A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O primeiro intérprete da palavra de Deus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O primeiro intérprete da palavra de Deus"— Transcrição da apresentação:

1 O primeiro intérprete da palavra de Deus
SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - O primeiro intérprete da palavra de Deus O diabo O que ele fez? Gn 3.1-5 Deu a palavra Divina um sentido que ela não tinha, falseou astutamente a Palavra de Deus

2 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Quem mais tem enganado a humanidade com falsas interpretações das Escrituras? * Conscientemente * Os imitadores. * Como? * Inconscientemente

3 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Como as pessoas erram na Interpretação da Bíblia? * Interpretação Particular. O problema da interpretação da Bíblia não é uma invenção moderna como algumas vezes se quer fazer crer. A Bíblia mesma atesta que sua interpretação apresenta dificuldades. Ao lado de textos límpidos, ela comporta passagens obscuras. Lendo certos oráculos de Jeremias, Daniel se interrogava longamente sobre o sentido deles (Dn 9,2). Segundo os Atos dos Apóstolos, um etíope do primeiro século encontrava-se na mesma situação a propósito de uma passagem do livro de Isaías (Is 53,7-8) e reconhecia ter necessidade e um intérprete (At 8,30-35). A segunda carta de Pedro declara que « nenhuma profecia a Escritura resulta de uma interpretação particular » (2 Pd 1,20) e ela observa, de outro lado, que as cartas do apóstolo Paulo contêm « alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes torcem, como fazem com as demais Escrituras, para sua própria perdição » (2 Pd 3,16).

4 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - A ESCRITURA É: Explicada pela ESCRITURA. A BÍBLIA É: Sua própria Intérprete.

5 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Quem ignora e viola este princípio SIMPLES e RACIONAL? Vai dizer que: 1º) A Fruta de Adão e Eva Contrariando a opinião popular, Adão e Eva não comeram uma maçã no livro de Gênesis. Na realidade a fruta não é nomeada – ela é referida somente como a fruta da “árvore do conhecimento, do bem e do mal”. A razão para este equívoco, veio provavelmente devido ao fato que no inglês médio, a palavra “maçã” (Apple) era usada para se referir a todas as frutas. Com o passar dos séculos, esta palavra acabou ficando conhecida como a maça em específico.

6 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
Mateus 14 Jesus anda por cima do mar ( Mc 6: Jo 6: ) Mateus 14 Jesus anda por cima do mar ( Mc 6: Jo 6: ) SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Mateus 14 Jesus anda por cima do mar ( Mc 6: Jo 6: ) 22 E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. 23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. 24 E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; PORQUE o vento era contrário; 25 MAS, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. 26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. 27 Jesus, PORÉM, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. 28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, SE és tu, manda-ME ir ter contigo por cima das águas. 29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 MAS, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! 31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32 E, QUANDO subiram para o barco, acalmou o vento. 33 Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. 34 E, tendo passado para o outro lado, chegaram à terra de Genesaré. 35 E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos. 36 E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos.

7 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Resumo do Texto: Súplica; Chamado; Resposta; Experiência. (1) * prima vigilia = do pôr do sol até às 9 horas. * secunda vigilia = das 9 horas à meia-noite * tertia vigilia = de zero hora às 3 horas. * quarta vigilia = das 3 horas até a aurora.

8 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - (2) Como chegaram a essa conclusão, de que Ele é o filho de Deus? Por causa de Pedro. - Todos falam do Medo de Pedro, mas ninguém exalta a coragem de se propor a ir e andar sobre as águas; Os passos de Pedro: - Senhor eu estou tomado de medo, estou na confusão da minha vontade, não sei o que fazer, minha mente diz para eu não ir; - Mas...; - Se és tu manda-me ir ter contigo; O Ponto Principal da decisão de Pedro: - Pedro não sai, ele não age antes de receber uma palavra de ordem; - Pedro não tem o poder de se converter, mas tem o poder de sair do barco – Aplicação: - Quantos teriam a coragem de Pedro, de sair do barco e se colocar a vulnerabilidade para a dependência de Deus. - O que é melhor: Ficar no barco ou sair dele? - Pedro só deu os primeiros passos sobre as águas debaixo da palavra de Jesus.

9 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS – RENASCER PRISE XVI QUANDO o mar agitado estiver E fantasmas eu só conseguir enxergar Na minha direção o Salvador virá E sobre as águas me fará caminhar -- QUANDO as ondas quiserem me afundar Aflições e no mar de angústias estar Na minha direção o Salvador virá E sobre as águas me fará caminhar Sobre as águas vou andar Seu olhar encontrar SE porventura afundar O Braço Forte do meu Senhor Me levantará

10 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Os maus usos da Bíblia. 1.1) Displicente: descaso, eventual, indiferente, descomprometido... 1.2) Mágico: amuleto, sorte, conveniente à circunstância, Salmo 91... 1.3) Comprobatório: “A falácia evangélica básica de nossa geração é o ‘Texto-Prova’, que é o processo pelo qual uma pessoa ‘prova’ uma doutrina ou prática pela citação de textos bíblicos sem considerar seu inspirado propósito original.” (Osborne 1991, p.6,7)

11 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA http://stbp.site.com.br/
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - O bom uso da Bíblia. 2.1) Só é bíblico o ensino que reflita um abrangente e contextualizado estudo dos textos bíblicos. A “analogia da fé”. 2.2) Nenhum ensino está completo se não envolver os dois testamentos e passar pelo centro da escritura que é Jesus Cristo – CRIAÇÃO, ISRAEL, CRISTO, IGREJA, CONSUMAÇÃO. 2.3) A Bíblia é um livro acima de tudo para a vida. Precisamos entender e atender. “A verdade não está na doutrina sem vida, nem na vida sem doutrina; mas sim na vida que expressa a doutrina, e na doutrina que orienta a vida”. (J. A. Ferreira, p. 16)

12 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - MAS... Graças ao abuso e a certeza ouvimos as pessoas dizerem que com a Bíblia se prova o que se quer. A má vontade, a incredulidade, a preguiça, o tempo de crente, o cargo dentro da igreja, o apego as ideias falsas e mundanas, e a ignorância de toda regra de interpretação faz com que, realmente, se prove o que quiser com a Bíblia.

13 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Porém... O Servo e o Discípulo humilde sabe: Que a lei do Senhor é perfeita; Que não há erro na Palavra; Que não se tira e se põe nada. Por isso o homem temeroso compreende que: As Escrituras são seu melhor intérprete; Ela deve ser comparada o Espiritual com o Espiritual – 1 Cor 2.13;

14 SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
Como pode uma pessoa que queira estudar a Bíblia com honestidade ter sucesso e ser abençoada pela Palavra de Deus? SEMINÁRIO TÉOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA HERMENÊUTICA - Prof. William Paixão - Como pode uma pessoa que queira estudar a Bíblia com honestidade ter sucesso e ser abençoada pela Palavra de Deus? 1) Parta da pressuposição de que a Bíblia tem autoridade; 2) A Bíblia é sua melhor intérprete; a Escritura explica melhor a Escritura; 3) Interprete a experiência pessoal à luz da escritura e não a escritura à luz da experiência pessoal; 4) O propósito primário da Bíblia é mudar as nossas vidas, não aumentar o nosso conhecimento; 5) Cada cristão tem o direito e a responsabilidade de investigar e interpretar pessoalmente a Palavra de Deus; 6) A história da igreja é importante, mas não decisiva na interpretação da escritura.


Carregar ppt "O primeiro intérprete da palavra de Deus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google