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Compras Electrónicas Área Metropolitana de Lisboa.

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Apresentação em tema: "Compras Electrónicas Área Metropolitana de Lisboa."— Transcrição da apresentação:

1 Compras Electrónicas Área Metropolitana de Lisboa

2 COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência Projecto Piloto Enquadramento Palmela Cascais Barreiro Vila Franca de Xira Odivelas Loures Setúbal Mafra Almada Sesimbra SMAS Loures Seixal Alcochete (Novo)* SIMTEJO (Novo)* GAML Parceiros Economato; Papel; Consumíveis de Informática; Higiene & Limpeza Pneus Categorias Referenciadas 30 procedimentos centralizados vs várias centenas descentralizados 2,2M Negociados 230 m Poupança Nominal Resultados Obtidos

3 COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência UCE - AML Objectivo - Generalização Envolvimento profundo dos Municípios a todos níveis hierárquicos Coordenação entre Organismos Uniformização de catálogos. Capacidade de integração das aplicações electrónicas. Desafios Objectivos Estabelecer a estratégia de compra; Promover a utilização dos serviços da UCE; Promover e assegurar a agregação de necessidades dos Municípios associados, Promover a normalização de especificações de produtos e serviços a adquirir; Elaborar e promover procedimentos e disponibilizar infra-estruturas tecnológicas; Estimar o valor do potencial de poupança a obter através da agregação Promover estudos de viabilidade e propor as categorias a agregar. Conduzir em processos negociais; Monitorizar o desempenho da função compras da AML Fornecer suporte técnico-juridico às unidades municipais de compras

4 Projecto Piloto Caracterização da situação actual: Análise da despesa e de processos; Análise organizacional e enquadramento da função de negociação e compras. Implementação: Redesenho de processos; Reorganização; Parametrização, operação, alojamento, fornecedores, catálogos. Formação; Negociações Dinâmicas. EXECUTADO Estudo Preliminar Definição de âmbito: Processos de compra; Categoria de produtos; Unidades orgânicas; Utilizadores. Plano de Implementação e Business Case COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência Projecto Piloto Fases Projecto Generalização Alargamento da Utilização das Compras Electrónicas: Categoria de produtos Utilizadores Funcionalidades Entidades Relatórios de Poupanças e Acompanhamento Novas Funcionalidades Associadas ao Processo de Compras: Contratação Electrónica Factura Electrónica Consultadoria Especifica EXECUTADO

5 COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência Projecto Piloto Proposta de valor De... Modelo Futuro de Negociação Equipa da AML responsável pela gestão do processo negocial em categorias transversais Maximização do efeito de escala; Negociação conduzida por especialistas; Maior transparência do processo de negociação e contratação; 1 processo de negociação. Para... Modelo Descentralizado de Negociação Actual modelo de Negociação Cada Município é responsável pelas suas negociações Não aproveita o factor escala; Falta de skills de negociação; Maior possibilidade de falta de transparência; Vários Processos de Negociação Economia Eficiência Eficácia Modelo Centralizado de Negociação

6 COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência Projecto Piloto Análise SWOT Pontos Fortes: Envolvimento Politico; Relacionamento entre as partes; Envolvimento dos Municípios; Negociações realizadas; Poupanças obtidas; Manutenção da Equipa de Projecto. Pontos Fracos: Integração de Sistemas. Oportunidades: Alargamento de Entidades; Novas Categorias; Envolvimento dos Municípios; Integração de Sistemas; Contratação Electrónica; Factura Electrónica. Ameaças: Recursos reduzidos.

7 COMPRAR MELHOR – Poupança, Eficiência e Transparência OBRIGADO! Contactos UCE-AML (www.aml.pt): Tiago Monteiro – Ana Isabel Contactos TradeForum (www.tradeforum.pt): Gonçalo Magalhães –


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