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Objetivos Frases para pensar Administração: O(a) Administrador(a) Funções básicas do(a) Administrador(a) O meio ambiente Competências e habilidades.

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3 Objetivos Frases para pensar Administração: O(a) Administrador(a) Funções básicas do(a) Administrador(a) O meio ambiente Competências e habilidades O Conselho Regional de Administração Atribuições e responsabilidades Como obter e manter o sucesso Um presente

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5 Esclarecer o que seja administração; o(a) administrador e suas responsabilidades; Discutir o inter-relacionamento entre o homem e os seus meio-ambientes; Expor o que o mercado espera do administrador; competências e habilidades Recordar o que seja o CRA-SP, suas atribuições e responsabilidades Enfatizar o que mais fortemente contribui para o sucesso do profissional de administração.

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7 Não siga por onde leva a trilha. Em vez disso, vá aonde não existem trilhas e deixe ali o seu rastro! A vida só pode ser entendida olhando para trás, mas, para ser vivida exige que olhemos para a frente Alto desempenho, pessoal e profissional – é dar o máximo de si, fazer o melhor que for possível em cada situação, em cada momento! Alto desempenho é básico para o SUCESSO!

8 Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas, nada pode ser modificado até que seja enfrentado. (James Baldwin) Semeia alegria e colherás felicidade. Quando estamos felizes, as nossas células estão cantando, então, uma paz profunda inunda nosso corpo e dos olhos do coração percebemos que as aves não voam, antes dançam no ar! (Chamalu, em Os Passos do Peregrino, Ed. Nova Era)

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10 Administração de Empresas e suas Habilitações (Administrador Profissional) Administração Pública (Administrador Público) GRADUAÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO

11 INSCRITOS NOS CONSELHOS BRASIL 165 MIL PROFISSIONAIS 26 MIL EMPRESAS SÃO PAULO Mais de 80 MIL PROFISSIONAIS 12 MIL EMPRESAS * FONTE: CFA/CRA-SP

12 CURSOS EXISTENTES BRASIL TOTAL DE ALUNOS MATRICULADOS (2001): MIL ALUNOS MATRICULADOS EM ADM (2001) : 404 MIL (12.2%) IES QUE MINISTRAM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO (2003): TOTAL DE CURSOS: RECONHECIDOS 596 AUTORIZADOS

13 SÃO PAULO Total de alunos matriculados (2001): (todos os cursos) (27.2%) IEs que ministram cursos de administração (2003): 332 (38.4%) Total de cursos: reconhecidos 233 autorizados * FONTE: CFA/CRA-SP/MEC/INEP

14 Principais habilitações M ais de 120 habilitações, as mais importantes: Administração Geral Administração Hospitalar Administração HoteleiraAdministração Rural Análise de SistemasComércio Exterior Gestão de negóciosInformática Finanças Logística Marketing Produção e Materiais Recursos HumanosSistemas de Informações Turismo

15 ÁREAS DE ATUAÇÃO Administração Geral Administração Financeira Administração de Materiais Administração Mercadológica Administração da Produção Administração de Recursos Humanos Orçamentos Organização e Métodos e Programas de Trabalho Campos Conexos

16 CAMPOS CONEXOS Administração de Condomínios Administração de Consórcios Administração de Comércio Exterior Administração de Cooperativas Administração Hospitalar Administração de Imóveis Administração de Processamento de Dados/ Informática Administração Rural; Hoteleira Factoring; Turismo

17 O Dia do Administrador O Dia Nacional do Administrador é comemorado em 9 de Setembro, por ser a data da assinatura da Lei n° 4769/65, que oficializou a nossa profissão. nossa profissão.

18 Ação de administrar Gestão de negócios públicos ou particulares Conjunto de princípios, normas, funções e procedimentos, adotados de modo criativo, para ordenar os fatores de produção, internos e externos, e controlar a sua produtividade, visando o atendimento de determinados objetivos (resultados)! O QUE É ADMINISTRAÇÃO ?

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20 ALVO PLANEJAR ORGANIZAR COMANDAR CONTROLAR COORDENAR

21 Saber o que queremos atingir ou para onde queremos ir, é apenas uma Boa intenção Objetivos são propósitos claramente definidos, quantificados e viáveis! Devem ser estabelecidos em harmonia com a equipe e deixar claro: O Que Queremos Em Quanto Tempo A Que Custo! - e a troca? OBJETIVOS

22 Para quem não definiu com clareza os objetivos, qualquer desempenho é satisfatório! Planejar é estabelecer, com antecipação: - a linha de conduta a seguir - As etapas (metas) a serem vencidas - Os recursos a serem aplicados (todos) Planejar é fazer com que o futuro seja aquilo que queremos que ele seja. E será! PLANEJANDO AS AÇÕES

23 ORGANIZANDO OS RECURSOS Organizar é colocar o recurso previsto no plano, nas condições ali previstas É estabelecer toda a estrutura organizacional, de sistemas e de processos da empresa É deixar claro quem fará o que, aonde, quando, por que e como É colocar o recurso certo, no lugar certo, no momento certo.

24 REALIZANDO Realizar é trazer para o mundo real as idéias, os projetos, os planos que idealizamos; É colocar em prática as políticas, normas e procedimentos estabelecidos Para tanto, é necessário trabalho árduo e muita determinação, perseverança Sem ação, não há realização!

25 COORDENANDO AÇÕES Coordenar é harmonizar a aplicação dos recursos, consoante planejado, organizado; Ajustar os esforços de um grupo de pessoas, transformando o grupo em equipe. É função política, humana O segredo para o sucesso da equipe: Aproveitar os pontos positivos Capacitar continuamente Reconhecer e valorizar as pessoas!

26 AVALIAR RESULTADOS Registrar e medir os resultados alcançados, comparando-os contra os que eram esperados e, se variações relevantes ocorrerem, tomar as medidas de correção necessárias, no momento oportuno. Não há controle real, se não existirem parâmetros claramente definidos, quantificados. A maioria das informações que chega até à administração não permite à ela qualquer ação de controle

27 Compete ao administrador, a todas as pessoas de bem, no desempenho de suas funções, no desenrolar de suas vidas: Desenvolver produtos menos agressivos Adotar processos menos perigosos à saúde Criar ambientes de trabalho mais humanos e seguros Equilibrar laser, trabalho, família, religião Adotar remuneração digna e justa Proporcionar educação básica e técnica para todos

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29 Habilidades Requeridas para Posições de Comando (OESP/Caderno de Empregos/ ) Visão global de negócios e Conhecimentos sistêmicos da empresa. Habilidades de relacionamento e comunicação Empreendedorismo, mão na massa Perseverança, Motivação e Criatividade Informática (Office, Web, ERP) Idiomas: Fluência - Inglês Conhecimentos: Espanhol, Francês, Alemão...

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31 O Conselho Regional de Administração - C.R.A -SP R. Estados Unidos, São Paulo - S.P. Fone: (011) site:

32 Órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão. Tem autonomia técnica, administrativa e financeira. Não recebe subvenção do Governo Federal; é mantido através de anuidades pagas pelos profissionais inscritos. Foi o primeiro órgão de classe no Brasil a obter e manter a certificação ISO Funcionamento do CRA-SP

33 Atribuições do CRA Promover o contínuo desenvolvimento e fortalecimento da categoria dos Administradores. Promover, com recursos próprios ou conveniados, estudos, campanhas, pesquisas e outras medidas que objetivem o aperfeiçoamento técnico e cultural do Administrador

34 Resguardar o mercado de trabalho, evitando que profissionais alheios à categoria assumam tarefas privativas do Administrador. Expedir as carteiras profissionais para os Administradores.

35 Fiscalizar, na área de respectiva jurisdição, o exercício da Profissão. Organizar e manter o registro dos Administradores. Julgar infrações e impor penalidades, de conformidade com a Lei no. 4769/65

36 Atividades do Conselho Representação da classe junto a Entidades de Direito Público ou Privado Centro de Convivência Grupos de Excelência Mérito Acadêmico Administrador Emérito Jornal mensal Administrador Profissional Anuários, Convênios, Site e muito mais...

37 As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum... As laterais, aos objetivos a serem atendidos! O que representa nosso símbolo ?

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39 1 - Implante em sua vida o Ciclo Gerencial 2 - Agradeça e valorize seu trabalho 3 - Seja prestativa(o) e se mantenha alerta 4 - Aprenda continuamente 5 - Respeite a si mesma(o) e aos demais 6 - Ponha VOCÊ naquilo que faz 7 - Comunique-se - Venda seu Peixe 8 - Dose Fé, Bom-Senso, Motivação e Criatividade

40 1 - CICLO GERENCIAL A L V O PLANEJAR ORGANIZAR COMANDAR COORDENAR C O N T R O L.

41 2 -Agradeça e valorize o seu trabalho Ninguém está onde está por mero acaso Ele te oferece a oportunidade de ser útil Ele te oferece a oportunidade de ser útil Mesmo que não aparentem isso, seu chefe, Mesmo que não aparentem isso, seu chefe, seus companheiros de trabalho, têm algo a seus companheiros de trabalho, têm algo a lhe ensinar. lhe ensinar. Abra os olhos e veja; os ouvidos e ouça, os Abra os olhos e veja; os ouvidos e ouça, os sentimentos e intua. sentimentos e intua. Dê o melhor de si; Ser bom não basta! Dê o melhor de si; Ser bom não basta! Lembre-se de que: Lembre-se de que: tudo que deve ser feito, merece ser bem feito!

42 3 - Seja prestativa(o) e se mantenha alerta Ofereça-se para ajudar os companheiros, Não espere que eles peçam! Analise o trabalho que faz e o que é feito em sua área. Discuta melhorias contínuas, Aprenda mais atividades correlatas; Busque oportunidade de mudanças laterais - Isso expande sua visão do negócio, tornando você mais importante e necessária(o) para a empresa Ouse, não tenha medo de ousar. Ao perceber uma oportunidade de melhoria, consulte a hierarquia e candidate-se de pronto!

43 Lembre-se de que Aquele(a) que julga saber, ainda não sabe como deveria (Paulo, I Cor.) Dose a humildade com a agressividade: Faça qualquer trabalho, mas com garra! Estude! Cuide de sua atualização nos temas que se especializa mas, vá além! Faça o mais difícil: aprenda a desaprender. Apenas assim, poderemos aprender coisas novas! 4 - Aprenda continuamente

44 5 - Respeite a si mesma(o) e aos demais Afaste-se das pessoas e das notícias negativas! ( Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa.) Não adquira o mau hábito de reclamar! ( Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e se transforma numa pessoa azeda.) Goste de si mesmo, se respeite! Mantenha auto-estima positiva! Participe,converse com as pessoas com as quais convive. Interesse-se pelas pessoas; Ajude-as a resolverem seus problemas respeitando espaços!

45 7 - Comunique-se - Venda seu Peixe Você é capaz de transformar sonhos em realidade. Concilie as necessidades e expectativas dos clientes. Você é a imagem da empresa! Faça-a viva, jovem, inovadora, efetiva e afetiva. Tua atitude influi nos resultados. Alegre-se, Motive, Ouse, Harmonize, Some, Ensine! Não basta ser competente. Os outros devem saber! Grande risco: envaidecer-se. Elimina-lo? Humildade? -) Simplicidade!

46 8 - Dose Fé, Bom-Senso, Motivação e Criatividade Acredite em suas Intuições e siga-as! Os vencedores acreditam nas suas idéias.) A intuição vale mais que o conhecimento! (A. Einsten) Bom senso: saber até onde ir, quando e como parar. Ousar com segurança; amar sem perder-se. Fé, confiança, acreditar em si mesma(o), nos outros e, principalmente, em uma Força Superior que tudo governa!

47 Acima de tudo: Faça! Arregace as mãos e realize! Não postergues! Se tens que fazer algo, faça-o já! Criatividade - ver o que os outros não vêem, ouvir o que os outros não ouvem; sentir o que os outros não sentem. Motivação todos têm. Há que direciona-la. Métodos? a) Objetivos claros, fé e perseverança b) Afirmações positivas. Tudo que tens que fazer, faze-o de todo o coração, como para Deus, não para os homens. (Paulo de Tarso)

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