A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra

2 Dr. Marcelo Torrnte Silva O que são Acidentes ? São lesões não-intencionais, leves ou graves, provocadas por ações sem a prévia intenção de causar o ferimento, e pode ter como conseqüências seqüelas e até mesmo a morte.

3 Dr. Marcelo Torrnte Silva Escolas e Playgrounds Esportes e Recreações

4 Dr. Marcelo Torrnte Silva Escolas e Playgrounds Esportes e Recreações As crianças são mais suscetíveis a quedas, batidas, boladas, torções, etc, pois: Ainda estão em fase de crescimento, desenvolvendo a habilidade motora e possuem menos coordenação motora e reações de defesa mais lentas do que os adultos. Não reconhecem nem podem prever os riscos dos esportes e das atividades recreativas; As crianças novatas na prática de esportes correm mais riscos de sofrer lesões; esportes individuais ou atividades recreativas podem proporcionar danos mais sérios que os coletivos;

5 Dr. Marcelo Torrnte Silva Escolas e Playgrounds Esportes e Recreações Antes do jogo As crianças devem estar física e psicologicamente em condições de praticar atividades e devem praticá-las com crianças de sua mesma faixa etária; Cheque os níveis de dificuldade de cada esporte se são compatíveis com a idade e o tamanho da criança. Antes de começar qualquer esporte, as crianças devem passar por um exame médico completo; Verifique se a pessoa que treina a criança está capacitada a prestar um serviço de primeiros socorros em caso de acidentes.

6 Dr. Marcelo Torrnte Silva Escolas e Playgrounds Esportes e Recreações Durante o jogo Desidratação em atletas infantis é sempre preocupante (falta de sede, fraqueza, dores de cabeça, coloração escura da urina ou uma diminuição de peso); As crianças devem ter um tempo adequado de intervalo entre as atividades e parar se estiverem machucadas; Os pais e treinadores devem ser modelos para as crianças na prática de esportes seguros, são os exemplos mais importantes de como respeitar regras; Deixe com o treinador de seu filho informações úteis em caso de emergência: telefone para contato, endereço e qualquer informação médica que possa ser fundamental no trato com a criança.

7 Dr. Marcelo Torrnte Silva Escolas e Playgrounds Esportes e Recreações Lesões adquiridas em playgrounds são as mais comuns no ambiente escolar. A maioria delas é resultado de quedas e são essas as mais severas (lesões e fraturas na cabeça). O risco de se machucar é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo acima de 1,5 m. Pode ocorrer também estrangulamento quando as roupas enroscam ou prendem a criança no brinquedo. Crianças menores que brincam em equipamentos destinados a crianças mais velhas também estão em constante risco. Regras de comportamento nos playgrounds: não empurrar, não dar encontrões e nem se amontoar. Mostre quais são os equipamentos apropriados para a faixa etária dela; Consulte a ABNT sobre a norma referente aos playgrounds.ABNT

8 Dr. Marcelo Torrnte Silva Escolas e Playgrounds Esportes e Recreações O playground deve ser instalado em piso que absorva impacto, como um gramado, um piso emborrachado ou areia fina; jamais em concreto ou pedra; Converse com o coordenador ou técnico para assegurar-se de que estão presentes na escola: condicionamento físico e psicológico, equipamentos e regras de segurança, ambiente seguro para a atividade, supervisão adequada e um plano de emergência médica; Crianças, quando praticam esportes, devem estar agrupadas de acordo com seus níveis de habilidades, peso e maturidade física, especialmente para esportes de contato.

9 Dr. Marcelo Torrnte Silva Bicicletas, Skates e Patins

10 Dr. Marcelo Torrnte Silva Bicicletas, Skates e Patins Ao andar de bicicleta, skate ou patins, um dos maiores perigos são as lesões na cabeça, que podem levar à morte ou deixar seqüelas permanentes. A maneira mais efetiva de reduzir lesões na cabeça é usar o capacete. Esta única regra pode reduzir o risco de lesões na cabeça, inclusive traumatismo craniano, em até 85%.

11 Dr. Marcelo Torrnte Silva Bicicletas, Skates e Patins Compre um capacete que atenda aos padrões de qualidade; O tamanho é essencial; deve ser confortável e aconche- gante, nunca apertado. Também não pode ficar balançando de um lado para o outro; Tenha certeza de que a criança está usando o capacete corretamente centrado na parte de cima da cabeça e as tiras ajustadas e afiveladas sob o queixo; Se o seu filho está relutante para usar o produto, deixe que ele escolha o próprio capacete com a cor e o estilo que achar melhor. Dessa forma, ele não vai tirar o capacete quando você não estiver por perto;

12 Dr. Marcelo Torrnte Silva Bicicletas, Skates e Patins Converse com outros pais para que eles convençam os filhos a usar o capacete também. As crianças usam mais o capacete quando estão com outras que também fazem uso dele; As crianças devem brincar em locais seguros, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas; Vigilância é essencial até que as crianças desenvolvam as habilidades necessárias para o trânsito. Os pés da criança devem alcançar o chão enquanto ela estiver sentada no assento da bicicleta.

13 Dr. Marcelo Torrnte Silva Bicicletas, Skates e Patins Uma bicicleta é um veículo, não um brinquedo. Andar de bicicleta, especialmente no trânsito, exige importante responsabilidade. Assim, andar com o trânsito, não contra ele! Respeitar os sinais de trânsito. Pare em todos os sinais vermelhos; Olhar para os dois lados e para trás; espere o trânsito que vem antes de virar num cruzamento; Não andar quando estiver escuro. Se andar ao anoitecer ou de madrugada, é imprescindível usar material refletor na roupa, na bicicleta e nos demais equipamentos.


Carregar ppt "Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google