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Um projecto da Associação Empresarial do Concelho de Cascais em benefício de uma região

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Apresentação em tema: "Um projecto da Associação Empresarial do Concelho de Cascais em benefício de uma região"— Transcrição da apresentação:

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2 Um projecto da Associação Empresarial do Concelho de Cascais em benefício de uma região

3 APRESENTAÇÃO A Expo’Cascais - Feira das Empresas e da Inovação, pretende afirmar-se como um dos principais pólos de dinamização da actividade empresarial do concelho de Cascais, fazendo valer-se do facto de estar inserido numa das regiões mais carismáticas e socialmente mais activas do país.  A iniciativa nasce da vontade e da necessidade de promover um certame com tipologia de “Feira”, dirigido numa primeira vertente a todas as actividades do Concelho, mas aberta à participação de empresas exteriores. A Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) pretende que a Expo’Cascais se torne numa ferramenta de promoção de uma região cada vez mais dinâmica e potenciadora de novas oportunidades de negócio. MISSÃO A Expo'Cascais tem como objectivo impulsionar o tecido empresarial, disponibilizando a todos os intervenientes, expositores e visitantes, informação sobre o mercado e sobre as melhores oportunidades para o desenvolvimento e para a inovação. Serão implementadas medidas nas áreas da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, nomeadamente com vista a obter a classificação de “evento verde”, no âmbito do programa B-GREEN, do Centro de Congressos do Estoril. Acreditamos que a actividade gerada pela Expo'Cascais aproximará intervenientes económicos de vários quadrantes, em torno de um projecto que se pretende diferente, qualificado e requintado, capaz de atrair potenciais investidores, criando “um desejo permanente de visitar”. VISÃO A AECC incorpora este projecto que certamente contribuirá de forma decisiva para colocar o Concelho de Cascais em definitivo na rota da inovação, das novas tendências, das preocupações ambientais, do sucesso económico e da qualidade de vida em geral. Estamos conscientes que esta não é a conjuntura económica mais favorável para a realização de um evento desta dimensão, mas também sabemos que é nestas alturas que o tecido empresarial tem necessidade de se sentir mais apoiado e incentivado.   

4 ENTIDADE PROMOTORA ENTIDADE PROMOTORA ENTIDADE ORGANIZADORA
Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) Objectivos da AECC: Procurar em primeira instância corresponder aos anseios dos seus Associados e dos empresários em geral sedeados no concelho de Cascais. Contribuir para o desenvolvimento económico da região atraindo potenciais investidores e empresários a fixar no concelho. Reforçar a notoriedade da AECC, a par da dinamização do tecido empresarial do Concelho, como forma de captar novos Associados, nomeadamente empresas de maior dimensão. ENTIDADE ORGANIZADORA Publihappening Iniciou actividade em 1988 como empresa especializada em “Eventos e Marketing Promocional”. Organizadora da “ExpoEventos” e das suas actividades paralelas: o Ctn (Congresso de Turismo de Negócios), a Gala dos Eventos e o Gest – Seminário sobre Gestão e Organização de Eventos. Membro Fundador e integrante da Direcção da APECATE – Associação Portuguesa de Organizadores Profissionais de Congressos, Animação Turística e Eventos.

5 Comissão de Honra e a mobilização do Concelho

6 COMISSÃO DE HONRA E A MOBILIZAÇÃO DO CONCELHO
Dada a grandeza do evento e o impacto que se pretende obter, há uma especial atenção na escolha de parceiros estratégicos. Desde a primeira hora que a Expo'Cascais conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, esperando agora que tanto os agentes económicos, como os empresários do Concelho, se reúnam em redor deste projecto que se pretende amplamente participado. Nesta perspectiva foi criada uma Comissão de Honra, constituída por Notáveis das mais diversas áreas - Comércio, Turismo, Educação, Economia, entre outras, aos quais cabem funções de aconselhamento, recolha de ideias e sugestões que enriqueçam as orientações estratégicas da Expo'Cascais. Acreditamos na adesão de expositores e visitantes, pelo potencial que o evento tem, mas precisamos de reunir todos os esforços para que este seja um evento mobilizador e transformador. Queremos que sintam a Expo'Cascais como “vossa” , que se envolvam “afectivamente” e que a divulguem junto dos vossos contactos privilegiados, mas também, por todos os meios ao vosso alcance, como um projecto colectivo do Concelho. Este é um projecto de uma entidade sem fins lucrativos – A Associação Empresarial do Concelho de Cascais, cujos resultados reverterão sempre em benefício do Concelho e da sociedade em geral.

7 COMISSÃO DE HONRA E A MOBILIZAÇÃO DO CONCELHO
Constituição da Comissão de Honra da Expo’Cascais09 (ordem alfabética): António d’Orey Capucho - Presidente da Câmara Municipal de Cascais Manuela Filipe - Presidente da Direcção da Cruz Vermelha – Delegação da Costa do Estoril António Alves Dias - Presidente de Direcção da Associação Regional dos Hoteleiros da Costa do Estoril, Sintra, Mafra e Oeiras Mário Assis Ferreira - Presidente do Conselho de Administração do Estoril – Sol Artur Catarino - Administrador da Progelcone (a confirmar) Mário Pereira Gonçalves - Presidente da Direcção da Associação de Restauração e Similares de Portugal Carla Valente de Almeida - Presidente da Direcção da ComCascais – Associação para a Promoção do Comércio de Cascais Paulo Bertão - Presidente da Direcção Estoril & Sintra Convention Bureau Cristina Santos – Administradora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril Pedro Garcia - Administrador do Estoril-Plage, Hotel Palácio, Marina de Cascais e Golfe do Estoril Duarte Nobre Guedes - Presidente da Empresa Turismo Estoril Pedro Rebelo de Sousa - Simons & Simons Rebelo de Sousa Filipe de Botton - Administrador da Logoplaste Rosa Maria Lucas Neto – Vice-Presidente da Direcção da Cercica Helena Weinstein - Vice-Presidente da Associação das Empresas de Congressos, Animação, Turística e Eventos Rui Barbosa - Presidente da Direcção da Associação Empresarial do Concelho de Cascais João Lagos - Presidente do Conselho de Administração da Lagos Sports Vasco Linhares de Lima Álvares de Mello - Presidente de Direcção da União das Associações do Comércios e Serviços José António da Silva - Presidente da Direcção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

8 O projecto e a sua implementação

9 EXPOSITOR Expositor: Porque devo participar?
A presença na Expo’Cascais constitui uma oportunidade única para: Potenciar negócios e alargar a rede de contactos Materializar a marca junto do público em geral Beneficiar de forma privilegiada dos resultados globais de um evento com grande potencial mediático.

10 FICHA TÉCNICA Designação: Expo'Cascais 09 - Feira das Empresas e da Inovação Datas de realização: , 5 e 6 de Setembro de 2009 Horário: h – 22.00h Local: Centro de Congressos do Estoril Expositores – previsão: Visitantes: Público em geral Área bruta: cerca de 2.200m2 Espaços e outros serviços: Área de credenciação, Atendimento ao Expositor, Secretariado, Cafetaria, Posto Médico, Segurança e Logística Eventos Paralelos: Sessões formativas e debates, da responsabilidade da organização. - Eventos e actividades a divulgar, das áreas culturais, artísticas e da responsabilidade social, promovidas por entidades externas parceiras do evento, a decorrerem no piso 2 e no Auditório do CCE

11 ÁREAS TEMÁTICAS Espaço de Exposição – constituída por duas situações distintas: stands base e stands de livre produção. Espaço Lounge – destinado a actividades de lazer e relações públicas. Espaço Business Center – espaço privilegiado para a realização de reuniões de negócio pré-agendadas, havendo ainda a possibilidade de estarem representados Centros de Negócio. Trata-se de um espaço vocacionado para atrair novas empresas para o Concelho Espaço Conhecimento - destinado a sessões formativas, como workshops, apresentações e debates. Neste espaço, a Expo'Cascais pretende enquadrar iniciativas promovidas pelas empresas e outras instituições do Concelho, dirigidas a qualquer área de actividade económica e que revistam carácter formativo. Acções de Animação – criadores e grupos ligados à animação, às artes e aos espectáculos serão convidados a realizar demonstrações das suas actividades. Eventos Paralelos - no âmbito do protocolo de cooperação mutua entre a Expo'Cascais e o Centro de Congressos do Estoril, em breve serão divulgados eventos e actividades das áreas cultural, artística e da responsabilidade social, os quais ocuparão o piso 2 e o Auditório do CCE. Essas iniciativas, promovidas por entidades externas, estarão ligadas necessariamente ao tema da “sustentabilidade”, correspondendo a princípios e projectos de actuação que fazem parte dos planos estratégicos, tanto do CCE, como da AECC e da Expo'Cascais.

12 PERFIL DE EXPOSITOR Perfil de Expositor – Sectores Abrangidos:
Ambiente Ciência e Tecnologia Comércio Cultura Desporto, Recreio e Lazer Educação Energia Finanças Formação Profissional Hotelaria, Turismo e Viagens Imobiliário Indústria Investigação Saúde Sociedade de Informação Telecomunicações Transportes Outros

13 IDENTIDADE VISUAL

14 PLANO DE COMUNICAÇÃO Objectivo: Mensagem: Destinatários:
Divulgar a Expo’Cascais 09, enquanto feira e conceito, angariar expositores e visitantes Mensagem: A Feira das Empresas e da Inovação Destinatários: Profissionais, Empresas e Público geral Canais de Comunicação: O Plano de Comunicação da Expo’Cascais 2009, na sua primeira edição, utilizará recursos limitados, mas que se prevêem de grande alcance regional e de potencial alcance nacional. Acreditamos que o evento será capaz de atrair os “media”, já que decorre num Concelho já por si com grande potencial mediático

15 PLANO DE COMUNICAÇÃO Principais Canais de Comunicação
Comunicação Social: assessoria de imprensa junto de órgãos de âmbito nacional e regional (press releases, cobertura da iniciativa, entre outros) Site: apresentação e informação detalhada sobre a iniciativa, com presença nos principais directórios e motores de busca Newsletters: envio regular para Base de Dados própria Evento de apresentação / Conferência de Imprensa Comunicação Directa, via , mailing, telefone e contacto personalizado com potenciais expositores e participantes nas actividades paralelas, seleccionados a partir de bases de dados alargada e qualificada Publicidade: implementação de Campanha de meios local Outros: Envio de Brochuras de divulgação, dirigidas a potenciais expositores, via correios, para endereços Distribuição directa de 1000 Brochuras em Centros empresariais, no comércio de rua, escritórios e outros de interesse Afixação de Cartazes em centros empresariais e locais de grande afluência e circulação, como zonas comerciais, Faculdades, bares, cafés e instituições públicas

16 PROJECTO B-GREEN, DO CENTRO DE CONGRESSOS DO ESTORIL
A Organização da Expo’Cascais procurará, com a colaboração dos Expositores, obter a classificação de “evento verde”, no âmbito do Programa B GREEN, do Centro de Congressos do Estoril Dicas fáceis para um “Evento Verde” Certifique-se que os materiais resultantes das montagens e desmontagens do stand são colocados nos recipientes apropriados para serem reutilizados ou reciclados Escolha fornecedores com práticas sustentáveis Forneça mapas com os percursos a pé entre hotéis e os venues Certifique-se que os contentores que recolhem o material da feira são devolvidos e seleccionados para serem reutilizados ou reciclados Peça o programa de reutilização de roupas nos hotéis durante a estadia Forneça suportes reutilizáveis para as credenciais ou então fure os cartões de visita pessoais Organize, durante os dias da feira, uma acção de responsabilidade social que beneficie a comunidade local Diga ‘não’ à documentação em papel e forneça suportes digitais Meça a quantidade de carbono emitida durante o evento e tente compensar as emissões geradas com uma acção directa Prefira comida “Green” confeccionada com produtos orgânicos e locais Dê ofertas de merchandising que sejam reutilizáveis ou comestíveis

17 MODALIDADES DE PATROCÍNIO
A Expo'Cascais apresenta um potencial único de promoção. A associação de uma marca a um evento com esta tipologia, apresenta benefícios únicos em termos de imagem. Ao patrocinar a Expo’Cascais 09, tem ao dispor todos os canais de comunicação utilizados na divulgação do certame, apoia uma iniciativa de dinamização económica que trará notoriedade perante todos os intervenientes e distingue-se de entidades concorrentes. Contrapartidas Área para Stand Valor de Patrocínio Sponsor Gold 54m² € Sponsor 36m² € Patrocinador 18m² € Designação de “Sponsor ou Patrocinador Oficial” Inserção de LOGÓTIPO em todas as peças físicas e virtuais relacionadas com o evento, por ordem decrescente de importância. Faseamento de Pagamento 1º Fase: 50% com a aceitação e formalização da proposta de patrocínio 2º Fase: 50% (restantes) até 30 dias antes do início do evento Apresentação da Expo'Cascais 09 6 Abril 2009 Centro de Observação Ambiental da Ponta do Sal

18 Solicite já hoje o seu Boletim de Inscrição para Expositor da Expo’Cascais 09.
Pode obter mais informações e fazer o download do Boletim de Inscrição, do Regulamento e da Brochura de Apresentação no site Contactos: Tel – ou --:

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