e emitir o parecer de acesso e promover a celebração do acordo operativo (minigeração) ou relacionamento operacional (microgeração). Estes instrumentos ditam as responsabilidades da concessionária e do cliente quanto a operação da unidade geradora e do sistema elétrico. O equipamento de medição da unidade consumidora deverá ser adequado para esta nova situação, sendo que o cliente deve arcar com o custo da diferença do equipamento antigo para o novo, bem como as adequações necessárias no sistema de distribuição da concessionária que deve efetivar a conexão da central geradora ao seu sistema de distribuição após finalizadas todas estas etapas. Resoluçao normativa Aneel de 17 de abril de 2012

22 Resolução 482/12 ATENÇÃO: NÃO É VENDA, É COMPENSAÇÃO. Caso a energia gerada seja superior a energia consumida, a diferença será utilizada para compensação, preferencialmente, dentro do mesmo ciclo de faturamento. PROCEDIMENTOS TÉCNICOS/COMERCIAIS O cliente preencherá um formulário e entregará à concessionária juntamente com o projeto elétrico da central geradora e de suas instalações.

23 Fatores de perda precisa ser levado em consideração, para que o sistema possa ser eficiente, como por exemplo: quantas horas diárias o sol incidirá sobre o painel? Geralmente o valor é em torno de 7 horas. Se formos levar em consideração esse valor, dentro desse período o sistema precisará gerar energia para alimentar o equipamento e para armazenar energia para as 17 horas restantes. Pesquisa realizada pela Eletrosul – 40% das res classe c esta entre 150 e 220KW/h

24

25

26

27 Valores para Painéis e Inversor
Média de Preços KIT GRID-TIE 200KWh/mês ,00 ( 6x235 Wp) 600KWh/mês ,00 (18x235 Wp) 930KWh/mês ,00 (28x235 Wp) Valores para Painéis e Inversor Não incluso Projeto, Instalação, Chaves Seccionadoras, Disjuntores, Protetores, Relógio Bidirecional etc... Dimensões do painel:  (1650 x 990 x 40) mm

28 Simulador

29

30

31 Resultado da Simulação http://americadosol.org/simulador

32

33 Luiz Carlos Rodrigues Galvão adm.galvao@digisatbr.com.br
OBRIGADO! Contatos: Luiz Carlos Rodrigues Galvão (63) Apoio:


Carregar ppt "CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google