A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olá amigos do 4º ano! Queremos convidá-los para conhecer a nossa cultura através da Literatura de Cordel. IÊDA SANTANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olá amigos do 4º ano! Queremos convidá-los para conhecer a nossa cultura através da Literatura de Cordel. IÊDA SANTANA."— Transcrição da apresentação:

1 Olá amigos do 4º ano! Queremos convidá-los para conhecer a nossa cultura através da Literatura de Cordel. IÊDA SANTANA

2 Introdução O nome Literatura de Cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis. Foram os portugueses que trouxeram o cordel para o Brasil desde o início da colonização. Os cordéis podem apresentar fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros. As aventuras do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, aparecem em vários livretos. Que tal conhecer a riqueza dessas produções? Acesse ao vídeo aqui!aqui! O nome Literatura de Cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis. Foram os portugueses que trouxeram o cordel para o Brasil desde o início da colonização. Os cordéis podem apresentar fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros. As aventuras do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, aparecem em vários livretos. Que tal conhecer a riqueza dessas produções? Acesse ao vídeo aqui!aqui!

3 Tarefas O cordel sempre esteve Nas feiras lá do sertão. Mas anda ganhando asas Voando lá do torrão Tá no Rio de Janeiro, Causando uma sensação (Rosário Pinto) A turma deverá realizar as seguintes tarefas: 1.Criar uma apresentação eletrônica com as informações sobre a literatura de cordel. 2.Divulgar o trabalho de alguns poetas cordelistas. 3.Elaborar uma exposição de xilogravura. 4.Criar cordéis com temas diversos a ser apresentado na escola.

4 Processo Crianças, atenção ao que faremos para dar início a nossa viagem às raízes da cultura popular. Inicialmente faremos uma pesquisa nos sites indicados para conhecermos melhor o tema. Em seguida, a turma deverá ser dividida em quatro equipes, para desenvolver as seguintes tarefas: Equipe A: Criar uma apresentação eletrônica no Power point ou Impress com as principais informações sobre a literatura de cordel. Equipe B: Criar um mural com algumas poesias, destacando os poetas cordelistas que as criaram. Equipe C: Elaborar uma exposição de xilogravura a ser realizada na escola. Equipe D: Criar cordéis com temas diversos a ser apresentado para a turma.

5 Recurso Literatura de cordel na Internet Academia Brasileira de Literatura de Cordel Jornal de Poesia: Cordel e cordelistas Câmara Brasileira de Jovens Escritores: Literatura de cordel Cordel: Joias da cultura popular Casa de Rui Barbosa

6 Avaliação Critérios de avaliação: Uso da linguagem no texto e Conteúdo. NOVIÇO : Foram cometidos mais de dez erros ortográficos e faltam detalhes sobre as informações solicitadas. APRENDIZ: Foram cometidos de 5 a 10 erros e contendo poucos detalhes, pesquisa superficial. PROFISSIONAL: Foram cometidos 1 a 5 erros, contendo bom detalhamento no que se refere ao conteúdo pesquisado. MESTRE: Não houve erros, contendo riqueza de detalhes.

7 Conclusão Olá turma! Esperamos que vocês tenham gostado de mergulhar no universo da Literatura de cordel e tenham se encantado com o tema. Com certeza, alguma vez na vida você já tentou escrever alguns versos ou fazer algumas rimas. Por que não ser um cordelista? Um abraço a todos!

8 Créditos AAAAAAAXM/YR5ZcsNTtQY/s400/PIC_1786.JPG ias/51185d1810ba80b52370e3b30d0f7f01325.jpg fazer-cordel.html


Carregar ppt "Olá amigos do 4º ano! Queremos convidá-los para conhecer a nossa cultura através da Literatura de Cordel. IÊDA SANTANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google