Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWilliam Corado Alterado mais de 10 anos atrás
1
União nas Romarias: Motivação Pessoal Espírito de Equipa Liderança Nuno P. Nunes Dezembro 2012
2
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria
3
1. Motivação
4
Motivação Pessoal Vídeo 1
5
Motivação A razão pela qual a pessoa faz algo
Conjunto das forças internas (motivação intrínseca) e externas (motivação extrínseca) que orientam o indivíduo para um objectivo. A razão pela qual a pessoa faz algo Força para atingir uma meta
6
Factores Internos – Intrínseca Factores Externos – Extrínseca
Tipos de Motivação: Factores Internos – Intrínseca + Factores Externos – Extrínseca
7
Motivação Intrínseca Esforço em fazer algo porque “sabe bem”, pelo prazer da actividade De acordo com os valores morais do indivíduo (reforços / incentivos internos)
8
Motivação Extrínseca
9
Motivação Extrínsica Esforço em fazer algo para receber uma recompensa (material, emocional, verbal, etc…) Reforços / Incentivos externos
10
Necessidade de Afiliação e Aprovação
11
Necessidade de Prestígio, Sucesso e Competência
12
Necessidade de Poder
13
Missão Pessoal “Na ausência de metas claramente definidas, tornamo-nos estranhamente leais a actos triviais”
14
Motivação: Missão Pessoal
Vídeo 2
15
2. Espírito de Equipa
16
Trabalho em Equipa 1. Líder 2. Equipa 3. Plano
17
1. Líder Define objetivos e estratégia
Toma responsabilidade por alcançar os objetivos Comunica com a equipa e com outros líderes Tenta motivar e unir a equipa
18
2. Equipa (“família) Elementos com diferentes pontos fortes
Comunicam entre si e com o líder São responsáveis pelos objetivos da equipa (vs. individuais)
19
3. Plano Estratégia Objetivos Responsabilidades na equipa
20
ESPÍRITO DE EQUIPA Líder Equipa Plano Ganhar – Ganhar
21
Conflitos = Afetam o Espírito de Equipa
22
Definição de Conflito Processo característico do Ser Humano porque estamos integrados em grupos / redes sociais, estamos sempre rodeados de outras pessoas… Família Amigos Colegas de trabalho Sociedade
23
Espírito de Equipa Vídeo 3
24
Consequências dos Conflitos
Positivas Negativas
25
Consequências Positivas
Fortalecem o ESPÍRITO DE EQUIPA Mudança Estimulação de novas ideias e estratégias para se fazer algo Definição de novos objectivos União entre pessoas
26
Consequências Negativas (Colectivo)
Baixa eficácia / produtividade Redução do bem-estar Baixa de cooperação Perda de relacionamentos de cooperação entre colaboradores Aumento da tensão
27
Consequências Negativas (Colectivo)
Perda de Tempo Diversos estudos (incluindo Rahim, 2001) indicam que directores, gestores e quadros intermédios gastam entre - 18% e 26% do seu tempo diário a lidar com conflitos!
28
Consequências Negativas (Individual)
29
a. Conflitos: Comunicação
30
Problemas de Comunicação
Dos 100% que pensamos dizer, dizemos apenas 80%, o receptor escuta só 60%, e assimila cerca de 40%
31
b. Conflitos: Interpretação da Situação
32
Então na mesma situação todos nós podemos ter percepções, pensamentos, ou opiniões diferentes das outras pessoas
33
Factores que afectam as nossas interpretações:
Tempo Stress, Cansaço Ansiedade em acabar o trabalho Preocupações Problemas de saúde Perto da hora de saída, fim de semana, não me apetece estar aqui…
34
c. Conflitos: Porque somos diferentes e queremos coisas diferentes (6 Biliões de pessoas no Mundo)
35
3. Liderança
36
Bom Líder Consegue que os elementos de uma equipa tenham motivação própria para atingir o objetivo comum
37
Mau Líder Consegue por todos a trabalhar para um objetivo comum, sem:
Sem espírito de equipa Sem motivação Sem prazer ou bem-estar
38
Atitudes Comunicacionais de LIDERANÇA
Falar COM a pessoa e não PARA a pessoa (ou pessoas que estão à volta) Saber Ouvir e Escutar Ouvir é uma atitude passiva, mas escutar requer prestar atenção e compreender
39
Atitudes Comunicacionais de LIDERANÇA
Utilizar tom de voz adequado Utilizar a distância de forma adequada Agir no tempo certo Ter um estilo assertivo Pensar antes de agir Sorrir Fazer perguntas e mostrar interesse em perceber bem a situação
40
Liderança e Motivação
41
Como é que eu motivo os outros?
Agressivo Passivo Manipulador Assertivo
42
Estilo Assertivo Também chamado de estilo afirmativo em que a defesa do direitos e interesses e a expressão dos sentimentos é feita de forma aberta e honesta Respeito por si e pelos outros Abertura à comunicação directa e à negociação
43
Estilo Assertivo Comunicação cara-a-cara
Procura compromisso de ambas as partes Relacionamentos saudáveis com todos, mesmo quando há desacordo
44
LIDERANÇA: Estratégias de Motivação
Reconhecer os pontos fortes Rever as situações de sucesso Fazer uma coisa de cada vez Concentrar-se no futuro Demonstrar confiança Desdramatizar a situação Estabelecer metas Pensar na realização pessoal
45
Motivação dos Outros Vídeo 4
46
Fim! Questões Discussão Avaliação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.