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Local: Náutico Praia Hotel & Convention Center Data: 14 a 17 de abril de 2010.

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1 Local: Náutico Praia Hotel & Convention Center Data: 14 a 17 de abril de 2010

2 OBJETIVO O objetivo primário deste Projeto de Patrocínio é captar recursos externos para a realização do 1º. Recursos estes que serão destinados em formato de cotas às empresas/entidades que se adequam ao perfil de patrocinadores do evento. Em troca, essas organizações terão exposição em itens/áreas comercializáveis no evento. MISSÃO Ser o primeiro e único congresso internacional de educação no Sul da Bahia, com prestígio e porte no que diz respeito à organização, abrangência, temas abordados, palestrantes e a programação de um modo geral. FILOSOFIA OBJETIVO O objetivo primário deste Projeto de Patrocínio é captar recursos externos para a realização do 1º. Recursos estes que serão destinados em formato de cotas às empresas/entidades que se adequam ao perfil de patrocinadores do evento. Em troca, essas organizações terão exposição em itens/áreas comercializáveis no evento. MISSÃO Ser o primeiro e único congresso internacional de educação no Sul da Bahia, com prestígio e porte no que diz respeito à organização, abrangência, temas abordados, palestrantes e a programação de um modo geral.

3 VISÃO Tornar esse evento tão importante e significativo, de modo que fique fixo no calendário da cidade de Porto Seguro no mês de Abril (mês do Descobrimento do Brasil). E que suas próximas edições obtenham um retorno e sucesso cada vez mais positivo. CRENÇAS E VALORES Ser um evento consciente, de qualidade, diversidade e seriedade nos temas debatidos durante o Congresso. Prezando sempre por esses valores importantes, aliados com a excelência nos serviços envolvidos. Ter uma conduta padrão de atitude ética e profissional nas ações internas e externas do CIECODES. FILOSOFIA VISÃO Tornar esse evento tão importante e significativo, de modo que fique fixo no calendário da cidade de Porto Seguro no mês de Abril (mês do Descobrimento do Brasil). E que suas próximas edições obtenham um retorno e sucesso cada vez mais positivo. CRENÇAS E VALORES Ser um evento consciente, de qualidade, diversidade e seriedade nos temas debatidos durante o Congresso. Prezando sempre por esses valores importantes, aliados com a excelência nos serviços envolvidos. Ter uma conduta padrão de atitude ética e profissional nas ações internas e externas do CIECODES.

4 O CIECODES tem a preocupação constante com a sustentabilidade do município e por isso tomará as seguintes medidas ambientais: - O centro de convenções que irá sediar o evento, fará uso de placas solares para redução do consumo de energia durante o Congresso; - Um gerador de energia ficará a disposição para ser utilizado, caso o consumo de energia do evento atinja picos altos de consumo não mensurados; - A iluminação do evento será toda em lâmpadas brancas econômicas; - Uso de lixeiras especiais para lixo reciclável durante o evento; - Após o Congresso, todo o lixo produzido nos três dias de evento, será devidamente triturado e reciclado; - Utilização somente de produtos bio-degradáveis na limpeza do espaço do evento; -Uso de papel eco eficiente(reciclado), em todo o material gráfico do -Congresso. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

5 APRESENTAÇÃ O É tarefa daqueles que acreditam no legítimo direito à educação para todos exigir que se efetivem as políticas públicas para a qualidade desta, concebendo-a com a possibilidade de garantia ao conhecimento, como enfatiza o relatório para a UNESCO Educação um tesouro a descobrir, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, organizado por Delors (1966). Com base nesse documento, a educação no mundo atual passa por constantes debates políticos e, no Brasil, particularmente em Porto Seguro, Terra Mater do Brasil, é vista com um novo olhar e percebida como uma alavanca do desenvolvimento local, regional e nacional e porque não mundial, pois é uma cidade de formação populacional eclética, de brasileiros de todas as regiões e estrangeiros dos mais diversos países. O CIECODES - 1º Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento perpassa os desafios e tendências atuais de formação e absorção educacional fomentando discussões no interior das questões referentes às políticas públicas e práticas educativas.

6 Diante da Carta Magna Brasileira, que assegura o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, fica evidente que a educação é um direito fundamental, universal e intransferível e que cabe ao Estado a implementação de políticas públicas capazes de garantir a qualidade social e a construção de espaços de participação representativa, nos quais a sociedade civil organizada possa atuar efetivamente na definição, na gestão, na execução e avaliação das políticas públicas educacionais. Diante dessas perspectivas, o Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa, da Paraíba e a Faculdade Nossa Senhora de Lourdes FNSL - Porto Seguro, Bahia; promove o CIECODES, que inclui conferências, ciclo de palestras e debates sobre Políticas Públicas e Práticas Educativas na Contemporaneidade com a presença de especialistas nacionais e internacionais. JUSTIFICATIVA

7 OBJETIVO O objetivo específico do CIECODES é: Discutir Políticas Públicas e Práticas Educativas na contemporaneidade; Propiciar a troca de conhecimentos em áreas multidisciplinares entre educadores e educandos interessados com propostas atuais; Divulgar pesquisas realizadas no País, nas referidas áreas do conhecimento.

8 Perfil demográfico Homens e mulheres de 17 a 70 anos, profissionais da educação, alunos de graduação e pós graduação, pesquisadores e interessados, residentes em todo o Brasil, pertencentes às classes econômicas C a A1. Perfil psicográfico Buscamos pessoas interessadas nos temas abordados no Congresso. Pessoas que valorizam e sabem a real importância da educação no país e que queiram discutir as políticas públicas educativas em todos os setores da educação. Pessoas que têm a internet e o rádio como principais hábitos de mídia. Perfil cultural Pessoas com colegial completo, superior incompleto, superior completo e pós-graduado. Perfil geográfico Moradores das principais capitais e cidades brasileiras que possuem faculdades e/ou universidades. Perfil social Pessoas preocupadas e comprometidas com a sociedade e o meio que vivem, ligadas direta ou indiretamente à cultura e à educação. PÚBLICO ALVO

9 Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1973, e também elevada à condição de Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em meados dos anos 80, Porto Seguro se tornou um dos destinos mais procurados para o turismo. Mas foi nos anos 90 que a cidade assistiu a um verdadeiro crescimento de turistas nacionais e estrangeiros desembarcar diariamente em busca de praia, sol e do passado histórico da cidade. A passagem dos anos 90 para o ano 2000, fluiu em ritmo acelerado na região e com um impressionante crescimento no número de hotéis, pousadas, operadoras, restaurantes, bares, lojas e etc. Com a inauguração do Centro de Convenções em 2000, Porto Seguro carimbou de vez seu passaporte no segmento de eventos, e passou a contar com um dos mais novos e bem estruturados equipamentos no país. Além da iniciativa privada do Náutico Convention Center na construção do maior Centro de Convenções particular do Sul da Bahia - local sede do CIECODES; e ainda a contribuição do extenso parque hoteleiro da região, a boa estrutura de serviços e transportes credenciam a cidade do extremo sul da Bahia como um ótimo destino para eventos. Conciliar os eventos com milhares de atividades de lazer que Porto Seguro oferece, é um dos caminhos para a captação dos eventos. Para potencializar toda essa estrutura e poder apresentar o destino de forma profissional para o mundo, em abril de 2001 foi criada a Fundação Porto Seguro Convention Bureau, que trabalha em prol da geração de negócios corporativos para a cidade. Com a terceira maior rede hoteleira do país – com aproximadamente 42 mil leitos, um clima ameno, tropical e estável o ano todo, segurança, logística facilitada, proximidade do aeroporto, e a boa infra-estrutura para eventos, Porto Seguro se destaca como um destino potencial na realização de negócios corporativos. Não foi à tôa que já recebeu indicação ao Prêmio Caio, como melhor destino de eventos do país. PORTO SEGURO COMO DESTINO PARA EVENTOS

10 DATA DO CONGRESSO 14 a 17 de abril de 2010 Data especial, no mês que celebra os 510 anos do Descobrimento do Brasil PÚBLICO ESTIMADO 1500 pessoas TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE. Temática: Múltiplos olhares sobre o pensar e o fazer educação; LOCAL DE REALIZAÇÃO: NÁUTICO PRAIA HOTEL & CONVENTION CENTER Rua do Telégrafo, Praia de Taperapuan Porto Seguro - Bahia - Brasil. DADOS DO CIECODES

11 14/04/ :00 às 17:00 - Credenciamento 18:00 às 18:30 - Apresentação Cultural – Orquestra do Descobrimento 19:00 às 20:30 - Conferência de Abertura Globalização, Estado e Políticas Educativas Conferencista: Prof. Dr.Antônio Teodoro – ULHT - Portugal PROGRAMAÇÃ O

12 15/04/ :00 às 11:30 - Conferência: Educação Básica e Políticas Públicas Prof. Dr. José Pacheco – Escola da Ponte – Portugal 14:00 às 16:00 – Mini Cursos 18:00 às 19:30 Mesa Redonda 1 – Educação Básica e Políticas Publicas; Mesa Redonda 2 – Política de Formação e Trabalho Docente; GT 1 – Reforma Ensino Médio: Trajetórias, Limites Perspectivas; GT 2 – O Novo ENEM: Diversos Olhares; GT 3 – Organização, Gestão e Funcionamento Educação Básica no Brasil. PROGRAMAÇÃ O 16:00 às 17:30 - Conferência: Políticas de formação e trabalho docente - Prof. Dr. Georges Souto – IFBA – Brasil 19:30 às 20:00 – Apresentação Cultural – Indígena

13 16/04/ :00 às 11:30 - Conferencia: Educação Diferenciada Prof. Dr. Nico António Bolama – UTL – Portugal 14:00 às 16:00 – Mini Cursos 18:00 às 20:30 Mesa Redonda 1 – Educação Diferenciada; Mesa Redonda 2 - Educação Inclusiva; GT 1- Educação de Pessoas com Deficiência; GT 2 – Educação Indígena; GT 3 – Educação do Campo. PROGRAMAÇÃ O 16:00 às 17:30 - Conferência: Educação Inclusiva Prof. Dra. Sandra Santiago - UFPB - Brasil 19:30 às 20:00 – Apresentação Cultural – Afro

14 17/04/ :00 às 11:30 - Conferência: Identidade, Gênero e Diferença Prof. Dr. Fernando Seffner – UFRGS – Brasil 14:00 às 15:30 - Conferência: Educação Profissional, Novas Tecnologias e Trabalho - Prof. Dr. Georges Souto – IFBA - Brasil 16:00 às 18:00 Mesa Redonda 1 – Identidade, Gênero e Diferença; Mesa Redonda 2 - Educação Profissional; GT 1 – O Lugar da Identidade e das Diferenças nas Relações Sociais; GT 2 – Linguagem Visão de Mundo e Construção identitário; GT 3 – Significado de Masculinidades e Feminilidades; PROGRAMAÇÃ O 18:30 às 20:00 - Conferência de encerramento – Profª. Ms. Isabel Soto - Cuba 20:30 Apresentações Culturais – Capoeira e Maculelê

15 Grupos de Apoio Universidade Federal da Paraíba Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP/PB Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNSL SEBRAE Prefeitura Municipal de Porto Seguro UNEB GRUPOS DE APOIO

16 Internacionais Prof. Dr. Antonio Teodoro - Universidade Lusófona - Lisboa Prof. Dr. José Pacheco - Escola da Ponte - Lisboa Prof. Nicos Bolama - Guiné Bissau Profª. Ms. Isabel Souto - Cuba PALESTRANTES

17 Nacionais Prof. Dr. Georges Souto - IFBA Prof. Dr. Fernando Seffner - UFRGS Prof. Dra. Sonia Melo - UDESC Prof. Ms. Francisco Cancela - UFBA Prof. Caetano – Sec. de Educação do Município de Porto Seguro José Augusto Laranjeiras Sampaio - UNEB Prof. Dr. Pedro de Souza - Diretor da UNEB Profª. Dra. Mary Neide Figueró – UEL - Paraná Paulo de Oliveira Salvatore Profª. Ms. Gilvânia Nascimento - UESC Profª. Mª Jacilda Lourenço - UNEB Profª. Dra. Sandra Santiago - UFPA PALESTRANTES

18 PALESTRANTES - COORDENADORES EIXOS TEMÁTICOS PARA AS MESAS REDONDAS Prof. Dr. Georges Souto Profª. Mª Jacilda Lourenço Educação Básica e Políticas Públicas Prof. Dr. Georges Souto Educação profissional, Novas Tecnologias e Trabalho Profª. Dra. Sandra Santiago Prof. Nicos Boloma Educação Diferenciada e Inclusiva (movimentos sociais) José Augusto Laranjeiras Sampaio Prof. Ms. Francisco Cancela Prof. Dr. Carlos Sena Educação Diferenciada e Inclusiva (movimentos Sociais);Educação Indígena Prof. Dr. Georges Souto Profª. Mª Jacilda Lourenço Políticas de Formação e Trabalho Docente Prof. Dr. Fernando Seffner Prof. Dra. Mary Neide Figueiró Identidade, Gênero e Diferença CONFERENCIST AS

19 Profª.Glaci Schmidke Ribeiro Profª. Maria Erotides Morem S. Machado Profª. Soraia Nascimento Perelo Bel. Prof. Marcos Vinícius F. Calazans Profª. Ana Joaquina Amaral Oliveira Manoel Ferreira Souza Bel Altemar Felberg Esp.Everaldo Lauritzen L. Filho Prof. Edilson Brito de Oliveira Bel.Flaelma Almeida Bel. Tatiana Santana Barreto Sousa COMISSÃO ORGANIZADORA

20 As inscrições no evento serão efetuadas através do preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizado no site do evento: - ou até o dia do evento na Secretaria Categoria Entre os dias: ATÉ 09/04/2010 No dia do Evento Estudantes de Graduação Graduados Profissionais em geral R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 160,00 INSCRIÇÕES

21 A estrutura organizacional mostra de uma forma ilustrada em fluxograma, toda a estrutura que compreende às pessoas envolvidas na realização do Congresso. Vale ressaltar que já há contemplado na contratação do espaço, serviços complementares e essenciais, como: coordenadora de eventos do centro de convenções, técnicos de manutenção, faxineiros, e garçons. Por isso, tais cargos não foram listados no fluxograma abaixo, que pertence às áreas e funções Organização do Evento Recepção 1 Recepção 2 Segurança 1 Segurança 3 Segurança 2 Serviços Gerais Atendente 1 Credenciamento Atendente 2 Atendente 3 Atendente 4 Responsável 1 Secretaria Responsável 2 Responsável 3 Responsável 4 Responsável 5 Comissão Científica GT 1 Prof. 1 Prof. 2 Prof. 3 GT 2 Prof. 1 Prof. 2 Prof. 3 GT 3 Prof. 1 Prof. 2 Prof. 3 GT 4 Prof. 1 Prof. 2 Prof. 3 GT 5 Prof. 1 Prof. 2 Prof. 3 GT 6 Prof. 1 Prof. 2 Prof. 3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

22 ILUSTRAÇÃO DO EVENTO

23 ASPECTO DEMOGRÁFICO Esse aspecto trata diretamente do público-alvo do CIECODES: os estudantes universitários. Vamos nos aprofundar nesse assunto, para se ter idéia do universo de alunos em que o Congresso pode atingir. O número de universitários aumentou 4,3% em 2007, na comparação com o ano anterior. Segundo dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, um total de alunos fazia cursos de graduação presenciais em uma das instituições de ensino superior (IES) do Brasil. A maior parte dos estudantes brasileiros do ensino superior está nas universidades (pouco mais de 54% ou alunos). As faculdades matriculam cerca de 32% ( ) e os centros universitários 14%, aproximadamente ( ). Mais de 92% das faculdades e 96,7% dos centros universitários são privados. Já segundo a Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),a proporção tdos jovens no curso superior passou de 6,9% para 13,9% nos últimos dez anos. E hoje temos um cenário educacional com mais de 5 milhões de estudantes universitários no Brasil. Para efeitos de mídia e marketing do CIECODES, o volume de instituições e alunos universitários público-alvo do Congresso, é extramemente promissor e potencial, devido ao tamanho e o volume populacional do nosso país. ASPECTOS MACROAMBIENTAIS

24 ASPECTO MERCADOLÓGICO Segundo pesquisa divulgada no site da FBC&VB - Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (http://www.fbcvb.com.br), são realizados eventos todos os anos em nosso país, envolvendo participantes e gerando uma renda de R$ 32,7 bilhões. Responsável pelo expressivo número de empregos diretos e indiretos, o segmento movimenta R$ 3,7 bilhões de tributos através da promoção de feiras, congressos e iniciativas similares. Só no Estado da Bahia, por ano o mercado de eventos corporativos movimenta em média, cerca de US$240 milhões, gerando aproximadamente pernoites e mais de empregos. É notável como o mercado de eventos no Estado baiano é expressivo e em contante progressão, alvo de inúmeros investimentos públicos e privados na realização destes eventos. ASPECTOS MACROAMBIENTAIS

25 ASPECTO ECONÔMICO No complexo mundo das viagens corporativas de hoje, é vital possuir a capacidade de conferir e validar uma série de variáveis que impactam diretamente nos custos. Para se ter uma idéia, as despesas com viagens (passagens e hotéis) e representação (locomoção e alimentação) vêm aumentando sistematicamente, e já respondem por cerca de 7% do total dos custos operacionais de empresas de médio e grande porte. Não há como falar de um grande evento e não falar de custos e gastos. O primeiro passo foi levantar um centro de convenções que atendesse ao público estimado e ao mesmo tempo tivesse um custoXbenefício compensador. O Náutico Convention Center foi escolhido por conceder uma tarifa especial para a realização do Congresso e ao mesmo tempo por se localizar dentro de um hotel, o que facilita e barateia logisticamente a acomodação e o trânsito tantos dos palestrantes como dos participantes de fato. Outra questão trata-se do destino escolhido. Porto Seguro além de ter uma malha aérea de vôos que facilitam a chegada dos participantes, é uma cidade economicamente atraente por ter preços baixos em todo o seu comércio; comparada á outros destinos similares. Os preços das inscrições do CIECODES, também foram items estudados na questão da atratividade. Os valores praticados baseados no conteúdo programático do evento tem um forte apelo positivo. Essa análise é importante, quando se trata de um evento internacional, que receberá pessoas de todas as partes do Brasil e Portugal. Então de fato, uma das prioridades no turismo de eventos, senão a maior, é a otimização dos gastos com viagens. E por isso, nestes aspectos econômicos, o CIECODES tem um índice de atratividade muito grande. ASPECTOS MACROAMBIENTAIS

26 OBJETIVO DO PLANO O objetivo principal deste plano de comunicação é divulgar o CIECODES nos principais meios em que se encontra o público-alvo principal: o estudante universitário. Para isso, a penetração nas faculdades do país e nos meios e canais digitais devem ser abundantes, para propagar o Congresso e seus temas abordados, para assim causar o total interesse por parte do receptor da mensagem. IDENTIDADE VISUAL A comunicação correta auxilia no conhecimento de sua identidade, bem como nos valores que ela deseja transmitir para o mercado e para a sociedade. A identidade visual do CIECODES é forte e marcante. É composta pela imagem do Globo que remete ao mundo (porte do evento, por ser internacional) - as questões educacionais são também de interesse global. Há o Símbolo do pensamento, da reflexão em cima dos temas abordados no Congresso. E por fim, a figura humana do jovem, que é o público alvo do Congresso e ao mesmo tempo é o influenciado direto pelos temas em questão. A alusão à letra C é destacada pelas pernas e os braços abertos abraçando o Congresso. C de CIECODES, de Congresso, de Costa do Descobrimento. A cor azul é firme e marcante e ao mesmo tempo bonita e suave. A tipologia True Type serifada é de uma fonte moderna e de fácil leitura, e suas extremidades finas, dão um ar de suavidade ao texto e deixa a leitura mais dinâmica e confortável. PLANO DE COMUNICAÇÃO

27 ESTRATÉGIAS DE MÍDIA 1. MÍDIA IMPRESSA 1.1 CARTAZ Tamanho: 0,90 x 1,20m Impressão: Lona (tipo banner) Ação: Colagem em faculdades, cursinhos e grêmios acadêmicos. Justificativa de mídia: O cartaz tem poder marcante na passagem da mensagem se o ponto de colagem for estratégico e bem estudado. Por estar fixo, sua visibilidade é contínua. PLANO DE COMUNICAÇÃO

28 1. MÍDIA IMPRESSA 1.2 LETTER FLYER Tamanho: 15 x 20cm Impressão: Couchê brilho 170gr. tipo 'flyer' 4x4 Ação: Distribuição direta em faculdades, cursinhos, grêmios acadêmicos, escolas técnicas, cursos de idiomas, clubes e associações. Justificativa de mídia: O letter flyer é aconselhado, pois tem a característica de multiplicar a mensagem, pois o receptor leva o material consigo aonde eles estiver, podendo impactar outras pessoas que não receberam diretamente o material. PLANO DE COMUNICAÇÃO

29 2.MÍDIA ELETRÔNICA 2.1 INTERNET Desenvolvimento de Web Site baseado na identidade visual do Congresso, em tecnologia ASP, JavaScript e HTML. O site terá um layout especial e atraente, e irá conter todas as informações do Congresso, além da possibilidade das inscrições online. endereço: Ação: Lançamento do site e divulgação em portais de conteúdo, sites de faculdades, sites de fundações e instituições de educação e sites de notícias. Justificativa de mídia: A internet hoje é o maior veículo de comunicação existente. Superou a TV. São 64,8 milhões de internautas segundo o Ibope Nielsen Online. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet. 27,5 milhões acessam regularmente a Internet de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acesso do trabalho. 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente. Além de ter em sua maioria de usuários o público jovem. PLANO DE COMUNICAÇÃO

30 2. MÍDIA ELETRÔNICA 2.2 RÁDIO Formato: Spot 30 Processo: Gravação, edição e finalização em estúdio Ação: Veiculação nas rádios de faculdades e Podcasts na Internet. Justificativa de mídia: O rádio sempre foi um meio com forte penetração no público-alvo. Por se tratar de uma mídia eletrônica, sua mobilidade é seu ponto forte, pois o ouvinte não precisa parar para receber a mensagem. Ele é impactado mesmo se tiver com sua atenção voltada para outras coisas. Os Podcasts são tendências modernas de rádio pela internet, utilizados exclusivamente pelo público jovem. PLANO DE COMUNICAÇÃO

31 2. MÍDIA ELETRÔNICA 2.3 WEB BANNER Formatos: Full Banner / Half Banner / Botton Banner / Animado - dependendo do tipo utilizado pelos sites de veiculação. Ação: Divulgação gratuita em sites de faculdades, sites de fundações e instituições de educação. Justificativa de mídia: O Web Banner é o meio mais versátil de comunicação online. Por ter inúmeras possibilidades de formatos, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de site, independentemente de seu layout. Sua mensagem é rápida e direta. PLANO DE COMUNICAÇÃO

32 2. MÍDIA ELETRÔNICA 2.4 HOT SITE Criação de um Hot Site promocional do Congresso, para ser usado em parceria com outros sites. Irá conter um resumo do Site principal do CIECODES. Ação: Divulgação e parceria com sites de faculdades, sites de fundações e instituições de educação. Justificativa de mídia: O Hot Site é o meio de comunicação online mais completo, pois nele é possível inserir uma quantidade de informações consideráveis, tendo assim um resumo completo do site principal do Congresso. É um atalho caso o usuário não deseje visitar o site do CIECODES; no próprio Hot Site, ele terá todas as informações do Congresso de uma forma sucinta e resumida. PLANO DE COMUNICAÇÃO

33 2. MíÍDIA ELETRÔNICA 2.5 MAILING NEWSLETTER Criação de mailing promocional para divulgação do Congresso. Explorando elementos impactantes e técnicas de web-marketing. Forte apoio para as ações de divulgação, com custo altamente reduzido e forte penetração no target. Ação: Captação do mailing dos estudantes universitários junto às Faculdades. Disparo autorizado em massa para todos os contatos potenciais. Ação periódica mas constante até a data de realização do evento. Justificativa de mídia: O Newsletter por é uma ferramenta de alto poder de penetração no receptor. Por se tratar de uma ferramenta essencial nos dias de hoje, o é uma fácil porta de entrada para comunicar ao público-alvo. PLANO DE COMUNICAÇÃO

34 ASSESSORIA DE IMPRENSA O trabalho junto à imprensa é fundamental. Para isso, será feito um levantamento dos principais canais de comunicação mais adequados ao CIECODES. Após o cadastro dos meios de comunicação, é feito o contato com os jornalistas e editores de cada canal, enviando notas, press release e informações para a divulgação do Congresso. O trabalho de assessoria de imprensa continua mesmo depois da realização do evento, enviando a toda a cobertura do Congresso, com matérias elaboradas e fotos. MÃO DE OBRA ENVOLVIDA NO PLANO DE COMUNICAÇÃO Agência de Propaganda Gráfica Promotores para colagem de cartazes e distribuição de Letters Assessor de imprensa PLANO DE COMUNICAÇÃO

35 CONTROLE DAS AÇÕES (FEEDBACK) O controle do retorno das ações do Plano de Comunicação devem ser medidas independentemente. Para cada ação, um plano de Feedback será traçado: Ações de Mídia impressa: Mensuração feita através de pesquisa de conhecimento sobre o CIECODES. Aplicar à todo o contato feito à Secretaria e Organização do Congresso, tanto por telefone quanto por . Ações de Mídia eletrônica: Mensuração feita através de ferramentas de medição de tráfego de acesso ao site e contador de visitas; contador de hits/clicks aplicados aos web banners e sites de busca, para medir o ROI (Taxa de retorno e conversão em visita ao site do CIECODES). PLANO DE COMUNICAÇÃO

36 COTAS E BENEFÍCIOS DE PATROCÍNIO As respectivas cotas de patrocínio estão classificadas por grupos. Os patrocinadores podem adquirir uma ou mais cotas de cada grupo. As empresas e/ou instituições que desejarem patrocinar ou apoiar o evento com a prestação de serviços ou doação de produtos, também serão muito bem vindas. Neste caso, será avaliado o investimento ao Congresso, para assim caracterizar os benefícios ao patrocinador, encaixando-o em um determinado grupo de cotas. PLANO DE PATROCÍNIO

37 EVENTO DE SUCESSO NA TERRA MÁTER DO BRASIL! A Costa do Descobrimento que já atraía e encantava turistas desde a descoberta do Brasil ficou muito melhor. Investimentos do poder público e privado prepararam o Berço do Descobrimento do Brasil para receber seus visitantes com todas as exigências do mercado. A 3ª maior rede hoteleira do Brasil, um histórico de eventos consistentes, ótimos restaurantes, aeroporto internacional e uma malha aérea que liga a cidade aos principais centros urbanos nacionais. A região ainda conta com um moderno sistema de telecomunicações, infra-estrutura urbana e uma eficiente rede de prestadores de serviços na área de eventos. Tudo isso num lugar abençoado pela natureza e com fartas opções de lazer para seus visitantes. não é à toa que a cada dia, o destino brasilero mais antigo de lazer vai se consolidando como um excelente destino de negócios do país. Imagine tudo isso num verdadeiro paraíso ecológico, onde cultura e história proporcionam emocionantes mergulhos no passado de um recanto, que é o berço da civilização brasileira. Praias maravilhosas entrecortadas por rios, coqueirais, Mata Atlântica, manguezais, falésias de texturas e cores magníficas, arrecifes que fizeram deste um porto seguro. Toda uma geografia privilegiada faz de Porto Seguro um verdadeiro museu natural a céu aberto, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 1973, como Patrimônio Histórico Nacional e reconhecido pela Unesco, no ano 2000, como Patrimônio Natural da Humanidade. O 1º CIECODES - Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento vai proporcionar às empresas e entidades envolvidas no Congresso, uma oportunidade ímpar de celebrar os 510 anos do Descobrimento do Brasil, com grande exposição de mídia ao Brasil e ao mundo. Pode apostar: investir no CIECODES é retorno garantido! CONCLUSÃ O


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