A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Julian Palavro Dutra Técnico em Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Julian Palavro Dutra Técnico em Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Julian Palavro Dutra Técnico em Informática

2

3 Objetivos da Aula Revisar tópicos vistos ao longo da disciplina Elucidar possíveis dúvidas presentes acerca do assunto; Introduzir a importância da qualidade dos equipamentos informáticos.

4

5 Informação + Automação Informática Informação automática!

6

7 HardwareSoftwarePeopleware

8 Componentes Básicos da Informática Elementos Físicos- Hardware Elementos Lógicos- Software Elemento Humano- Peopleware

9

10

11

12 Personal Computer Notebook PALM TOP WORKSTATION MAIN FRAME Tablets

13

14 A linguagem do Computador Também chamada de código de máquina, é composto somente de dois números: 0 e 1. E com estes dois números, é possível escrever absolutamente tudo. Os códigos 0 e 1 são também chamados de sistema binário.

15

16 Mouse Teclado Entrada CPU Placa Mãe Processamento Monitores Impressoras Saída

17 Dispositivos de Armazenamento e Processamento Pen drive (armazenamento) CPU (processamento) HD ( armazenamento e processamento) Dispositivos de Entrada e Saída Monitor (saída) Mouse (entrada) Teclado (entrada) Impressora com Scanner (entrada e saída) Divisão do Computador

18

19

20 Eletricidade & Infomática Jamais devemos ligar equipamentos de energia (estabilizadores, filtros de linha e UPS) sem a conexão do terminal terra (pino redondo central das tomadas padrão de informática). Sem esta conexão, apesar de aparentemente tudo funcionar, o equipamento não apresentará proteção efetiva contra picos de tensão e ruídos elétricos.

21 Equipamentos de proteção elétrica Estabilizador No Break

22

23 Os processadores ou CPUS (Central de Processamento de Unidade) são chips responsáveis pela execução de cálculos binários, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer e, por isso, são também referenciados como cérebros do computador. Embora haja poucos fabricantes (essencialmente INTEL, AMD e VIA) o mercado conta com vasta variedades de processadores, como exemplos abaixo apresentados.

24

25 Disco Rígido ou HD O HD ou Disco Rígido é um sistema de armazenamento de dados de alta velocidade, que, por não ser volátil é destinado a gravação de arquivos e programas. Nele são gravados desde arquivos pessoais até os arquivos do Sistema Operacional.

26

27 Fontes de Alimentação A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador. Portanto, é um tipo de equipamento que deve ser escolhido e manipulado com cuidado, afinal, qualquer equívoco pode resultar em provimento inadequado de eletricidade ou em danos à máquina. É por esse motivo que o InfoWester apresenta este artigo. Nele, você conhecerá as principais características das fontes, como tensão, potência, PFC, eficiência, tipos de conectores, entre outros.

28

29 É uma bateria de lítio que dura em média 4 anos; Responsável por manter a carga do Sistema de Hardware e o relógio atualizados; Se encontra na Motherboard. Bateria de CMOS

30

31

32 Memória O termo memória é confundido com as outras opções de armazenamento do computador, por exemplo, com a capacidade de armazenamento de um disco. Todos os periféricos tem sua memória particular, as placas de vídeo e o monitor utilizam a memória de vídeo, as impressoras também têm a sua própria memória entre outros componentes.

33 Memórias ROM Memórias não voláteis; Sem ela o computador não funciona; É o principal elo de ligação entre o Hardware e o Software. Guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação;

34 Memória RAM (Random Access Memory) A capacidade desta memória primária avalia-se pelo número de bytes Mede-se em múltiplos de bytes: 1 byte = 8 bit 1 KB (quilobyte) = 1024 bytes 1 MB (megabyte) = 1024 KB 1 GB (gigabyte) = 1024 MB 1 TB (terabyte) = 1024 GB

35

36 Cooler Para evitar a queima ou possíveis danos ao componente, é preciso resfriá-lo. O item-chave nessa hora é o cooler (palavra do inglês que significa refrigerador). Uma solução de arrefecimento é necessária para manter a temperatura do processador em um nível aceitável, garantindo o bom desempenho durante o processamento de dados.

37 Desenho ilustrativo do funcionamento do Cooler nos computadores Recolhe o ar frio do ambiente e retira o ar quente de dentro da máquina

38

39 Placa Mãe Também conhecida como Motherboard ou Mainboard, a Placa Mãe é basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador.

40

41 Pen Drive Dispositivos de armazenamento de massa portáteis de dados informáticos.

42

43 Leitor de CD/ DVD DVD (abreviatura de Digital Versatile Disc em português, Disco Digital Versátil). Contém dados no formato digital, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1995.

44

45 É um item de Hardware responsável por gerar imagens na tela do computador (incluindo videogames, smarphones, etc.) Existem inúmeras variedades de placas no mercado, sendo necessários conhecer algumas características destes periféricos.

46

47 É um dispositivo responsável por prover o áudio gerado nos computadores; No início da era dos PCs, esse item nem existia - o único dispositivo sonoro presente em alguns computadores era o "PC Speaker", utilizado até os dias de hoje para emitir avisos sonoros da placa-mãe

48

49 O monitor de vídeo é um dispositivo de saída que utiliza uma tela semelhante à TV como meio de visualização das informações processadas. Também são utilizados monitor com tela de cristal líquido em microcomputadores portáteis (laptops, notebooks, hand- helds, etc). A informação relativa à imagem que deve ser exibida é gerada no computador e transmitida (em formato digital, isto é, bits) para a interface de vídeo, onde a imagem propriamente dita (sinais de vídeo) é produzida

50 Tipos de Monitores Plasma

51

52 Impressoras A impressora, ou dispositivo de impressão, é um periférico que tem a função de dispositivo de saída quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores. Ela é reponsável por imprimir o resultado de uma aplicação em algum meio material como papel. A impressora é uma evolução da tecnologia das máquinas-de-escrever, influenciada pelo desenvolvimento da computação. A tecnologia de impressão foi incluída em diversos sistemas de comunicação como o fax.

53 Matricial Jato de Tinta Laser

54 Impressora Matricial São utilizadas para: Impressão de documentos fiscais; Grandes volumes de impressão; Imprimem em preto e branco.

55 Impressora Jato de Tinta Principais Características Impressão em Preto e Branco e Colorido; É a mais barata; Utilização 90% doméstica; Ideal para usuários principiantes.

56 Impressoras Laser Principais Características Utilizada para impressão de trabalhos gráficos; Empregada em empresas com grande workgroup; Utilizada em setores departamentais de empresas; Baseada numa tecnologia mais antiga que a Impressora Jato de Tinta.

57

58 Modems Modem é junção das palavras: modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodulador o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.

59

60 Componentes no Gabinete Placa mãe (motherboard) Placa de vídeo (videoboard) Chipset Processador (CPU) HD (hard disk) - Winchester CD/DVD Memória RAM (ram module) Ventilador (Cooler) Fonte de Alimentação (energ).) Slots PCI / PCI-e Slide nº 60 de 48

61

62 Linha Discada Conexão por linha discada ou dial-up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a rede mundial de computadores. Este tipo de conexão está caindo em desuso por ser lenta (não passa de 56 kbs, no máximo) e também devido à popularização dos serviços de acesso em banda larga, que oferecem mais velocidade de transferência de dados

63 ADSL Forma de conexão à Internet que utiliza linha telefônica através de um modem especial, que reserva um espaço da linha telefônica para o tráfego de informações e outro para a voz. Com essa modalidade de conexão banda larga o usuário pode permanecer 24 horas online. Baseada numa linha telefônica especial,esta tecnologia atinge de 256 Kbps até 9 Mbps no downstream (provedor -> assinante) e até 1 Mbps no upstream (assinante -> provedor) - um desempenho muito superior à média atual, que é de 56 Kbps.

64 Internet via Rede Elétrica Para ligar um micro na Internet, vai ser necessário somente uma tomada. A transmissão de dados via rede elétrica é conhecida pelo jargão PLC, de Powerline Com-munications, se baseia em tecnologia dos anos 30. O truque é transmitir sinais de freqüências diferentes pelo mesmo fio. A diferença é que, enquanto a eletricidade caminha na freqüência de 60 hertz (ciclos por segundo), os dados voam na faixa de 5 a 30 megahertz (milhões de ciclos por segundo).

65 Via Cabo A conexão via cabo utiliza a mesma infra-estrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo.

66 Internet via Rádio O acesso à internet por rádio é uma forma de estender uma conexão web que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais a outro onde não existe tal serviço. Esse ponto pode ser uma área restrita, por exemplo, uma empresa, um condomínio, residência e até uma cidade inteira, dependendo da solução que for usada. Estão inclusos nessa modalidade o Wi-Fi e Wi- Max.

67 Internet via Celular Não é de hoje que se pode acessar a Internet pelo telefone celular. O problema é que este tipo de conexão sempre foi muito lento, com pouca capacidade de transmissão de informações. Esse panorama mudou com a chegada da chamada rede 3G ao Brasil – que oferece banda larga aos telefones móveis

68 Wireless Acesso Wireless para Internet ou rede local. Forma de conexão que utiliza ondas de rádio em determinada freqüência. Utiliza equipamentos (antena externa ou interna) que permite conectar a um ponto de acesso ou a outros computadores.

69 Internet via Rede Elétrica Internet via Discada Internet via ADSLInternet via Rádio Internet via Wireless


Carregar ppt "Professor Julian Palavro Dutra Técnico em Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google