A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como interpretar artigo científico Liga Acadêmica de Estudos e Ações em Cardiologia 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como interpretar artigo científico Liga Acadêmica de Estudos e Ações em Cardiologia 2009."— Transcrição da apresentação:

1

2 Como interpretar artigo científico Liga Acadêmica de Estudos e Ações em Cardiologia 2009

3 Introdução da LIGA

4 LIGA Tem por finalidade atualização e produção científica (livros, dvd, artigos). É composta pelas áreas: clube de revista, site, palestras/oficinas. Cada área é composta por um coordenador e um subcoordenador.

5 Você não precisar quer ser obrigatoriamente um cardiologista no futuro

6 Na LIGA você poderá: Atualizar-se. Aumentar sua formação em cardiologia. Desenvolver seu senso crítico. Fazer seu currículo ficar mais competitivo.

7 CLUBE DE REVISTA Para entrar na Liga é necessário estar dentro do clube de revista. O clube de revista é composto por 30. Reuniões são nas segundas-feiras, 13:00 na sala 304 do AMCE. Os artigos são apresentados segundo um roteiro pré-estabelecido, em datashow, seguido de discussão. Os resultados são apresentados no site, e compilados para produção do livro de atualização.

8 Clube de revista Material para o site Livro de atualização Cartas aos editores Atualização

9 PRODUÇÃO DA LIGA Livro de atualização em cardiologia. Livro de farmacologia em cardiologia. DVD de prevenção de doenças cardíacas. Cartas ao editor.

10 PROPOSTA PARA 2009 Livro de atualização versão Atlas de cardiologia. Oficinas de reanimação cardiovascular. Congresso multidisciplinar em cardiologia. Oficina de ECG ?

11 GRANDE NOVIDADE 2009 SITE: Uma área nova com classificados, venda de livros, apresentação do acervo bibliográfico da liga e inscrições para oficinas, cursos on- line.

12 Artigo científico

13 INTERPRETAÇÃO- elementos Título- hipótese operacional. Autores- recolher as autoridades nos temas. Origem- revista, universidade, pais, patrocínio. Objetivo. Desfechos. Exposições. Viéses. Desenho. Resultados e análise de tabelas. Validade interna. Validade externa. Aplicabilidade.

14 Hipótese operacional Presente no título do artigo. Dá uma idéia do que os autores desejaram estudar com aquela pesquisa.

15 Objetivo do estudo Geralmente se apresenta no último parágrafo da introdução do artigo. Nela está contido a exposição e o desfecho a ser medido. E deve ser utilizada para acharmos o resultado do artigo nas tabelas.

16 Desfechos É o que está sendo medido. Por exemplo: efeito na mortalidade, efeito na pressão, efeito em morbidades...

17 Exposições É a intervenção que está sendo testada.

18 Viésses Seleção. Confusão. Aferição.

19 Desenho e cálculo da amostra Ensaio x coorte x caso-controle x transversal.... Há ou não calculo amostral- evitar o erro beta.

20 Resultados e análise de tabelas Tabelas: Tabela 1- apresenta as caracteristicas da amostra. Demais- resultados.

21 Validade interna Avalia-se se há um adequado alinhamento entre o objetivo, meio de mensuração, testes e desenhos utilizados e os resultados alcançados.

22 Validade externa Definir para quem aquele resultado se aplica.

23 Aplicabilidade Se para o nosso meio, aquele resultado pode ser aplicado ou não modificando a pratica local.

24 Apresentação do artigo em datashow Título Embasamento teórico sucinto. Autores Revista, universidade, pais, patrocínio. Objetivos. Desfechos. Exposições. Desenho. Se há ou não cálculo amostral. Resultados e análise de tabelas. Conclusão.

25 Interpretação Viésses. Validade interna. Validade externa. Aplicabilidade.

26 WELCOME


Carregar ppt "Como interpretar artigo científico Liga Acadêmica de Estudos e Ações em Cardiologia 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google