A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUÍMICA VERDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUÍMICA VERDE."— Transcrição da apresentação:

1 QUÍMICA VERDE

2 Breve orientação para a elaboração da Redação
O tema “Química Verde: Rumo a Produtos e Processos Sem Impacto Ambiental” remete os alunos ao estudo, observação, discussão e reflexão sobre os princípios, pesquisas e implantação da “química verde” (ou “química sustentável”) que inclui a concepção de tecnologias e processos produtivos que eliminam ou minimizam o uso e geração de substâncias químicas que ofereçam riscos ou tenham efeito adverso sobre o meio ambiente ou a saúde humana. A química verde se aplica a praticamente todos os materiais e artigos imagináveis feitos pelo homem, de metais, polímeros e combustíveis a medicamentos e telefones celulares, abrangendo todo o ciclo de vida dos produtos químicos, do projeto e manufatura ao uso final e destinação. Em suas redações, os alunos deverão distinguir “química” verde de “química ambiental” e escrever sobre a primeira.

3 QUÍMICA AMBIENTAL www.iq.usp.br/ambiental;
Pode ser dividida na química dos processos naturais no ar, na água e no solo da terra. Diz respeito principalmente com os aspectos químicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural. A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Sanitária. A Química Ambiental estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade.

4 HIPÓTESE GAIA JAMES LOVELOCK 1979
PLANETA – ORGANISMO VIVO, sendo capaz de superar situações de desequilíbrio ameaçadoras à vida e criar novas condições de equilíbrio mesmo que isso exigisse grandes adaptações das espécies existentes.

5 QUÍMICA VERDE “A CRIAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS QUÍMICOS PARA REDUZIR OU ELIMINAR O USO E A GERAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS NOCIVAS À SAÚDE HUMANA E AO AMBIENTE”

6 PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE
Prevenção; Economia de átomos; Reações com compostos de menor toxicidade; Desenvolvimento de compostos seguros; Diminuição do uso de solventes e auxiliares; Eficiência energética; Uso de substâncias renováveis; Evitar a formação de derivados; Catálise; Desenvolvimento de compostos degradáveis; Análise em tempo real para a prevenção da poluição; Química segura para a prevenção de acidentes.

7

8

9 REGRAS PARA A REDAÇÃO Extensão máxima de 4 páginas;
Individual ou em equipes de até 5 membros; Enumeração da bibliografia é obrigatória; Plágio desclassifica; 4 redações classificadas sendo duas de 1.o e duas de 2.o ano; Recomenda-se digitar com espaçamento 1,5 e caracteres de tamanho 12 a 14 em folhas de papel tamanho A4.

10 HIDROGÊNIO


Carregar ppt "QUÍMICA VERDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google