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Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco Oficina dos Grupos de Trabalho de Professores: Discussão dos Parâmetros Curriculares.

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1 Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco Oficina dos Grupos de Trabalho de Professores: Discussão dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática

2 ETAPA I: PARÂMETROS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA 1º Momento: Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e EJA definidos por professores especialistas de Língua Portuguesa, Matemática e EJA Documentos de Referência: - Base Curricular Comum do Estado de Pernambuco - Orientações Teórico-Metodológicas - Proposta Curricular para o Ensino Médio Integral - Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - Proposta Curricular para o Ensino Médio Integral - Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2º Momento: Discussão dos Parâmetros Curriculares pelos professores de Pernambuco.

3 Oficina dos Grupos de Trabalho de Professores Mediação de um Monitor: Orientar o trabalho em uma oficina, ao estabelecer diretrizes de análises do documento e esclarecer o papel do professor no projeto.

4 ORGANIZAÇÃO GERAL DA OFICINA Gerência Regional de Educação: Seis grupos por área de conhecimento (Língua Portuguesa e Matemática) e dois grupos para Educação de Jovens e Adultos Três grupos de professores para analisar a proposta de Língua Portuguesa, sendo um para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, outro para os Anos Finais e um grupo para o Ensino Médio. Três grupos de professores para analisar a proposta de Matemática: um grupo para Ensino Fundamental Anos Iniciais, um para os Anos Finais do Ensino Fundamental e outro para o Médio. Dois grupos de professores para analisar os Paradigmas da Educação de Jovens e Adultos: um grupo para os Parâmetros de Língua Portuguesa e outro de Matemática.

5 ORGANIZAÇÃO GERAL DA OFICINA Oito grupos com 10 professores em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (total de 1360 professores) FORMAÇÃO DOS GRUPOS Grupo 1: EF, (1º ao 5º ano), Língua Portuguesa Grupo 2: EF, (1º ao 5º ano), Matemática Grupo 3: EF, (6º ao 9º ano), Língua Portuguesa Grupo 4: EF, (6º ao 9º ano), Matemática Grupo 5: EM, Língua Portuguesa Grupo 6: EM, Matemática Grupo 7: EJA, Língua Portuguesa Grupo 8: EJA, Matemática

6 ORGANIZAÇÃO GERAL DA OFICINA

7 (*) Grupo de Professores – Educação Básica: três professores representantes do EF - anos iniciais, três professores representantes do EF – anos finais e três professores representantes do EM de cada área do conhecimento. Atividade de Integração, síntese das propostas de LP e Matemática, articulando os níveis de ensino (documento único). (**) Grupo de Professores – EJA: três professores representantes de EJA em cada área do conhecimento. Atividade Síntese, com a discussão da concepção de EJA como uma modalidade.

8 DETALHAMENTO DOS ENCONTROS Parte Comum dos encontros de Língua Portuguesa\ Matemática e EJA: Atividade Inicial Comum\Coletiva: Apresentação do vídeo do Projeto (Vídeo); Apresentação do projeto Parâmetros de Educação Básica de Pernambuco aos professores (PowerPoint, Texto Introdutório do Documento dos Parâmetros Curriculares); Apresentação da proposta geral de cada componente curricular específico e os princípios norteadores (PowerPoint);

9 DETALHAMENTO DOS ENCONTROS Explicação de acordo com as especificidades de cada documento: a formação por eixos (Língua Portuguesa) e por áreas (Matemática) e, no caso da EJA, a justificativa para um documento diferenciado para a modalidade (Parâmetros Curriculares, Ficha Síntese); Explicação da dinâmica de participação dos professores na elaboração dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco.

10 DETALHAMENTO DOS ENCONTROS Atividade Final Comum: Avaliação das Reuniões (Ficha de Avaliação).

11 DETALHAMENTO DOS ENCONTROS Parte Específica de Língua Portuguesa (32 horas/ dois finais de semana) nos seus respectivos grupos: Final de semana 1: Parâmetros da Língua Portuguesa Eixo 1: Apropriação do Sistema Alfabético Eixo 3: Oralidade Final de semana 2: Parâmetros da Língua Portuguesa Eixo 4: Leitura Eixo 5: Escrita Eixo 6: Estéticas Literárias e seus Contextos Sociohistóricos (exclusivo para o Ensino Médio) Observação: Análise Linguística é um Eixo Vertical (2), diz respeito ao trabalho com a Gramática Reflexiva e está relacionada com todos os Eixos

12 DETALHAMENTO DOS ENCONTROS Parte Específica de Matemática (32 horas/ dois finais de semana) nos seus respectivos grupos: Final de Semana 1: Parâmetros de Matemática Área Geometria Área Estatística e Probabilidade Área Álgebra e Funções Final de Semana 2: Parâmetros de Matemática Área Grandeza e Medidas Área Números e Operações

13 PROTOCOLO PARA ANÁLISE DO DOCUMENTO Ficha Síntese Baseada nos documentos dos Parâmetros Curriculares destinada à marcação de sua opção de acordo com a legenda e espaço para detalhamento das alterações necessárias definidas pelo grupo. A análise é coletiva, coordenada pelo monitor e as alterações serão realizadas após conclusão do grupo. Para acompanhamento das atividades cada membro participante do grupo receberá impresso o material

14 PROTOCOLO PARA ANÁLISE DO DOCUMENTO O processo de discussão dos Parâmetros Curriculares será coordenado pelo monitor da seguinte forma: Para cada expectativa de aprendizagem (EA) marcar na Ficha Síntese de acordo com a seguinte legenda: A - Aceitação Total (No caso do grupo concordar com a EA por ser clara, sucinta e importante para os educandos, além de adequada ao nível/ano proposto) B - Modificação Parcial (Apresentar proposta de alteração) C – Modificação Total (Apresentar proposta alternativa)

15 PROTOCOLO PARA ANÁLISE DO DOCUMENTO Modificações Totais ou Parciais possíveis: Explicar melhor a expectativa. Resumir a expectativa. Alterar o ano e/ou eixo da expectativa. Mudar o conteúdo da expectativa. Excluir a expectativa.

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17 PROTOCOLO PARA ANÁLISE DO DOCUMENTO Observação: No último final de semana (5), os professores selecionados realizarão uma análise global de todo o documento, unindo EF e EM. Nesse momento, eles poderão revisar o que já fizeram e realizar uma análise do eixo ou da área. No caso de EJA, os professores realizarão uma reflexão sobre a concepção da Educação de Jovens e Adultos.

18 FUNÇÕES DO MONITOR 1º momento: Apresentar o projeto aos professores Destacar o que já foi realizado, o papel deles nesse processo, o que ainda será implantado e a importância da proposta. (Essa apresentação será realizada com o recurso de um vídeo previamente gravado, o qual o monitor apenas terá que reproduzir, além da projeção de slides) 2º momento: Explicar os documentos Nesse momento, os monitores precisarão explicar as especificidades de cada documento: a formação por eixos (Língua Portuguesa) e por áreas (Matemática) e, no caso da EJA, a justificativa para um documento diferenciado para a modalidade.

19 FUNÇÕES DO MONITOR 3º Momento: Apresentar a dinâmica de participação dos professores na elaboração dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. 4º Momento: Coordenar análise dos Parâmetros e registro das conclusões do grupo. Observação: O monitor é responsável pela coordenação do grupo, não participando da discussão. 5º Momento: Preencher a Ficha Síntese com decisões do grupo.

20 FUNÇÕES DO MONITOR 6º Momento: Coordenar a escolha de três representantes de cada grupo para participar da atividade prevista de análise global (5ª semana). 7º Momento: Orientar o grupo no preenchimento da Ficha de Avaliação. 8º Momento: Preencher o Relatório Final das atividades do grupo de trabalho.

21 PRÓXIMAS ETAPAS Os documentos produzidos serão compatibilizados, as respostas computadas, verificando as observações de cada EA de Português e Matemática e EJA. Os ajustes para uma nova versão dos Parâmetros serão organizados pelos coordenadores do Projeto de acordo com suas respectivas áreas, preservando as sugestões propostas pelos grupos de professores, somente excluindo aquelas que estiverem em desacordo com os aspectos legais e princípios norteadores definidos pela proposta preliminar. Os documentos compatibilizados serão submetidos à análise dos especialistas de Pernambuco e do CAEd.


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