A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valoração Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valoração Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 Valoração Ambiental

2 1a aula Questões Existe o “crescimento sustentável”? Existe a ciência da sustentabilidade? Há exemplos de desenvolvimento sustentável?

3 Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável “...aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades...” Nosso Futuro Comum, ONU, 1991, p. 46

4 Desenvolvimento Sustentável
“É possível reduzir em muito o impacto negativo do crescimento econômico na deterioração ambiental...Para que haja sustentabilidade o essencial não é produzir menos, e sim produzir de outra maneira” BIRD / Banco Mundial, 1992

5 Desenvolvimento Sustentável
Três condições para o Desenvolvimento Sustentável (H. Daly) A velocidade de uso da fonte renovável não deve superar a velocidade de regeneração. A velocidade de uso da fonte não renovável não deve superar a velocidade de desenvolvimento do substituto renovável. A emissão de poluentes (ou de resíduos) não deve superar a capacidade de absorção (Carrying Capacity) do ambiente.

6 Desenvolvimento Sustentável
O PIB da economia tradicional (Produto Interno Bruto) PIB = C + I + E - M C = consumo; I = investimento; E = exportação; M = importação Os danos ocasionados ao meio ambiente não diminuem o PIB. Paradoxalmente, a reparação dos danos aumentam os termos C e I e mede-se um aumento da riqueza total de uma nação.

7 Desenvolvimento Sustentável
O PIB da economia ecológica PIB = C + I + E - M + Kn Kn = variação do capital natural Neste caso estaria sendo medida a real riqueza (ou prosperidade) de uma nação.

8 Crescimento Insustentável
Área: 21,2 km2 População: 10,4 mil habitantes República de Nauru Localização: centro de Oceania

9 Crescimento Insustentável
República de Nauru PIB: US$ 188 milhões (1990) Renda per capita: US$ ,00 (1990) A economia resume-se à extração e à exportação de fosfato.

10 Crescimento Insustentável
República de Nauru Após 80 anos de exploração predatória , Nauru corre o risco de ver o esgotamento de suas jazidas. Além disso, 80 % do território da ilha tornou-se inabitável e incultivável, com grandes crateras resultantes da extração do minério.

11 Crescimento Insustentável
República de Nauru O país importa alimentos, bens duráveis e até água potável. Enfrenta ainda a ameaça do aquecimento global, que eleva o nível dos oceanos e pode submergir grande parte da ilha.

12 Agora é possível responder às perguntas
Existe o “crescimento sustentável”? Existe a ciência da sustentabilidade? Há exemplos de desenvolvimento sustentável?

13 “Não há ventos favoráveis para aquele que não sabe onde ir”
Frase “Não há ventos favoráveis para aquele que não sabe onde ir” Sêneca

14 Questões O que é um indicador? Como são classificados os indicadores ambientais? Há exemplos?

15 Indicadores ambientais
Indicador do Latim indicare: destacar, anunciar, tornar público, estimar. . Os indicadores transmitem informações que esclarecem uma série de fenômenos que não são imediatamente observáveis. São ferramentas de informação que permitem avaliar vários aspectos de um sistema, inclusive impactos ambientais.

16 Indicadores ambientais
Vantagens . Resumem uma situação complexa a um número ou a um selo ou rótulo. Podem ser utilizados para monitorar mudanças em vários sistemas. Permitem avaliações e comparações relativamente rápidas. Indicadores ambientais têm sido desenvolvidos e utilizados por empresas individuais, setores industriais e até por países.

17 Indicadores ambientais
Indicadores numéricos Devem fornecer uma medida da eficiência do processo. Monitorar mudanças. Acompanhar a evolução de determinados parâmetros. Indicar ineficiência em rotinas ou processos. Avaliar a eficiência de melhorias implantadas. Auxiliar a fixar prioridades para providências futuras. Informar investidores de forma simples.

18 em toda a biosfera: a energia
Qualidade de Energia Uma métrica comum em toda a biosfera: a energia Fonte das figuras: Odum H.T., Environmental Accounting, Nova Iorque, John Wiley & Sons, 1996

19 Qualidade de Energia Intuitivamente associasse qualidade de um produto ao trabalho para sua produção 1g de glicose tem mais energia livre que 1g de dinamite. Porém, a qualidade da energia de 1g de dinamite é muito maior, que 1 g de glicose, pois requer maior trabalho para sua produção.

20 Seres humanos reais não vivem só de alimentos
Qualidade de Energia Seres humanos reais não vivem só de alimentos A educação também tem diferentes níveis hierárquicos de energia.

21 Produção e meio ambiente
Cadeia produtiva carne-couro-calçado e o meio ambiente

22 Produção e meio ambiente
Sob o ponto de vista da sobrevivência Sistema agrícola + Sistema natural Sistema de sobrevivência Nesse sistema ocorrem todos os processos relativos à produção de alimento, a re-circulação da água, degradação dos resíduos, purificação do ar, etc.

23 Produção e meio ambiente
Sob o ponto de vista da valoração O desenvolvimento humano não é somente fundamentado na economia de mercado, mas também da enorme e indispensável quantidade de recursos provenientes do meio ambiente.

24 Agora é possível responder à pergunta
Há um modelo que integre o sistema produtivo humano e o natural?

25 Frase “Nada é tão prático como uma boa teoria”
Refrão do profissional experiente


Carregar ppt "Valoração Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google