A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Função emotiva ou expressiva Esta função possui como elemento central o emissor, indicando a emoção de quem se comunica. Produzidos em primeira pessoa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Função emotiva ou expressiva Esta função possui como elemento central o emissor, indicando a emoção de quem se comunica. Produzidos em primeira pessoa,"— Transcrição da apresentação:

1 Função emotiva ou expressiva Esta função possui como elemento central o emissor, indicando a emoção de quem se comunica. Produzidos em primeira pessoa, os textos cuja função emotiva é predominante ressaltam prioritariamente a carga subjetiva, o universo interior do emissor. A poesia e os livros de memórias são alguns exemplos da função emotiva ou expressiva.

2 Um cinturão Graciliano Ramos Meu pai dormia na rede armada na sala enorme. Tudo é nebuloso. Paredes extraordinariamente afastadas, rede infinita, os armadores longe, e meu pai acordando, levantando-se de mau humor, batendo com os chinelos no chão, a cara enferrujada. Sei que estava bastante zangado, e isto me trouxe a covardia habitual. Débil e ignorante, incapaz de conversa ou defesa, fui encolher-me num canto, para lá dos caixões verdes. Se o pavor não me segurasse, tentaria escapulir-me: pela porta da frente chegaria ao açude, pela do corredor acharia o pé-de-turco. Devo ter pensado nisso, imóvel, atrás dos caixões. Só queria que minha mãe, Sinhá Leopoldina, Amaro e José Baía surgissem de repente, me livrassem daquele perigo. Ninguém veio, meu pai me descobriu do e sem fôlego, colado ao muro, e arrancou-me dali violentamente, reclamando um cinturão. Onde estava o cinturão? Eu não sabia, mas era difícil explicar-me: atrapalhava-me, gaguejava, embrutecido, sem atinar com o motivo da raiva. Os modos brutais, coléricos, atavam-me; os sons duros morriam, desprovidos de significação. Não consigo reproduzir toda a cena. Juntando vagas lembranças dela a fatos que se deram depois, imagino os berros de meu pai, a zanga terrível, a minha tremura infeliz. Provavelmente fui sacudido. O assombro gelava-me o sangue, escancarava-me os olhos. Onde estava o cinturão? Impossível responder. Ainda que tivesse escondido o infame objeto, emudeceria, tão apavorado me achava. Situações deste gênero constituíram as maiores torturas da minha infância, e as conseqüências delas me acompanharam.

3 Função apelativa O receptor é o elemento central da função apelativa. Portanto a mensagem geralmente possui verbos no imperativo, com a intenção de convencer ou sensibilizar o alvo da comunicação. A publicidade é um grande exemplo de texto que possui predominância na função apelativa.

4

5

6 Função metalinguística O código é o elemento central da função metalinguística. Tratam-se de textos sobre a própria língua. Utiliza-se a linguagem para se analisar a própria linguagem. Um exemplo de textos que possuem a função metalinguística como sua predominante é o dicionário. Em um dicionário utilizam-se palavras para explicar o sentido de outras palavras.

7 Projeto de Prefácio Sábias agudezas… refinamentos… - não! Nada disso encontrarás aqui. Um poema não é para te distraíres como com essas imagens mutantes de caleidoscópios. Um poema não é quando te deténs para apreciar um detalhe Um poema não é também quando paras no fim, porque um verdadeiro poema continua sempre… Um poema que não te ajude a viver e não saiba preparar-te para a morte não tem sentido: é um pobre chocalho de palavras. Mário Quintana

8 Função referencial O contexto é o elemento central da função referencial. Textos que possuem essa função como predominante buscam apresentar objetivamente os elementos inseridos no contexto da mensagem, com ideia a intenção de informar. A linguagem empregada é denotativa, com frases curtas e em ordem direta. A notícia e os avisos são grandes exemplos do uso da função referencial.

9

10

11 6,5 milhões de senhas do LinkedIn vazam na internet Carolina Vilaverde 6 de junho de 2012 Se você tem conta no LinkedIn, fique atento: a empresa afirmou nesta quarta-feira que está investigando relatos de que cerca de 6,5 milhões de senhas criptografadas da rede socialvoltada para relacionamentos profissionais e negócios vazaram na internet.LinkedIn Nossa equipe continua investigando, mas agora, continuamos incapazes de confirmar que qualquer violação de segurança ocorreu, disse a empresa em seu Twitter. A brecha foi relatada primeiramente pelo site norueguês Dagens IT, que afirma que as milhões de senhas roubadas foram postadas em um site hacker russo. Especialistas em segurança na web avisam que usuários devem trocar imediatamente suas senhas para evitar potenciais ataques de hackers. Primeiro troque sua senha do LinkedIn. Depois, esteja preparado para receber s falsos sobre trocas de senhas no site, explicou Mikko Hyponen, especialista em segurança da F-Secure, em sua conta no Twitter.

12 Função poética Esta função centra-se na mensagem. Valendo-se de recursos poéticos ou literários para se comunicar, adota a linguagem conotativa.

13 Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos. Que me aconteceu ? pensou. Não era nenhum sonho. O quarto, um vulgar quarto humano, apenas bastante acanhado, ali estava, como de costume, entre as quatro paredes que lhe eram familiares. Por cima da mesa, onde estava deitado, desembrulhada e em completa desordem, uma série de amostras de roupas: Samsa era caixeiro-viajante. A metaformose Franz Kafka

14 Função fática O canal é o elemento da comunicação predominante na função fática. O emissor parece testar o canal comunicativo. A expressão alô é um exemplo de uso da função fática.

15 Alô, alô, marciano – Rita Lee Alô, alô, marciano Aqui quem fala é da Terra Pra variar estamos em guerra Você não imagina a loucura O ser humano tá na maior fissura porque Tá cada vez mais own o high society Alô, alô, marciano A crise tá virando zona Cada um por si todo mundo na lona E lá se foi a mordomia Tem muito rei aí pedindo alforria porque Tá cada vez mais down o high society Down, down, down O high society Alô, alô, marciano A coisa tá ficando ruça Muita patrulha, muita bagunça O muro começou a pichar Tem sempre um aiatolá pra atola Alá Tá cada vez mais down o high society Down, down, down O high society Alô, alô, marciano Aqui quem fala é da Terra Pra variar estamos em guerra Você não imagina a loucura O ser humano tá na maior fissura porque Tá cada vez mais down o high society Down, down, down O high society


Carregar ppt "Função emotiva ou expressiva Esta função possui como elemento central o emissor, indicando a emoção de quem se comunica. Produzidos em primeira pessoa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google