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M ERCADO S ECUNDÁRIO DE A ÇÕES. R ENEGOCIAÇÕES DAS A ÇÕES No mercado secundário, são estabelecidas as renegociações das ações adquiridas anteriormente.

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1 M ERCADO S ECUNDÁRIO DE A ÇÕES

2 R ENEGOCIAÇÕES DAS A ÇÕES No mercado secundário, são estabelecidas as renegociações das ações adquiridas anteriormente no mercado primário. O mercado secundário registra unicamente a transferência de propriedade dos títulos e valores mobiliários, não determinando variações diretas sobre os fluxos de recursos das sociedades emitentes.

3 L OCAL DE F UNCIONAMENTO As negociações no âmbito do mercado secundário ocorrem principalmente nas Bolsas de Valores, as quais viabilizam aos investidores a oportunidade de realizarem novos negócios com títulos anteriormente emitidos. As bolsas de valores são entidades, cujo objetivo básico é o de manter um local em condições adequadas para a realização, entre seus membros, de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

4 A B OLSA B RASILEIRA A Bolsa brasileira é a BM&FBovespa, que resultou da fusão entre a Bovespa Holding S.A. e da BM&F S.A.– Bolsa de Mercadorias e Futuros, em julho de A BM&FBovespa tem por objetivo as operações nos mercados de bolsa de valores e no de balcão organizado. A CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) é uma instituição ligada à bolsa, sendo responsável pelos serviços de liquidação, compensação e custódia dos valores mobiliários.

5 P REGÃO DAS B OLSAS O local onde são realizadas as diversas transações de compra e venda de ações registradas em bolsas de valores é denominado de pregão. Nos pregões das bolsas, somente têm acesso os representantes credenciados pelas Sociedades Corretoras (conhecidos por operadores de Bolsa), que negociam ações segundo ordens de compra e venda expedidas pelos investidores.

6 O P REÇO DA A ÇÃO O preço da ação na bolsa é formado pelo fluxo de oferta e procura de cada papel. Os investidores, dando ordens de compra e venda às Corretoras das quais são clientes, influenciam o processo de formação de preço de mercado, fazendo com que se aproxime do valor justo da ação. Maior demanda por uma ação influencia sua valorização no mercado; maior oferta de venda motiva sua desvalorização.

7 M ERCADO DE B ALCÃO Mercado onde são negociados, de forma organizada, valores mobiliários de companhias abertas não cotados em bolsas de valores. Apesar de inexistir formalmente qualquer exigência mínima de porte e volume de papéis em circulação, as bolsas de valores são geralmente constituídas por companhias de grande porte, inibindo a presença de certos segmentos empresariais importantes. Com isso, o mercado de balcão oferece uma oportunidade a um grupo de sociedades menos conhecido dos investidores de negociarem seus valores mobiliários no mercado, oportunidade essa que provavelmente não teriam em bolsas de valores. Por isso, as operações de balcão são entendidas como sob medida, ou tailor made.

8 E TAPAS NA NEGOCIAÇÃO COM AÇÕES As negociações (compra ou venda) com ações são executadas seguindo, em geral, os procedimentos seguintes: a. O investidor procura uma Sociedade Corretora e define a operação que deseja realizar (compra ou venda de ações) e também as condições do negócio; b. A ordem de negociação é executada pela Corretora de acordo com o tipo de negócio definido pelo investidor; c. Finalmente, é processada a liquidação física (entrega dos papéis) e a liquidação financeira (pagamento/recebimento) da operação realizada.

9 L IQUIDAÇÃO DAS OPERAÇÕES COM AÇÕES O processo de liquidação abrange duas etapas: 1ª) liquidação física: implica a entrega dos títulos à bolsa de valores, pela corretora representante do vendedor. Essa etapa ocorre no segundo dia útil (D + 2) após a realização do negócio em pregão (D + 0). As ações vendidas devem estar depositadas na CBLC, que durante a noite debita as ações da conta do vendedor e efetua o depósito na conta do comprador. As ações ficam bloqueadas e estarão disponíveis ao comprador após a liquidação financeira; 2ª) liquidação financeira : compreende o pagamento do valor total da operação, pela corretora representante do comprador, e o respectivo recebimento pelo vendedor. Ocorre no terceiro dia útil (D + 3) após o fechamento do negócio em pregão.

10 T IPOS DE ORDENS DE NEGOCIAÇÃO Ordem de mercado : é dada quando não há qualquer limitação quanto ao preço de negociação, procurando o operador de bolsa executar a ordem recebida pelo melhor preço possível identificado no momento da realização do negócio. Essa ordem permite uma execução rápida da compra/venda da ação. Ordem limitada : estabelece um limite ao preço de negociação, fixando geralmente um preço mínimo para venda e um preço máximo para a compra. Comparativamente à ordem de mercado, esse tipo de negociação é mais demorado, realizando-se somente quando a cotação atingir o valor fixado. Promove, no entanto, uma maior garantia para que a negociação não seja realizada a um preço pouco atraente.

11 T IPOS DE ORDENS DE NEGOCIAÇÃO Ordem administrada : estabelece somente a quantidade e as características das ações que o cliente deseja comprar ou vender e a execução da ordem fica a critério da corretora. Ordem discricionária : é gerada por gestores de carteiras (ou representantes de mais de um investidor) que estabelecem as condições prévias para a execução da ordem de negociação, indicando: a. nomes dos investidores para os quais a ordem foi executada; b. quantidades proporcionais de ações que ficaram registradas nos nomes de cada investidor; e c. preço determinado pelo gestor.

12 T IPOS DE ORDENS DE NEGOCIAÇÃO Ordem casada : envolve a realização obrigatória de uma operação de compra e outra de venda. A execução da ordem casada somente é possível se as duas transações puderem ser realizadas.

13 S ISTEMAS DE N EGOCIAÇÃO Mega Bolsa : durante muitos anos, a associação entre bolsas de valores e a gritaria dos operadores era recorrente. No entanto, o chamado pregão viva-voz foi extinto no final do ano de 2005, quando foi substituído por um sistema totalmente eletrônico, o Mega Bolsa. Implantado na Bovespa em 1997, o Mega Bolsa permite que as sociedades corretoras executem as ordens de seus clientes por meio de terminais de computadores, sem a necessidade de presença física de seus representantes nos pregões da bolsa.

14 S ISTEMAS DE N EGOCIAÇÃO Home Broker : sistema de negociação interligado ao Mega Bolsa, entrou em operação em 29/03/99. Essa ferramenta possibilita ao investidor, previamente cadastrado a uma corretora de valores, emitir ordens de compra e venda de ações, desde que esteja conectado à internet.

15 S ISTEMAS DE N EGOCIAÇÃO After-Market : a fim de ampliar as oportunidades de negócios, a Bovespa lançou em o after-market – negociação fora do horário regular, que tem início uma hora após o fechamento do pregão regular. A ampliação do horário de negociação facilitou o acesso dos investidores, que não tinham tempo de operar durante o dia, criando uma sessão noturna que funciona das 17h30 às 19h. No after-market as operações são dirigidas por ordens e fechadas automaticamente por meio do Mega Bolsa, somente no mercado a vista, e os volumes de negociação estão sujeitos a limites baseados na liquidez da ação.

16 R EFERÊNCIAS ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 9.ed. São Paulo: Atlas, PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais : Fundamentos e Técnicas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

17 Q UESTÕES Que tipo de transações ocorrem no mercado secundário de ações? Qual a diferença entre as operações ocorridas no mercado de balcão e no mercado de bolsa de valores? No tocante às etapas de negociação com ações, estabeleça a diferença entre a liquidação física e a liquidação financeira. Qual o prazo de realização de cada uma delas?

18 Descreva resumidamente os tipos de ordem de negociação existentes. Descreva resumidamente os sistemas de negociação existentes.


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