A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comércio Eletrônico. Trabalho apresentado ao Prof. Wladimir da Costa. Disciplina: Fundamentos de TI Alunos: Aron Caio Terense Daniel Ledezma Denise Calsavara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico. Trabalho apresentado ao Prof. Wladimir da Costa. Disciplina: Fundamentos de TI Alunos: Aron Caio Terense Daniel Ledezma Denise Calsavara."— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Eletrônico

2 Trabalho apresentado ao Prof. Wladimir da Costa. Disciplina: Fundamentos de TI Alunos: Aron Caio Terense Daniel Ledezma Denise Calsavara Paiva de Oliveira Erik Fernando Caetano Márcio Caetano

3 Introdução

4 Comércio eletrônico ou e-commerce, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.

5 Anos 70: Permitia que as empresas mandassem apenas ordem de compras eletronicamente (fax). Anos 80: Expansão do uso de cartões de créditos, serviços de auto atendimento (SAC) e caixas eletrônicos. Anos 90: Popularização da internet como comércio eletrônico.

6

7

8 B2B (Business to Business)

9 1.O que significa B2B? Integração de processos e operações entre empresas. É o nome dado ao comércio associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transacções comerciais.

10 3. Exemplos de transações eletrônicas B2B A empresa realiza leilão para escolher a fornecedora de matéria-prima, nas condições solicitadas, com o menor preço; ou participa do leilão como candidata a fornecedora. Nesse método, chamado de leilão reverso, os lances vão sendo dados pelos participantes cadastrados até que se chegue ao menor valor final

11 4. Vantagens do e-commerce (B2B) Diminuição de custo Melhor para Fidelizar o cliente Trabalham 24 horas, todos os dias da semana 5. Desvantagens do e-commerce Falta de preparo por falta das empresas Logística Seguranças

12 B2C (Business to Consumer)

13 Este tipo de comércio é realizado quando a empresa vai negociar diretamente com o seu consumidor final. Este tipo de comércio esta se tornando a melhor forma de comercialização no Brasil e mundo, pois consegue reduzir consideravelmente o valor do produto por causa na diminuição de custos.

14 B2C envolve interação e transação entre uma empresa e seus consumidores. Seu foco é o marketing e a venda de produtos e serviços para o consumidor. Muitas pessoas já conhecem ou utilizaram este sistema na internet. Empresas, tais como Lojas Americanas, Submarino, entre outras que possuem sites de venda aos consumidores. Com alguns cliques do mouse, as pessoas compram passagens aéreas, flores, livros, cds, entre outros. O aliado do comércio eletrônico direcionado ao cliente é a facilidade de uso aliado a economia de tempo e dinheiro para a compra de um determinado produto, substituído pela forma tradicional, ou seja, a locomoção até a localização física de determinada loja.

15 C2C (Consumer to Consumer)

16 Conhecido pelo mundo da Internet como C2C, abreviação simplificada de Consumer to Consumer, é uma transação on-line realizada entre pessoas físicas, no início dos negócios na Internet, predominaram as transações entre empresas; em um segundo momento, assistimos a um forte crescimento das transações entre a empresa e o consumidor, e agora começa a se destacar também o comércio eletrônico realizado diretamente entre pessoas físicas. A partir do momento em que as pessoas físicas ganharam confiança na Internet, começaram a transacionar com as empresas e também diretamente com outras pessoas. Na Internet, a grande líder do mercado C2C é a empresa Mercado Livre, mas também existe outros, como: BomNegocio e Olx.

17 Os negócios C2C são realizados por meio de uma plataforma eletrônica na Internet e intermediados por uma empresa que oferece a infraestrutura tecnológica e administrativa. Tanto o comprador quanto o vendedor devem estar cadastrados no sistema e podem ser avaliados por todos os membros da comunidade de negócios pela quantidade de transações que já realizaram e pelas notas que receberam em cada transação, numa espécie de ranking dos bons negociadores.

18 Vantagens Reduz os custos de publicação e divulgação do produto ou serviço O gerenciamento de venda e compra dos consumidores é facilitado por sistemas fornecidos pelos intermediários É passível de um contato direto com o vendedor que pode customizar o produto ou negociar as formas de pagamento

19 Desvantagens O vendedor muitas vezes não oferece garantias ou documentação legal sobre o produto, uma vez que os produtos em sua grande maioria são usados ou o vendedor não possui peças de reposição; O vendedor também não possui controle direto sobre os meios de entrega, normalmente é utilizada uma empresa terceirizada, privada ou estatal; Toda a negociação é baseada em confiança ou através de métricas definidas pelo intermediário, caso haja algum problema, em primeira instância, cabem ao vendedor e o comprador resolver algum impasse ou problema.

20

21 Outros tipos de comércio eletrônico

22 comunicação de novos projetos mudanças na empresa conhecimento sobre RH glossário técnico anúncio de compra e venda B2E (business to employee)

23 o comprador define preço, prazo, recebimento do produto e a empresa analisa as melhores ofertas. um exemplo é um leilão de passagens aéreas Transações feitas entre o consumidor e a empresa: C2B (consumer to business)

24 compartilhamento ou integração de bancos de dados orçamento do Estado cadastro de pareceres jurídicos e jurisprudência sistema de remoção e transferência de presos Atestado de Antecedentes Relações entre governos da mesma esfera ou não. G2G (government to government)

25 Utilização da internet para realização de concursos públicos. compras de materiais variados para o governo Prestação de serviços de uma empresa para o governo. B2G (business to government)

26 licenciamentos de veículos petições eletrônicas disque Detran Posto de Atendimento ao Trabalhador O governo proporciona um serviço online aos cidadãos. Contem informações como benefícios, políticas, impostos e etc C2G (citizen to government)

27 Há uma diferença entre e-business e e-commerce. Uma empresa pode ter um site e-commerce mas não ser um e-business pois o e-commerce é a venda de produtos online enquanto o e-business é a integração das atividades como produção, serviços e procedimentos com a internet. Portanto o e-business abrange o e-commerce e acrescenta outros processos internos da empresa. O e-business portanto não é só compra pela internet, é também realização de serviços aumentando a qualidade de vida de consumidores, empresas e governos E-business X E-commerce

28 FIM


Carregar ppt "Comércio Eletrônico. Trabalho apresentado ao Prof. Wladimir da Costa. Disciplina: Fundamentos de TI Alunos: Aron Caio Terense Daniel Ledezma Denise Calsavara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google