A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DSC/CEEI/UFCG Hardware/Software para Multimédia Sistemas Multimédia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DSC/CEEI/UFCG Hardware/Software para Multimédia Sistemas Multimédia."— Transcrição da apresentação:

1 DSC/CEEI/UFCG Hardware/Software para Multimédia Sistemas Multimédia

2 DSC/CEEI/UFCG Hardware para Multimédia Principais componentes Drive de CD Placas e caixas de som Placas de vídeo, Placas de captura de vídeo Scanner Microfone Memória Principal CD-R, CD-RW, DVD Outros dispositivos de entrada e saída Entrada: Teclados, Mouse, Trackballs, Touchscreens, Cartões Magnéticos, Dispositivos OCR, Sistemas de reconhecimento de voz, câmeras digitais Saída: alguns dispositivos de áudio (alto-falantes internos ou externos alto-falantes, amplificadores), vídeo (monitores, projetores LCD) e suporte rígido (impressoras).

3 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Basicamente existe software de autoria e bibliotecas multimédia, suportados por sistemas operativos mais ou menos adaptados às necessidades das aplicações. A maioria das ferramentas que é utilizada para criar aplicações multimédia contém um ou mais softwares de autoria e vários editores. Os editores são necessários para manipular textos, imagens, som e vídeo. Existe a necessidade de se ter alguns aplicativos para: captura de imagens, conversão de formatos, compatibilidade entre diferentes plataformas e disponibilizar na Web.

4 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Editores de texto Software para OLE (Optical Character Recognition) Ferramentas para Pinturas (Painting) e Desenhos (Drawing) Ferramentas para Animação e Modelos em 3D Editores de Imagens Editores de Sons Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais

5 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Ferramentas para Pinturas (Painting) e Desenhos (Drawing) Software como o Photoshop, PicturePublisher são utilizados para a criação ou aperfeiçoamento de imagens do tipo bitmap (também chamadas imagens matriciais). Softwares como CorelDraw, FreeHand, Illustrator, criam suas imagens (desenhos) utilizando técnicas geométricas (vector-based line ou vetoriais). A maioria dos softwares de autoria permite a inclusão de imagens do tipo bitmap.

6 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Ferramentas para Animação e Modelos em 3D Software para modelar em 3D está em ascensão no mercado multimédia, principalmente pelo realismo que causa e por ser sistema de fácil uso. Alguns destes softwares podem converter imagens em 2D para 3D, como o MiniCad por exemplo. Para permitir que estes sistemas sejam utilizados em aplicações multimédia é imprescindível a possibilidade destas ferramentas permitirem que os seus ficheiros sejam gravados em formatos adequados, como QuickTime ou ficheiros do tipo AVI.

7 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Editores de Imagens São ferramentas especializadas para enriquecer e retocar imagens do tipo matricial. Podem ser usadas em imagens que foram obtidas através de um scanner, capturadas através de uma vídeo-câmera, uma câmera digital ou uma imagem criada por um software do tipo Photoshop, por exemplo.

8 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Editores de Sons Os editores de som para os arquivos do tipo MIDI (Musical Instrument Digital Interface) ou em outros formatos digitais permitem, além da audição do som, a sua visualização e edição. O som passa a ser representado ou por uma onda ou por um gráfico podendo ter alguns dos seus segmentos cortados, copiados ou colados com grande precisão, algo impossível de se realizar em tempo real. Para Windows (principalmente se o PC possui placa de som) existem alguns editores para o formato de onda digital, a exemplo do WaveStudio.

9 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais... A animação e as imagens de vídeo digitais são seqüências de cenas armazenadas na forma de bitmap (mais conhecidas como frames) que podem ser passadas rapidamente com o play-back. As animações, além deste formato descrito, também podem ser criadas através de softwares de autoria usando técnicas de locomoção de objeto que geram a impressão de movimento.

10 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais... Para criar cinema (movies) a partir do vídeo é necessário hardware específico para converter o sinal analógico do vídeo para um sinal de dados digitais. Algumas ferramentas, como por exemplo Premiere, VideoShop, permitem que os vídeo clips sejam editados. Estes vídeo clips podem ser produzidos através de: capturas de câmeras, fitas, segmentos de vídeo digital, animações, imagens scanneadas, ou áudio digital e arquivos MIDI.

11 DSC/CEEI/UFCG Software para Multimédia Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais QuickTime e AVI (Audio Video Interleaved) são algumas das ferramentas usadas para armazenar e reproduzir vídeo digital. Sem os algoritmos de compressão de arquivos não seria possível o armazenamento de imagens digitais. Na compressão de arquivos três pontos são importantes: a taxa da compressão, a qualidade da imagem e a velocidade da compressão e da descompressão.

12 DSC/CEEI/UFCG Hardware/Software para Multimédia Arquitetura de um Laboratório Multimédia


Carregar ppt "DSC/CEEI/UFCG Hardware/Software para Multimédia Sistemas Multimédia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google