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1 Confidential. This presentation is provided for the recipient only and cannot be reproduced or shared without Fair Isaac Corporation's express consent. © 2009 Fair Isaac Corporation. 1 Panorama das Seguradoras Brasileiras 2011 Soluções com uso de analíticos para seguradoras 1 º de Fevereiro, 2011 Subscrição, Fixação de Preços e Gerenciamento de Produtos

2 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 2 »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »2»2 Agenda »Gerenciamento de Produtos »Desafios e Visão »Fixação de Preços e Decisões de Subscrição »Regras »Analíticos Preditivos »Otimização

3 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 3 »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »3»3 »Agend a »Insurance scores: CBIS and property risk scores »Custom models: GAM versus GLM »Premium leakage and pre-claims fraudulent detection at underwriting detection activity at underwriting »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »3»3 Gerenciamento de Produto

4 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 4 Três Desafios Chave para as Seguradoras Perguntas da Vida Real Gerenciar a carteira de risco »Como devemos gerenciar nossos sistema de distribuição de forma a alcançar nossos objetivos estratégicos? »Como devemos subscrever e estabelecer os preços nas diversas localidades de forma a garantir uma distribuição de políticas estratégicas e de risco controlado? »Como devemos identificar as ofertas adequadas para fazer com que os clientes alcancem crescimento e, ao mesmo tempo, atendam seus objetivos de risco? Elevar a rentabilidade dos clientes »De que forma podemos identificar como clientes individuais respondem às novas taxas em combinação com preços competitivos? »Como podemos oferecer a clientes individuais o pacote certo de políticas, produtos e serviços de forma a aumentar a retenção e o valor durante o ciclo de vida? Responder à concorrência »Como podemos resistir a seguir os concorrentes e focar-nos em clientes rentáveis que são assediados? »Como podemos comunicar à organização as ações necessárias para estabelecer um preço mais baixo e competitivo?

5 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 5 Visão da Infra-estrutura do Gerenciamento de Produto »Ambiente coeso para configuração, modificação e gerenciamento de produtos »Definições de produtos centralizados »Configurável »Terminologia de negócios »Componentes para reutilização de regras »Estrutura centralizada de política de dados »Serviços configuráveis »Subscrição »Rating »Recomendações de política de usuários »Impacto da modelagem de negócios »Simulações E se… »Desdobramento de produto centralizado

6 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 6 Encaminhamento dos Desafios do Gerenciamento de Produto: Regras e Analíticos Modularidade Resposta otimizada ao cliente Governança Desconstrução de produtos e benefícios numa combinação de componentes (para maximizar a reutilização) Repositório de regras centralizado para armazenagem e gerenciamento de todas as informações necessárias aos participantes do processo e analíticos (gerentes de produto, designers, subscritores, etc.) Uma definição corrente do desenho do produto e dos processos vinculados que rodam múltiplas áreas funcionais Gerenciamento de Produto Aplicações O serviço contata sistemas back-end ReutilizaçãoAnalíticosColaboração Hierarquia produto/componente »Gerenciamento do ciclo de vida do processo & produto Repositório de Regras de Produto e Gerente de Fluxo de Regras

7 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 7 Ambiente de Gerenciamento de Produto Regras, Analíticos e Otimização Cenário típico

8 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 8 »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »8»8 »Agend a »Insurance scores: CBIS and property risk scores »Custom models: GAM versus GLM »Premium leakage and pre-claims fraudulent detection at underwriting detection activity at underwriting »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »8»8 Decisões de Fixação de Preços e Subscrição

9 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 9 Visão de Gerenciamento de Produto Como melhorar com o processo de aquisição Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios

10 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 10 Visão de Gerenciamento de Produto Ao longo do Processo de Gerenciamento de Pedidos FNOLAdjudicação Processo de Pagamento Compensações dos Trabalhadores VeículoPropriedadeConfiabilidadeInland MarineVida & Saúde Repositório de Regras de Produto e Gerente de Fluxo de Regras Repositório centralizado para armazenagem e gerenciamento de todas as regras necessárias aos participantes do processo (investigadores de indenizações, agentes, etc.) Aplicações Service calls to Repositório de RegrasAnálise Preditiva Detecção de Fraude/ Reservas Um frequente e repetido volume de pedidos pode ser detectado e considerado comportamento abusivo, parte de um sutil esquema de fraude. Processo de Gerenciamento de Pedidos

11 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 11 Visão de gerenciamento de produto Encaminhando a mensagem eficientemente Perfil & Segmentação Perfil & Segmentação Segmentos voltados para dados com perfis de atitude únicos Mapear atitudes de segmentos demográficos Otimizar as mensagens em função de atuais e futuros prospects Mensagens & Experiências mais relevantes Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Modelos preditivos Otimização »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X »X»X

12 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 12 Resultados de Estudo de Caso Meta sobre o programa 36.7% 17.1% Meta sobre seguradoras Programa de registro

13 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 13 Visão de Gerenciamento de Produto Recomendações Proativas Configuração 1 Com venda cruzada Configuração 2 Com limites mais altos Configuração 3 Status preferencial Avaliação comercial multidimensional Avaliação comercial multidimensional Modelos preditivos ou Pontuações Modelos preditivos ou Pontuações Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Modelos preditivos Blaze Advisor ALTO

14 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 14 © 1996 Fair, Isaac and Co, Inc. Variedade de Fontes de Dados »Poderosas características desenhadas a partir de variedade de dados »Bases de dados compartilhados »Bases de dados individuais de seguradoras »Consumidores »Pequenas empresas »Dados de Bureaux de crédito » Primeiros créditos baseados em modelos de pontuação de seguros foram desenvolvidos e lançados pela FICO em 1993 » Pontuações CBIS atualmente são utilizadas por ~95% de todas as seguradoras de veículos e residências dos EUA e ~60% do Canadá »Dados de veículos, dados de indenizações, dados de inspeção de propriedade »EUA e internacional »Ampla variedade de fontes externas de dados »Dados transacionais »Dados não-estruturados (dados de texto)

15 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 15 Visão de Gerenciamento de Produto Revisão Automatizada e Subscrição Consistente Avaliação comercial multidimensional Avaliação comercial multidimensional Modelos preditivos ou Pontuações Modelos preditivos ou Pontuações RecusaConsultaAprovação automática Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Modelos preditivos Blaze Advisor ALTO

16 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 16 Model Builder para Analíticos Preditivos Identifica os Fatores Mais Preditivos »Modelagem Avançada preditiva »Constrói e desenvolve modelos preditivos de alta fidelidade utilizando o consagrado approach da FICO, além de sofisticadas ferramentas »Desenvolvimento Único »Integra-se diretamente com o sistema de repositório de gerenciamento de regras de negócio FICO Blaze Advisor® para compartilhar fórmulas e componentes de modelos e permitir um rápido desenvolvimento dentro das regras de projetos Projeto de Regras Blaze Advisor Model Builder

17 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 17 © 1996 Fair, Isaac and Co, Inc. Model Builder para Analíticos Preditivos Engenharia de Pontuação »Impondo restrições na pontuação de forma a alcançar diversos objetivos »Objetivos »Palatabilidade »Exigências legais »Robustez em momentos de mudanças »Ajustar amostras já conhecidas »Técnicas de Engenharia »Escolha a função de objetivo correto– pode ser mais de um »Restrições individuais de peso »Restrições características »Escalabilidade pelos múltiplos modelos »Inovações FI em andamento

18 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 18 Resultados de Estudo de Caso Variação de Pontuação Relação de prejuízo AçãoTroca de Portfolio Lucro Melhor 20%40.5%Grande desconto37.6% +266,000 Segundo 20% 48.2%Desconto moderado -8.4% +106,000 Terceiro 20%53.7%Taxas padrão-8.5% +1,489,000 Quarto 20%58.2%Moderada sobretaxa -9.2% +3,493,000 Pior 20%64.9%Grande sobretaxa -6.9% +6,237,000 TOTAL54.2%0.9%+11,591,000

19 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 19 Visão de Gerenciamento de produto Fixação otimizada de preços para atingir objetivos conflitantes ALTO Modelos Preditivos ou Pontuação Modelos Preditivos ou Pontuação Otimização de Decisão Otimização de Decisão Aplicação Distribuição Informação Histórico Financeiro Dados Externos Prêmio Relação de prejuízo Indenização Prejuízo Dados adicionais de políticas Despesa Conversão Comissão # de políticas Cobertura Amt Preço de tabela Marketing Elegibilidade Subscrição Preço de tabela Ponto de Venda/Processo de Novos Negócios Blaze Advisor Modelos Preditivos Otimização

20 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 20 INPUTSDECISÃO RESULTADO (metas, restrições e objetivos) Além das Predições Analíticos de Decisão »Explicitar a modelagem das decisões disponíveis »Ampla gama de resultados, restrições e objetivos considerados Aplicação Distribuição Informação Histórico financeiro Dados externos Prêmio Relação de prejuízo Indenização Prejuízo Dados adicionais de apólices Despesa Conversão Comissão # de Apólices Cobertura Amt Preço de Tabela

21 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 21 Decision Optimizer Quatro Passos Fundamentais OTIMIZAÇÃO DE DECISÃO »Resolve estratégias de gerenciamento de maximização de lucro »Utiliza permutas em restrições para avaliar alternativas REFINO DA DECISÃO »Refina estratégias para interpretação, robustez e facilidade de implementação »Gerencia o portfólio de riscos em várias dimensões e em diversos níveis alternativos de detalhamento MODELAGEM DE DECISÃO »Avalia e monitora dados que podem impactar a tomada de decisões »Constrói um modelo gráfico para uma ou mais decisões »Estabelece relações matemáticas dentro de variáveis chave DESDOBRAMENTO DE DECISÃO »Incorpora estratégias otimizadas ao centro de processamento de soluções imediatamente »Gerencia e mantém as estratégias de decisão para responder eficientemente às demandas do mercado e às mudanças

22 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 22 Analíticos de Decisão Tecnologias de Apoio TecnologiaDescriçãoUtilização Otimização de Modelagem e Refino FICO Model Builder »Analíticos para previsão de comportamento individual futuro »Utiliza analíticos para definir árvores de decisão que otimizam a estratégia escolhida »Melhoria da avaliação de risco dos clientes »Foco em oportunidades de Marketing »Melhoria do uso da informação no gerenciamento da carteira FICO Decision Optimizer »Técnicas de analíticos para identificar as melhores ações ou tratamentos para evitar restrições desnecessárias »Simula ofertas de alinhamento de decisão com as estratégias da organização »Desenho de estratégias que elevam a rentabilidade, as respostas e outras métricas decisivas »Gerencia a carteira de riscos dentro do nível de da agência ou do mercado local Implantação FICO Blaze Advisor ® business rules management system »Software para definição, testes e execução de regras, processos e estratégias »Toma decisões instantâneas, consistentes e em tempo real dentro da empresa

23 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 23 »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »23 Agenda »Abertura: »Panorama das Seguradoras Brasileiras 2011 »Soluções para Seguros com o uso de Analíticos »Subscrição, Fixação de Preços e Gerenciamento de Produto »Sumário em Grupo/EncerramentoQ&A

24 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 24 »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »24 »Agend a »© 2010 Fair Isaac Corporation. Confidential. »24 Aberto o Debate

25 © 2009 Fair Isaac Corporation. Confidential. 25 Tópicos do Debate »Um dos desafios mais prementes é trazer novos produtos ao mercado »Estratégias de segmentação de clientescompartilhar aquilo que funciona e aquilo que não »A prática de utilização de CBIS, modelos customizado ou ambosvantagens e desvantagens »O uso da Tecnologia de Otimização para Seguros

26 Confidential. This presentation is provided for the recipient only and cannot be reproduced or shared without Fair Isaac Corporation's express consent. © 2009 Fair Isaac Corporation. 26 Obrigado! 1º de Fevereiro, 2011


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