A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carla Silva COPERT III Carla Silva IST, Março 2006 Energia e Ambiente nos Transportes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carla Silva COPERT III Carla Silva IST, Março 2006 Energia e Ambiente nos Transportes."— Transcrição da apresentação:

1 Carla Silva COPERT III Carla Silva IST, Março 2006 Energia e Ambiente nos Transportes

2 Carla Silva Copert III

3 Carla Silva Copert III COPERT III (Agência Europeia do Ambiente) Ferramenta computacional Microsoft Acess Estudo do impacte energético e ambiental de veículos rodoviários numa região ou no pais Modelo desenvolvido pela Aristotle University Thessaloniki (Grécia)

4 Carla Silva Copert III Modelo considerado de referência para a Agência Europeia do Ambiente Aplicado na quantificação de emissões provenientes do tráfego, nos seguintes níveis espaciais e temporais: Aplicado na quantificação de emissões provenientes do tráfego, nos seguintes níveis espaciais e temporais: Nacional (NUTS 0) / anual Nacional (NUTS 0) / anual Urbano (resolução de 1x1 km2) / horário Urbano (resolução de 1x1 km2) / horário

5 Carla Silva Snap07: Transporte rodoviário Snap07: Transporte rodoviário Snap08: Transporte não rodoviário (marítimo, ferroviário) Snap08: Transporte não rodoviário (marítimo, ferroviário)

6 Carla Silva Tipo de veículos Categorias de veículos: Categorias de veículos: Ligeiros de passageiros Ligeiros de passageiros Ligeiros comerciais Ligeiros comerciais Pesados de passageiros Pesados de passageiros Pesados de mercadorias Pesados de mercadorias Motociclos Motociclos Idade dos veículos: Idade dos veículos: Pré-ECE: até 1971 Pré-ECE: até 1971 ECE & 01: 1972 – 1977 ECE & 01: 1972 – 1977 ECE 15 02: 1978 – 1980 ECE 15 02: 1978 – 1980 ECE 15 03: 1981 – 1985 ECE 15 03: 1981 – 1985 ECE 15 04: ECE 15 04: Euro I: Euro I: Euro II: 1997 – 2000 Euro II: 1997 – 2000 Euro III: 2001 – 2005 Euro III: 2001 – 2005 Euro IV: 2005 – 2008 Euro IV: 2005 – 2008 Euro V: 2008 –... Euro V: 2008 –...

7 Carla Silva Poluentes Grupo I: metodologia detalhada de cálculo de factores de emissão, baseada em diferentes situações de tráfego e condições do motor Grupo I: metodologia detalhada de cálculo de factores de emissão, baseada em diferentes situações de tráfego e condições do motor CO, NO x, VOC, CH 4, NMVOC, PM CO, NO x, VOC, CH 4, NMVOC, PM Grupo II: metodologia baseada no consumo de combustível Grupo II: metodologia baseada no consumo de combustível CO 2, SO 2, Pb, Cd, Cr, Cu, Ni, Se, Zn CO 2, SO 2, Pb, Cd, Cr, Cu, Ni, Se, Zn Grupo III: metodologia simplificada, devido à ausência de dados Grupo III: metodologia simplificada, devido à ausência de dados NH 3, N 2 O, PAHs, POPs, PCDDs, PCDFs NH 3, N 2 O, PAHs, POPs, PCDDs, PCDFs Grupo IV: metodologia relacionada com NMVOCs Grupo IV: metodologia relacionada com NMVOCs Alcanos, alcenos, alcinos, aldeídos, cetonas, cicloalcanos, aromáticos Alcanos, alcenos, alcinos, aldeídos, cetonas, cicloalcanos, aromáticos

8 Carla Silva Tipo de emissões: Tipo de emissões: E TOTAL = E HOT + E COLD + E EVAP Para diferentes tipos de vias: Para diferentes tipos de vias: E TOTAL = E URBAN + E RURAL + E HIGHWAY E TOTAL = E URBAN + E RURAL + E HIGHWAY Cálculo 3 tipos de emissões: E HOT (i, j, k) = N j M j, k e HOT(i, j, k) E COLD(i, j) = i, j N j M j e HOT(i, j) (e COLD(i, j) e HOT(i, j) – 1) E EVA (j) = 365 N j (e d + S c + S fi ) + R

9 Carla Silva

10 Emissões a quente E HOT (i, j, k) = Nj Mj, k e HOT (i, j, k) N nº veículos da classe j M km percorridos pelos veículos classe j e no tipo de estrada k e HOT g/km poluente i, veículo j, estrada k

11 Carla Silva Emissões a quente

12 Carla Silva Emissões a quente

13 Carla Silva Emissões a frio ECOLD(i, j) = i, j Nj Mj eHOT(i, j) (eCOLD(i, j) eHOT(i, j) – 1) Fração km a frio Fração km a frio N nº veículos da classe j M km percorridos pelos veículos classe j e no tipo de estrada k e HOT g/km poluente quente i, veículo j, estrada k e COLD g/km poluente frio i, veículo j, estrada k

14 Carla Silva Emissões a frio

15 Carla Silva Emissões evaporativas EEVA (j) = 365 Nj (ed + Sc + Sfi) + R Gasolina diurnal (daily) emissions; hot soak emissions ; running losses ed perdas durante o dia, por variações temperatura S perdas quando motor desligado quente (c carburador, fi injecção combustível) R perdas durante a operação do veículo

16 Carla Silva Emissões evaporativas

17 Carla Silva Consumo de Combustível Parque Automóvel Tipo de condução Topografia / Carga Velocidade média Emissões Totais

18 Carla Silva Parque Automóvel Tráfego Distância percorrida COPERT III Emissões totais [g] Velocidade média Idade do parque Temperatura Declive Carga Programas de controlo de emissões Factores de emissão [g/km]Metodologia

19 Carla Silva - Parque automóvel nacional: DGV; ACAP; Instituto de Seguros de Portugal - Tráfego: Dep. Tráfego Câmara Municipal de Lisboa; Brisa; Lusoponte; Estradas de Portugal... - Combustível: DGGE - Dados meteorológicos: Instituto de Meteorologia (http://meteo.pt); Dados

20 Carla Silva Parâmetros de entrada - País - Características dos combustíveis (gasolina, diesel e GPL) - Temperatura ambiente - Comprimento da viagem (influência no arranque a frio) - Características da frota - Velocidade média dos veículos, por tipo de via - Percentagem de circulação em cada tipo de via - Taxa de evaporação

21 Carla Silva Parâmetros de entrada Características dos combustíveis: - Consumo anual - Pb; S; Relação H:C; Cd, Cu, Ni, Cr, Ni, Se, Zn,... - Pressão de vaporização Frota – por categoria, combustível e idade: - N.º veículos - Quilometragem anual - Injecção de combustível - Controlo de evaporação de combustível

22 Carla Silva País a analisar

23 Carla Silva Combustível

24 Temperaturas

25 Pressão de vaporização

26 Carla Silva Motor frio

27 Carla Silva Existência fugas

28 Carla Silva Frota automóvel

29 Carla Silva Circulação

30 Evaporação

31 Parâmetros avançados - Percentagens de redução de emissões - Degradação do veículo pela quilometragem Com Inspecção / Manutenção Com Inspecção / Manutenção Sem Inspecção / Manutenção Sem Inspecção / Manutenção - Carga - Declive - Distribuição da gasolina sem chumbo

32 Carla Silva Redução de emissões

33 Carla Silva Degradação do veículo

34 Carla Silva Carga

35 Declive

36 Declive/Carga

37 Gasolina sem chumbo

38 Carla Silva - Factores de emissão (g/km)

39 Carla Silva FE motor quente

40 Carla Silva FE motor frio

41 Carla Silva FE evaporação

42 Carla Silva - Emissões (ton)

43 Carla Silva Alguns detalhes... Balanço de combustível

44 Carla Silva Correr programa para um caso pratico: Oeiras (3 km; 20km/h) A5 (12 km; 100 km/h ou 80 km/h) Lisboa IST (4 km; 15 km/h ) Ida-volta (38 km) * 253 dias úteis = 9614 km 7/19= 37% urbano ; 12/19=63% auto-estrada Velocidades médias (3*20+4*15)/7=17 km/h em urbano 100 km/h ligeiros auto-estrada 80 km/h pesados

45 Carla Silva Parque automóvel: 7 motas, 200 ligeiros, 15 pesados autocarros, 10 pesados transporte de mercadoria Meet22 para distribuição frota por normas %motas ; %norma/100*nºmotas total

46 Carla Silva

47 Aplicação Resultados anuais: Consumo anual Gasolina 108 toneladas Diesel 82 toneladas Energia 200 Tep (petróleo kcal/kg = kJ/kg) CO2 anual 603 toneladas

48 Carla Silva COPERT III Carla Silva IST, Março 2006 Energia e Ambiente nos Transportes


Carregar ppt "Carla Silva COPERT III Carla Silva IST, Março 2006 Energia e Ambiente nos Transportes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google