A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A terapia do espinho na carne

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A terapia do espinho na carne"— Transcrição da apresentação:

1 A terapia do espinho na carne
10 DE JUNHO DE 2017 A terapia do espinho na carne E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. (2 Co 12:7)

2 OBJETIVO

3 A terapia do espinho na carne
Mostrar ao estudante da Bíblia o motivo, o conteúdo e a extensão da “terapia do espinho na carne”, pela qual Deus permitiu que Paulo passasse.

4 TEXTO BÁSICO

5 A terapia do espinho na carne
E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. (2 Co 12:7)

6 INTRODUÇÃO

7 A terapia do espinho na carne
Você já precisou passar por algum tipo de terapia? Segundo o dicionário Houaiss, a palavra “terapia” indica o tratamento de alguém doente. É também qualquer intervenção para tratar problemas físicos e/ ou psíquicos. Quem já passou por tal experiência sabe de seus desafios e benefícios. Paulo, o apóstolo, passou pela “terapia do espinho da carne”. Sabe o que isso significa? No presente estudo, vamos examinar a experiência do apóstolo, descrita em 2 Coríntios 12:1-12. Descobriremos que, além da igreja, o próprio Paulo precisou ser tratado por Deus.

8 ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA

9 A terapia do espinho na carne
Antes de estudar sobre o “espinho na carne”, é importante esclarecer o contexto que levou o apóstolo a tratar sobre o tema. Em 2 Coríntios, Paulo teve de se defender de ofensas e falsas acusações contra si e o seu ministério. Entre as insinuações, estava a de que era um pastor espiritualmente frio e carnal, que não tinha experiências com Deus, ao passo que seus acusadores gabavam-se de ter vivido experiências sobrenaturais. Mesmo constrangido pela situação, Paulo resolve contar um pouco das coisas extraordinárias que o Senhor lhe permitira viver (2 Co 12:1,11-13).

10 A terapia do espinho na carne
1. O motivo da terapia 2. O conteúdo da terapia 3. A extensão da terapia

11 PERGUNTAS SOBRE O ENSINO DA CARTA

12 A terapia do espinho na carne
01. Que insinuações fizeram os acusadores de Paulo? Como ele respondeu a isso? 02. Após ler o item 1 e 2 Co12:1-4, fale sobre as grandes revelações e as visões estupendas de Paulo e responda: Por que Deus permitiu que ele tivesse um “espinho na carne”? 03. Leia 2 Co 12:5-7, o item 2 e responda: O que quer dizer a expressão “espinho na carne”? No caso de Paulo, o que o texto nos informa? Quais as sugestões mais citadas de possíveis significados? 04. Comente sobre a oração de Paulo e a resposta de Jesus a ele. O que mantinha a vida de Paulo, apesar de sua fraqueza? Baseie-se também em 2 Co 12:8-10.

13 APLICANDO O ENSINO DA CARTA

14 A terapia do espinho na carne
1. Aceite o tratamento do Senhor em sua vida. Quantas orações você já fez, pedindo milagres, dinheiro, curas, restauração de relacionamentos etc., mas, até agora, não foi atendido! Muitas vezes, não precisamos orar mais do que temos orado, mas, sim, descansar na vontade de Deus. Talvez, Deus esteja usando a situação difícil para tratá-lo espiritualmente. Não se desespere, não desanime, nem esbraveje, mas aceite o tratamento de Deus. Ele é soberano e sabe de todas as coisas. 05. Você consegue identificar qual o “espinho na carne” em sua vida? Você tem aceitado o tratamento do Senhor? Na sua opinião, aceitar um “não” de Deus mostra maturidade de fé?

15 A terapia do espinho na carne
2. Dependa da graça do Senhor em sua vida. Quantos pensamentos errados, tentações absurdas, desejos contrários à lei de Deus estão presentes em nosso coração! Se não fosse o Senhor, já teríamos caído há muito tempo. Doenças, crises econômicas e políticas podem ser momentos para grandes manifestações da graça de Deus. Dependemos dela, do início ao fim de nossa vida. Por isso, lembre-se: Se você se percebe sem força na jornada cristã, a graça de Deus o faz caminhar. 06. Comente esta frase: “Se você se percebe sem força na jornada cristã, a graça de Deus o faz caminhar”. Você reconhece que a graça de Deus em sua vida é motivo de ainda estar de pé?

16 DESAFIO DA SEMANA

17 A terapia do espinho na carne
Nosso desafio é colocar em oração um “não” que recebemos do Senhor e pedir-lhe para sempre vivermos obedientes às decisões do Senhor. Isso só é possível pela dependência da graça de Deus, que nos faz obediente a sua vontade.

18 Lição 12 E se o remédio não for tomado?
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 12 E se o remédio não for tomado?


Carregar ppt "A terapia do espinho na carne"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google