A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Softwares Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Softwares Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Softwares Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Disciplina de Aplicações Informáticas B Professora: Cátia Sousa Realizado por: Carla Dias nº7 Diogo André nº 9 Gerardo Lima nº 14 Tiago nº 29

2 Software O software é um conjunto de programas, procedimentos, algoritmos e a sua documentação. É uma colecção de programas de computador e afins de dados que fornecem as instruções indicando ao computador o que fazer e como fazê-lo. Podemos também dizer que o software se refere aos programas de computador e um ou mais dados mantidos no armazenamento do computador para determinados fins. Um programa de software executa a função do programa que implementa, quer directamente fornecendo instruções para o hardware do computador ou, servindo como entrada para um outro pedaço de software.

3 Software de Captura de Vídeo Camtasia Studio

4 Camtasia Studio Camtasia Studio é um programa de captura e gravação de tela com inúmeros recursos e funcionalidades. Com ele é possível gravar imagens em vídeo e som, inclusive trabalhar com vídeos no VirtualDJ ( por exemplo: fazer os próprios clipes, capturando apenas a tela do clipe ou toda a área de trabalho. Sendo um programa simples, a única função que fica um pouco mais escondida é a configuração de gravação de áudio. Por padrão o programa vem configurado para gravar o áudio do microfone, no entanto é possível gravar os clipes no VirtualDJ (ou qualquer outro programa). A gravação de áudio deverá ser feita através da saída Master de áudio. O Camtasia Studio 7 é a versão mais recente de captura e gravação de tela.

5 Características do Camtasia Studio 7
Novo os holofotes sobre o seu conteúdo Adicione música de fundo com uma terceira faixa de áudio Entregar screencasts para milhões de usuários de iPhone e iPod Touch Personalizar Flash FLV com TechSmith ExpressShow ™ Crie um menu da Web para seus vídeos com Camtasia Theater Chamadas de atenção Focus com o Spotlight e Highlighter Adicione chamadas mais rápido, editá-los facilmente Defina o humor com uma faixa de música Coloque suas gravações da tela do iPhone Personalizar vídeos FLV com ExpressShow Organizar e apresentar vídeos em Flash com Camtasia Theater Compatível com: Windows XP, Vista e Windows 7 (32/64)

6 Aplicações do Camtasia Studio 7
A Camtasia Studio é um pacote com dois programas para a conversão de formatos de vídeo. A primeira aplicação é o Camtasia Recorder e captura todo o tipo de vídeo em formato AVI. O outro é o Camtasia Producer, um importante editor de vídeo com escolha de opções e ferramentas. • Limitações da versão de prova: Funcional durante um período de 30 dias. Para utilizar Camtasia Studio é necessário:  * Sistema operativo: XP / 2000 / Vista / 7   Requisitos mínimos:   Pentium® III 700 MHz / RAM: 128 MB Requisitos recomendados:   Pentium® IV 1,7 GHz / RAM: 512 MB

7 Camtasia Studio 7 - Recursos
Importa/captura arquivos de vídeo no formato: AVI, FLV (FlashVideo), Directamente de dispositivos de captura, MPG/MPEG, 3GP/MP4, QuickTime (MOV/QT), WMV/ASF . Importa/captura arquivos de áudio no formato: directamente de dispositivos de captura, MP3, WAV, WMA . Importa/captura arquivos de imagem no formato: directamente de dispositivos de captura, GIF, PNG, JPEG, BMP . Importa arquivos de vídeo em alta definição no formato: HD sem compressão . Exporta/Cria arquivos de vídeo no formato: AVI, 3GP/MP4, Real Media (RM/RMVB), DVDs (VOB/DAT/BIN), FLV (FlashVideo), QuickTime (MOV/QT)¹, MPG/MPEG, WMV/ASF, SWF (Shockwave Flash) . Exporta/Cria arquivos de áudio no formato: MP3, WAV . Exporta/Cria vídeos com configurações definidas para: iPod/iPhone (MP4), CD, DVD (MPEG) . Exporta directamente para: Serviços de compartilhamento de media, Serviços de FTP, . Gravação de medias: DVD, CD

8 Camtasia Studio 7 Developer (s) TechSmith Sistema operacional
Microsoft Windows Tipo Software screencasting e software de captura de vídeo Licença Proprietário de software comercial Website Versão estável 7,1 / 12 Outubro de 2010

9 Camtasia Studio 7 - Captura
O Camtasia Studio é um aplicativo completo para a criação e edição de vídeos a partir do ambiente de trabalho do Windows. Com ele, é possível criar diversos tipos de vídeos explicativos sem dificuldades, como tutoriais de programas, apresentações e actividades comuns no computador.

10 Camtasia Studio 7 - Captura
Capturar tudo o que aparece na tela é a maior especialidade deste aplicativo. Para fazer isso, basta clicar no botão "Record the Screen" (Gravar a tela). Ao fazer isso, um painel é aberto com todas as opções para gravação. Em "Select Area" é possível definir para capturar toda a tela ("Full Screen") ou um tamanho personalizado ("Custom"). Logo ao lado, em "Recorded Inputs" seleccionar quais os dispositivos que devem ser utilizados durante a captura, como a webcam e o som. Quando tudo estiver pronto e configurado, usar o botão "Rec" para começar a gravar. Para parar tudo, usar a tecla "F10".

11 Camtasia Studio 7 – Prós e Contras
Prós do Camtasia Studio 7 Contras do Camtasia Studio 7 Visual moderno Cria vídeos em resoluções pré-definidas (YouTube, HD, iPod, Web, DVD) ou personalizadas O criador de menus abre o Player padrão do Windows e não o do Camtasia para executar os vídeos As gravações podem ser comandadas por comandos de tecla Suporta poucos formatos para gravação de vídeo (AVI é o formato particular da empresa)

12 Camtasia Studio 7 - Extras
Utilização do Camtasia Studio 7: Efeitos no Camtasia Studio 7: Gravação no Camtasia Studio 7:

13 Software Reprodução de som
Existe muitos softwares para trabalhar com som e que pode efectuar operações de captura, reprodução, edição, conversão de formatos e gravação em suporte óptico. Para realizar a captura de som é necessário ter um software de captura ligado à placa de som e ao microfone. Por outro lado, a captura também pode ser realizada através da utilização de software MIDI (Musical Instrument Digital Interface), permitindo a ligação de outro tipo de hardware, como teclados musicais e outros instrumentos digitais. Para efectuar a reprodução de som é necessário ter um software de reprodução ligado à placa de som e às colunas.

14 Exemplos: Gravador de áudio. 3D MP3 Sound Recorder.
Windows Media Player. RealPlayer. Nero .

15 Windows Media Player 12

16 Windows Media Player O Windows Media Player 12 é a versão mais recente criada pela Microsoft, por enquanto exclusivo para o Sistema Operativo Windows 7, uma vez que até o presente momento a Microsoft não deu notícias se o novo executor de mídia da Microsoft será compatível com o Windows Vista ou Windows XP com Service Pack mais recentes.

17 Como é exclusivo do Windows 7, para quem quiser adquiri-lo necessita ter espaço para instalar o Windows 7 e também um processador que aguente o Windows 7. Requisitos para o Windows 7: Processador de 1 GHz (32 ou 64-bit). 1 GB de RAM. Placa de vídeo de 128MB com aceleração 3D. HD de 40GB com 15GB livres.

18 O Windows media player agora faz uma diferença clara entre o modo de Biblioteca - que mostra o conteúdo da biblioteca e ferramentas - e do modo de Reprodução, onde você pode ver a música que está ativo, vídeo ou lista, juntamente com efeitos de visualização. Os menus no Windows Media Player 12 foram reduzidas ao mínimo, o que significa que alguns comandos estão escondidos e você tem que bater a tecla Alt para mostrar-lhes.

19 Windows Media Player 12 tem suporte embutido para áudio e muitos populares formatos de vídeo incluindo 3GP, AAC, AVCHD, MPEG-4, WMV e WMA.. Com o Remote Media Streaming, você pode desfrutar de música ou vídeos no seu PC. Além disso, o modo de reprodução nova mostra apenas o controle necessário para que nada se interponha entre você e sua música ou vídeo.. Uma miniatura nova barra de tarefas com controles de reprodução faz com visualização mais fácil e divertido.

20 Versões lançadas do Windows Media Player
Windows Media Player 12 (Microsoft Windows) Windows Media Player 11 (Microsoft Windows) Windows Media Player 10 (Microsoft Windows) Windows Media Player 9 Series (Microsoft Windows) Windows Media Player for Windows XP(Versão 8) (Microsoft Windows) Windows Media Player 7.1 (Microsoft Windows) Windows Media Player 7.0 (Microsoft Windows) Windows Media Player 6.4 (mplayer2 for XP e 2000) (Microsoft Windows) Windows Media Player 6.1 (Microsoft Windows) Windows Media Player 10.3 (Windows Mobile) Windows Media Player 10.2 (Windows Mobile) Windows Media Player 10.1 (Windows Mobile)

21 Autodesk Inventor

22 Utilização O autodesk inventor tal como o seu fabricante afirma é um programa de prototipagem digital, ou seja, por outras palavras permite construir através de várias ferramentas de desenho CAD(desenho asistido por computador) um produto antes de este ser fabricado.

23 Por outras palavras serve para experimentar um projecto antes de ser produzido, diminuindo ou até eliminando prototipos fisicos. Para concretizar esta tarefa é necessário passar por três etapas principais no qual o autodesk inventor pode ajudar: Desenho Visualização Simulação

24 Desenhar

25 Visualizar

26

27 Simular É possivel utilizar o design feito para fazer animações de movimentos ou simulações e testes sem sequer sair do mundo virtual. Estes testes incluem resistência de materiais, aplicação de forças, desgaste de peças e muitos mais.

28

29 Funcionamento Muito basicamente o inventor possui três tipos de ficheiros principais: -Parts(ipt):Onde tudo começa, através de um sketch de duas dimensões, começamos a criar peças em três dimensões, por exemplo uma roda de skate. -Assemblies(iam): São a junção das diferentes parts para criar o modelo final, como por exemplo seguindo o tema anterior a montagem do skate inteiro usando os diversos parts já previamente concluidos(rodas, tabua, etc…)

30 -Drawings(dwg): São planos em duas dimensões dos projectos, muito famosos e utilizados através do autocad, são a maneira tradicional de visualizar projectos no plano em 2d. -Animações(ipn):São bastante utilizados em apresentações de projectos a clientes e investidores, serve também para fazer animações de funcionamento ou até mesmo de montagem servindo como manual de instruções avançado.

31 Requisitos do sistema Os requisitos do sistema poderão variar largamente dependendo do número de peças que contenha o programa, do tipo de peças e método de trabalho, os dados fornecidos de seguida, mostram os requisitos segundo a autodesk respectivamente para menos de mil peças e para mais.

32 Menos de mil peças Mais de mil peças
Intel® Pentium®4 - 2 GHz ou mais rápido, Intel® XeonTM, Intel® CoreTM, AMD Athlon™ 64, AMD Opteron™ ou melhor 2 GB ou mais RAM Microsoft® Direct3D10, Direct3D 9 placa gráfica capaz. Drive de DVD-ROM 1280 x 1024 ou ecrã de maior resolução. Microsoft® Excel 2003 para algumas funções Mais de mil peças AMD64 ou processador Intel® 64. 6 GB ou mais RAM. Placa grafica de classe estação de trabalho CAD.

33 Vantagens Elimina ou substitui parcialmente a necessidade de protótipos físicos. Maior rapidez na obtenção de resultados. Excelente para trabalhar com grandes grupos de engenheiros e designers em grandes projectos. Versatilidade. Interoperabilidade com outros programas da autodesk como autodesk alias ou autocad e outros softwares de outros fabricantes como o catia ou solidworks.

34 Desvantagens Requer um longo e aprofundado nível de aprendizagem, sendo quase impossível por muito que se estude saber trabalhar com todas as ferramentas que o programa possui ou tirar o máximo partido delas. Dependendo da versão o preço deste software poderá chegar perto dos oito mil euros só sendo viável para grandes empressas ou para grupos de pessoas inseridas em projectos profissionais.

35 Utilização Engenharia, Investigação, Design, Electricidade,
Fabricação, Ligação com máquinas de fabrico como impressoras lazer 3D ou tornos mecânicos, Muitos mais…

36 Curiosidades Autor original: Bradley Gelfand Desenvolvedor: Autodesk
Saída da verção inicial: September 20, 1999 Última saida Verção 2011 em Marso 26, 2010 Sistema operativo Windows e Mac Tipo CAD (desenho asistido por computador) Licença Proprietario Website autodesk.com/inventor

37 Experimentar Uma boa maneira de experimentar este programa sem ter de pagar é, fazer o dowload do trial que é de graça por 30 dias.

38 Sistema Operativo - Linux

39 LINUX O Linux é um sistema operativo parecido com os sistemas UNIX que pode ser executado em diferentes plataformas materiais: x86, Sparc, ARM, etc. O sistema Linux pode funcionar em computadores pessoais, jogos e trabalhos profissionais. O Linux é, assim, um sistema multiplataformas. É igualmente multi- utilizadores (várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo computador), mas também multitarefas (várias aplicações podem ser lançadas ao mesmo tempo sem que nenhuma afecte as outras) e multiprocessadores.

40 LINUX O Linux está estruturado em redor de um núcleo encarregado de tomar conta do material envolvente. Chama-se distribuição à montagem de um conjunto de software em redor de um núcleo Linux a fim de fornecer um sistema "chave na mão". Contudo, esta manipulação que consiste em recompilar o núcleo é delicada porque necessita um certo nível de conhecimento do sistema e do material.

41 LINUX Cada distribuição possui as suas vantagens e os seus inconvenientes. Com efeito, se algumas são mais adaptadas aos principiantes e propõem interfaces gráficos evoluídos, outros privilegiam a segurança ou a evolução. As distribuições mais conhecidas são : A distribuição RedHat ; A distribuição Debian ; A distribuição SuSe ; A distribuição Knoppix ; A distribuição Mandriva ; A distribuição Caixa Mágica (portuguesa).

42 LINUX O núcleo do Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds.
Linus Torvalds vive actualmente na Califórnia, teve o seu primeiro contacto com a informática aos 11 anos. Mais tarde, trabalhou num projecto pessoal, em que baseando-se no projecto do sistema Unix e modificando o núcleo do Minix, criou uma adaptação do S.O. para executar o software do GNU para PC.

43 LINUX As distribuições de GNU/Linux começaram a ser uma alternativa no mercado dos sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS. A primeira vez que o Linux foi disponibilizado tinha apenas o núcleo com alguns comandos básicos. Foi neste ambiente que surgiu a MCC (Manchester Computer Centre), criada pela Universidade de Manchester, na tentativa de  melhorar a instalação do Linux.

44 Vantagens: Pode-se descarregar o Linux onde se desejar;
Vários programas podem estar a funcionar ao mesmo tempo sem interferir com a estabilidade; Suporta todo o tipo de programas e é um standard universal; O Linux pode correr em computadores com pouca memória RAM; Ocupa menos espaços no disco que os outros sistemas operativos; Pode-se analisar como está programada uma aplicação e fazer modificações; É mais rápido, porque é melhor a gerir a memória, o processador, o disco rígido; Não precisa de ser tantas vezes reiniciado como acontece no Windows; Independência de fabricantes de software e hardware; Pode ser modificado para as necessidades de cada pessoa;       

45 Desvantagens: O sistema operativo tem pouco poder no mercado, sendo que esse é um longo objectivo a percorrer. Alguma incoerência de padrões, obrigando a pesquisas para resolver algumas situações problemáticas. Ausência de drivers para alguns hardwares. Jogos famosos do windows não têm versões para Linux

46 LINUX O núcleo de um sistema operativo define entre várias operações, o gerenciamento da memória, de processos, dos dispositivos físicos no computador e é uma parte essencial de qualquer sistema operacional utilizável. Contudo para um sistema operacional adquirir funcionalidade são necessários também vários outros aplicativos que determinam funções específicas que aquele sistema será capaz de desenvolver, os aplicativos existentes em um sistema operacional com a única excepção do núcleo são determinados pelo usuário do computador, como exemplo: interpretadores de comandos, gerenciadores de janelas, que oferecem respectivamente uma interface para o usuário do computador, CLI ou GUI, e outros aplicativos como editores de texto, editores de imagem, aparelhos de som, e, não necessariamente, compiladores.

47 GNU/LINUX A maioria dos sistemas inclui ferramentas e utilitários baseados no BSD e normalmente usam XFree86 ou X.Org para oferecer a funcionalidade do sistemas de janelas X — interface gráfica. Assim como também oferecem ferramentas desenvolvidas pelo projecto GNU. No desenvolvimento do Linux, vários aplicativos já vinham sendo reunidos pelo projeto GNU, da Free Software Foundation (‘Fundação Software Livre’), que embarca num subprojecto que ainda continua para obter um núcleo, o GNU Hurd. Porém devido a várias complicações o projecto GNU, acabou adoptando o núcleo Linux como base para distribuir os programas do projecto GNU. Não obstante diversas pessoas e instituições tiveram a mesma ideia e assim várias distribuições começaram a surgir baseadas no núcleo desenvolvido inicialmente por Linus.

48 LINUX O código fonte do núcleo de Linux está acessível gratuitamente.
Os utilitários GNU são apresentados nos termos da licença de utilização GPL (Geral Público License) que descreve as condições legais da utilização, da distribuição ou da modificação do código fonte. Esta licença é às vezes chamada copyleft, por analogia com direitos de autor reservado, uma palavra inglesa que significa “direitos de autor” (right significa direita ou direito no sentido de permissão de exploração, enquanto left significa esquerda ou deixado, quer dizer que damos amplos direitos de modificação, nomeadamente ao futuro utilizador).

49 LINUX O símbolo do software foi escolhido pelo seu criador (Linus Torvalds),que uma dia estava no zoológico e foi surpreendido pela mordida de um pinguim. Fato curioso e discutido até hoje. Em 1996, muitos discutiam a criação de um logótipo ou de uma mascote para representar o Linux. Muitas das sugestões eram alusivas ao logótipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido. Outros eram monstros ou animais agressivos. Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pinguins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão.

50 FIM


Carregar ppt "Tipos de Softwares Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google