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Gestão de Compras Administração de Logística e Materiais.

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Apresentação em tema: "Gestão de Compras Administração de Logística e Materiais."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Compras Administração de Logística e Materiais.

2 Gestão de Compras Parte do processo de logística e tem a finalidade de obter materiais, componentes, acessórios e serviços. É o processo de aquisição e inclui a seleção dos fornecedores, os contratos de negociação e as decisões que envolvem compras.

3 Gestão de Compras Deve visar fatores estratégicos de custo, qualidade, flexibilidade, inovação, rapidez, não agressão ao meio ambiente. Deve estar voltada para o processo (estratégia) e não apenas para transações (comprar). Gerar lucro e não mais custos para a empresa.

4 O comprador Deve possuir habilidades interpessoais, de negociação e dinamismo. Deve ser é um analista de suprimentos e um negociador. Deve ser bom ouvinte para argumentar corretamente. Deve ser firme e convicto.

5 O comprador Deve estar identificado com a política e ética da empresa. Deve manter sigilo das negociações. Deve permitir acesso as mesmas informações a todos os fornecedores. Deve realizar bom negócios para empresa e não apenas comprar materiais.

6 Objetivos de Compras Obter um fluxo continuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado o mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honrada as melhores condições para a empresa, principalmente em termos de pagamento.

7 Sistema de Compras Ficha do Fornecedor COMPUTADOR PEDIDOS Relatórios Ordens de compra Arquivo do material comprado Nome, endereço, instruções de remessa Arquivo do histórico de preços Para as últimas 5 - 10 compras Inputs de informações Informação de controle de inventário Arquivo de pedidos em aberto

8 Sistema de Compras MATRIZ - Servidores mantém a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores. CLIENTES - Acessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, crédito e faturamento.

9 Sistema de Compras TRANSPORTADORAS - A empresa está conectada via modem às transportadoras, controlando todo o romaneio de cargas e notas fiscais. VENDEDORES – Conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes.

10 Organização de compras O departamento de compras deve contar com as seguintes funções: pesquisa (estudo de mercado, materiais, análise de custos, estudo de fornecedores); aquisição (conferência de requisições, análise das cotações, negociação, acompanhamento e recebimento de materiais); administração (manutenção de estoques, transferência de materiais, evitar excessos e obsolescência de estoques, padronizar processos e materiais).

11 Compras na micro e pequena empresa *Sócio-gerente (compras) Administrativo e financeiro ProduçãoVendas

12 Compras na média empresa Diretor ProduçãoCompras Matéria- prima Comprador Materiais auxiliares Comprador Follow-up secretária Vendas

13 Política de Compras CENTRALIZADAS X DESCENTRALIZADAS Empresas que possuem filiais precisam decidir se as compras serão centralizadas ou descentralizadas.

14 Compras Centralizadas A empresa pode obter melhores preços e serviços em função do maior volume Os valores de transporte também podem ser reduzidos em função do volume de compra É necessário enviar materiais para as unidades

15 Compras Centralizadas Homogeneidade da qualidade dos materiais adquiridos Controle de materiais e estoques – materiais não ficam dispersos nas unidades Custo menor com o departamento de compras

16 Compras Descentralizadas Podem ser entregues mais rápidas quando o fornecedor é local Custo de transporte menor quando o fornecedor é local Facilidade de comunicação entre comprador e fornecedor

17 Compras Descentralizadas Quando o tempo para aquisição é curto Política de relacionamento com a comunidade As unidades especializadas em comprar seus recursos materiais

18 Política de Compras Verticalização x Horizontalização A empresa precisa decidir quais produtos devem ser fabricados e quais devem ser comprados.

19 Verticalização Estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder. Vantagens : independência de terceiros liberdade de mudar planos manutenção de segredos industriais

20 Verticalização Desvantagens: Maior investimento em instalações e equipamentos Imobiliza mais recursos Menor flexibilidade p/ alterar processos e incorporar tecnologias novas flutuações de demanda

21 Horizontalização Estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: Redução de custos - Maior flexibilidade e eficiência Incorporação de novas tecnologias- Foco no negócio principal

22 Horizontalização Desvantagens: Menor controle tecnológico Deixa de auferir o lucro do fornecedor Maior exposição

23 Comprar ou Fabricar CT = CF + CV x q Conceito chave: CT = CF + CV x q CT = custo total CF = custo fixo CV = custo variável Q = quantidade envolvida

24 Atividade de Acompanhamento 7

25 Referências Bibliográficas 1. BERTAGLIA. Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003. 2. DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo: Atlas, 2009. 3. MARTINS, Petrônio Garcia. ALT, Paulo Renato Campos: Administração de Materias e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva 2000.


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