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UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Inês Mário Nosoline Universidade Federal de Viçosa – UFV Dalto Domingos Rodrigues Dalto Domingos Rodrigues Universidade.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Inês Mário Nosoline Universidade Federal de Viçosa – UFV Dalto Domingos Rodrigues Dalto Domingos Rodrigues Universidade Federal de Viçosa – UFV Angélica Carvalho Di Maio Universidade Federal Fluminense– UFF Carlos Antônio Oliveira Vieira Universidade Federal de Santa Catarina– UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INFORMAÇÕES ESPACIAIS

2 Introdução Justificativa Objetivo Área de Estudo Metodologia Resultados Conclusões Recomendações 2

3 Introdução Avanços tecnológicos e da ciência em geral e os métodos tradicionais de ensino; 3 Fonte: http://usstar.com.br/blog/wp- content/uploads/2009/09/ensino-a-distancia.jpg +

4 4 a criar um pensamento crítico sobre os tópicos estudados; desenvolver a capacidade destes estudantes de continuar aprendendo. Fonte: http://www.alienado.net/fotos/2010/03/exercicios- resolvidos-de-geografia.jpg Introdução

5 Introdução Parâmetros curriculares nacionais PCN e as diretrizes; Conhecimento cientifico e tecnológico; Ensino Médio e Fundamental; 5

6 As geotecnologias e a educação. A multidisciplinaridade: O dinamismo; E a capacidade de explorar a visão espacial do aluno; contribuir para uma rápida transformação da informação em conhecimento; 6 Introdução HistóriaGeografiaMatemática

7 Questões que podem ser abordadas: 7 Introdução Planejamento e gestão municipal Fonte: www.engeotec.com.br/servicos.html

8 Questões que podem ser abordadas: 8 Introdução Planejamento e gestão municipal Controle de queimadas e desmatamento Fonte: www.engeotec.com.br/servicos.html

9 Questões que podem ser abordadas: 9 Introdução Planejamento e gestão municipal Controle de queimadas e desmatamento Cartografia Fonte: www.engeotec.com.br/servicos.html

10 O uso das geotecnologias como suporte ao ensino de cartografia nos possibilita: utilizar imagens de satélites para ter uma visão espacial da área de interesse; extrair informações de interesse dos professores conforme os assuntos abordados em aula; criar mapas temáticos locais ou da região. 10 Introdução

11 Prender a atenção do aluno em sala de aula não tem sido um tarefa fácil para professores e responsáveis educacionais, e isso somado a carência de materiais didáticos, para se ensinar cartografia, piora mais ainda a situação. Novos instrumentos para melhoria do aprendizado: por exemplo, o uso do SIG e GPS para abordar coordenadas geográficas; Suporte a transmissão do conteúdo a ser ministrado; 11

12 Em todas as sociedades a educação é vista como componente da solução do problema na luta contra a pobreza e violências, e fundamental para desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida; Plano Nacional de Ação – Educação Para Todos 12 Reduzir em metade a pobreza extrema e a fome Assegurar a educação de base para todos Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres Reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna Combater o HIV/SIDA, o paludismo e outras doenças Assegurar um meio ambiente durável e reduzir em metade a percentagem da população ainda sem acesso à água potável;

13 Brasil X Guiné-Bissau 13 A língua Diferenças sócio-econômicas Carência de materiais didáticos Problemas Sociais

14 Desenvolver e avaliar uma metodologia de ensino, a partir do uso de geotecnologias, e fornecer aos educadores uma ferramenta de ensino de temas ligados a cartografia e acesso a mapas digitais, contribuindo assim para: a inclusão digital referente às formas de representação e manipulação de informação geográfica; Difusão o uso das geotecnologias como recurso didático nas escolas; 14

15 Também objetivou-se: Criar um módulo interativo de assuntos relacionados à geografia, especificamente à cartografia, nos quais os alunos apresentam maior dificuldade de assimilação (Coordenadas Geográfica e Escala); Criar um conjunto de mapas interativos para compor bancos de dados digitais; E por fim realizar a aplicação e avaliação dessa metodologia em Guiné-Bissau e Brasil. 15

16 16

17 ETAPA 2 Coleta e Seleção dos dados de acordo com o interesse dos professores 17 ETAPA 1 Definição da séries escolar e dos temas a serem abordados Escolha do Software livre e gratuito Montagem do Banco de dados Criação do módulo de ensino Aplicação nas escolas/Avaliação

18 18 Escolha do Software livre e gratuito: Possuir a interface em português; Que facilite a aprendizagem, uma vez que, o tempo para aplicação do projeto será pequeno; Que aceite vários formatos de arquivos, sem que se precise recorrer a outros softwares para realizar a conversão; Banco de dados Brasil Guiné-Bissau Regiões administrativas UEMOA

19 19 Criação do módulo de ensino Aplicação nas escolas/Avaliação EACG Escala Introdução Coordenadas Geográficas Exercícios

20 20 1ª tentativa Errou a alternativa errada desaparece Aparece a dica 1 Acertou passa para a próxima 2ª tentativa Errou a alternativa errada desaparece Aparece a dica 2 Acertou passa para a próxima 3ª tentativa Errou a alternativa errada desaparece Mostra a solução e passa para próxima questão. Acertou passa para a próxima

21 21 Criação do módulo de ensino Aplicação nas escolas/Avaliação EACG Escala Introdução Coordenadas Geográficas Exercícios

22 22 Guiné-Bissau Etapas da aplicação do projeto BrasilPré-testeCoordenadas Geográficas Módulos no Flash Escala Atividades complementares: praticas SIG Atividades complementares: práticas GPS e SIG Pós-testeQuestionário

23 23 Questionários aplicados aos professores Tanto no Brasil quanto em Guiné-Bissau os professores indicaram a cartografia. Módulo de ensino

24 24 Questionários aplicados aos professores Tanto no Brasil quanto em Guiné-Bissau os professores indicaram a cartografia. Módulo de ensino

25 25 Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Pré-teste 8° A AcertosPercentagens de acertosErrosPercentagens de erros QUESTÃO 132100.00%00.00% QUESTÃO 21753.13%1546.88% QUESTÃO 3928.13%2371.88% QUESTÃO 41134.38%2165.63% QUESTÃO 51443.75%1856.25% QUESTÃO 62578.13%721.88% total10884 8° B AcertosPercentagens de acertosErrosPercentagens de erros QUESTÃO 12696.30%13.70% QUESTÃO 22592.59%27.41% QUESTÃO 31244.44%1555.56% QUESTÃO 4622.22%2177.78% QUESTÃO 51037.04%1762.96% QUESTÃO 61659.26%1140.74% total9567

26 26 Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Pré-teste Turma 8º A Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,3752,625 Turma 8º BAcertosErros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,5192,481

27 27 Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Módulos Turma 8º A: coordenadas geográficas Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 4,1880,813 Turma 8º B: coordenadas geográficasAcertosErros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 4,4070,593

28 28 Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Módulos Turma 8º A: Escala Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 5,8460,154 Turma 8º B: EscalaAcertosErros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 5,8750,125

29 29 Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Pós-teste 8° A AcertosPercentagens de acertosErrosPercentagens de erros QUESTÃO 1 1661.54%1038.46% QUESTÃO 2 1869.23%830.77% QUESTÃO 3 623.08%2076.92% QUESTÃO 4 1661.54%1038.46% QUESTÃO 5 934.62%1765.38% QUESTÃO 6 1765.38%934.62% total8274 8° B AcertosPercentagens de acertosErrosPercentagens de erros QUESTÃO 1 1062.50%637.50% QUESTÃO 2 1593.75%16.25% QUESTÃO 3 743.75%956.25% QUESTÃO 4 956.25%743.75% QUESTÃO 5 531.25%1168.75% QUESTÃO 6 1487.50%212.50% total6036

30 30 Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Pós-teste Turma 8º A Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,1542,846 Turma 8º BAcertosErros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,7502,250

31 31 Aplicação nas escolas/Avaliação: Guiné-Bissau Liceu Kwame NKrumah Turma B2 AcertosErros Pré-teste (35 alunos) Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 1.664.34 Módulo de coordenadas Geográficas (14) 4.570.43 Módulo Escala (14)5.640.36 Pós-teste(30)4.231.77 Turma B3 AcertosErros Pré-teste( 35 alunos) Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 1.234.77 Pós-teste(30) 1.644.36

32 32 Aplicação nas escolas/Avaliação: Guiné-Bissau Liceu Agostinho Neto

33 33 Aplicação nas escolas/Avaliação: Guiné-Bissau Liceu Agostinho Neto

34 34 Análise dos questionários De modo geral os alunos gostaram das aulas realizadas nos módulos de ensino, do Terraview e google earth, pois lhes possibilitou aprender mais sobre os assuntos abordados e de forma dinâmica. E quanto aos professores? Considero essas aulas de extrema importância, dada a adequação da metodologia aplicada, que faz mais aproximação aos conteúdos..Prof. Quintino Sanca

35 5. Conclusões 35 As geotecnologias como recurso facilitador no processo de aprendizagem; Proporcionou a inclusão digital; o material auxiliar ajudou bastante na consolidação dos conceitos, porque além de permitir saber manipular o computador, os esquemas aí esboçados permitiram uma visualização clara e a compreensão dos temas abordados Professor Quintino Sanca do instituto Tchico Té Solução para carência de materiais didáticos; Dinamismo e aprendizado sólido;

36 5. Conclusões 36 TerraView e Google Earth: conciliar os tópicos em estudos com o cotidiano dos alunos; Problemas encontrados; Fator Gênero; A matemática; A língua; Assuntos estudados ou não;

37 5. Recomendações 37 Criação de uma interface mais fluida permitindo a integração de todos os módulos de ensino. Elaborar um curso destinado aos professores, de forma a garantir a participação em conjunto no projeto; Realizar avaliações intermediárias de acompanhamento, para medir o tempo de retenção da informação adquirida;

38 5. Recomendações 38 Implementar mais exercícios nos módulos de ensino; Aumentar o tempo de duração dos projetos; Elaborar módulos de exercício de caráter evolutivo;

39 5. Conclusões 39 As geotecnologias como recurso facilitador no processo de aprendizagem; Proporcionou a inclusão digital; Problemas socio-economicos: Brasil X Guiné- Bissau; o material auxiliar ajudou bastante na consolidação dos conceitos, porque além de permitir saber manipular o computador, os esquemas aí esboçados permitiram uma visualização clara e a compreensão dos temas abordados Superação dos problemas com a matemática; TerraView e Google Earth: conciliar os tópicos em estudos com o cotidiano dos alunos;

40 Referências Bibliográficas 40 Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1998, Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 502 p. ______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002, Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC; SEMTEC, 360 p. BUENO, M. R.; CASTRO, N. A. R.; SILVA, R. E. D. P. de. Proposta Curricular-CBC: Geografia Ensino Fundamental e Médio. Minas Gerais: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, disponível em :. Acesso em: 20 jan. 2010. GeoMINAS - Mapas,Disponível em:, Acesso em: 20 mai. 2008. IBGE - Cidades, 2008, disponível em:, Acesso em: 20 set. 2008.

41 Referências Bibliográficas 41 DI MAIO, A. C. Geotecnologias Digitais no Ensino Médio: Avaliação prática de seu potencial. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências, Rio Claro, 2004. 188p. DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994. FLORENZANO, T. G.; SANTOS, V.M.N. Difusão do sensoriamento remoto através de projetos escolares. In: Anais XI SBSR. Belo Horizonte, MG, 05-10 de abril de 2003, INPE, p. 775-780. TERRAVIEW 3.5.0. São José dos Campos, SP: INPE, 2010. Disponível em:. Acesso em: 12 jun. 2010. THRALLS, Z. A. O ensino da Geografia. Porto Alegre: Globo, 1967. 290p.

42 Obrigada! 42

43 43

44 44 Aplicação dos questionário aos professores Informações referentes ao professor e das escolas onde lecionam: – Idade:____Formação:_________________________________________ – Experiência profissional na sala de aula ensinando geografia: – 0 a 4 anos 4 a 8 anos 8 a 12 anos mais de 12 anos – Outras experiências profissionais: _________________________________ – Recursos disponíveis nas escolas onde lecionas: – Mapas Sala de Vídeo Sala de informática Data Show Retroprojetores – Quais destes recursos utilizas em suas aulas: – Mapas Sala de Vídeo Sala de informática Data Show Retroprojetores – Colégio onde leciona é: – Estadual Municipal Particular

45 45 Aplicação dos questionário aos professores As duas perguntas referentes definição das séries escolares e dos assuntos que farão parte do módulo de ensino: a)Dos assuntos abordados em sala de aula, indique 3 (para cada série) dos quais os alunos apresentam maior dificuldade de assimilação e aprendizagem; a)Se pudessem utilizar o computador como auxilio no estudo da cartografia, qual assunto abordado em sala de aula seria o mais indicado;

46 Categorização dos assuntos apontados 46 Cartografia Geografia Humana Geografia Física Geografia Física Geografia Ambiental Assuntos que envolvem o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades, aspectos humanos, políticos, culturais, sociais, e econômicos. Assuntos que envolvem estudo das características naturais como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração da natureza pelo homem. Assuntos que envolvem estudo dos aspectos espaciais da interação entre humanos e o mundo natural.

47 Resultados obtidos no Brasil : Ensino Fundamental 47 1ª Dificuldade apontada pelos professores. 2ª Dificuldade apontada pelos professores. 60% Noções básicas de Cartografia Escalas Interpretação de Mapas e gráficos

48 Resultados obtidos no Brasil : Ensino Fundamental 48 Entretanto ao contabilizar as frequências de citações de cada categoria, percebe-se que este (cartografia) apresenta a mesma freqüência que a Geografia Humana.

49 Resultados obtidos no Brasil : Ensino Médio 49 1ª Dificuldade apontada pelos professores. 2ª Dificuldade apontada pelos professores. Resultado decorrente dos conteúdos abordados nesse nível escolar, que privilegiam questões referentes à análise da sociedade e da natureza (Geopolítica, Movimentos sociais agrárias e urbanas, análises ambientais, etc.).

50 Resultados obtidos em Guiné-Bissau: Ensino Secundário Tabela 1: Frequência das categorias assinaladas pelos professores de 7º classe Nota: ¹Dos 20 professores entrevistados, um não apontou dificuldades, ² dos 20 professores entrevistados, 2 não apontaram dificuldades, ³ dos 20 professores entrevistados, 6 não apontaram dificuldades. 50 Frequência(%)¹ CategoriaisDificuldade 1¹Dificuldade 2²Dificuldade 3³ Geografia Humana500 Geografia Física01535 Geografia Ambiental 000 Cartografia907535

51 Resultados obtidos em Guiné-Bissau: Ensino Secundário Tabela 1: Frequência das categorias assinaladas pelos professores de 8º classe Nota: ¹Dos 20 professores entrevistados, 3 não apontaram dificuldades, ² dos 20 professores entrevistados, 5 não apontaram dificuldades, ³ dos 20 professores entrevistados, 8 não apontaram dificuldades. 51 Frequência(%)¹ CategoriaisDificuldade 1¹Dificuldade 2²Dificuldade 3³ Geografia Humana000 Geografia Física55045 Geografia Ambiental 000 Cartografia802515


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