A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cisco Networking Academy Programa de responsabilidade social para o desenvolvimento das competências TIC Universidade de Aveiro Disciplina de Serviços.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cisco Networking Academy Programa de responsabilidade social para o desenvolvimento das competências TIC Universidade de Aveiro Disciplina de Serviços."— Transcrição da apresentação:

1 Cisco Networking Academy Programa de responsabilidade social para o desenvolvimento das competências TIC Universidade de Aveiro Disciplina de Serviços e Tecnologias nas Instituições Profs. Arnaldo Santos e Fernando Ramos Carlos Amorim Elisabete Rosa Joana Alves dos Santos Maria do Rosário Rebelo Paulo Jorge Moreira Venceslau do Rêgo Paulo Braga

2 Page 2 O que é a Cisco A Cisco é a companhia líder mundial em redes para Internet. As soluções de rede da Cisco baseadas no protocolo da Internet (IP) são a base da maioria das redes empresariais, educacionais e da administração pública, assim como de operadores fixos, móveis e cabo. A Cisco disponibiliza uma vasta linha de soluções para o transporte de dados, voz e vídeo em todo o mundo.

3 Page 3 Enquadramento no Sector Organizações em todo o mundo enfrentam uma escassez de candidatos qualificados em TIC. Estudos recentes afirmam que em 80% das empresas estudadas no mundo inteiro conta-se que existam até 2012 funções dedicadas à segurança de redes.

4 Page 4 O que são as Cisco Networking Academies Uma Academia Cisco é um centro de formação profissional orientada para a especialização em redes de comunicação. A NetCad é um programa de e-learning global que oferece aos estudantes competências tecnológicas essenciais numa economia global. Inclui conteúdos baseados na web, avaliação online, acompanhamento da evolução dos alunos, práticas laboratoriais, formação e suporte a instrutores, e prepara todos os seus alunos para certificações reconhecidas pela indústria. Este programa ensina os estudantes como desenhar, construir, solucionar problemas e a tornar seguras as redes de computadores de forma a aumentar o seu acesso a oportunidades económicas e de carreira em comunidades em todo o mundo.

5 Page 5 Apresentação da Worlds largest Classroom

6 Page 6... beneficiários em números

7 Page 7...esquema de formação Cisco Cisco Academy Training Center Regional Academy Local Academy Regional Academy Local Academy

8 Page 8... a sua história em Portugal De acordo com o Memorandum of Understanding, assinado em 2008 entre o Governo e a Cisco, prevê-se, até 2011, a inauguração de aproximadamente 400 academias. Para uniformizar e garantir a cooperação entre as academias em Portugal foi criada a a Associação sem fins lucrativos, a AREDEA.

9 Page 9... as Academias como parte do programa de responsabilidade social da empresa Diversas empresas, governos e ONGs formam, com a Cisco, um ecossistema que oferece a gama de serviços e o suporte requeridos para o crescimento e especialização da mão-de- obra do futuro à escala mundial. Como o maior programa Cisco de responsabilidade social a Networking Academy tem como objectivo melhorar as condições socioeconómicas em comunidades ao redor do mundo. Responsabilidade Social Corporativa

10 Page 10 A Cisco Networking Academy tem como objectivo ajudar a colmatar o fosso digital, apoiando os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas. Pretende-se alargar as oportunidades de aprendizagem aos estudantes de países em desenvolvimento;estudantes com deficiência e capacitar mulheres em comunidades fortemente marcadas pelo desequilíbrio homem/mulher no mercado de trabalho. Responsabilidade Social Corporativa

11 Page 11...destinatários Os destinatários são toda a população estudantil (alunos de escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundárias, profissionais), jovens que procuram o primeiro emprego, estudantes politécnicos e universitários, trabalhadores no activo, desempregados, etc. Os conteúdos básicos foram desenvolvidos de forma a poderem ser seguidos sem requisitos prévios, pelo que pessoas sem qualquer formação em TIC podem frequentar os cursos sem quaisquer problemas.

12 Page os cursos O catálogo de cursos da Academia, criado inicialmente para preparar estudantes para as certificações CCNA (Cisco Certified Network Associate) e CCNP (Cisco Certified Networking Professional), expandiu- se para outros cursos, que incluem: IT Essentials, o CCNA Discovery, o CCNA Exploration e o CCNA Security. Os diversos percursos formativos, permitem aos alunos de diversos níveis de ensino escolher as alternativas que melhor contribuem para definir os seus objectivos de formação, atendendo às pretensões que cada um tem relativamente à saída para o mercado de trabalho.

13 Page 13

14 Page 14 Cursos e Certificações CursosCertificação (designação) DescriçãoPercursos de Carreira associados IT Essentials: PC Hardware and Software (70 horas) CompTIA A+ A certificação CompTIA A + está direccionada para técnicos de suporte de informática que demonstrem competência em áreas como a instalação, manutenção preventiva, segurança de rede, e solução de problemas. IT technician IT administrator Field service technician CCNA Discovery 1-2 (70 horas x 2 módulos) CCENT A certificação CCENT da Cisco dirige-se a técnicos de rede iniciados e valida a capacidade de instalar, operar e solucionar problemas de uma rede em pequenas empresas e realizar tarefas básicas de segurança de rede. Help desk technician Network support technician CCNA Discovery 1-4 (70 horas x 4 módulos) CCNA Exploration 1-4 ( 70 horas x 4 módulos) CCNA A certificação Cisco CCNA destina-se a gestores de rede de nível médio valida a capacidade de instalar, configurar, operar e solucionar problemas médias redes (switched e routed) e implementar e verificar conexões para locais numa rede WAN. Network administrator Network installer Network engineer CCNA Security (70 horas) CCNA Security A certificação Cisco CCNA Security é para profissionais de segurança de rede e valida os conhecimentos necessários para instalar, solucionar problemas e monitorar dispositivos de segurança de rede Cisco, desenvolver uma infra-estrutura de segurança; reconhecer vulnerabilidades da rede e reduzir as ameaças de segurança. Network security specialist CCNP 1-3 (70 horas x 3 módulos) CCNP A certificação Cisco CCNP dirige-se a profissionais da rede e valida os conhecimentos e aptidões necessárias para instalar, configurar e solucionar problemas de redes LAN e WAN, e geir routers, switches e aplicações de ponta que integram voz, wireless e segurança na rede. Level II network engineer Network technician

15 Page 15 Academias em Portugal O Programa Cisco Networking Academy foi lançado em Portugal em 2001 em parceria com instituições de ensino nacionais. Dadas as necessidade de formação portuguesas a Cisco acaba de disponibilizar o currículo IT Essentials em Português.

16 Page 16 Inova-Rio ( ) Rua Dr. Mário Sacramento, Edifício Colombo 1, 1? Andar Aveiro Aveiro, Aveiro, Aveiro, Portugal UA/DETI-MIEET ( ) Campo Universitário de Santiago Aveiro, , Portugal UA/DETI-MIECT ( ) Campus de Santiago Aveiro, , Portugal Universidade de Aveiro ( ) Campo Universitario de Santiago Aveiro, Aveiro, Portugal Em Aveiro há 4 academias, 3 delas sedeadas na UA que oferecem formação e certificação em CCNA Exploration.

17 Page metodologia Os cursos estão disponíveis em múltiplas línguas através de um sistema de aprendizagem online. Formação presencial, Actividades de aprendizagem hands-on Avaliações on-line que fornecem feedback personalizado.

18 Page 18 Packet Tracer O Packet Tracer é um programa educacional para simulação de redes, através equipamentos e configurações presentes em situações reais Usa um interface gráfico simples, com suportes que auxiliam na elaboração de simulações. Oferece ferramentas de visualização de redes, avaliações de medições complexas É possível trabalhar com múltiplos utilizadores no mesmo projecto através da internet.

19 Page 19 Vídeo de apresentação do Packet Tracer

20 Page 20 Funciona em Windows (XP, 2000, Vista Home Basic, e Vista Home Premium) e Linux (Ubuntu e Fedora). As versões actuais do programa já oferecem suporte para os novos protocolos utilizados nas indústrias e pelos governos como o IPv6, RSTP, SSH e outros. Outra funcionalidade do programa é o activity wizard que permite a instrutores criarem cenários de rede customizados. É uma ferramenta de aprendizagem, Internetwork Operating System (IOS), e usa também um interface de comando de linha que facilita a configuração dos dispositivos ao invés da interface gráfica. A última versão (5.2) foi optimizada para oferecer suporte aos protocolos de segurança assegurados pelo currículo de Segurança CCNA. Packet Tracer

21 Page 21 Packet Tracer O programa possibilita ao estudante de redes: –a visualização do ambiente de rede para a criação, configuração e solução de problemas; –a criação e visualização da transmissão de pacotes virtuais através da rede criada em tempo real; –desenvolver habilidades para solução de problemas potenciais; –criar e configurar complexas topologias de redes que estão muito além ao seus equipamentos disponíveis; –Desafiar os seus conhecimento numa grande variedade de protocolos.

22 Page 22 Ao professor, o programa possibilita: –ensinar os conhecimentos ao nível de profundidade requerido por um CCNA; –oferecer uma demonstração visual e com animações de tecnologias complexas; –auxiliar o trabalho colaborativo à distância entre os alunos; –Suporte à grande maioria das tecnologias exigidas pelos certificados da Cisco. Packet Tracer

23 Page 23 Além do suporte de criação da topologia da rede, ele permite simular os seguintes equipamentos (modelos reais ou genéricos): –Roteadores –comutadores (switch) –Host –Concentradores (Hub) –Pontes (Bridges) –Wireless Access Points –Roteadores Wireless –Nuvens de armazenamento (Clouds) –DSL / cable modems –Além disso, o programa permite interconectar esses dispositivos através de uma variedade de meios de transmissão Packet Tracer

24 Page 24 Alumni Os estudantes que completem com sucesso cursos da Networking Academy são convidados a juntar-se a uma rede global de ex-alunos (Alumni). Ver também:

25 Page uma carreira nas TIC Um dos parceiros Cisco, a CompTIA, desenvolveu a ferramenta Tech Career Compass para dar um panorama geral das oportunidades de trabalho disponíveis para profissionais IT.

26 Page 26 Certificação Oficial Existe apenas um parceiro para a certificação Cisco: Person VUE Os certificados profissionais da Cisco têm um grande valor no mundo profissional. A Cisco Systems exige que os seus distribuidores oficiais autorizados possuam um determinado número de técnicos detentores de um ou vários certificados da Cisco.

27 Page 27 FAQs Em que consiste a Responsabilidade Social da Empresa neste programa? Oferecer os cursos e materiais de apoio, o Packet Tracer, todas as plataformasde suporte de e-learning, sem qualquer contrapartida financeira. Suportar todos os custos associados com o desenvolvimento dos produtos, bem como das equipas espalhadas pelo mundo. Então os cursos são grátis? As Academias podem (e devem) desenvolver modelos de sustentabilidade, que podem passar por cobrar dinheiro. Esta possibilidade existe e algumas Academias fazem-no, mas não é obrigatório. Muitas das Academias não cobram rigorosamente nada. Existem custos associados à certificação oficial? Os únicos exames que têm de ser pagos são os de certificação propriamente ditos e para esses, a Cisco oferece normalmente vouchers de 50% de desconto, para que os candidatos não tenham de suportar integralmente o custo. Existem outras formas de fazer formação Cisco? Sim, a Cisco tem parceiros de formação, os Cisco Learning Partners. As Academias estão mais alinhadas com instituiçõs tradicionais de ensino e os CLPs com as necessidades das empresas em termos de formação dos seus recursos humanos. Ou seja, a diferença é? A grande diferença é a duração. Em termos de qualidade é equivalente. Então a certificação não está incluida na formação? O exame de certificação que tem de ser feito num centro autorizado pela única empresa que faz certificações Cisco no mundo inteiro (a Pearson VUE)


Carregar ppt "Cisco Networking Academy Programa de responsabilidade social para o desenvolvimento das competências TIC Universidade de Aveiro Disciplina de Serviços."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google