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Marketing.

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Apresentação em tema: "Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing

2 Processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas. P. Kotler Ciência social (ainda em construção) que tem como objeto de estudo a relação de trocas. S. Hunt. Processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. American Marketing Association

3 Estudo social dos fenômenos de troca
Atender as necessidades dos clientes com lucro As trocas devem levar benefícios a todos os lados envolvidos. Os benefícios não são percebidos de forma igual por todas as pessoas. Produtos são providos de Valor

4 Pensamento orientado para o mercado
Marketing tem como função identificar necessidades e desejos não satisfeitos, definir e medir sua magnitude, determinar a que mercado alvo a organização pode atender melhor, lançar produtos, serviços e programas apropriados para atender estes mercados e pedir às pessoas que “pensem e sirvam o cliente”.

5 Mercado Fechado Produtores Mercado

6

7 Preocupação com a produção.
Produtores Mercado Preocupação com a produção. Mercado Produtores Preocupação com o Marketing

8 Marketing de Massa Marketing 1:1
Produtores Mercado Marketing de Massa Mercado Produtores Marketing 1:1

9 Quatro A’s do Marketing Administração de Marketing
ANÁLISE ADAPTAÇÃO avaliar o que acontece “fora da empresa” ajustar as características de seus produtos às forças vigentes no mercado Administração de Marketing AVALIAÇÃO ATIVAÇÃO consiste no confronto periódico entre as metas que a empresa se propôs a realizar durante um determinado período e os resultados efetivamente obtidos preocupação diária de melhorar todos os elementos do marketing-mix que contribuem para dinamizar as comunicações da empresa com seu mercado

10 Quatro P’s do Marketing

11 Quatro A’s com os quatro P’s Administração de Marketing
ADAPTAÇÃO ANÁLISE Produto Análise de valor Classificação de produtos Níveis de Produto Ciclo de Vida de Produtos Posicionamento Matriz BCG Segmentação de Mercado Análise dos mercados consumidores e do comportamento de compra no varejo e no B2B Forças que dirigem a concorrência Administração de Marketing AVALIAÇÃO ATIVAÇÃO Promoção Distribuição Sistema de auditoria em marketing CRM Serviços de atendimento ao cliente (Call Centers)

12 A hierarquia das necessidades de Maslow
Necessidades fisiológicas (fome, sede, abrigo), Segurança (sobrevivência física) Relacionamento (a aceitação pelo meio e o sentido de importância) Estima Status (relevância, domínio, reputação, prestígio) Auto-realização (desejo de conhecer, compreender, sistematizar, organizar e construir um sistema de valores). Fisiológicas Segurança Relacionamento Estima Auto-realização

13 Sistema de Informações em Marketing - SIM
Função Análise Pesquisa de mercado Sistema de Informações em Marketing - SIM Definição dos problemas e objetivos da pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa Coleta de Informações Análise das informações Apresentação dos resultados

14 Neste verão, você quer ser sereia ou baleia?
A academia Runner tem um outdoor que diz o seguinte: Neste verão, você quer ser sereia ou baleia? Uma mulher enviou a eles a sua resposta e distribuiu o seguinte ... "Ontem vi um outdoor da Runner, com a foto de uma moça escultural de biquíni e a frase: Neste verão, qual você quer ser Sereia ou Baleia? Respondo: Baleias sempre estão cercadas de amigos. Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos. Baleias amamentam. Baleias nadam por aí, cortando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia. Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à beça. Baleias esguicham água e brincam muito. Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados. Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais. Baleias são bem resolvidas,lindas e amadas. Sereias não existem. Se existissem viveriam em crise existencial: Sou um peixe ou um ser humano? Não têm filhos, pois matam os homens que se encantam com sua beleza. São lindas, mas tristes e sempre solitárias... Runner, querida, prefiro ser baleia!"

15 Produtos

16 Atender às necessidades e desejos dos consumidores
Fisiológicas Segurança Relacionamento Estima Auto-realização Gerar lucro para o produtor Obedecer a relação de valor

17 Relação de valor Função: definido por um verbo e um substantivo
Custo: monetário, temporal e físico. Valores: básico, esperado, desejado e inesperado

18 Vale a percepção dos clientes e do produtor.
O valor pode ser melhorado, modificando os produtos, levando em consideração quais as funções que mais importam para os consumidores.

19 Categorias Básicas de Produtos de Consumo
Tipo de Decisão de Compra Categoria Preço Promoção Distribuição Tomada de decisão rotineira; baixo envolvimento; pouco tempo de decisão; pouca busca de informações Conveniência Relativamente baixo Mídia de massa Ampla Tomada de decisão limitada; envolvimento moderado; mais tempo de decisão; mais busca de informações Mídia de massa; alguma ênfase em vendas pessoais Seletiva Compra comparada Moderado Tomada de decisão extensiva; alto envolvimento; tempo de decisão longo; busca de muitas informações Especialidade Mídia de massa; mais ênfase em vendas pessoais Exclusiva Relativamente caro 2 2 2

20 Categorias Básicas de Produtos Industriais
Tipo de decisão de compra Categoria Promoção Preço Instalações Complexa; esporádica; demorada; envolve muitos membros do centro de compras Não é tão importante Vendas pessoais Equipamento acessório Menos complexa e demorada; envolve menos membros do centro de compras Pode ser importante Propaganda Componentes Menos complexa; freqüente; envolve vários membros do centro de compras Pode ser importante Vendas pessoais 3 3 3

21 Categorias Básicas de Produtos Industriais
Tipo de decisão de compra Categoria Preço Promoção Freqüente; a complexidade varia Vendas pessoais Matéria-prima Suprimentos Muito importante Simples; freqüente; pode haver um único comprador Importante Propaganda Serviços Empresariais Varia Varia Varia 3 3 3

22 Níveis de Produto Produto Ampliado Nível de serviço. Produto Genérico
Aquilo que o cliente compra. Embalagem, marca, estilo, características, qualidade. Produto Específico Aquilo que o consumidor quer, de fato. Benefício ou serviço básico.

23 Ciclo de Vida do Produto
Tempo Introdução Crescimento Maturidade Declínio Unidades vendidas Lucro

24

25

26 Distribuição populacional de consumidores para novos produtos
Inovador 2,5% Adotante Inicial 13,5% Maioria Inicial 34% Maioria Tardia Retardatários 16%

27 O posicionamento começa com um produto
O posicionamento começa com um produto. Uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo uma pessoa... Mas o posicionamento não é o que você faz com o produto. O posicionamento é o que você faz com a mente do cliente potencial. Ou seja: você posiciona o produto na mente do cliente potencial. Ries e Trout

28 Água e Maçã Escolham umas das duas opções: Água ou Maçã e criem uma proposta de um produto baseado na opção. Não se prendam a exeqüibilidade. Soltem a imaginação!!! Preocupem-se com “Quem será o consumidor” Façam uma descrição de sua idéia para apresentação Listem os pontos que diferenciam seu produto de algo que já exista no mercado.

29 Estabelecendo as Diferenças de seu produto
Importância: a diferença oferece um benefício de alto valor a um número suficiente de compradores. Destaque: a diferença é oferecida de maneira destacada. Exclusividade: a diferença não pode ser facilmente copiada pelos concorrentes. Acessibilidade: o comprador deve poder pagar pela diferença.

30 Descreva o produto específico
Descreva o produto genérico Quais as Funções? Descreva o produto ampliado Melhore o Valor Proponha um posicionamento

31 Limitações tecnológicas
A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas. Por que esse número foi utilizado? Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada. Por que os ingleses usavam esta medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.

32 Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?
Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida. E por que tinham esta medida? Porque essas estradas foram abertas pelo antigo império romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas. E por que as medidas das bigas foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar dois traseiro de cavalos!

33 Finalmente... O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha. O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga. CONCLUSÃO Existem várias empresas de liderança tecnológica que também tem um monte de coisas definidas por bundões.

34 PREÇO

35 Preço: O que é ? Aluguel da casa, Anuidade do clube,
Honorários médicos, Taxas públicas, Tarifa estacionamento, Remuneração do empregado, Mensalidade da escola, Impostos, Passagem aérea, Juros bancários, Prêmio de seguro, Ordenado, Propina, Contribuições

36 Preço: O que é ? Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada em troca para aquisição ou uso de um determinado produto ou serviço. O preço está em todo lugar, pagamos pelo aluguel de um apartamento, mensalidade da escola ou faculdade, pela passagem de ônibus, por uma consulta ao médico, para o governo pelo serviços públicos na forma de impostos, pelo uso do dinheiro emprestado na forma de juros, etc.

37 Variáveis Incontroláveis
Política, Legal, Social, Cultural, Demográfica, Econômica, Tecnológica, Concorrência, Relações de Poder.

38 Preço: erros comuns orientados demais pelo Custo,
não refletem as mudanças do mercado, não “amarrado” aos outros componentes (4P ), pouco variado para diferentes : itens de produto, segmentos de mercado e ocasiões de compra.

39 Estabelecer Preços Fixar pela primeira vez: um novo produto,
um novo canal de distribuição, uma concorrência pública

40 Como estabelecer Preços ?
Decidir: Posicionar o produto qualidade / preço

41 Posicionamento: Qualidade / Preço
Definitivo: Mercedes-Benz, Luxo: Audi, Necessidades especiais: Volvo (segurança), Porche (alto desempenho) Médio: Renault, Facilidade/Conveniência: Escort (funcional) Orientado para preço: “populares”

42 Como estabelecer Preços ?
Processo: A - seleção do objetivo de preço, B - determinação da demanda, C - estimativa de custos, D - análise da concorrência, E- selecionar o preço final.

43 A - Seleção do objetivo de preço:
o que deseja com o produto? ; qual o posicionamento?; Lucro?; Faturamento?; participação de mercado?

44 B - Determinação da Demanda
preços diferentes, demandas diferentes maior preço, menor demanda pode ser inverso para bens de prestígio (perfume) Tipos: elástica: preço  - consumo  preço  - consumo  inelástica: preço   - consumo  Produtos de fácil substituição substituição difícil

45 Estimativa da demanda Preço por unidade Quantidade vendida em unidades

46 Sensibilidade a preço

47 Elasticidade da Demanda
Preço Preço P 1 P 1 P 2 P 2 Q1 Q 2 Qtd. Q Q 2 Qtd. Inelástica Elástica e = Q/Q  P/P %

48 C - Determinar Custos Ponto de Equilíbrio: Custo Total
Curvas de Receitas Custo Total Valor Custos Variáveis Custos Fixos unidades. Vendas a $ 90/un.. Vendas a $ 80/un.. Vendas a $70/un.. Ponto De Equilíbrio

49 D - Análise da Concorrência
preços, custos, ofertas, qualidade, benchmark.

50 E - Selecionar Preço final
Preço Psicológico: Preço de Imagem: Perfume, Ferrari, Balantine´s, Preço de Referência: um produto, uma compra anterior Final ímpar: 299 e não 300 Políticas de Preço Impacto do Preço sobre terceiros: distribuidores, revendedores, vendedores, concorrentes, fornecedores, governo.

51 Decisões de Preço No Mercado Internacional: Preço único,
estratégia de uniformização Preço diferenciado, estratégia concorrencial Preço baseado em custos, estratégia de preço nominal Preço baseado no consumidor, estratégia de preço percebido evitar estratégias que possam ser vistas como Dumping

52 Marcas

53 Marca: nome, termo, sinal, símbolo ou design.
Visa a identificação de uma empresa ou produto, bem como a diferenciação dos concorrentes. Nome da marca: A parte da marca que pode ser pronunciada. Símbolo da marca: A parte da marca que pode ser reconhecida, mas não pronunciada. Um símbolo, um design, uma cor ou um tipo de letra. Marca registrada: parte da marca para a qual foi concedida proteção legal.

54 COMO CONSTRUIR MARCAS FORTES (Kotler )
Uma empresa pode escolher entre três posições: LIDERANÇA EM PRODUTO Ninguém oferece aos clientes um produto melhor. Os produtos destas empresas tem melhor desempenho ou proporcionam melhores experiências aos clientes. Ex: Nike, Microsoft, Johnson & Johnson. (procuram ficar sempre à frente em termos de tecnologia) EXCELÊNCIA OPERACIONAL Ninguém dá aos clientes um custo total mais baixo. Combinação dos preços e da confiabilidade destas empresas é imbatível. Ex: McDonald's, Federal Express. INTIMIDADE COM O CLIENTE Ninguém oferece uma melhor solução total para as necessidades dos clientes. Estas empresas ajudam a definir o problema dos clientes, identificam a melhor solução para eles e encarregam de implementá-la. Ex: Home Depot, IBM Business Consulting Services.

55 O Que é uma Marca? Usuário Cultura Personalidade Atributos Benefícios
Valores

56 Atributos: automóvel caro, bem construído
Benefícios: durável, admirado Valores: segurança, prestígio Cultura: germânica Personalidade: chefe decidido Usuário: executivo de meia idade Atributos: automóvel caro, engenharia de ponta Benefícios: Potência, velocidade Valores: alto desempenho Cultura: germânica Personalidade: bem sucedido Usuário: jovem executivo

57 Na criação de uma marca Faça-o curto: Facilidade de memorização. Hewlett-Packard = HP Faça-o simples: cuidado para a pronúncia e memorização. Schahin Cury. Hoescht. Oderbrecht. GM, Ford, Caloi, IBM Evite tendências ou modas: terminações muito comuns. Xcamp ou Campx. Lexus, Clarus, Taurus, Nexus, etc. Pense no futuro: As tecnologias mudam Evite acentuações e mudanças gramaticais

58 Bons Nomes de Marca: Inconfundível Não ter significa- dos negativos
em outros países/ línguas Sugerir as qualidades do produto Sugerir os benefícios do produto Fácil de pronunciar, reconhecer e lembrar

59 Tipos de Marcas Água Boricada Água Boricada Drogaria São Paulo York
dos Fabricantes Água Boricada Drogaria São Paulo Marcas Próprias Estrutura da Marca Marcas Genéricas Água Boricada 8 8 8

60 Elementos do Valor da Marca
Qualidade percebida Associações da Marca Consciência do nome Valor da Marca Outros ativos da marca Símbolo do nome Lealdade à marca Proporciona valor para a empresa por aumentar: Eficiência e eficácia de programas informações de marketing Lealdade à marca Preços/margens de lucro Extensões de marca Alavancagem comercial Vantagem competitiva Proporciona valor para o cliente por aumentar: Interpretação/ processamento de informação Confiança na decisão de compra Satisfação de uso 10 10 10

61 MARCAS DO SUCESSO Premissa Básica para uma Marca de Sucesso:
Concentração de esforços conjuntos de toda a empresa, no aprimoramento e consolidação dos fatores que compõem o seu “Brand Equity”.

62 Brand Equity “Conjunto de recursos, inerentes à uma marca, que se agregam ao valor proporcionado por um produto ou serviço”. Recursos Formadores do Brand Equity Conhecimento da Marca (Awareness) Reconhecimento Recordação Espontânea Primeira Marca Lembrada (Top of Mind) Predomínio de Uma Marca

63 PERSONALIDADE DA MARCA
Personalidade da Marca é um Conjunto de Características Humanas Associadas à uma Determinada Marca.

64 PERSONALIDADE DA MARCA
Principais Fatores da Personalidade Sinceridade Simples / Honesta / Integra Emoção Ousada / Corajosa / Criativa / Alegre Competência Confiável / Inteligente / Bem - Sucedida Sofisticação Elitista / Fascinante Robustez Valente / Voltada Para Ar Livre

65 POSICIONAMENTO DA MARCA
O posicionamento é a parcela da identidade da marca que deve ser ativamente comunicada ao público alvo e demonstrar uma vantagem em relação às marcas concorrentes.

66 Patrimônio de Marca Valoriza a marca Satisfeito e terá custos de troca
Devotado à marca Valoriza a marca (marca como uma amiga) Satisfeito e terá custos de troca Cliente satisfeito (não há razão para trocar) Sem fidelidade à marca (cliente trocará de marca)

67

68 Distribuição Canais de Marketing

69 Intermediários Melhoram a Eficiência do Canal
Contatos de vendas sem um intermediário Contatos de vendas com um intermediário Loja de motocicletas Intermediário Fabricantes de capacetes Motociclistas Fabricantes de capacetes Motociclistas 2 2

70 Níveis de Canal Canal direto Produtor Consumidores Canais indiretos
Varejistas Consumidores Produtor Atacadistas Varejistas Consumidores Produtor Agentes Atacadistas Varejistas Consumidores 3 3

71 Fatores para a Seleção um Canal de Distribuição
Características do Cliente Características do Produto Características dos Intermediários Disponibilidade Disposição de comercializar o produto Mercado servido por eles Funções de distribuição realizadas Potencial de conflitos e de cooperação Outras ofertas de produtos Condição financeira Pontos fortes e fracos Número Dispersão geográfica Preferências de canal Comportamento de compra Uso de tecnologia Custo unitário Perecibilidade Volume Padronização Necessidade de instalação e manutenção 7 7

72 Fatores para a Seleção um Canal de Distribuição
Características dos Concorrentes Características Ambientais Características Organizacionais Número e tamanho Estratégias de distribuição Condições financeiras Tamanho de linhas e compostos de produtos Objetivos, estratégias e orçamentos Pontos fortes e fracos Condições econômicas Questões políticas Leis, regulamentações e ética Mudanças culturais e sociais Mudanças tecnológicas Tamanho e participação de mercado Condição financeira Tamanho de linhas e compostos de produtos Capacidade de realizar funções de distribuição Objetivos, estratégias e orçamento Experiência de canal Pontos fortes e fracos 8 8

73 Níveis de Cobertura de Mercado
Número de intermediários na área comercial Nível Objetivo Exemplos Trabalhar com um único intermediário para um produto que demande recursos ou posicionamento especiais; distribuir bens de luxo com eficiência Exclusiva Um Vitor Hugo Diesel Trabalhar em íntima associação com intermediários que satisfaçam certos critérios; distribuir produtos de compra comparada com eficiência Seletiva Computadores Compaq; Aparelhos de som Gradiente Alguns Dar suporte a venda de massa; distribuir bens de conveniência com eficiência Intensiva Coca-Cola, canetas Bic, creme dental Colgate Muitos 9 9

74 Questões Políticas, Legais e Éticas
Contrato de Exclusividade Restrição imposta por um fornecedor a um cliente proibindo-o de comprar certo tipo de produto de qualquer outro fornecedor. Territórios de vendas fechados O produtor especifica uma área geográfica e designa um intermediário para servi-la. Essa estratégia objetiva aumentar o esforço do intermediário e sua capacidade de comercializar o produto. Contrato Casado Acordo pelo qual o vendedor vende um determinado produto apenas se o comprador também comprar outro produto especificado. 12 12

75 Questões Políticas, Legais e Éticas
Imposição de Linha Completa Arranjo em que o intermediário que deseje levar um determinado produto precisa comprar a linha inteira do fornecedor. Mercado Cinza Negócio em que distribuidores estrangeiros vendem versões estrangeiras dos produtos de um país nesse próprio país. Reserva de Espaço Taxa paga por um fabricante em troca de espaço numa loja de varejo. 12 12

76 Como Atacadistas Podem Criar Valor
Para Produtores Para Varejistas Para Usuários Finais Proporcionando maior capacidade de atingir os compradores Proporcionando informações sobre setores e produtos Reduzindo custos ao contribuir com eficiência e experiência para o canal Melhorando a seleção de produtos, ao informar os varejistas sobre os produtos mais adequados aos usuários finais Oferecendo informações sobre os compradores Reduzindo os custos monetários, de tempo e de esforço pelo oferecimento de uma variedade de bens Reduzindo os custos monetários por meio de maior eficiência e/ou conhecimento Reduzindo os custos monetários por meio de maior eficiência e/ou experiência Reduzindo as perdas potenciais ao assumir os riscos do negócio 2 2 2

77 Estratégias de Marketing para Atacadistas
Estratégia de marketing para atrair vendedores Estratégia de marketing para atrair compradores Varejistas e outros revendedores Produtores Atacadistas 4 4 4

78 O Processo de Distribuição Física
Armazenamento Administração de estoques O produtor armazena bens acabados e registra o estoque em computador. O atacadista encomenda bens por telefone, correio, fax ou computador. Processamento de pedidos Processamento de pedidos Administração de estoques Transporte O fabricante recebe o pedido, emite a fatura, deduz os bens do estoque e despacha-os. O atacadista recebe os bens e os armazena em depósitos. Registra o estoque em computador e paga a fatura. Armazenamento Administração de estoques Processamento de pedidos 5 5 5

79 O Processo de Distribuição Física
O varejista encomenda os bens por telefone, correio, fax ou computador. Processamento de pedidos Processamento de pedidos Administração o de estoques Transporte O atacadista recebe o pedido, emite a fatura, deduz os bens do estoque e despacha-os. Administração de estoques Processamento de pedidos O varejista recebe os bens e os coloca em prateleiras. Registra o estoque em computador e paga a fatura. 6 6 6

80 Proporção de Bens Transportados em cada Meio de Transporte no Brasil
7 7 7

81 Custos de Estoque Custo Custos Totais Custo de manutenção de Estoque
Custo da Perda de Venda por falta de estoque Quantidade no estoque

82 Lojas de Consumo em Massa
Principais Tipos de Varejo com Loja Lojas de Varejo Lojas de Consumo em Massa Lojas Especializadas Lojas de Conveniência 3 3 3

83 Principais Tipos de Varejo sem Loja
Máquinas de venda Marketing direto Venda direta Mala direta Anúncio para resposta imediata Marketing direto integrado Marketing on-line Telemarketing 6 6 6

84 PROMOÇÃO

85 A promoção é a comunicação com os consumidores ou com a sociedade
Muitas vezes a promoção é encarada como o todo do marketing, mas na verdade é apenas parte da ciência como um todo. A promoção é a comunicação com os consumidores ou com a sociedade O processo de comunicação de um produto deve ser elaborado de maneira a atingir os consumidores potenciais, utilizando os canais de comunicação mais eficientes. Não se trata de utilizar as mídias mais caras ou com maior penetração na sociedade, mas sim escolher as maneiras mais eficientes de “falar” com os consumidores ou os potenciais consumidores.

86 A fonte codifica a mensagem
A fonte transmite a mensagem via meio de comunicação O receptor decodifica a mensagem O receptor fornece feedback para a fonte

87 Comunicação de Marketing
AIDA Comunicação de Marketing Atenção Interesse Desejo Ação

88 Modelo de Expansão Modelo de Contração
Produtor Revendedores Consumidores Modelo de Expansão Produtor Revendedores Consumidores Modelo de Contração

89 Níveis de Canal Canal direto Produtor Consumidores Canais indiretos
Varejistas Consumidores Produtor Atacadistas Varejistas Consumidores Produtor Agentes Atacadistas Varejistas Consumidores 3 3

90 Padrões de Timing de Propaganda
Uniforme Crescente Decrescente Alternado Concentrado Contínuo Intermitente

91 Mas pode apenas despertá-la.
Não existe a possibilidade de uma boa comunicação gerar a necessidade nos consumidores. Mas pode apenas despertá-la.

92 Análise Ambiental

93 Econômico Político Legal Tecnológico e Social Competitivo
Mix de Marketing: Produto Preço Praça Promoção

94 Ambiente Econômico Conjuntura Ecômica Internacional
Conjuntura Econômica Nacional Política de Juros Mercado de valores Impactos no comércio Previsibilidade (importância da informação)

95 Ambiente Político Legal
Análise em três esferas Federal Estadual Municipal Regulamentações de Órgãos independentes.

96 Ambiente Tecnológico e Social
Destruição Criativa Taxa de Inovações Importantes Inovações em Produtos Inovações em Processos Aceleração no ritmo de mudanças tecnológicas. Oportunidades ilimitadas para inovação Orçamentos de P&D Regulamentações mais rigorosas

97 Análise do comportamento da concorrência
Ambiente Competitivo Análise do comportamento da concorrência Tipos de Concorrência Concorrência pura Produtos similares são oferecidos. Compradores e vendedores estão familiarizados com os produtos. Há poucas barreiras de entrada. Ex. Hortifrutigranjeiros Concorrência monopolista Há muitos vendedores de produtos similares. Cada um tem particicpação relativamente pequena de mercado. Ex. bancos

98 Ameaça de novos ingressantes
Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade entre concorrentes existentes Poder de barganha entre os compradores Ameaça de produtos substitutos


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