A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO. OBJETIVOS CONHECER A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA; COMPREENDER OS MODOS DE FAZER ARTE EM CADA ÉPOCA, EM PARTICULAR A ARTE RUPESTRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO. OBJETIVOS CONHECER A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA; COMPREENDER OS MODOS DE FAZER ARTE EM CADA ÉPOCA, EM PARTICULAR A ARTE RUPESTRE."— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO

2 OBJETIVOS CONHECER A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA; COMPREENDER OS MODOS DE FAZER ARTE EM CADA ÉPOCA, EM PARTICULAR A ARTE RUPESTRE E SEU SUPORTE, ATÉ OS DIAS ATUAIS; A FUNÇÃO DA ARTE PARA O HOMEM E A SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO; IDENTIFICAR A RELAÇÃO DA ARTE COM A PROPAGANDA; PERCEBER O USO E A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA E SER CRÍTICO NO QUE SE REFERE AS INTENCIONALIDADES DESTA MÍDIA.

3 Vídeo: Abertura do desenho OS FLINTSTONES de Hanna Barbera.

4 O conteúdo que deu início ao estudo da propaganda e o consumo, foi à pré-história. Dialogamos questões referentes ao uso da arte e de períodos, em campanhas publicitárias e no cinema. Após expor aos alunos a teoria sobre a arte rupestre e a função da arte na pré-história, levei para os alunos um vídeo, com um trecho de um desenho animado e perguntei: quem conhecia aquele desenho? Onde se passava a história? Os fatos apresentados condizem com a realidade que estudamos? Quem eram os criadores do desenho? Qual a intenção de trazer algo do passado para o tempo presente?

5

6 Num segundo momento passei o vídeo novamente, solicitando aos alunos que agora observassem todos os detalhes que pudessem e fossem anotando suas observações.

7 A discussão resultou em opiniões diversas, a que mais me chamou atenção, foi o comentário a respeito de como ele assistia e gostava do desenho, sem perceber o quanto de informações e questionamentos àquele desenho trazia consigo (tecnologia), que diversas leituras podiam ser feitas, sobre diversos aspectos sociais e econômicos (trabalho e lazer), inclusive trazendo características do cotidiano dele (família, cachorro e amigos), nas ações dos personagens, tantos elementos em um único desenho. Fazer com que os alunos percebam e consigam olhar novamente atentos a percepções que antes não observavam, foi ótimo.

8 Pesquisamos outros desenhos famosos que pertenciam a Hanna Barbera para deleite da galera. Na sequência, solicitei que encontrassem uma propaganda que utilizasse personagens conhecidos em campanha publicitária, colocando a imagem em seu caderno e realizando uma crítica e incluindo em seu comentário qual a relação do personagem com a propaganda em específico.

9

10 Apresentei o vídeo arte e publicidade.

11 Conversamos sobre qual era o público alvo destas propagandas. Se qualquer indivíduo que as assistisse compreenderia a mensagem atribuída a ela, o que era necessário conhecer para compreendê-las. Em seguida os alunos apresentaram sua imagem publicitária e sua crítica, sendo discutido com os demais colegas de classe.

12 O anúncio a seguir, foi interessante, pois pudemos tratar de assuntos como moda, cultura, vaidade, e principalmente sobre a capacidade de induzir o indivíduo a acreditar em milagres...

13

14 A última etapa após todos os comentários e conclusões finais sobre a função da propaganda, indaguei: O que leva o indivíduo ao consumo? A propaganda influência ou não em nossa decisão de compra? Somos capazes de refletir e analisar sobre o que realmente queremos adquirir ou não? Quais as atitudes que precisamos ter para não sermos escravos do consumo? Depois de nossas discussões o que modificou na sua forma de ver uma propaganda?


Carregar ppt "PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO. OBJETIVOS CONHECER A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA; COMPREENDER OS MODOS DE FAZER ARTE EM CADA ÉPOCA, EM PARTICULAR A ARTE RUPESTRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google