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Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.

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Apresentação em tema: "Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria."— Transcrição da apresentação:

1 União nas Romarias: Motivação Pessoal Espírito de Equipa Liderança Nuno P. Nunes Dezembro 2012

2 Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria

3 1. Motivação

4 Motivação Pessoal Vídeo 1

5 Motivação A razão pela qual a pessoa faz algo
Conjunto das forças internas (motivação intrínseca) e externas (motivação extrínseca) que orientam o indivíduo para um objectivo. A razão pela qual a pessoa faz algo Força para atingir uma meta

6 Factores Internos – Intrínseca Factores Externos – Extrínseca
Tipos de Motivação: Factores Internos – Intrínseca + Factores Externos – Extrínseca

7 Motivação Intrínseca Esforço em fazer algo porque “sabe bem”, pelo prazer da actividade De acordo com os valores morais do indivíduo (reforços / incentivos internos)

8 Motivação Extrínseca

9 Motivação Extrínsica Esforço em fazer algo para receber uma recompensa (material, emocional, verbal, etc…) Reforços / Incentivos externos

10 Necessidade de Afiliação e Aprovação

11 Necessidade de Prestígio, Sucesso e Competência

12 Necessidade de Poder

13 Missão Pessoal “Na ausência de metas claramente definidas, tornamo-nos estranhamente leais a actos triviais”

14 Motivação: Missão Pessoal
Vídeo 2

15 2. Espírito de Equipa

16 Trabalho em Equipa 1. Líder 2. Equipa 3. Plano

17 1. Líder Define objetivos e estratégia
Toma responsabilidade por alcançar os objetivos Comunica com a equipa e com outros líderes Tenta motivar e unir a equipa

18 2. Equipa (“família) Elementos com diferentes pontos fortes
Comunicam entre si e com o líder São responsáveis pelos objetivos da equipa (vs. individuais)

19 3. Plano Estratégia Objetivos Responsabilidades na equipa

20 ESPÍRITO DE EQUIPA Líder Equipa Plano Ganhar – Ganhar

21 Conflitos = Afetam o Espírito de Equipa

22 Definição de Conflito Processo característico do Ser Humano porque estamos integrados em grupos / redes sociais, estamos sempre rodeados de outras pessoas… Família Amigos Colegas de trabalho Sociedade

23 Espírito de Equipa Vídeo 3

24 Consequências dos Conflitos
Positivas Negativas

25 Consequências Positivas
Fortalecem o ESPÍRITO DE EQUIPA Mudança Estimulação de novas ideias e estratégias para se fazer algo Definição de novos objectivos União entre pessoas

26 Consequências Negativas (Colectivo)
Baixa eficácia / produtividade Redução do bem-estar Baixa de cooperação Perda de relacionamentos de cooperação entre colaboradores Aumento da tensão

27 Consequências Negativas (Colectivo)
Perda de Tempo Diversos estudos (incluindo Rahim, 2001) indicam que directores, gestores e quadros intermédios gastam entre - 18% e 26% do seu tempo diário a lidar com conflitos!

28 Consequências Negativas (Individual)

29 a. Conflitos: Comunicação

30 Problemas de Comunicação
Dos 100% que pensamos dizer, dizemos apenas 80%, o receptor escuta só 60%, e assimila cerca de 40%

31 b. Conflitos: Interpretação da Situação

32 Então na mesma situação todos nós podemos ter percepções, pensamentos, ou opiniões diferentes das outras pessoas

33 Factores que afectam as nossas interpretações:
Tempo Stress, Cansaço Ansiedade em acabar o trabalho Preocupações Problemas de saúde Perto da hora de saída, fim de semana, não me apetece estar aqui…

34 c. Conflitos: Porque somos diferentes e queremos coisas diferentes (6 Biliões de pessoas no Mundo)

35 3. Liderança

36 Bom Líder Consegue que os elementos de uma equipa tenham motivação própria para atingir o objetivo comum

37 Mau Líder Consegue por todos a trabalhar para um objetivo comum, sem:
Sem espírito de equipa Sem motivação Sem prazer ou bem-estar

38 Atitudes Comunicacionais de LIDERANÇA
Falar COM a pessoa e não PARA a pessoa (ou pessoas que estão à volta) Saber Ouvir e Escutar Ouvir é uma atitude passiva, mas escutar requer prestar atenção e compreender

39 Atitudes Comunicacionais de LIDERANÇA
Utilizar tom de voz adequado Utilizar a distância de forma adequada Agir no tempo certo Ter um estilo assertivo Pensar antes de agir Sorrir Fazer perguntas e mostrar interesse em perceber bem a situação

40 Liderança e Motivação

41 Como é que eu motivo os outros?
Agressivo Passivo Manipulador Assertivo

42 Estilo Assertivo Também chamado de estilo afirmativo em que a defesa do direitos e interesses e a expressão dos sentimentos é feita de forma aberta e honesta Respeito por si e pelos outros Abertura à comunicação directa e à negociação

43 Estilo Assertivo Comunicação cara-a-cara
Procura compromisso de ambas as partes Relacionamentos saudáveis com todos, mesmo quando há desacordo

44 LIDERANÇA: Estratégias de Motivação
Reconhecer os pontos fortes Rever as situações de sucesso Fazer uma coisa de cada vez Concentrar-se no futuro Demonstrar confiança Desdramatizar a situação Estabelecer metas Pensar na realização pessoal

45 Motivação dos Outros Vídeo 4

46 Fim! Questões Discussão Avaliação


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