A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências Natal/RN 2008 Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências Natal/RN 2008 Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências Natal/RN 2008 Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander SILVA (bolsista) Letícia de CASTILHOS (bolsista) Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade

2 Comunicação Organizacional Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade interagir relacionar comunicar Novas tecnologias

3 Paradigma da Complexidade (MORIN, 2001): princípio da recursão organizacional, hologramático e dialógico. Pesquisa Exploratória (GIL, 1999), com técnicas de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e exploração dos recursos disponibilizados na Web. Método e metodologia Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade

4

5 Canal de comunicação facilitador, que, por meio do ouvidor/ombudsman, viabiliza a solução de conflitos e dúvidas, atuando como um colaborador no processo de aperfeiçoamento dos serviços e produtos da organização em que atua. Ouvidorias Ouvidoria Contato Ouvidoria virtual Contatos Fale Conosco Ouvidorias virtuais

6 Quais as formas propostas pela Instituições de Ensino Superior (IES) para interagir virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, por meio das ouvidorias virtuais Problema de pesquisa ? Investigar sobre as formas propostas pelas IES para interagir virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente por meio das ouvidorias virtuais. Propor modelos de ouvidorias virtuais que efetivamente atuem como uma ouvidoria e que permitam e facilitem tomadas de decisão. Objetivos

7 Autores como Bueno (2003), França (2003), Giangrande (2006), Kunsch (1997, 2002, 2003, 2006), dentre outros, fundamentam as discussões sobre comunicação organizacional. Castells (2003, 2004), Pinho (2003), Primo (2003, 2007), Scroferneker (2006, 2007), Sfez (2000), Wolton (2003, 2004), Woolgar (2002), dentre outros, subsidiam as discussões sobre novas tecnologias e interatividade. Em relação a ouvidorias recorre-se, principalmente, à Associação Brasileira de Ouvidores/ombudsman (ABO). Referencial teórico

8 Processo amostral

9

10 A presença das ouvidorias virtuais 86,96% 13,04% Não possuem ouvidorias virtuais. Possuem ouvidorias virtuais. Nomenclatura utilizada 30,77% 42,31% Fale Conosco Ouvidoria Contato Contatos Outros 11,54% 12,82% 2,56%

11 Não identificam o ouvidor virtual. 18,67% 81,33% Ouvidores virtuais: quem são? Identificam o ouvidor virtual.

12 Troca de mensagens Responderam mensagem enviada. Não responderam mensagem enviada. 50,91% 49,09% 7,14% 32,14% Todas as questões foram respondidas. Alguns dados foram encaminhados e indicou-se o site. Apenas indicou-se site e/ou telefone para contato. 60,71%

13 ULBRA-JP ([2008]) UFMS ([2008]) USP ([2008]) Recursos tecnológicos

14 Falta de clareza das IES na utilização desse canal comunicacional. Admite-se que algumas universidades estão buscando o aprimoramento de ferramentas e processos. A criação (ou manutenção) de uma ouvidoria virtual não pode ter como única razão o modismo; necessita estar atrelada à política de comunicação da Instituição. Algumas considerações

15 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade

16 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias

17 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Correspondem mais de 90% das empresas industriais brasileiras (IBGE, 2008); Reconhecem cada vez mais a importância do desenvolvimento tecnológico e da inovação para a competitividade e o crescimento da empresa (SEBRAE, 2007); São fundamentais na geração de emprego e renda, inovações tecnológicas, com visíveis impactos no desenvolvimento econômico e social no Brasil (CNI, 2006). Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias

18 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias Ouvidoria virtual Blog empresarial

19 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Viamão Uruguaiana Porto Alegre

20 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Quais as possibilidades de utilização das novas tecnologias, especialmente ouvidorias virtuais e blogs empresariais, pelas Micro e Pequenas Empresas Problema de pesquisa ? Investigar sobre as possibilidades de utilização das novas tecnologias para a excelência da comunicação virtual das Micro e Pequenas Empresas, em especial, as empresas integrantes da Incubadora RAIAR. Objetivo

21 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Comunicação organizacional: Bueno (2003), Kunsch (1997, 2002, 2003, 2006), Marchiori (2006), Putnam (2004). Novas tecnologias e interatividade: Castells (2003, 2004), Nielsen e Tahir (2002), Orduña (2007), Orihuela (2007), Primo (2007), Scroferneker (2006, 2007), Wolton (2003, 2004). Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo: Bom Angelo (2003), Dornelas (2003), Casarotto (2000), Relatórios do SEBRAE e GEM. Referencial teórico

22 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Realizou-se análise das empresas incubadas Buscando identificar onde se localizavam, serviço/produto e disponibilização (ou não) de site. Das empresas incubadas 16 possuem site e quatro não possuem.

23 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Formas de interatividade; Posição do logotipo; Utilização do slogan; Seleção de cores; Existência, ou não, de animação; Presença de fotos; Propaganda; Serviços; Localização dos links. Análise dos sites das empresas

24 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Panorama na utilização de sites pelas empresas incubadas

25 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Heterogeneidade na concepção das homepages. O contato, disponibilizado nas páginas, limitou-se a s remetidos ao Outlook. Das empresas analisadas, nenhuma possui blog, o que leva a supor que desconheçam as possibilidades desse canal de relacionamentos. Observou-se a limitação de recursos computacionais para a efetividade da interatividade virtual. Houve um significativo aumento de empresas que adotaram site Algumas considerações

26 Construção de modelos de ouvidorias virtuais, compostos de uma arquitetura computacional e práticas que possibilitem transformá-las em um canal efetivo de comunicação e relacionamentos e, simultaneamente, geradoras de uma gama de informações que auxiliem na tomada de decisão. Novos desafios

27 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Realização de pesquisa mediante entrevistas semi-abertas (DUARTE, 2008), com os representantes das empresas incubadas, sobre o uso das novas tecnologias; Propor, a partir dos resultados da pesquisa, melhorias e/ou implantação de novas tecnologias para as empresas incubadas na RAIAR. Espera-se igualmente, gerar conhecimento sobre a comunicação e novas tecnologias, especialmente sobre sites e blogs para as MPEs. Novos desafios

28 Site:www.inf.pucrs.br/~ouvirwww.inf.pucrs.br/~ouvir Obrigado! Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade

29 Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências Natal/RN 2008 Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander SILVA (bolsista) Letícia de CASTILHOS (bolsista) Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade


Carregar ppt "Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências Natal/RN 2008 Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google