A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação da Atenção à Saúde de Crianças de 0-72 meses na Unidade Saúde da Família I em Venha-Ver/RN. Josefa Caliane de Jesus Gonçalves Orientador (a): Karen Christina Rodrigues dos Santos Co- orientador (a): Erica Lima Costa de Menezes Pelotas 2014

2 INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO
Fonte: Wikipédia (2013) Venha-Ver/RN Fundada - 26/06/1992 População habitantes (IBGE 2010) Macrorregião - Alto Oeste Potiguar Microrregião - Serra de São Miguel. Distância da Capital - 470Km

3 INTRODUÇÃO A UBS Localizada -Rua José Bernardo de Aquino,
nº 53, Centro. Estrutura Física: 02 consultórios (clínicos); 01 consultório odontológico equipado; 01 sala de vacinas; 03 banheiros; 01 recepção; 02 áreas Encontra-se atualmente em ampliação.

4 OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à Puericultura na Estratégia Saúde da Família 1, no município de Venha-Ver/RN.

5 METODOLOGIA LOGÍSTICA:
Manuais técnicos do MS dos anos: 2001a-b, 2002a-b e 2004b, referentes à: Normas de Vacinação; Manual de Procedimentos para Vacinação; Triagem Neonatal; Saúde da Criança: Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil e Suplementação de Vitamina A. Para o registro dos dados cartão e ficha espelho. AÇÕES: Propostas nesta intervenção foram voltadas à atenção a saúde da criança de 0 mês a 72 meses de vida. Eixos: Monitoramento e Avaliação; Organização e Gestão do Serviço; Engajamento Público; Qualificação da Prática Clínica.

6 METAS, INDICADORES E RESULTADOS
Objetivo 1: Ampliar a cobertura da puericultura : 1ª. Ampliar a cobertura da puericultura de crianças entre zero e 72 meses da Unidade Básica de Saúde (UBS) para 40% Figura 1. Demonstrativo da cobertura da puericultura.

7 METAS, INDICADORES E RESULTADOS
3ª. Realizar a primeira consulta nos primeiros 15 dias de vida em pelo menos 100% das crianças cadastradas. 2ª. Captar 100% das crianças da área que não fazem puericultura nem na UBS nem em outro serviço. Figura 3: Proporção de Crianças com atendimento em dia de acordo com o protocolo nos primeiros 15 dias de vida. Figura 2. Demonstrativo da cobertura da captação das crianças da área que não fazem puericultura nem na UBS nem em outro serviço.

8 METAS, INDICADORES E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão à puericultura Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas. Figura 4: Demonstrativo de proporção de crianças atendidas de acordo com protocolo. Antes0% / Depois 22,1%

9 METAS, INDICADORES E RESULTADOS
Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento à criança; 1ª. Capacitar 90% dos profissionais de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. Resultado Ação realizada com os 10 ACS do município. 3 técnicos de enfermagem Não tem indicador - ação mais pontual.

10 Indicador 2ª. Monitorar crescimento em 100% das crianças
Crianças com curva de peso descendente ou estacionária  3 crianças 1ª. acompanhamento na unidade com peso descendente 4,5% (1 criança no segundo mês), 2ª. acompanhada na unidade peso estacionário 2,2% (1 criança no quarto mês) 3ª. não faz acompanhamento na unidade com peso também estacionário, estas já haviam passado por avaliação médica e foram encaminhadas para avaliação nutricional. Proporção de crianças com déficit de peso; Proporção de crianças com excesso de peso; Proporção de crianças com curva de peso descendente ou estacionária; 0% antes / 2,2% depois - 1 criança das 204.

11 4ª. Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade
3ª. Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Indicador Indicador Figura 5: Proporção de crianças com avaliação de desenvolvimento neurocognitivo em dia. Figura 6. Demonstrativo da cobertura vacinal

12 6ª. Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida.
5ª. Realizar suplementação de vitamina A em 100% das crianças de 6 a 59 meses. 6ª. Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida. Indicador Indicador Figura 8: Demonstrativo de crianças com teste do pezinho nos primeiros 7 dias de vida. Figura 7: Proporção de crianças entre 6 e 59 meses com suplementação de vitamina A.

13 Objetivo 4: Melhorar registros das informações
Manter registro na ficha espelho de puericultura/vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço. Resultado 100% (204) das crianças tem cartão espelho. Ficha espelho apenas 40% (81) das crianças possuem ficha espelho na unidade, dessas apenas 22,1% (45) foram acompanhadas nos últimos quatro meses.

14 Objetivo 5: Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência
Identificar 60% das crianças com risco para morbidade/mortalidade (baixo peso ao nascer, prematuridade, alterações do crescimento, desnutrição) Indicador Figura 9: Proporção de criança com avaliação de risco.

15 Resultado 100% das crianças avaliada na área de abrangência.
Objetivo 6: Promover a saúde - prevenção de acidentes Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de puericultura. Resultado 100% das crianças avaliada na área de abrangência. Não foi proposto indicador.

16 Objetivo 7:Promover a saúde bucal
1.Controle de 50% das crianças na prevenção de cárie. Indicador Figura 10: Proporção de crianças com primeira consulta odontológica.

17 Indicador Proporção de crianças com tratamento odontológico concluído 0% Proporção de crianças com orientação sobre higiene bucal e prevenção de cárie 100% Proporção de crianças que receberam orientação nutricional 100% Figura 11: Proporção de crianças com avaliação de risco para saúde bucal.

18 Objetivo 8: Promover a alimentação saudável-aleitamento materno
Promover aleitamento materno exclusivo até os 6 meses em 100% das crianças. Indicador Figura 13: Proporção de crianças colocadas para mamar na primeira consulta de puericultura.

19 Objetivo 9: Promover a alimentação saudável-alimentação complementar do lactente
Orientar a alimentação complementar a 100% das crianças após os 6 meses de idade 0% de crianças com déficit de, é importante destacar que mesmo as crianças que não faziam acompanhamento da puericultura foram avaliadas levando em consideração dos dados de peso X idade na caderneta de vacinação das crianças, com cobertura de 100%. 0% de crianças com excesso de peso, Crianças com curva de peso descendente ou estacionária no primeiro mês o resultado era 0% de crianças nessa situação, no 2º mês foi de 4,5% (1 criança) com peso descendente, no 3º mês voltamos a 0%, fechando o 4º mês com 2,2% (1 criança) também com peso estacionário. Indicador proporção de crianças com déficit de peso; proporção de crianças com excesso de peso e proporção de crianças com curva de peso descendente ou estacionária.

20 Fazer orientação nutricional para 100% das crianças.
Objetivo 10: Promover a alimentação saudável - nutrição infantil Fazer orientação nutricional para 100% das crianças. Indicadores proporção de crianças com déficit de peso; proporção de crianças com excesso de peso e proporção de crianças com curva de peso descendente ou estacionária.

21 Objetivo 11:Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias das crianças.
1ª. Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças de com 100% das famílias das crianças, previamente investigadas. 2ª. Avaliar a situação de risco e vulnerabilidade de 100 % das famílias das crianças. Resultados Realizadas ações de promoção e prevenção à saúde; Avaliação de risco; Processo de educação continuada; Visita domicilia Ação realizada antes da intervenção, com a finalidade de conhecer melhor a realidade e visando a melhor maneira de intervir nesta realidade.

22 IMPACTO DA INTERVENÇÃO
DISCUSSÃO Para o serviço: Prestação de serviço; Ampliação dos registros e coleta dos dados. Para Comunidade: Imunização; Triagem neonatal; Suplementação de vit. A. IMPACTO DA INTERVENÇÃO Para Equipe: Melhor atendimento  população; Construção de vínculo: Profissionais x População Profissionais x Profissionais.

23 O CURSO X PRÁTICA PROFISSIONAL
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM NÍVEL DE INCORPORAÇÃO EXPECTATIVA INICIAL O CURSO X PRÁTICA PROFISSIONAL MUNDANÇAS Definação do dia para realizar a ação de puericultura.

24


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google