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Um projecto da Associação Empresarial do Concelho de Cascais em benefício de uma região.

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Apresentação em tema: "Um projecto da Associação Empresarial do Concelho de Cascais em benefício de uma região."— Transcrição da apresentação:

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2 Um projecto da Associação Empresarial do Concelho de Cascais em benefício de uma região

3 A ExpoCascais - Feira das Empresas e da Inovação, pretende afirmar-se como um dos principais pólos de dinamização da actividade empresarial do concelho de Cascais, fazendo valer-se do facto de estar inserido numa das regiões mais carismáticas e socialmente mais activas do país. A iniciativa nasce da vontade e da necessidade de promover um certame com tipologia de Feira, dirigido numa primeira vertente a todas as actividades do Concelho, mas aberta à participação de empresas exteriores. A Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) pretende que a ExpoCascais se torne numa ferramenta de promoção de uma região cada vez mais dinâmica e potenciadora de novas oportunidades de negócio. MISSÃO A Expo'Cascais tem como objectivo impulsionar o tecido empresarial, disponibilizando a todos os intervenientes, expositores e visitantes, informação sobre o mercado e sobre as melhores oportunidades para o desenvolvimento e para a inovação. Serão implementadas medidas nas áreas da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, nomeadamente com vista a obter a classificação de evento verde, no âmbito do programa B-GREEN, do Centro de Congressos do Estoril. Acreditamos que a actividade gerada pela Expo'Cascais aproximará intervenientes económicos de vários quadrantes, em torno de um projecto que se pretende diferente, qualificado e requintado, capaz de atrair potenciais investidores, criando um desejo permanente de visitar. VISÃO A AECC incorpora este projecto que certamente contribuirá de forma decisiva para colocar o Concelho de Cascais em definitivo na rota da inovação, das novas tendências, das preocupações ambientais, do sucesso económico e da qualidade de vida em geral. Estamos conscientes que esta não é a conjuntura económica mais favorável para a realização de um evento desta dimensão, mas também sabemos que é nestas alturas que o tecido empresarial tem necessidade de se sentir mais apoiado e incentivado. APRESENTAÇÃO

4 ENTIDADE PROMOTORA Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) Objectivos da AECC: Procurar em primeira instância corresponder aos anseios dos seus Associados e dos empresários em geral sedeados no concelho de Cascais. Contribuir para o desenvolvimento económico da região atraindo potenciais investidores e empresários a fixar no concelho. Reforçar a notoriedade da AECC, a par da dinamização do tecido empresarial do Concelho, como forma de captar novos Associados, nomeadamente empresas de maior dimensão. ENTIDADE PROMOTORA Publihappening Iniciou actividade em 1988 como empresa especializada em Eventos e Marketing Promocional. Organizadora da ExpoEventos e das suas actividades paralelas: o Ctn (Congresso de Turismo de Negócios), a Gala dos Eventos e o Gest – Seminário sobre Gestão e Organização de Eventos. Membro Fundador e integrante da Direcção da APECATE – Associação Portuguesa de Organizadores Profissionais de Congressos, Animação Turística e Eventos. ENTIDADE ORGANIZADORA

5 Comissão de Honra e a mobilização do Concelho

6 COMISSÃO DE HONRA E A MOBILIZAÇÃO DO CONCELHO Dada a grandeza do evento e o impacto que se pretende obter, há uma especial atenção na escolha de parceiros estratégicos. Desde a primeira hora que a Expo'Cascais conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, esperando agora que tanto os agentes económicos, como os empresários do Concelho, se reúnam em redor deste projecto que se pretende amplamente participado. Nesta perspectiva foi criada uma Comissão de Honra, constituída por Notáveis das mais diversas áreas - Comércio, Turismo, Educação, Economia, entre outras, aos quais cabem funções de aconselhamento, recolha de ideias e sugestões que enriqueçam as orientações estratégicas da Expo'Cascais. Acreditamos na adesão de expositores e visitantes, pelo potencial que o evento tem, mas precisamos de reunir todos os esforços para que este seja um evento mobilizador e transformador. Queremos que sintam a Expo'Cascais como vossa, que se envolvam afectivamente e que a divulguem junto dos vossos contactos privilegiados, mas também, por todos os meios ao vosso alcance, como um projecto colectivo do Concelho. Este é um projecto de uma entidade sem fins lucrativos – A Associação Empresarial do Concelho de Cascais, cujos resultados reverterão sempre em benefício do Concelho e da sociedade em geral.

7 COMISSÃO DE HONRA E A MOBILIZAÇÃO DO CONCELHO Constituição da Comissão de Honra da ExpoCascais09 (ordem alfabética): António dOrey Capucho - Presidente da Câmara Municipal de Cascais António Alves Dias - Presidente de Direcção da Associação Regional dos Hoteleiros da Costa do Estoril, Sintra, Mafra e Oeiras Artur Catarino - Administrador da Progelcone (a confirmar) Carla Valente de Almeida - Presidente da Direcção da ComCascais – Associação para a Promoção do Comércio de Cascais Cristina Santos – Administradora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril Duarte Nobre Guedes - Presidente da Empresa Turismo Estoril Filipe de Botton - Administrador da Logoplaste Helena Weinstein - Vice-Presidente da Associação das Empresas de Congressos, Animação, Turística e Eventos João Lagos - Presidente do Conselho de Administração da Lagos Sports José António da Silva - Presidente da Direcção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal Manuela Filipe - Presidente da Direcção da Cruz Vermelha – Delegação da Costa do Estoril Mário Assis Ferreira - Presidente do Conselho de Administração do Estoril – Sol Mário Pereira Gonçalves - Presidente da Direcção da Associação de Restauração e Similares de Portugal Paulo Bertão - Presidente da Direcção Estoril & Sintra Convention Bureau Pedro Garcia - Administrador do Estoril-Plage, Hotel Palácio, Marina de Cascais e Golfe do Estoril Pedro Rebelo de Sousa - Simons & Simons Rebelo de Sousa Rosa Maria Lucas Neto – Vice-Presidente da Direcção da Cercica Rui Barbosa - Presidente da Direcção da Associação Empresarial do Concelho de Cascais Vasco Linhares de Lima Álvares de Mello - Presidente de Direcção da União das Associações do Comércios e Serviços

8 O projecto e a sua implementação

9 EXPOSITOR Expositor: Porque devo participar? A presença na ExpoCascais constitui uma oportunidade única para: Potenciar negócios e alargar a rede de contactos Materializar a marca junto do público em geral Beneficiar de forma privilegiada dos resultados globais de um evento com grande potencial mediático.

10 Designação: Expo'Cascais 09 - Feira das Empresas e da Inovação Datas de realização: 4, 5 e 6 de Setembro de 2009 Horário: 15.00h – 22.00h Local: Centro de Congressos do Estoril Expositores – previsão: 80 Visitantes: Público em geral Área bruta: cerca de 2.200m 2 Espaços e outros serviços: Área de credenciação, Atendimento ao Expositor, Secretariado, Cafetaria, Posto Médico, Segurança e Logística Eventos Paralelos: - Sessões formativas e debates, da responsabilidade da organização. - Eventos e actividades a divulgar, das áreas culturais, artísticas e da responsabilidade social, promovidas por entidades externas parceiras do evento, a decorrerem no piso 2 e no Auditório do CCE FICHA TÉCNICA

11 Espaço de Exposição – constituída por duas situações distintas: stands base e stands de livre produção. Espaço Lounge – destinado a actividades de lazer e relações públicas. Espaço Business Center – espaço privilegiado para a realização de reuniões de negócio pré-agendadas, havendo ainda a possibilidade de estarem representados Centros de Negócio. Trata-se de um espaço vocacionado para atrair novas empresas para o Concelho Espaço Conhecimento - destinado a sessões formativas, como workshops, apresentações e debates. Neste espaço, a Expo'Cascais pretende enquadrar iniciativas promovidas pelas empresas e outras instituições do Concelho, dirigidas a qualquer área de actividade económica e que revistam carácter formativo. Acções de Animação – criadores e grupos ligados à animação, às artes e aos espectáculos serão convidados a realizar demonstrações das suas actividades. Eventos Paralelos - no âmbito do protocolo de cooperação mutua entre a Expo'Cascais e o Centro de Congressos do Estoril, em breve serão divulgados eventos e actividades das áreas cultural, artística e da responsabilidade social, os quais ocuparão o piso 2 e o Auditório do CCE. Essas iniciativas, promovidas por entidades externas, estarão ligadas necessariamente ao tema da sustentabilidade, correspondendo a princípios e projectos de actuação que fazem parte dos planos estratégicos, tanto do CCE, como da AECC e da Expo'Cascais. ÁREAS TEMÁTICAS

12 Perfil de Expositor – Sectores Abrangidos: Ambiente Ciência e Tecnologia Comércio Cultura Desporto, Recreio e Lazer Educação Energia Finanças Formação Profissional Hotelaria, Turismo e Viagens Imobiliário Indústria Investigação Saúde Sociedade de Informação Telecomunicações Transportes Outros PERFIL DE EXPOSITOR

13 IDENTIDADE VISUAL

14 Objectivo: Divulgar a ExpoCascais 09, enquanto feira e conceito, angariar expositores e visitantes Mensagem: A Feira das Empresas e da Inovação Destinatários: Profissionais, Empresas e Público geral Canais de Comunicação: O Plano de Comunicação da ExpoCascais 2009, na sua primeira edição, utilizará recursos limitados, mas que se prevêem de grande alcance regional e de potencial alcance nacional. Acreditamos que o evento será capaz de atrair os media, já que decorre num Concelho já por si com grande potencial mediático PLANO DE COMUNICAÇÃO

15 Principais Canais de Comunicação Comunicação Social: assessoria de imprensa junto de órgãos de âmbito nacional e regional (press releases, cobertura da iniciativa, entre outros) Site: apresentação e informação detalhada sobre a iniciativa, com presença nos principais directórios e motores de busca Newsletters: envio regular para Base de Dados própria Evento de apresentação / Conferência de Imprensa Comunicação Directa, via , mailing, telefone e contacto personalizado com potenciais expositores e participantes nas actividades paralelas, seleccionados a partir de bases de dados alargada e qualificada Publicidade: implementação de Campanha de meios local Outros: Envio de Brochuras de divulgação, dirigidas a potenciais expositores, via correios, para endereços Distribuição directa de 1000 Brochuras em Centros empresariais, no comércio de rua, escritórios e outros de interesse Afixação de Cartazes em centros empresariais e locais de grande afluência e circulação, como zonas comerciais, Faculdades, bares, cafés e instituições públicas PLANO DE COMUNICAÇÃO

16 Dicas fáceis para um Evento Verde Escolha fornecedores com práticas sustentáveis Forneça mapas com os percursos a pé entre hotéis e os venues Peça o programa de reutilização de roupas nos hotéis durante a estadia Forneça suportes reutilizáveis para as credenciais ou então fure os cartões de visita pessoais Diga não à documentação em papel e forneça suportes digitais Prefira comida Green confeccionada com produtos orgânicos e locais Dê ofertas de merchandising que sejam reutilizáveis ou comestíveis Certifique-se que os materiais resultantes das montagens e desmontagens do stand são colocados nos recipientes apropriados para serem reutilizados ou reciclados Certifique-se que os contentores que recolhem o material da feira são devolvidos e seleccionados para serem reutilizados ou reciclados Organize, durante os dias da feira, uma acção de responsabilidade social que beneficie a comunidade local Meça a quantidade de carbono emitida durante o evento e tente compensar as emissões geradas com uma acção directa PROJECTO B-GREEN, DO CENTRO DE CONGRESSOS DO ESTORIL A Organização da ExpoCascais procurará, com a colaboração dos Expositores, obter a classificação de evento verde, no âmbito do Programa B GREEN, do Centro de Congressos do Estoril

17 Apresentação da Expo'Cascais 09 6 Abril 2009 Centro de Observação Ambiental da Ponta do Sal A Expo'Cascais apresenta um potencial único de promoção. A associação de uma marca a um evento com esta tipologia, apresenta benefícios únicos em termos de imagem. Ao patrocinar a ExpoCascais 09, tem ao dispor todos os canais de comunicação utilizados na divulgação do certame, apoia uma iniciativa de dinamização económica que trará notoriedade perante todos os intervenientes e distingue-se de entidades concorrentes. ContrapartidasÁrea para StandValor de Patrocínio Sponsor Gold54m² Sponsor36m² Patrocinador18m²5.000 Designação de Sponsor ou Patrocinador Oficial Inserção de LOGÓTIPO em todas as peças físicas e virtuais relacionadas com o evento, por ordem decrescente de importância. Faseamento de Pagamento 1º Fase: 50% com a aceitação e formalização da proposta de patrocínio 2º Fase: 50% (restantes) até 30 dias antes do início do evento MODALIDADES DE PATROCÍNIO

18 Solicite já hoje o seu Boletim de Inscrição para Expositor da ExpoCascais 09. Pode obter mais informações e fazer o download do Boletim de Inscrição, do Regulamento e da Brochura de Apresentação no site Contactos: Tel – ou :

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