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Os caminhos da Gestão no Abastecimento Refinaria Presidente Get ú lio Vargas – REPAR.

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Apresentação em tema: "Os caminhos da Gestão no Abastecimento Refinaria Presidente Get ú lio Vargas – REPAR."— Transcrição da apresentação:

1 Os caminhos da Gestão no Abastecimento Refinaria Presidente Get ú lio Vargas – REPAR

2 PÚBLICA 1 Missão e Visão 2020 Missão –Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Visão 2020 –Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. ESTRATÉGIAS ORGANIZAÇÃO VISÃO 2020 MISSÃO

3 PÚBLICA 2 Atributos da Visão 2020 Forte presença internacional; Referência mundial em biocombustíveis; Excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia; Rentabilidade; Referência em responsabilidade social e ambiental; Comprometimento com o desenvolvimento sustentável. ESTRATÉGIAS ORGANIZAÇÃO VISÃO 2020 MISSÃO

4 PÚBLICA 3 Áreas de Negócio

5 PÚBLICA 4 Área de Negócios do Abastecimento Responsável pelo abastecimento do mercado nacional de petróleo e derivados; Realiza operações comerciais (Brasil e exterior); Força de trabalho*: –Empregados Próprios: ; –Empregados Contratados: Participações em Prêmios Nacionais de Excelência em Gestão: –PQGF – Prêmio Nacional da Gestão Pública: 2005 (prata); –PQGF - Prêmio Nacional da Gestão Pública: 2006 (ouro); –PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade: 2007 (Vencedora). * Fonte: Relatório de Gestão 2010

6 PÚBLICA 5 Área de Negócios do Abastecimento - Principais produtos e clientes

7 PÚBLICA 6 Área de Negócios do Abastecimento - Estrutura REPAR – REFINARIA PRES. GET Ú LIO VARGAS - LOCALIZAÇÃO : Araucária – Paraná – Brasil - ÁREA TOTAL : 10 milhões de m² - PRODUÇÃO : m³ por dia - FORÇA DE TRABALHO : Próprios: 998 Contratados: % da produção nacional

8 PÚBLICA 7 Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos nossos públicos de interesse A fim de acompanhar as mudanças no cenário da Petrobras nos últimos 10 anos e contribuir para o alcance da visão TACC – Taxa anual de crescimento que considera o PIB e a demanda do setor energético brasileiro PN – Plano de Negócios

9 PÚBLICA 8 1. Dados referentes a Petrobras 2. Produção de Óleo Condensado e LGN da Petrobras no Brasil 3. Refino internacional: Okinawa 100kbpd, Pasadena 100kbpd, sem considerar o refino de 81kbpd na Argentina (sistema fechado) 4. Valor de refino doméstico para 2009 (1.942kbpd). Fonte: Revista Brasil Energia - Petrobras 50 anos (série de 1980 a 1999) e Relatório ao Mercado Financeiro do Site de Relações com Investidores da Petrobras (série de 2000 a 2008); Petrobras Estratégia; E&P; ABAST Evolução histórica da produção de petróleo e da capacidade de refino da Petrobras e 2020e Mil bpd 110% 132% Carga fresca processadaProduçãoDemanda de Derivados 124% % Produção em % do refino...o Abastecimento tem correspondido com aumento de volume das operações e da capacidade de refino para atendimento da demanda

10 PÚBLICA 9 Para tanto, precisa expandir seu negócio de Downstream COMPROMETIMENTO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Crescimento Integrado Ampliar a atuação nos mercados-alvo de petróleo, derivados, petroquímico, gás e energia, biocombustíveis e distribuição, sendo referência mundial como uma empresa integrada de energia Estratégia Corporativa Segmentos de Negócios Crescer produção e reservas de petróleo e gás, de forma sustentável, e ser reconhecida pela excelência na atuação de E&P, posicionando a Companhia entre as cinco maiores produtoras de petróleo do mundo Expandir o refino brasileiro, assegurando o abastecimento nacional e a liderança na distribuição, desenvolvendo mercados de exportação de derivados, com ênfase na Bacia do Atlântico. Consolidar a liderança no mercado brasileiro de gás natural, com atuação internacional, e ampliar os negócios de energia elétrica e gás-química, com ênfase em fertilizantes Atuar em petroquímica de forma integrada com os demais negócios do Sistema PETROBRAS. Atuar no Brasil e no exterior no segmento de biocombustíveis de forma integrada no Sistema PETROBRAS, com sustentabilidade. Excelência operacional, em gestão, em eficiência energética, recursos humanos e tecnologia. E&PAbastecimentoGás, Energia e Gás Química PetroquímicaBiocombustíveisDistribuição RentabilidadeResponsabilidade Social e Ambiental

11 PÚBLICA 10 Paralelamente, a Gestão da Cia e do ABAST têm evoluído na tendência de gestão integrada Produção Programa de GQT Requisitos contratuais de Garantia da Qualidade Criação do Setor de Qualificação e Certificação de Pessoal, do Serviço de Engenharia Programa de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade Avaliação interna da Gestão pelo AQG – Avaliação da Qualidade da Gestão mil bpd SINERGIA SGI Novo ABAST e integração da gestão em 15 sites Iniciativas de desenho de processos em diversas Áreas Criação das Comissões de Processo Partida do SAP/R3 Criação da Comissão de Integração de Processos 09 Gestão do negócio suportada por processos integrados, governados e alinhados ao direcionamento estratégico SOX – Mapeamento de Processos, Riscos e Controles Metodologia Corporativa de Gestão de Processos Avaliação interna da Gestão Qualificação Técnica de Fornecedores e Prestadores de Serviços Sistema de Gestão da Qualidade de produtos Programa de Certificação de Sistemas de Gestão de SMS Formação do grupo de Cadeia de Valor Aprovação da Cadeia de Valor pela DE Prêmio Nacional da Qualidade

12 PÚBLICA 11 Pág: Manter o foco no Cliente e no Mercado, como estrat é gia principal para a conquista e reten ç ão de clientes, por meio do conhecimento de suas necessidades atuais e futuras. 8. Governan ç a e Estrutura Organizacional Conjunto de regras e procedimentos entre os acionistas, cotistas, Assembl é ia Geral, Conselho de Administra ç ão e Diretoria Executiva, Auditoria Independente, Conselho fiscal e demais p ú blicos de interesse com a finalidade de aprimorar o desempenho e o processo decis ó rio para a sustentabilidade da organiza ç ão. 7. A adoção do Modelo de Gestão do Abastecimento para suportar os desafios de nossa Estratégia …

13 PÚBLICA que é baseado em normas e critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade... Norma ABNT ISO 14001:2004 (Sistemas de Gestão Ambiental) OHSAS 18001:2007 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança) Norma ABNT ISO 9001:2008 (Sistemas de Gestão da Qualidade) Modelo de Excelência em Gestão - MEG®

14 PÚBLICA 13 Fonte: FNQ... provê valores que reforçam a liderança e a integração... Aprendizado organizacional Pensamento sistêmico Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Cultura de inovação Valorização das pessoas Orientação por processos e informações Conhecimento sobre o cliente e o mercado Geração de Valor Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social

15 PÚBLICA 14...que são traduzidos em programas e práticas de Excelência contínuas e disseminadas Instituído em 2006 com o objetivo de integrar as ações de alto impacto para a função Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Abastecimento. Liderança em SMS Em 2007, de forma pioneira, evoluiu os controles sobre os gastos e transformou a maneira de como fazer planejamento orçamentário. Buscando otimização pelo entendimento dos processos, proporciona a visão de futuro de necessidade de recursos, propondo melhorias. Excelência em Custos Implementado em 2006, promove a adoção de práticas voltadas para a segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental, saúde das pessoas e qualidade de serviços e produtos junto aos fornecedores de serviços críticos e principais clientes de combustível. Programa Parceria Responsável A partir do levantamento das soluções de TIC em 2005 implementou o Comitê Gestor da Integração da Informação e um processo decisório multicritério para priorização de iniciativas de desenvolvimento de sistemas e bases de informação. Gestão de Portfólio de Sistemas Iniciado após o primeiro ciclo de Avaliação Interna da Gestão (2005), contempla hoje as práticas de Rodízio Técnico, Encontros Técnicos, Rodízio Gerencial, Programa Mestres e Doutores, Programa Potenciais Líderes. Gestão de Ativos Intangíveis Processo anual de abrangência nacional (sede, regionais e as 12 UOs) que é o principal meio de refinamento do Modelo de Gestão multisite. Iniciado em 2005 é desempenhada por profissionais de todas as áreas. Avaliação Interna da Gestão Iniciado em 2008, busca o alinhamento dos conjuntos de iniciativas estratégicas e de portfolio de projetos do segmento RTC - Refino, Transporte e Comercialização, a fim de alavancar oportunidades de melhoria no processo de planejamento do segmento. Planejamento Integrado RTC Desde 2005, define e estrutura os canais de relacionamento com o cliente, orientando sobre sua aplicação de modo a facilitar o acesso do cliente à Petrobras, bem como divulgar a imagem, os produtos e os valores da companhia; melhorar e sistematizar a captação de dados e o conhecimento sobre os clientes; Modelo de Relacionamento de Clientes Iniciado em 2005, baseado nos processos, identifica as lacunas de conhecimentos e as necessidades de desenvolvimento/adequação atuais e as que serão requeridas para os desafios do futuro. Gestão por Competências

16 PÚBLICA 15 Gestão do Abastecimento 12 mil empregados 12 complexas Unidades de Operações Múltiplos produtos e processos Planejamento Centralizado e Integrado Certificação única de todos sites

17 PÚBLICA 16 Desafios atuais da Gestão Manutenção e elevação dos atuais níveis de confiabilidade das refinarias; Operação dos ativos com ampla observância aos requisitos de SMES; Preparação para o crescimento da companhia (Pré-sal); Capacitação das pessoas e dos líderes; Transmissão do conhecimento; Ampliação do parque de refino (qualidade dos derivados e modernização do hardware); –Adequação das unidades atuais; –Implementação das novas Refinarias (RNEST, Premium I, Premium II, COMPERJ).

18 PÚBLICA 17 Muito Obrigado!


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