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1 Estudo realizado para:

2 Introdução O QUE É A PESQUISA? Os Estudos Marplan EGM (Estudo Geral de Meios) é um banco de dados single source de hábitos e atitudes do consumidor com informações completas para subsidiar todas as fases do planejamento de comunicação, mídia e marketing. COMO É FEITA A PESQUISA? A pesquisa é feita entre as pessoas de ambos os sexos acima de 10 anos. Em 2009, foram realizadas entrevistas entre a população projetada pelo IBGE de pessoas no período de janeiro a dezembro de A margem de erro é de +/- 1,32.

3 Estudos Marplan EGM Contínuo em 9 mercados: Gde SP,RJ,POA,CUR,BH,RE,SAL,FOR e DF
Reconhecido pelo CENP e pelo mercado publicitário como referência para o planejamento estratégico, tático e em negociações de mídia. Estudo Sindicalizado: Alto nível de expertise internacional nesse tipo de estudo. Mais completo banco de dados single source do Brasil: hábitos de consumo de mídia, produtos, serviços, marcas, estilo de vida e comportamento. Cerca de usuários entre agencias e veículos no Brasil.

4 Utilidade nos Veículos
Compor soluções criativas para a venda de espaços publicitários Integrar soluções em cross-mídia  sistemas de comunicação com diversos meios/veículos Avaliar o mercado, a audiência e concorrência Detectar nichos editorias de maior interesse Subsidiar projetos de marketing

5 Utilidade nas Agências
Planejamento estratégico: Verificar o potencial de consumo da população por segmentos de mercado Estratégia de mídia: Conhecer o público consumidor nos diferentes veículos e meios Tática de mídia: Efetuar a melhor seleção dos veículos, priorizando cobertura ou adequação ou rentabilidade no target Negociação com os veículos: Maior eficiência e menor custo relativo na compra dos espaços publicitários

6 Estudos Marplan EGM Amostra: 53.300 entrevistas/ano - 9 mercados
É um banco de dados single source de hábitos e atitudes do consumidor com informações completas para subsidiar todas as fases do planejamento de comunicação, mídia e marketing. Marcas Regionais

7 Outdoor e Mídia Exterior são pesquisados nos Estudos Marplan EGM desde 2003 nos 9 mercados – população 10 e + anos Pergunta estimulada com fotos de 19 tipos de suportes de acordo com sua presença nos mercados: Quando sai de casa, costuma notar/ver alguma propaganda em...? E nos últimos 7 dias viu em quais destes...? O resultado desta pergunta é a cobertura por tipo de suporte. Essa informação está em uma base de dados single source que fornece uma visão global do consumidor, possibilitando análises estratégicas de mídia mais completas e defesas mais fundamentadas. dados demográficos hábitos de consumo/uso de produtos/serviços e traços de estilo de vida, interesses e atitudes em relação à comunidade, família, trabalho, consumo e atividades.

8 METODOLOGIA

9 Amostra Estudos Marplan EGM
População Pesquisada: Ambos os sexos 10 e + anos Região Pesquisada: Período da Pesquisa: Número de entrevistas: Margem de erro: População projetada (base IBGE): Salvador – Capital, Abrantes e Camaçari Janeiro a Dezembro de 2009 5.545 +/- 1,32 9

10 Metodologia Entrevista: Domiciliares face-to-face Técnica Amostral:
50% Probabilística 50% Dirigida Técnica Probabilística: 1ª etapa: Setor censitário 2ª etapa: Pulo Sistemático de domicílios vizinhos 3ª etapa: Sorteio do entrevistado Checking: 20% do material de cada entrevistador 100% dos dados digitados Questionário: Perguntas fechadas e rápidas, que permitem respostas únicas ou múltiplas Pré-testado 10

11 RESULTADOS

12 Cenário atual dos meios – 9 MERCADOS
Mesmo com a chegada de novos meios, a penetração dos meios tradicionais ainda mantém-se muito sólida Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –

13 Em Salvador, o meio Outdoor se destacando nos últimos anos.
Cenário atual dos meios – Grande Salvador Em Salvador, o meio Outdoor se destacando nos últimos anos. Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –

14 Cobertura por mercado Comparado aos outros mercados, Salvador está entre os 2 melhores mercados para obter a eficiência do meio. Fonte: Estudos Marplan EGM - 9 Mercados - Jan a Dez/2009 Filtro: AS 10+ anos - Amostra

15 Cobertura do meio - Salvador
Costuma notar/ver: Outdoor: 77% Outdoor/Mídia Exterior: 91% Nos últimos 7 dias notou/viu: Outdoor: 58% Outdoor/Midia Exterior: 80% Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jan a Dez/09 / Salvador; Filtro: AS 10 e + /amostra: entrevistas, projetadas para o universo da população de: pessoas

16 + - - + Cenário da mídia – pontos de contato – Salvador Idade (média)
Rádio AM + Jornal TV Aberta Colecionar Cartões Publicitários Rádio FM Mídia Exterior/Outdoor Jornal Online TV Paga Idade (média) Revista Notícias Online Revista Online Eventos Patrocinados por Teatro Empresas/Marcas TV ao Vivo no Celular Jogos no Celular Rádio no celular Acessa Internet Internet para Programação de Internet no Celular Lazer Online Cinema TV Online Rádio Online - - Games Games Online + Classe (média) Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jan a Dez/09 – Salvador – Ambos 13+ anos:

17 + Outdoor têm 58% de penetração na Grande Salvador
A força no Cross Mídia Outdoor têm 58% de penetração na Grande Salvador + Penetração Rádio FM 73% Internet 42% Jornais 31% Revistas 28% Rádio AM Cinema 14% TV Paga 10% Teatro 4% Impactos Cobertura (000) Cob. % 3.587 2.355 86 2.735 1.904 70 2.435 1.826 67 2.359 1.837 2.343 1.928 71 1.978 1.686 62 1.863 1.660 61 1.688 1.610 59 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dezt/09 –Salvador Ambos 10 e + anos

18 O meio de transporte utilizado para se locomover exerce influência na percepção do meio Outdoor/Mídia Exterior Notou/viu propaganda em Outdoor/Mídia Exterior nos últimos 7 dias População de 18 e + anos  80% Utiliza durante a semana ou fim de semana: Ônibus 81% Automóvel 89% Lotação/vans 37.000 68% Moto 90.000 91% Bicicleta 57.000 87% Trem 22.000 77% Taxi 85.000 79% Barco/Balsa 2.000 85% Outros 11.000 67% Não utiliza 49% Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 – Salvador Ambos 18+ anos / Amostra: 4651 entrevistas

19 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 – Salvador
Meio de transporte mais utilizado para se locomover Ambos Sexos 18 e + anos Durante a semana Fim de semana Universo Onibus 80 71 Automóvel 20 28 Trem 1 Lotação/Vans Moto 3 Bicicleta 2 Taxi Outros Não utiliza 4 6 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 – Salvador Ambos 18+ anos:

20 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 – Salvador
Cesta de Gastos (R$) – Média Mensal As pessoas, expostas ao meio outdoor, gastam mais em supermercados e shopping centers em relação ao gasto mensal da população de Salvador. Em R$ TV Paga Super-mercado Internet Shopping Cartão de Crédito Cinema Compras na Internet Outdoor 103,67 525,27 65,86 129,44 315,35 19,35 404,39 Salvador 102,42 477,80 65,53 124,59 314,20 19,65 424,09 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 – Salvador Ambos 13+ anos:

21 Entender o consumidor é requisito fundamental para definir uma campanha de publicidade. Saber o que ele pensa, o que consome, seus desejos e suas necessidades é cada mais importante.

22 O que o consumidor, exposto ao Outdoor, pensa em comprar?
72.000 Comprarão/ trocarão de automóvel nos próximos 12 meses. Pretendem trocar/ comprar/casa apartamento nos próximos 12 meses. Pretendem comprar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos nos próximos 12 meses. Pretendem comprar celular nos próximos 12 meses. Costumam fazer compras em supermercados. Costumam comer ou passear em shopping. Pretendem viajar pelo Brasil/Exterior nos próximos 12 meses. Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 Salvador – Notou Outdoor –

23 Dentre os 49 hábitos de lazer, destaque para os 8 primeiros.
Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 Salvador – Notou Outdoor –

24 Os principais assuntos de interesse.
Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM –Jan a Dez/09 Salvador – Notou Outdoor –

25 Mostrar a eficiência da integração do meio para atingir seu público-alvo.

26 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador
Intenção de Compra X Exposição ao meio Outdoor – Mercado Salvador Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador Ambos 13+ anos:

27 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador
Viagens X Exposição ao meio Outdoor – Mercado Salvador Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador Ambos 13+ anos:

28 Consumo de Bebidas X Exposição ao meio Outdoor – Mercado Salvador
Bebidas Alcoólicas Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador Ambos 13+ anos: Bebidas Não-Alcoólicas Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador Ambos 18+ anos:

29 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador
Produtos Financeiros X Exposição ao meio Outdoor – Mercado Salvador Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador Ambos 18+ anos:

30 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador
Intenção de compra de Automóvel X Exposição ao meio Outdoor – Mercado Salvador 10% da população de 18 e + anos tem intenção de comprar automóvel 0Km nos próximos 12 meses. Equivale a compradores potenciais Esse percentual sobe para 88% quando se considera um período maior de exposição Intenção de comprar automóvel 76% notaram/viram outdoor nos últ. 7 dias Base: Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dez/09 –Salvador Ambos 18+ anos:

31 Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dezt/09 –Salvador
Intenção de compra de Microcomputador X Exposição ao meio Outdoor – Mercado Salvador 9% da população de 18 e + anos tem intenção de comprar microcomputador nos próximos 12 meses. Equivale a compradores potenciais. Esse percentual sobe para 88% quando se considera um período maior de exposição Intenção de comprar microcomputador 66% notaram/viram outdoor nos últ. 7 dias Base: Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Jana Dezt/09 –Salvador Ambos 18+ anos:

32 Hábitos de Consumo / Estilo de Vida
Segmentos disponíveis para análises: Consumo: Automobilístico Farmacêutico Financeiro Construção Civil Imobiliário Eletrodomésticos/Eletrônicos Varejo Turismo Alimentício e Limpeza Telefonia Fixa / Celular Bebidas Alcoólicas Posse de bens Bebidas Não-alcoólicas Compras/Gastos recentes Cosmético/Higiene Pessoal 340 categorias / 5 mil marcas declaradas 32 32

33 Hábitos de Consumo / Estilo de Vida
Segmentos disponíveis para análises: Estilo de Vida: Assuntos de Interesse Produtos Diet/Light Hábitos de Lazer Entretenimento Frases Atitudinais/Comportamentais Moda/Beleza Cursos/Idiomas Meio de transporte utilizado 33 33

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