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Marketing. Por que você? - Agência Popular (3 anos) - Escola de Governo (4 anos) - Sebrae/MS (temporário) - 80 20 Marketeria Digital (fundador, idealizador)

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Apresentação em tema: "Marketing. Por que você? - Agência Popular (3 anos) - Escola de Governo (4 anos) - Sebrae/MS (temporário) - 80 20 Marketeria Digital (fundador, idealizador)"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing

2 Por que você? - Agência Popular (3 anos) - Escola de Governo (4 anos) - Sebrae/MS (temporário) Marketeria Digital (fundador, idealizador) - FCG/Facsul (Assessoria temporária) - Comunicação Empresarial (Especialização) - Mestrado (Ciência da Informação, Marketing da Informação)

3 Objetivos da aula Conhecer os conceitos principais de marketing Aplicar os conceitos ao briefing realizado com os clientes Iniciar o planejamento de comunicação

4 Agora vai Marketing

5 Definição É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association )

6 Mas não é venda Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí basta tornar o produto ou serviço disponível.

7 Necessidade, desejos e demandas Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca (Kotler)

8 Necessidades São estados de carência percebida. O homem tem muitas necessidades e complexas. Por outro lado, a origem da motivação humana está em suas necessidades internas e não nos fatores externos que satisfazem essas necessidades.

9 Hierarquia das Necessidades Básicas

10 Desejos Remete às necessidades humanas de obter determinado bem ou serviço, influenciadas pela cultura e preferências individuais; é à vontade. (Kotler & Armstrong 1998) Ao contrário da necessidade, que é biológica, o desejo é psíquico

11 Demandas Apesar do número de desejos poder ser praticamente ilimitado, o poder aquisitivo individual é um fator limitante à realização deles. Quando os desejos podem ser realizados, é estabelecida a demanda. Demanda é o desejo com a possibilidade de atender a esse desejo.

12 Pesquisando Os fabricantes de pasta de dente sabem: A cor favorita da nossa escova é azul Apenas 37% das pessoas usam uma escova por mais de 6 meses. Cerca de 47% molham a escova antes de colocar a pasta, 15% molham depois de por a pasta 24% molham antes e depois e 14 % usam as escova seca.

13 Mais Os bancos sabem que os americanos preenchem cerca de 24 cheques por mês As empresas farmacêuticas sabem que a população dos E.U.A toma anualmente 52 milhões de aspirinas e 30 milhões de pílulas para dormir Todo ano o americano consome 156 hambúrgueres 95 cachorros quentes, 283 ovos e 2,5 kg de iogurte, 4,5 kg de cereais, 1,5 kg de manteiga de amendoim e 46 sacos de pipoca. Passa 90 minutos por dia preparando sua comida e 40 minutos comendo. E gasta anualmente U$650 milhões com antiácidos para ajudar a digestão dessa comida.

14 Por fim A coca-cola sabe que colocamos 3,2 cubos de gelo no copo, vemos 69 de seus comerciais, por ano 38% dos nortes americanos preferem tirar um dente do que levar seu carro para o conserto Cada cidadão nos E.U. A gasta 20 dólares por ano com flores; 51% dos homens vestem primeiro a perna esquerda da calça 65% das mulheres começam com a direita Se você mandar marido e mulher comprarem cerveja separados, há 90% de chance de a marca escolhida ser diferente 68% dos consumidores preferem que o papel higiênico desenrole por cima do rolo Em média, uma pessoa assoa o nariz 250 vezes por ano

15 Criamos necessidades? As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela.

16 Produto Valor Custo Satisfação

17 Troca A efetivação ou não da troca depende de as duas partes concordarem com termos que deixarão ambas em uma situação melhor (ou, pelo menos não em uma situação pior) do que antes. A troca é um processo de criação de valor, porque normalmente deixa ambas as partes em melhor situação. (KOTLER, 2000, p.34)

18 Mercado Consiste em todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo.

19 + O mercado nada mais é do que a soma de diferentes segmentos. Quanto mais se conhece o mercado e seus clientes, mais fácil será a oferta de produtos e serviços adequados a segmentos distintos. O lançamento de novos produtos pode ser resultado da segmentação de mercado.

20 Análise SWOT

21 Segmentação Definição de público-alvo Separar o joio do trigo Pode ser geográfica, demográfica, psicográfica ou comportamental

22 Exemplo

23 Concorrência Concorrência de Marcas: uma empresa vê suas concorrentes como outras empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos mesmos clientes por preços similares. Concorrência setorial: uma empresa vê todas as empresas que fabricam o mesmo tipo de produto ou classe de produto como suas concorrentes.

24 Concorrência Concorrência de forma: uma empresa vê todas as empresas fabricantes de produtos que oferecem o mesmo serviço como suas concorrentes Concorrência genérica: uma empresa vê como suas concorrentes todas as empresas que competem pelo dinheiro dos mesmos consumidores

25 Mix de Marketing

26 Produto Diferentes tipos de Design Características Serviços Diferenciais com a concorrência Marca Tamanho Variedade de produtos Especificações Política de Garantia Devoluções Qualidade Embalagem

27 Preço Financiamentos Preço Condições de Pagamento Prazo médio Número de Prestações Concessões Descontos Crediário

28 Praça Lojas Canais de distribuição Logística Cobertura Transporte Estoque Locais Armazenamento Distribuição

29 Promoção Propaganda Publicidade Relações Públicas Trade Marketing Promoções

30 4Cs

31 Planejamento de Marketing Mais amplo O plano de comunicação fica subordinado a ele. A ótica da comunicação pode ser diferente da administração

32 Deve conter Objetivos Público-alvo Concorrentes Mercado Mix de marketing Análise SWOT Ferramentas Métodos de análise de sucesso Metas Prazo com resultados esperados Custo Pessoal Estratégia

33 Agora é fazer


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