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Principais Resultados do

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Apresentação em tema: "Principais Resultados do"— Transcrição da apresentação:

1 Principais Resultados do
Banco HSBC Brasil em 2012

2 Destaques do Período Lucro líquido do exercício: R$ 1,225 bilhões (+ 9,6%); Ativos Totais: R$ 125,617 bilhões (-13,0%); Patrimônio Líquido: R$ 9,973 bilhões (+ 13,4%); Operações de Crédito: R$ 58,343 bilhões (+ 0,1%); Receitas de Operações de Crédito: R$ 10,316 bilhões (-2,3%) Despesas de PDD: R$ 3,586 bilhões ( + 19%) empregados: redução de postos de trabalho

3 Lucro antes dos impostos - IFRS Participação Percentual
Origem do Resultado Lucro antes dos impostos - IFRS Segmento Lucro/Prejuízo (R$ milhões) Participação Percentual Negócios de Pessoa Física -210 -11,5% Clientes Pessoa Jurídica 764 41,8% Grandes clientes corporativos,institucionais e governamentais 1.328 72,6% Outros -54 -3,0% Total 1.828 100,0% Fonte: Balanço HSBC IFRS

4 Queda dos Ativos A queda de 13% nos ativos totais do HSBC deve-se a dois fatores: Queda de 10% em aplicações interfinanceiras de liquidez (títulos de curto prazo – provavelmente títulos públicos) Queda de 55% nos depósitos compulsórios Redução das exigências pelo BC Redução dos depósitos no HSBC (-15%, principalmente depósitos a prazo)

5 Resultado Operacional
Itens do Resultado HSBC Em R$ Mil Itens do Resultado 2011 2012 Variação Rec. Intermediação Financeira -11,5% Desp. Intermediação Financeira -14,8% Captações -27,0% PDD 19,0% Resultado Bruto -2,8% Rec. Prest. de Serviços e Tarifas 2,5% Despesas de Pessoal 8,6% outras desp. Administrativas -1,2% Result. Participação em controladas 17,5% Resultado Operacional 9,8% Participações no Lucro 7,5% Lucro Líquido 9,6% Fonte: Balanço HSBC BRGAAP

6 Principais Receitas Fonte: Balanço HSBC 2012

7 Resultado de Participação em Controladas
Resultado da HSBC Seguros tem alta de 16%; Resultado da HSBC Administradora de Consórcio tem alta de 37%;

8 Destaques dos Segmentos
Segmento de Pessoas Físicas: Redução fortemente impulsionada pelas provisões para risco de crédito, devido ao aumento inadimplência, principalmente, em cartões de crédito; Descontinuidade de ativos em empréstimos consignados e financiamentos de veículos originados através de terceiros; A contribuição das operações de seguros que tiveram crescimento devido ao aumento, especialmente na carteira de vida; Segmento de Pessoas Jurídicas: Foco em produtos de comércio exterior e negócios internacionais Crescimento em produtos de capital de giro e comércio exterior, sendo que o último apresentou um forte crescimento nos volumes, em consequência da estratégia focada em alavancar as receitas com negócios internacionais

9 Carteira de Crédito por setor de atividade econômica
Em R$ Mil Segmento 2011 2012 Variação Indústria 1,4% Comércio 10,6% Serviços -14,3% Construção e Imobiliário 11,1% Setor Primário 19,8% Outros pessoa física* -5,5% Total 0,1% Fonte: Balanço HSBC 2012 * Outros pessoa física é composto, substancialmente, por operações de cartões de crédito, crédito pessoal, empréstimos consignados e CDC veículos

10 Carteira de Crédito por setor de atividade econômica
Fonte: Balanço HSBC 2012 * Outros pessoa física é composto, substancialmente, por operações de cartões de crédito, crédito pessoal, empréstimos consignados e CDC veículos

11 Taxa de Inadimplência – atrasos superiores a 90 dias
Fonte: Balanço HSBC 2012

12 Despesas de Pessoal 2011 2012 Variação Total 2.523.788 2.740.757 8,6%
Em R$ Mil 2011 2012 Variação Proventos 12,0% Encargos Sociais 1,6% Benefícios 6,7% Treinamento 23.530 19.524 -17,0% Remuneração de Estagiários 15.849 15.523 -2,1% Total 8,6% Fonte: Balanço HSBC 2012

13 Despesas de Pessoal O Número de empregados do HSBC foi reduzido em postos de trabalho. Portanto, chama atenção o fato de as despesas com remuneração de empregados ter uma elevação de 12%. Possível explicação: O banco estaria concentrando suas atividades nos segmentos de pessoa jurídica, onde os bancários têm maior remuneração. “Expansão da equipe de gerentes de relacionamento com foco em negócios internacionais.” (balanço do HSBC 2012 – IFRS)

14 Relação: Receitas de Prestação de Serviços e Tarifas Despesas de Pessoal
Fonte: Balanço HSBC 2012

15 Remuneração do Pessoal-Chave da Administração
Em R$ Mil 2011 2012 Variação Benefícios de curto prazo (1) 30.248 29.751 -1,6% Benefícios pós-emprego 5.512 2.786 -49,5% Pagamento baseado em ações 2.056 6.492 215,8% Total 37.816 39.029 3,2% Fonte: Balanço HSBC IFRS Nota: (1) Os benefícios de curto prazo são compostos pelas remunerações fixa e variável do exercício; (2) O HSBC Brasil não concede benefícios de rescisão de contrato de trabalho ao pessoal-chave da Administração

16 Rede de Atendimento 2011 2012 Variação Absoluta Agências 867 868 1
PAB’s 390 401 11 Postos de Atendimento Eletrônico 1.059 1.003 -56 Caixas Automáticos 5.284 5.279 -5 Fonte: Balanço HSBC 2012

17 Distribuição geográfica dos empregados do HSBC
2011 2012 Variação Norte 607 573 -34 Nordeste 996 978 -18 Sudeste 9.751 9.355 -396 Centro-Oeste 1.476 1.381 -95 Sul 8.946 8.487 -459 Total 21.776 20.774 -1.002 Fonte: Balanço HSBC IFRS

18 Distribuição geográfica dos empregados do HSBC
2011 2012 Fonte: Balanço HSBC IFRS

19 PLR HSBC 2012 – Informações Balanço e Estimativas
Fonte: Balanço HSBC 2012; Estimativas

20 (ASPECTOS RELEVANTES DO MOMENTO ATUAL)
EMPREGO (ASPECTOS RELEVANTES DO MOMENTO ATUAL)

21 Taxa de Rotatividade – Setor Bancário – Brasil 2008 a 2011
Ano Vínculo Ativo em 31/12 Rotatividade Não Sim Global Descontada 2011 97.678 19,9% 7,2% 2010 28,4% 7,1% 2009 28,8% 6,4% 2008 22,2% 8,5% Fonte: RAIS – M.T.E Elaboração: DIEESE - Rede Bancários

22 Taxa de Rotatividade – Privados – Brasil 2008 a 2011
Ano Vínculo Ativo em 31/12 Rotatividade Não Sim Global Descontada 2011 63.108 23,7% 11,0% 2010 72.839 29,0% 9,9% 2009 86.664 35,5% 9,6% 2008 62.707 26,1% 12,4% Fonte: RAIS – M.T.E Elaboração: DIEESE - Rede Bancários

23 Taxa de Rotatividade – SA Fechada – Brasil 2008 a 2011
Ano Vínculo Ativo em 31/12 Rotatividade Não Sim Global Descontada 2011 13.924 48.091 29,0% 17,2% 2010 14.120 47.801 30,7% 14,8% 2009 11.843 44.065 18,7% 10,9% 2008 28.978 82.419 37,2% 20,2% Fonte: RAIS – M.T.E Elaboração: DIEESE - Rede Bancários

24 Correspondentes Bancários HSBC BANK BRASIL SA BCO MULTIP
BANCO mai/11 jul/12 abr/13 Variação (mai/11 a abr/13) Relativa Absoluta HSBC BANK BRASIL SA BCO MULTIP 7.084 49.137 53.816 659,7% 46.732 Total no País 120,4% Fonte: BCB – Informações Cadastrais Elaboração: DIEESE - Rede Bancários

25 Correspondentes Bancários
QUANTIDADE DE PONTOS DE ATENDIMENTO DE CORRESPONDENTE NO PAÍS, POR TIPO DE SERVIÇO PRESTADO E POR INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Posição: NOME Qtde de Instalações Inc. I Inc. II Inc. III Inc. IV Inc V Inc. VI Inc. VIII HSBC BANK BRASIL SA BCO MULTIP 53.816 59 2.582 4.031 1 50.426 3.208 Pontos de atendimento de correspondentes no País, por IF, detalhando os tipos de serviços prestados (incisos descritos na Resolução 3.954). A responsabilidade pela inserção dos dados no Unicad é das IF's. Fonte: BCB – Informações Cadastrais Elaboração: DIEESE - Rede Bancários

26 RESOLUCAO 3954 do Bacen Art. 8º O contrato de correspondente pode ter por objeto as seguintes atividades de atendimento, visando ao fornecimento de produtos e serviços de responsabilidade da instituição contratante a seus clientes e usuários: Inciso V recepção e encaminhamento de propostas referentes a operações de crédito e de arrendamento mercantil de concessão da instituição contratante;

27 Obrigada! Vívian Machado


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