A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No RELEVO da Região Sudeste destacam-se: - Os Planaltos e as Serras; - As Planícies e as terras baixas costeiras. Aspectos físicos da Região Sudeste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No RELEVO da Região Sudeste destacam-se: - Os Planaltos e as Serras; - As Planícies e as terras baixas costeiras. Aspectos físicos da Região Sudeste."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 No RELEVO da Região Sudeste destacam-se: - Os Planaltos e as Serras; - As Planícies e as terras baixas costeiras. Aspectos físicos da Região Sudeste Assistam o vídeo:

5 Nas áreas de planalto encontramos um grande número de serras (áreas de topos arredondados), formando um verdadeiro mar de morros. Entre elas destacamos a Serra Geral, a Serra da Mantiqueira, a Serra do Espinhaço, Serra da Canastra e a Serra do Caparaó.

6 O litoral da região Sudeste é recortado de cabos, baías e ilhas. Aparecem também belas praias.

7

8

9 Os rios da região Sudeste são de planalto, possuem muitas corredeiras e quedas dágua, muitos são aproveitados para produção de energia elétrica. As principais usinas hidrelétricas instaladas nessa região são: - Complexo Hidrelétrico de Urubupungá, no rio Paraná; - Usina Hidrelétrica de Três Marias, no rio São Francisco; - Usina Hidrelétrica de Furnas, no rio Grande.

10

11 Vista aérea parcial da represa de Três Marias.

12 Clima subtropical Clima litorâneo úmido Clima tropical

13

14 Como o Sudeste se tornou a mais importante região econômica do país? -Grande mercado consumidor; - Maior rede de transportes; - Numerosa mão de obra.

15 Podemos observar as concentrações: Economia - Essa região pertence a maior região geoeconômica do país, em termos de economia. -Agropecuária Setor agropecuário apresenta-se muito desenvolvido e variado. Com destaque à pecuária leiteira, cana de açúcar, soja e laranja.

16 - S ede da agricultura mais moderna do Brasil

17 Podemos observar as concentrações!!!!!!! - Indústria - O Sudeste é a região mais industrializada e desenvolvida do Brasil. (Obs: comentar a chegada das indústrias automobilísticas em SP.) - Áreas Urbanas e População Apresenta a maior concentração urbana e populacional do país. - Consumo e oferta de produtos e de serviços É a região que mais consome e mais comercializa no Brasil.

18 Intensa circulação interna e com outras regiões e países. Trânsito em São Paulo

19 Sede do mais expansivo desenvolvimento industrial e financeiro. Sede de escritórios das mais poderosas firmas nacionais e internacionais.

20 controle do mercado nacional e de do seu território. sede do mercado financeiro BM&F - Bolsa de Mercadorias & Futuros Prédio da FIESP na Av. Paulista

21 Tem atividades de alta tecnologia. E centros de pesquisas. A maior frota de helicópteros do Brasil Metrô de São Paulo Rodovia dos Imigrantes

22 A METRÓPOLE PAULISTANA

23

24 Mata Atlântica

25 Problemas ambientais do Sudeste: - Poluição das águas e da atmosfera e o lixo. - Desmatamento. - Enchentes e deslizamentos.

26

27 Problemas sociais do Sudeste: -Crescimento desordenado. - Desigualdades socioeconômicas. - Falta de infraestrutura em algumas áreas.

28

29 Bons estudos!!!!


Carregar ppt "No RELEVO da Região Sudeste destacam-se: - Os Planaltos e as Serras; - As Planícies e as terras baixas costeiras. Aspectos físicos da Região Sudeste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google